QUADRINHOS

Conheça a trágica história do pior X-Man de Todos os Tempos

Há quase 60 anos o lendário Stan Lee criou os X-Men. Desde então, milhares de mutantes foram criados para as histórias de quadrinhos da Marvel. Com um número tão grande de mutantes, é natural que existam alguns que tenham poderes difíceis de lidar, ou em certos casos, muito ruins. Há uma história em específico, onde um mutante é considerado pela própria Marvel o pior X-Man de todos os tempos, ou, “The Worst X-Man Ever”.


Esse herói se chama Bailey Hoskins, o personagem principal da HQ X-Men: Worst X-Man Ever, história de Max Bemis e Michael Walsh. Esta minissérie é mais uma paródia do que uma HQ séria, acontece num universo alternativo zombando de clichês dos quadrinhos e dos próprios X-Men. Ela é de 2016, possui 5 edições e conta a história desse azarado mutante que possui um poder extremamente ingrato. Abaixo nós falaremos um pouco mais sobre ele.

Bailey Hoskins o mutante azarado

Bailey é apresentado para nós como um jovem adolescente do ensino médio completamente mediano. Não é muito belo, nem muito feio, nem muito radical, nem pouco interessante, não é impopular, mas também não é popular. Essas características fazem com que o jovem esteja em dificuldades para encontrar sua parceira para o baile de sua escola.

Preocupado com o fato de não ter nada de interessante em sua personalidade, o menino vai para casa. Lá no entanto, seus pais fazem uma revelação que parece mudar as perspectivas de vida do jovem Hoskins, o casal é um casal de mutantes, o que faz de Bailey um provável mutante também.

Assim, o casal Hoskins que já conheciam Fera, levam o filho para o instituto para que ele seja examinado. Dr. Hank McCoy então constata que o garoto realmente tem super-poderes, mas os piores possíveis, Bailey pode explodir, mas apenas uma vez, sem reconstruir as células de seu corpo. Ou seja, uma vez que o mutante utilizar seus poderes, ele explodirá o próprio corpo morrendo no processo.

Frustrado com a informação, o mutante resolve não ficar no instituto e voltar para sua vida ordinária, mas no meio do caminho, seus pais são simplesmente esmagados por uma sentinela, sem que ninguém tivesse tempo para fazer algo a respeito. Os X-Men acabam destruindo o robô gigante, mas tarde demais. O jovem Hoskins agora orfão, é convidado a morar no Instituto Xavier, assim começa sua trágica história.


⊗ Péssima adaptação

Forge construiu uma armadura para Bailey usar em batalhas para que ele pudesse lutar ao lado dos X-Men, mas acaba piorando a situação. Na primeira batalha que o mutante veste o traje, mesmo sem o jovem fazer um único movimento brusco, um Purificador fica traumatizado com a presença da armadura robô. Posteriormente, o Purificador processou Bailey por danos emocionais, custando aos X-Men uma grande quantia de dinheiro, reduzindo drasticamente o orçamento da escola (até mesmo da cerveja de Wolverine).

O menino então tenta buscar orientação de mutantes mais velhos para se encaixar no instituto. Xavier está muito ocupado, Gambit sugere que ele deve roubar para tirar o stress, então o recém chegado vai atrás de Fera. O mutante azul faz com que Bailey se torne estagiário de outras equipes para se adaptar, X-Force, Novos Mutantes e até mesmo a Tropa Alfa, mas tudo em vão.

As coisas pioram ainda mais, quando Mística invade a mansão transformada, rouba um beijo do menino e tira uma foto para chantageá-lo, ela fará todos pensarem que ele é um aliado da irmandade a menos que ele elimine Charles Xavier.


Mutante Nível Omicron e Magneto

Enquanto Bailey ainda estava tentando lidar com a ameaça, ele conhece Miranda, uma mutante com a habilidade de remodelar a realidade sem afetar o espaço e o tempo. Assim, a mutante consegue fazer com que as pessoas possam simplesmente deixar de existir, sem que ninguém sequer lembre delas, da mesma forma ela pode fazer o oposto. Fera então inventa a denominação Omicron para classificar a jovem, algo que pode ser até mesmo superior ao ômega.

Além de Miranda, há também os alunos Riches (que transforma as coisas em ouro) e sua irmã Rags (que consegue degradar qualquer tipo de matéria física). Os 4 juntos formam uma equipe para fazer pequenas missões, mas tudo o que Bailey consegue fazer é fornecer comida a Riches depois que ele faz toda a missão.

Assim que Bailey fica um momento sozinho, ele é sequestrado por Magneto, que quase convence o menino de que seguir o caminho de Xavier não levará a lugar algum. No dia seguinte, o jovem briga com Riches e os dois acabam sendo levados para conversar com Xavier. Nessa conversa, Charles acaba confirmando a Bailey o que Magneto havia dito antes, ele não sabe exatamente o que está fazendo e para onde toda a luta dos X-Men os levará. Mas junto com essa afirmação, o telepata também esclarece ao menino que é justamente por não saber, que é necessário continuar lutando por um mundo melhor.

É nesse momento que Riches, se revela um vilão que estava na mansão X apenas a mando de Magneto. O agente infiltrado revela que Magneto usou Bailey para fazê-lo chegar até Charles. Ao finalmente conseguir se aproximar de Xavier, ele utiliza os poderes para transformar todo o interior de Charles em ouro, matando-o.


O Rei Riches

Logo no início da ultima edição nós descobrimos que a morte de Xavier causou uma distopia anos depois. Riches aproveitou suas habilidades de transformar tudo em ouro para se tornar o mutante governante do mundo. Apesar dos esforços de uma equipe dos X-Men liderada por Homem de Gelo, Riches acabou vencendo, os X-Men se separaram e a maioria deles acabou vivendo uma vida deprimente. Ciclope envelheceu muito mal ressentido por não ser mais tão bonito. Fera foi exilado para algum lugar da África, com sua mutação se tornando ainda mais severa. Colossus se tornou um lutador num vale tudo mutante para tentar salvar a vida de Kitty Pryde, que foi mantida cativa. A Irmandade e o Clube do Inferno se tornaram bem-sucedidos, embora Magneto e Quentin Quire tenham sido abandonados e deixados na miséria.

Bailey conta sobre todas essas coisas a Miranda, que ele encontra em um baile provido para comemorar o dia de Riches. Miranda então revela que ela era a responsável por manter a continuidade e linha do tempo do Universo Marvel. Reconfigurando o universo em pequenas formas sempre que achava necessário. Bailey pede para que ela então resolva aquela linha do tempo, mas a mutante responde que não pode. Assim, Bailey decide ir até Riches e utilizar seus poderes pela primeira e última vez, matando seu ex parceiro.

Somente então Miranda explica que era por isso que ela não podia alterar a realidade ainda, ela estava esperando Bailey ter em sua história seu grande momento de herói, a HQ termina com a jovem refazendo a realidade.


Krakoa

Na HQ Empyre: X-Men, a Feiticeira Escarlate buscando se redimir de seus pecados para com os mutantes resolve fazer um novo feitiço. O objetivo da ex-mutante é reviver os 16 milhões de mutantes exterminados por Sentinelas em Genosha. Contudo, ao invés de trazer de volta à vida essas pessoas, eles retornam como zumbis. Aparentemente, a versão do Universo 616 de Bailey está entre eles. Acontece que também estava acontecendo uma invasão de plantas alien na Terra, os Cotati e um dos locais onde os aliens estão é Genosha.

Na quarta edição da HQ, vemos que os Cinco, através do Protocolo de Ressurreição (saiba mais), reviveram a versão não zumbificada do Garoto Explosivo. O menino que não tem seu nome oficialmente revelado, encontra sua versão zumbi e tem uma conversa muito tocante sobre a vida pós morte. O zumbi ao descobrir que o relacionamento com seus pais melhorou e que até mesmo deu seu primeiro beijo, toma uma decisão. Ele resolve terminar com tudo deixando apenas sua versão de carne e osso viva. Ele vai até a planta gigante que controla todos os aliens ao redor e utiliza seus poderes de explosão, destruindo o inimigo, fazendo com que o resto das plantas alien também desapareçam.

Sobre o futuro

É certo dizer que agora com os Protocolos de Ressurreição, o Garoto Explosivo pode ter um uso em equipe também, afinal, ele pode reviver. Tanto, que durante a invasão aos torneio de 10 de Espadas, Bailey é um dos mutantes que se juntou a equipe. Infelizmente ele foi morto em combate nas mãos da da mutante ômega Isca, a Imbatível.



Ainda será necessário saber quais os planos dos roteiristas para Bailey no futuro. Afinal, o que você achou da história do personagem? Diga o que pensa nos comentários.

LEIA TAMBÉM: Os 10 piores poderes mutantes dos quadrinhos