QUADRINHOS

Larval crítica a equipe dos X-Men de Krakoa: “só mutantes com poderes bonitos”

Um dos mutantes mais nobres das HQs, o Larval, criticou os X-Men de Krakoa por serem apenas “mutantes com poderes bonitos”.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Larval em algumas daquelas listas sobre mutantes com poderes inúteis ou mutações feias como alguns sites costumam notificar.

Mas o que poucos sabem é que Japheth, o Larval, é na verdade um dos mutantes mais nobres das HQs, a ponto de carregar o sonho de Xavier inteiramente nas costas. Mas o destino fez Japheth cair em contradição.


⊗ A VONTADE DE UM HERÓI

O garoto, na época não sabendo que era um mutante, se considerava um fardo para sua família por ter inúmeros problemas digestivos, o que fazia com que seus pais gastassem o pouco da renda deles em remédios para seu tratamento.

Buscando então se suicidar, foi desencorajado por Magneto que percebeu que o jovem era na verdade um mutante. Magneto usou seus poderes e forçou com que duas larvas metálicas saíssem do corpo do garoto. As larvas, que mais tarde foram batizadas como Eany e Meany — Uni e Duni, pela tradução oficial —, são na verdade o Sistema Digestivo dele, de forma totalmente senciente.

Larval busca sempre conscientizar humanos a respeito dos mutantes

Eany e Meany conseguem devorar qualquer material e transferem essa energia digerida para o Larval ao retornarem ao corpo dele, e com essa energia o mutante ganha atributos físicos invejáveis como pele [azul] resistente, super força, super velocidade, fator de cura adaptativo, reflexos aguçados e também uma poderosa resistência telepática.

E claro, teorizando quais seriam as habilidades do garoto, Magneto tentou recrutá-lo para a Irmandade de Mutantes no período em que Erik era um terrorista internacional, dizendo que o destino dos mutantes era governar o mundo. No entanto, sendo gentil e nobre, Japheth negou o pedido ao perceber que não era aquele caminho que ele queria seguir.


⊗ AS DIFICULDADES DO LARVAL
FILHOS DO ÁTOMO #1

Anos se passaram, e Japheth agora assumindo o codinome de Larval decidiu dedicar sua vida e sua força à mutandade, como um herói que protege seu povo e os humanos, assim como os X-Men de Charles Xavier. E é aqui que talvez entra a chave do problema.

Pois apesar de ter essa mentalidade heroica, poucas foram as vezes em que Larval de fato participou de algumas missões ao lado da equipe principal. Mesmo em Krakoa, o paraíso mutante, Larval nunca deixou de ajudar seu povo quando fosse necessário, mas apenas em times paralelos.

FILHOS DO ÁTOMO #1

Porém isso é algo que aos poucos foi enraizando nele, pois Japheth percebeu que só era chamado em missões que envolviam “limpar uma bagunça”, já que suas larvas podem devorar qualquer tipo de substância. Nas mais recentes histórias da UNLIMITED COMICS: X-MEN #35, temos mais um exemplo do tipo de exigência pelo qual os poderes de Japheth são recorridos.


⊗ UMA CRÍTICA AOS X-MEN DE KRAKOA
“Ter duas larvas sencientes funcionando como um sistema digestivo não parece um poder fodão, mas Eany e Meany podem comer praticamente qualquer coisa.”

Um monstro radioativo de uranio estava à solta pelas cidades e devorando diferentes formas de combustível. Mutantes não sofrem os efeitos da radiação por conta de suas fisiologias, porém, humanos sim. Então precisavam conter a radiação de alguma forma. E, para isso, Larval foi temporariamente recrutado como um X-Men.

E enquanto fazia dupla com Wolverine (Laura), o mutante questionou sua importância na equipe ao destacar que ele só era chamado para fazer missões específicas, e não como um membro de fato do time.

“Eu só fui convidado para essa missão porque um trabalho sujo precisava ser feito, e você sabe disso.”

Japheth inclusive comenta com Laura sobre como funcionam as coisas em Krakoa. Ela foi escolhida — pela nação durante o Hellfire Gala — para representar os X-Men. Ele, por outro lado, almoça sozinho pois ninguém consegue aceitar totalmente sua mutação — sugerindo que as pessoas, inclusive mutantes, têm nojo das habilidades dele e não o aceitam totalmente.

Esse sentimento mais tarde volta a ficar mais intenso durante um breve confronto com Emma Frost — onde ela o provoca —, em que Larval comenta sobre ele também ter habilidades e virtudes poderosas como herói, e não sendo apenas “um cara verminoso que come tóxicos”.


⊗ MUTANTE & ORGULHOSO? ORGULHO DE QUÊ?
DENTES-DE-SABRE #3

E de fato, o Larval tem razão! A ideia de existir preconceito entre mutantes, apesar de “idiota”, é compreensível. Mutantes muitas vezes se validam com base em suas utilidades, seja por suas habilidades ou sua categoria mutante em si, principalmente os mais poderosos como os ômegas.

Mas deixar que o preconceito, um “conceito” tão humano exista em Krakoa — que Magneto muitas vezes já pontuou sobre abandonar os péssimos traços humanos — chega a ser de uma tremenda estupidez. Porém, infelizmente, é real, e a HQ solo do DENTES-DE-SABRE expressa esse preconceito muito bem ao colocar mutantes “inferiores” se sentido invisíveis na sociedade krakoana.

É decepcionante como o próprio Charles Xavier ignora mutantes “feios” durante seus constantes monitoramentos telepáticos.

“Todos os mutantes são iguais, mas alguns mutantes são mais iguais que outros” | DENTES-DE-SABRE #3

Assim como a crítica à seleção dos membros que compõem o time dos X-Men também expõe um fato crucial a respeito do lado “comercial” dos X-Men em si: Raríssimas são as vezes em que mutantes com manifestações físicas fizeram parte da equipe.

Atual equipe dos X-Men: Jean Grey, Wolverine, Sincro, Vampira, Ciclope, Polaris e Solaris. | X-MEN #1 (2021)

Podemos citar aqui apenas o Noturno e o Fera como membros fixos, porém boa parte dos membros facilmente se passariam por humanos no dia a dia, o que facilita a aceitação daqueles que os veem de fora — mesmo que isso não seja um problema para os mutantes atualmente, mas acaba sendo um problema para uma sociedade que elege “mutantes padrões” para os representarem, que é o cerne da crítica do Larval.


⊗ FALHAS NOS PROTOCOLOS DE RESSURREIÇÃO

O final da HQ termina com Jean Grey confortando o jovem e pedindo desculpas a ele, compreendendo que ele tem um ponto válido. Infelizmente, Larval é encurralado pelo monstro de urânio e acaba sendo morto em combate, respondendo a PRIMEIRA grande dúvida envolvendo os Protocolos de Ressurreição que surgiu lá em 2019 com o lançamento de DINASTIA X #5 :

O que acontece quando um mutante é ressuscitado sem que de fato ele tenha morrido?

As circunstâncias e consequências desse trágico evento serão destrinchadas em outra postagem aqui no site.

Contudo, com o Larval morto, Jean Grey então é obrigada a usar sua telecinese molecular para “apagar” o excesso do monstro, e o restante é devorado por Eany, uma das larvas do Japheth.



De qualquer forma, considerando o questionamento levantado pelo Larval, vocês acham que ele tem razão? Existe uma ausência de mutantes com mutações físicas evidentes no time principal dos X-Men?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!