QUADRINHOS

TRISTE NOTÍCIA! Mutante querido pelos fãs é morto no Extramundo

Morrer no Extramundo significa morrer de verdade, e dessa vez, um dos mutantes queridos pelos fãs foi vítima das circunstâncias.


ATENÇÃO, A MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DE KNIGHTS OF X

Desde que Betsy Braddock entrou sozinha no Extramundo, a realidade que nada mais é que o berço das lendas arturianas, mas também do multiverso em si, ela passou a defender sozinha — ao lado da Tropa dos Capitães Britânia —, toda a ameaça que o Rei Arthur e o Mago Merlin representavam ao Multiverso e aos Sanguebruxos, ou mutantes.

Porém, lutar sozinha era algo que Betsy fazia outrora quando era Psylocke. Como Capitã Britânia, ela aprendeu a dividir missões e também legados.

Então Betsy passou a receber a ajuda de Roma Regina, filha do Merlin, aliada dos mutantes e regente do Reino Flutuante, que estava servindo como base operacional da Tropa dos Capitães Britânias durante esse período.

Ela não tinha um exército, mas podia invocar cavaleiros, dez no total, assim como Saturnyne fez ao convocar os espadachins para o torneio de X DE ESPADAS. E a convocação era pelo intuito de procurar pelo Siege Perilous (chamado de Portal do Destino), um artefato mágico poderoso capaz de mudar o destino da alma daqueles que atravessarem.

E assim, a ordem dos Cavaleiros de X foi convocada. Além da própria Capitã Britânia, Gambit, Shogo Lee (Dragão), Rachel Grey-Summers, Rictor, Meggan, Bei – A Lua Sangrenta, Shatterstar, Mordred e Kylun, sendo os dois últimos Sanguebruxos do Extramundo foram os cavaleiros requisitados para a missão.

Entre mistérios e fugas, o grupo se separou para buscar por pistas do Siege Perilous e entender a profecia do sacrifício. Sobre toda a jornada do Siege Perilous em si e o que ele representa para os mutantes, você pode conferir no link abaixo.


⊗ CILADA NO MERCADO TORTUOSO

Mas na ausência da Capitã Britânia, Gambit tomou a iniciativa de ser o líder do grupo de sua divisão no Mercado Tortuoso, sendo composta por Rachel, Kylun, Meggan e Bei. Além de salvar a vida de aldeões que estavam sendo ameaçadas pelos Fúrias (Sentinelas do Extramundo), e proteger os Sanguebruxos, a missão era também resgatar o mutante manipulador de realidades, Mad Jim Jaspers, que era o Regente do Mercado Tortuoso e que foi traído por Merlin e Arthur — justamente por ser mutante.

A situação por si só estava ruim para os Cavaleiros de X, pois além dos Fúrias, os soldados de Arthur e Merlin prepararam uma armadilha para eliminar o grupo liderado por Gambit.

Durante o resgate do Mad Jim, Gambit, Kylun e Meggan tentam uma investida  silenciosa, porém são surpreendidos pelo próprio Merlin. Temendo a vida de seus companheiros, Gambit segue sozinho contra o Majestor Omniversal, e é morto em plena praça do Mercado Tortuoso.

Veja bem, durante essa Era de Krakoa, graças aos Protocolos de Ressurreição, mutantes são vigorosamente imortais. Mas há regras para algumas localidades, e uma delas é o Extramundo.


⊗ AS CONSEQUÊNCIAS DO EXTRAMUNDO
X-MEN RED #4 (2022) | “O Santo que eu conheci morreu no Extramundo… Todo mutante morto no Extramundo não pode ser ressuscitado. Aquele cara é amalgama de todos os Santos possíveis.”

Por se tratar de um lugar que representa o berço do multiverso, o Extramundo se tornou uma zona inalcançada pelo Cérebro, pois na hora de realizar o backup ele se torna corrompido ao “absorver” diferentes psiques de um mesmo indivíduo variante.

Para exemplificar melhor, temos os mutantes Gorgon e Pedreira, que morreram durante os eventos de X DE ESPADAS no Extramundo. Ao serem ressuscitados, ambos voltaram totalmente diferentes, sendo agora novos indivíduos. Ou seja, morrer no Extramundo é uma morte definitiva. O mutante pode até ter seu corpo, porém não a mente, pois ela é fragmentada entre as variantes, mescladas e se torna algo novo.

No caso do Gambit, ainda é cedo para admitir sua morte com exatidão, pois não sabemos como o Siege Perilous funcionará. E tem outra questão: durante sua passagem em EXCALIBUR, Gambit roubou da Cidadela de Saturnyne o Baralho Mágico de Tarot dela — aquele apresentado em X DE ESPADAS —, que quando carregado com suas habilidades cinéticas acabavam ganhando habilidades especiais. 

Como por exemplo, ao carregar a carta da Roda da Fortuna, suas habilidades ganharam os efeitos de sorte do Longshot; Quando usou o Quatro de Espadas, seu ataque se tornou quatro projéteis de energia. Porém, durante sua morte, Gambit usava a carta da Morte, que, apesar de visivelmente carregar um sentido negativo, normalmente no Tarot temos outro significado.


⊗ A MORTE DO GAMBIT É UMA POSSÍVEL EVOLUÇÃO?

O arcano da Morte normalmente é uma carta que significa revelação, comumente associada a uma evolução significativa na vida do usuário. No caso dos mutantes, uma possível mudança de status? Lembrando que durante X DE ESPADAS, Tempestade havia recebido a mesma carta por Saturnyne, dando um spoiler de seu status hoje, Regente de Marte e a Voz do Sol.

Pouco antes de morrer, Gambit lembrou Merlin que ele já foi Morte — uma referência a sua passagem como Cavaleiro do Apocalipse — e que por isso já havia superado essa “fase da vida”.


A morte do Gambit provavelmente está associada ao sacrifício mencionado por Roma Regina em sua profecia, que dizia que para achar o Siege Perilous, um sacrifício deveria ser feito… Talvez, está aí a deixa.

KNIGHTS OF X (CAVALEIROS DE X) é uma minissérie de 5 capítulos escrita por Tini Howard e desenhada por Bob Quinn. Atualmente, a história se encontra em seu penúltimo capítulo.


Mas e vocês, caros leitores, o que acharam do destino do Gambit no Extramundo? Qual será a grande revelação que ele terá?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!