QUADRINHOS

KNIGHTS OF X: Mutante ômega é revelado como protetor das almas dos mutantes

Após anos sumido das HQs, um antigo mutante ômega voltou a dar as caras em KNIGHTS OF X agora como o protetor das almas dos mutantes.

Desde o encerramento do arco do REINADO DE X, todos os novos títulos mutantes começaram a entregar uma narrativa bem mais envolvente e de peso cinematográfico. E o mesmo aconteceu com KNIGHTS OF X (KOX) ou CAVALEIROS DE X, segundo a tradução.


⊗ CONTEXTUALIZANDO EXCALIBUR

KNIGHTS OF X é uma continuação direta de EXCALIBUR, e o encerramento dessa HQ trouxe consequências poderosas à nação de Krakoa. Primeiramente, o governo britânico anulou o contrato de anistia com Krakoa e impediu que mutantes acessassem o país — inclusive mutantes britânicos. Tivemos o retorno da equipe de inteligência da S.T.R.Y.K.E, composta por mutantes psíquicos — a equipe havia sido assassinada no passado e eles voltaram usando os Protocolos de Ressurreição, a pedidos do Peter Wisdom.

Rictor e os druidas do Extramundo tiraram o Farol Braddock (sede da equipe da Capitã Britânia) do território britânico e moveram a extensão de terra para ficar dentro da área de proteção krakoana, fazendo assim parte dos arquipélagos da nação mutante.

E por fim, mas não menos importante, tivemos o Rei Arthur e o mago Merlin dando um golpe de estado na Lady Saturnyne, usurpando dela o direito Omniversal Majestrix do Extramundo, além de decretar a caçada aos mutantes que viviam por lá usando os Fúrias (as “Sentinelas” do Extramundo).

Com a possibilidade de uma invasão, Betsy Braddock tomou a decisão de tirar sua equipe mutante do Extramundo, e como ela é a protetora multiversal, decidiu sozinha (usando a Espada Luz Estelar, a chave da Cidadela), fechar os Portais Externos de Krakoa e selar a passagem entre as realidades.

Desse modo, sozinha, a Capitã Britânia passou a lutar contra o exército de Merlin e resgatar mutantes e aldeões que precisassem de seu socorro.


⊗ A JORNADA PELO SANTO GRAAL MUTANTE

Tendo todo esse contexto em mente, Betsy passou a receber a ajuda de Roma Regina, filha do Merlin, aliada dos mutantes e regente do Reino Flutuante, que estava servindo como base operacional da Tropa dos Capitães Britânias durante esse período.

Ela não tinha um exército, mas podia invocar cavaleiros, dez no total, assim como Saturnyne fez ao convocar os espadachins para torneio de X DE ESPADAS. E a convocação era pelo intuito de procurar pelo Siege Perilous (chamado de Portal do Destino), um artefato mágico poderoso capaz de mudar o destino da alma daqueles que atravessarem.

Os Cavaleiros de X de acordo com as classes do RPG: Rachel Grey-Summers (Feiticeira), Gambit (Gatuno), Shogo (Fera Mística), Rictor (Druída), Meggan (Elementalista/Elfo), Shatterstar (Assassino), Bei – A Lua Sangrenta (Lanceira), Mordred (Cavaleiro), Kylun (Bárbaro) e a própria Capitã Britânia (Templário)

O Siege Perilous nada mais é que o Santo Graal mutante no Extramundo. No passado, foi o responsável por salvar a equipe dos X-Men lideradas por Betsy Braddock e possivelmente também usado para ressuscitar o Mad Jim Jaspers, mutante alterador de realidades que vive no Extramundo como regente do Reino do Mercado Tortuoso. Porém seu uso traz consequências desafiadoras.

Ou seja, com o Siege Perilous, almas [mutantes] perdidas poderiam ser salvas e protegidas. Mas o paradeiro desse poderoso artefato era desconhecido, e por isso uma equipe de busca foi invocada para procurá-lo. E como de costume nas histórias, aqueles que buscam pelo Siege Perilous terão suas almas testadas.

A grande revelação sobre esse Santo Graal aconteceu na edição #3 de KNIGHTS OF X. Aparentemente, o artefato estava em posse do Apocalipse dias antes da convocação dos mutantes para morarem em Krakoa. Porém, En Sabah Nur passou a proteção do item para o Mister M, mutante ômega manipulador de matéria.


⊗ O RETORNO DO MISTER M

Para quem não se recorda, Mister M — ou Absolon Mercator — foi o responsável por devolver os poderes de alguns mutantes após os danos causados pelo feitiço caótico “Chega de Mutante”. Ele inclusive foi capaz de se proteger do feitiço da Feiticeira Escarlate. O retorno do mutante já estava acontecendo aos poucos nas histórias, sendo mencionado em alguns títulos de forma enigmática. Mas por que tal missão foi colocada em posse dele?

Essa história ainda será relatada nas próximas edições de KNIGHTS OF X, porém o Mister M estava vivendo no Extramundo no período pré-Krakoa, em um dos reinos que outrora era inexistente e sem forma. Apocalipse ofereceu para Absolon a oportunidade de usar seus poderes para governar naquela província. Absolon inclusive perguntou por qual razão ele aceitaria tal tarefa, considerando que Charles Xavier estaria oferecendo uma nação inteira para os mutantes.

E Apocalipse apenas diz:

“Nosso povo ascenderá em poder, ciência e tecnologia. Mas existem algumas chaves para a nossa história que não honram as regras dos mundos conhecidos. Isso é um deles. E merece ser protegido de maneira adequada […]

Mantenha protegido o máximo que puder. Eu reconheço que você é um dos mais poderosos da mutandade. Esse reino inteiro ficará sob seu total controle para ser moldado como preferir, então toda sua extensão deverá ser protegida.

Com isso, o Siege Perilous, pode-se fazer e desfazer nossas próprias almas. O tempo chegará quando isso precisar ser feito, assim que o grande sacrifício for cobrado. E quando for, abra o seu reino para nós, o quanto antes puder.”

-:[A]:- | Apocalipse | KNIGHTS OF X #3

Ao fim do monólogo, Absolon diz que tal tarefa poderá ser feita, mas o único pedido dele é que ninguém o interrompa até que tudo esteja preparado, pois ele fará tudo sozinho.


⊗ REINO DAS ALMAS? UM CÉU MUTANTE?

As palavras do Apocalipse sobre o Reino Mercator e a própria existência do Siege Perilous deixam em aberto uma possível ideia que tem vagado pelos fóruns dos mutantes e questões não respondidas das HQs: O que acontece com a alma dos mutantes quando morrem?

Curiosamente, tal pergunta foi feita há um tempo atrás nas HQs em VALQUÍRIA – JANE FOSTER e pelo Magneto de forma retórica em X-MEN RED #4, ao questionar sobre o comportamento da alma em resposta aos Protocolos de Ressurreição.

Magneto foi o único visitante a conhecer o Reino Mercator, porém não passou dos portões centrais pois foi impedido de falar diretamente com o Mister M. Ainda assim, o lugar parecia muito misterioso com todas essas pirâmides flutuantes. Vale lembrar aqui que os guardiões que representam o Reino Mercator são criaturas espirituais.

Atualmente, os mutantes dominam não só uma nação, como também duas dimensões de bolso — o Altar, para tratamentos mentais envolvendo traumas, e a Sala de Espera, uma espécie de purgatório antes da alma seguir seu destino, que geralmente é voltar pelos Protocolos de Ressurreição —, um planeta, dois reinosAvalon, governado pelo Rei Monarca e Mercator, governado pelo Rei Mercator —, além de toda o enxame da Ninhada graças a aliança com o Rei Nim. E claro, fazendo o recorte dos aliados políticos.

Então estaria o Absolon protegendo o que seria uma representação do Céu dos mutantes? O lugar de descanso das almas? Fica aí as dúvidas para Tini Howard responder.


⊗ LEIA KNIGHTS OF X, UM RPG MUTANTE!

De todo modo, KNIGHTS OF X parece introduzir alguma nova mecânica para a mutandade, ainda mais considerando que um sacrifício já foi feito na última edição — em breve falaremos dele.


Mas e vocês, caros leitores, o que acham da ideia de um “Céu Mutante”? Gostariam de saber o que acontece com as almas no processo?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!