QUADRINHOS

HELLFIRE GALA: Traje do Ciclope é alterado após críticas sobre “apropriação cultural”

Ciclope, líder dos X-Men, após algumas críticas sobre “apropriação cultural” no seu traje do Hellfire Gala, apareceu com novas atualizações.


O Hellfire Gala é o evento em que os mutantes passaram a apresentar novidades para o mundo ao mesmo tempo que em celebram o aniversário de criação da nação de Krakoa.

No último ano, além de revelar para o mundo o novo time dos X-Men, tivemos também a terraformação de Marte no Planeta Arakko. Além é claro, da tragédia envolvendo o “assassinato” da Feiticeira Escarlate, nos levando direto para o JULGAMENTO DE MAGNETO.

Esse ano não sabemos ainda quais serão as novidades que a segunda edição do Hellfire Gala promete revelar para o mundo, mas algumas teorias apontam diretamente para a revelação dos Protocolos de Ressurreição, que aos poucos está ganhando notoriedade dentre os humanos.

E como tragédia da edição, temos a mais nova vilã dos mutantes, Moira XI, roubando o corpo de Mary Jane Watson para entrar de penetra no baile — agora que ela é uma fugitiva procurada da nação mutante.

Porém enredos à parte, uma das características do Hellfire Gala que os fãs mais gostam de comentar é sobre os trajes de gala. Alguns visuais para a edição de 2022 já foram divulgados — e você pode conferir no link abaixo —, e apesar dos pesares, um em específico chamou a atenção esse ano, o do Ciclope.


O traje do Ciclope, inspirado em uma das peças da edição de 2016 do Balmain’s Menswear Collection (com temáticas do leste europeu), inicialmente chamou a atenção por ser uma “cópia” da versão abaixo. Apesar de que o traje do Ciclope apresentava detalhes que rementiam aos kimonos orientais.

No entanto, mais tarde o traje passou a ser referenciado como uma peça que sofreu apropriação cultural — mesmo que o artista, InHyuk Lee, um sul-coreano, tenha sido o autor do modelo. E após algumas semanas, o assunto esfriou.

Mas na última semana, o traje ao que tudo indica ganhou várias modificações por parte do InHuyk Lee. Ainda tendo a versão do Balmain como inspiração, o traje de gala agora apresenta mais camadas de tecido e sendo mais aberto. Além é claro, com mais x‘s ao longo da roupa. O traje agora parece lembrar mais a vestimenta de um capitão pirata, fugindo um pouco dos trajes cerimoniais orientais, como antes remetia.


Confira abaixo um comparativo entre os dois:

ANTES E DEPOIS

Não sabemos ao certo se essa versão mais recente do traje estará nas páginas da oneshot do HELLFIRE GALA ou se o visual ficará retido apenas como uma capa variante. De qualquer forma, o traje foi muito mais elogiado que o anterior e as mudanças foram bem recebidas. Mas e vocês, o que acharam da mudança?



Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!