QUADRINHOS

MOIRA X MENTIU? Mutantes e máquinas poderiam sim ser fortes aliados

Durante a INFERNO, Magneto e Professor X questionam se o melhor não seria tentar uma aliança entre máquinas e mutantes. Moira X no entanto…


Uma das HQs mais esperadas da temporada finalmente saiu! INFERNO, de Jonathan Hickman, é a culminação de todo o seu desempenho em DINASTIA X e POTÊNCIAS DE X, além das histórias da AURORA DE X e do atual REINADO DE X.

ATENÇÃO, A PARTIR DAQUI O TEXTO CONTERÁ SPOILERS DE INFERNO. SIGA POR SUA CONTA E RISCO!

Ao longo das páginas iniciais de INFERNO, Erik e Xavier estão cada vez mais sem opções do que fazer para levar a mutandade para a glória, e para isso recorrem a Moira X mais uma vez, para ela fornecer a eles instruções de suas outras vidas passadas.

Charles e Erik a questionam se ela já havia tentado fazer uma aliança com as máquinas, e não apenas fugido delas, pois enfrentar o Nimrod tem se mostrado uma verdadeira complicação.


Moira então se irrita com a pergunta e diz que não, e que nunca tentaria, pois pra ela seria como “fazer amizade com a morte ou confiar no câncer”.

Ela então continua dizendo que existem duas coisas que ela teme, que é justamente a eminência das máquinas como inteligência artificial e o retorno de Sina dos mortos, e é por esses mesmos motivos que essas duas questões tem sido debatidas desde os primórdios da Era de Krakoa.

Porém, isso NÃO é verdade! Apesar de Moira não ter tentado fazer uma aliança entre máquinas, alguns mutantes krakoanos tiveram um verdadeiro sucesso com isso.


⊗ A ALIANÇA DAS MÁQUINAS E MUTANTES

Durante a edição #8 de SATÂNICOS, a equipe do Sr. Sinistro é atacada e cercada por unidades de robôs com uma inteligência artificial ainda em desenvolvimento, criado pelo grupo antimutante conhecido como Direita.

Controlados por Cameron Hodge, as unidades robóticas começam a ter dificuldade em seguir suas diretrizes por causa do ódio do vilão para os mutantes. Essas máquinas, diferente das Sentinelas, não interpretam o gene mutante como algo diferente dos humanos que elas protegem, percebendo isso, eles passam a se autocorrigir.

Após o Hodge ser eliminado perante a astúcia do Empata, as máquinas agradecem os mutantes por darem um fim ao cara que estava manipulando-os contra as suas vontades.

Destrutor então começa a se comunicar com as máquinas e fazer as pazes com elas. As máquinas por outro lado, veem valor na aliança com os mutantes e aceita as desculpas.


No laboratório da Direita, Psylocke e Greycrow estavam interpretando os dados dos robôs controlados por Cameron Hodge. Ao que tudo indica, o vírus tecnorgânico criado por eles estavam alcançando padrões de replicação e reprodução.

Psylocke então recebe as ordens do Magneto de eliminar os robôs. Segundo ela, o Conselho Silencioso já havia dado a ordem de eliminar qualquer forma de inteligência artificial que possa servir de problema para Krakoa, mesmo eles percebendo que aquelas máquinas não ofereciam nenhum tipo de ameaça contra os mutantes.


⊗ DESTRUTOR ESTAVA CERTO!

Conversando com o Destrutor, as máquinas estavam alcançando um tipo de empatia com os mutantes, quase que íntimo. Em poucos diálogos e todo o código fonte considerando mutantes como uma ameaça havia sido eliminado.

Inclusive, Alex presenciou as máquinas o chamando de amigo e família. E avançando um pouco mais, usou a linguagem krakoana para pedir ajuda e comunicar que “meus dados queimavam”, se referindo ao vírus krakoano que estava destruindo toda e qualquer forma de vida encontrada nos robôs — vírus que havia sido inicializado pela Psylocke.


Mais tarde, a Babá deixa de mencionar aos outros membros da equipe, principalmente ao Destrutor que estava deprimido, mas ela consegue salvar um dos bebês robôs reproduzidos, a primeira unidade de sua geração, um mutante de sua espécie, e o leva para Krakoa para ser criado por ela. Vale mencionar que outro bebê “sorridente” havia ficado para trás e encontrado pelos humanos.

Não sabemos ao certo como esse enredo se desenvolverá, mas é interessante pensarmos que além do Warlock, existe outra forma de inteligência artificial crescendo e se fortalecendo ao lado da benevolência dos mutantes.

Isso só deixa em evidência o quanto que a Moira estava errada e que pode estar tomando diversas decisões duvidosas para o futuro dos mutantes e para a Era de Krakoa. Claro que, os Nimrod são um tipo diferente de inteligência artificial, porém, o mesmo tecnovírus encontrado nos robôs da Direita poderiam ser eficazes contra os Nimrod.



Mas e vocês, caros leitores, o que acham da decisão de Moira X em barrar toda e qualquer forma de união entre mutantes e robôs? Ela está certa ou está apenas agindo por medo?

LEIA AGORA: INFERNO: Revelado possível plano de Moira que pode destruir os mutantes

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!