QUADRINHOS

BOMBA! Retorno triunfal de mutante acontece em INFERNO!

INFERNO começou com tudo, trazendo intrigas e o retorno de personagem chave. O texto a seguir contém spoilers da edição. Continue por sua conta e risco.


Antes de prosseguirmos, vamos recapitular algumas coisas. As sementes do arco começaram a ser plantadas ainda em 2019, com Mística sendo usada por Charles Xavier e Magneto em uma série de missões e tendo o seu maior pedido negado: o retorno de Sina, sua esposa.

Em uma história do ano passado, a transmorfa refletiu sobre demorarem pra ressuscitar Sina e relembrou de uma fala da sua amada.

“Daqui alguns anos, após eu ter morrido, após eu ter deixado você e este mundo para trás, algo vai acontecer e parecerá bom demais. Haverá uma ilha, não é a primeira, mas a última. Este lugar parecerá a esperança da nossa espécie. Eles irão convidá-la, farão uma proposta e então negarão o seu desejo. Eles farão promessas, só que farão de tudo para não honrar a sua palavra por causa do medo. Querem nos cegar por uma razão, mas você e eu nascemos para ver. Quando este dia chegar, lembre-se dessas palavras: traga-me de volta. E se você não puder, se eles não puderem… Queime tudo até que vire cinzas.”

Essa profecia deixou claro que a mutante azul faria de tudo para ter o seu desejo realizado e que poderia ser uma grande pedra no caminho de Charles, Erik e Moira, a grande mente por trás de Krakoa. E é justo essa história que é o ponto de partida para INFERNO, já que essa profecia foi utilizada no trailer da saga.


Pois bem, vamos à história. Enquanto os fãs acreditavam que a trama seria sobre Mística encontrando meios de ressuscitar Sina, a coisa foi muito direta e sem enrolação. Sina retornou no final da edição e Raven sugere ela como novo membro do Conselho Silencioso. Não sabemos como ela ressuscitou, é possível que tenha sido Emma Frost. A loira ressuscita algumas pessoas nas primeiras páginas da edição, mostrando que ela está tramando alguma coisa. Como Raven e a Rainha Branca se uniram?

⊗ MOIRA VS SINA

Moira não quer videntes na ilha. Ela acredita que mais cedo ou mais tarde eles acabariam tendo visões do fracasso dos mutantes e que na ânsia de tentar impedir fariam as profecias se tornarem realidade, o que levaria a mutandade à ruína mais uma vez.


Porém, não parece ser só isso. Em Dinastia X nós descobrimos que Moira, que acreditávamos ser uma aliada humana, era uma mutante com o poder de reencarnar. Atualmente ela está em sua décima vida e presenciou a extinção da mutandade em todas as anteriores.

A terceira vida foi muito importante. Ela não aceitava ser mutante e se dedicou a encontrar uma cura para o Gene X. Conseguiu, mas não teve tempo de usar, pois a Irmandade de Mutantes de Sina e Mística previu e invadiu o laboratório. A vidente se apresentou para Moira e fez uma ameaça.

Irene revelou que se lembraria do encontro das duas, por conta dos seus poderes, em cada nova vida da Moira e que saberia se ela tentasse agir contra sua espécie. E sempre que isso acontecesse, a encontraria e a mataria. Para deixar claro que estava falando sério, ordenou que Pyro queimasse a geneticista para ela sentir a dor da morte por ficar contra os mutantes.


Isso pareceu mudar a perspectiva dela, que passou a se dedicar à sobrevivência dos mutantes. Porém, INFERNO parece mostrar que este pode não ser o caso. Moira, em conversa com Charles e Magneto, tratou Sina como uma ameaça maior que Nimrod e ordenou que os dois destruíssem qualquer chance dela retornar. O Professor X apagou o backup dela no Cérebro e pediu para o Senhor Sinistro eliminar as amostras de DNA.

Mas isso claramente não funcionou. Como dito acima, Emma Frost parece ter prevido a situação e agido por conta própria, por talvez desconfiar de algumas intenções do telepata e do Mestre do Magnetismo. Mas será que ela sabe sobre Moira?

Será que a grande reviravolta dessa saga é que Moira é a vilã e Emma e Sina as grandes heroínas? Diga sua opinião nos comentários!