QUADRINHOS

INFERNO: Revelado possível plano de Moira que pode destruir os mutantes

Essa semana, no dia 29 de setembro, ocorreu o lançamento da primeira edição do mais novo evento dos X-Men, a Saga Inferno. E esse nome não é por acaso, pois Jonathan Hickman, em sua última história como roteirista dos mutantes, colocou fogo em tudo. Os leitores receberam muitas informações. Uma das mais intrigantes se refere a ninguém menos do que Moira MacTaggert. Isso porque a recém descoberta mutante pode estar buscando a ruína da sua própria espécie.


Vale apontar que o texto a seguir contém spoilers da primeira edição de Inferno (2021). Continuar lendo é por sua conta e risco.

⊗ Moira a mutante
Moira em House of X

Para quem não sabe, no início da fase de Jonathan Hickman nos quadrinhos dos X-Men, estabeleceu-se que Moira era uma mutante, cujo poder era reencarnação. Com esse poder, sempre que a mutante morria, sua vida era reiniciada com ela já ciente de todas as suas vivências anteriores desde o útero.

Com esse conhecimento, MacTaggert viveu 10 vidas, sendo a primeira uma vida bastante comum e a segunda findada prematuramente em um acidente de avião. Das outras oito restantes , em sete delas Moira dedicou sua existência para impedir que a mutandade fosse completamente exterminada pelos humanos. Isso pois ao se “fundirem” com as máquinas, eles sempre conseguiriam se tornar mais evoluídos que os mutantes.

A vida importante para os acontecimentos de Inferno, no entanto, é a vida 3, justamente a vida na qual Moira não se dedicou a causa mutante.


⊗ A terceira vida

Após sua primeira vida comum e sua segunda vida onde estudou  psicologia e biologia, a terceira vida de Moira também se iniciou com muitos estudos. Porém, dessa vez o foco dela foi a antropologia e genética. Nesse período, ela conheceu Charles Xavier, contudo, a arrogância do telepata fez com que ela se afastasse dele e concluísse que ser mutante era uma doença. A partir daí, ela dedicou seus esforços para criar uma cura para o gene X e conseguiu, foi então que tudo mudou.

Sina, mutante capaz de prever o futuro e esposa de Mística, previu o que Moira faria. As visões de Sina mostraram que ao criar a cura, MacTaggert acabaria prejudicando muito os mutantes, assim, deu um ultimato. Caso Moira tentasse mais uma vez curar os mutantes nas outras vidas, ela e Mística descobririam e matariam a cientista, visto que os poderes de Sina, por ser mais velha, despertariam antes dos de Moira. Outro ponto, é que Irene previu apenas 10 vidas para Moira, o que significa que ao morrer pela décima vez, ela pode não retornar.

Para deixar claro a mensagem, Sina ordena que Pyro queime Moira viva, a partir daí, ela passa todas as outras vidas buscando ajudar aos mutantes.


⊗ A proibição de ressurreição

As histórias atuais dos X-Men se passam durante a décima vida de Moira, que atualmente também é conhecida como Moira X. Nela há a ilha de Krakoa e os famosos Protocolos de Ressurreição. Com esse protocolo, mutantes mortos podem ser revividos, o que tornou a vida da mutandade muito mais fácil.

Acontece, que mutantes videntes simplesmente não ganharam permissão para reviver. Isso porque  segundo Moira, caso esses mutantes visualizem o futuro da mutandade, suas ações poderiam colocar em declínio todo o plano que ela, Xavier e Magneto estão arquitetando pra manter Krakoa de pé. Aparentemente, no entanto, não é apenas isso, pois Moira parece proibir essa ressurreição, justamente por causa de Sina, que é uma vidente.


⊗ A previsão de Sina

Desde a fundação de Krakoa, Mística tem sido uma mutante funcional para a comunidade realizando diversas missões. Como pagamento, o único pedido que ela tem feito é que sua esposa Irene seja revivida através dos Protocolos de Ressurreição. Como era de se esperar, todos os pedidos foram negados. Contudo, o que ninguém sabia, é que Sina previu que isso aconteceria, e em X-Men #6 (2019) disse as seguintes palavras para sua amada:

Daqui alguns anos, muito depois de eu ter morrido, muito depois de eu deixar você e esse mundo, algo acontecerá e soará bom demais para ser verdade perante seus ouvidos cínicos. Haverá uma ilha, não a primeira, mas a última. Esse lugar parecerá a esperança para nossa espécie. Eles a convidarão, farão uma proposta e negarão seu único desejo. Eles farão promessas, mas farão de tudo para não honrar suas palavras por causa do medo. Querem nos cegar por uma razão, mas você e eu nascemos para ver. Quando este dia chegar, lembre-se dessas palavras: traga-me de volta. E se você não puder, se eles não puderem… Queime tudo até que vire cinzas.”

Com essas palavras duras, acreditava-se que Mística e Sina seriam com certeza as vilãs da Saga Inferno. Contudo, as coisas podem não ser bem assim.


⊗ Moira e seu plano

Com o decorrer da primeira edição de Inferno, a terceira vida de Moira é novamente contada, com algumas falas diferentes e uma nova página com mais alguns detalhes. Mas a parte surpreendente acontece mesmo na décima vida, quando é revelado que MacTaggert, de alguma forma, conseguiu uma versão queimada de seu diário com as anotações sobre a cura mutante. Ainda será necessário explicar como é que isso aconteceu, já que essa é uma vida diferente, mas é um fato que nessa cena ela parece estar escondendo algo. Além disso, ela dá um ultimato ao Professor X e Magneto, que precisam da ajuda dela. A cientista exige que Mística saia da posição de poder e que o DNA de Sina seja destruído, para que a possibilidade de ressurreição seja extinguida, “queime a existência dela“.

O fato da mutante manter suas anotações sobre a cura, somado ao fato de que ela quer proibir que a única pessoa que previu o que ela fez seja revivida, chama muita atenção. Ao final desse trecho, ficamos com a impressão de que Moira é a verdadeira vilã da história e que Sina é quem está tentando ajudar os mutantes. Uma brecha nessa argumentação, é o fato de que Xavier é um poderoso telepata, assim Moira estar escondendo algo dele soa um pouco esquisito. Ainda assim, caso ela tenha conseguido esconder esse ressentimento de alguma forma, fica o questionamento, estaria Moira tentando evitar que Sina descubra que ela ainda quer curar mutantes?

Vale lembrar que em algumas edições recentes, vimos Moira passando algum tempo lendo os diários de Sina. O que pode significar que há um plano muito maior por trás desse medo dela.


Será necessário esperar até o lançamento da nova edição da saga no final desse mês, para que os leitores finalmente ganhem novas respostas. Afinal, qual sua opinião com relação a Moira, ela está realmente tentando ajudar os mutantes ou não? Diga o que pensa nos comentários.