QUADRINHOS

MUTANTE & ORGULHOSA! Fanático ajuda jovem a se aceitar e a leva até Krakoa

A minissérie do Fanático trouxe uma jovem mutante — e nada orgulhosa — mas em uma situação muito pertinente: traumas de se aceitar!


Uma das maiores características do Cain Marko demonstrada nas HQs nos últimos anos é a sua compaixão por aqueles que se sentem diretamente atacados.

Seja crianças, jovens ou mutantes, Cain mesmo sob todo o poder destrutivo do Fanático encontra formas diferentes de ajudar aqueles que ele julga merece. E em sua minissérie não podia ser diferente.

Fanático, que agora trabalhando com o Centro de Controle de Danos na área de demolição de prédios antigos acaba se esbarrando com uma jovem com a habilidade de gerar campos de desaceleração, se auto intitulando D-Cel.


D-Cel acaba sendo ferida e Cain a leva para o hospital para cuidar dos ferimentos dela. Durante esse tempo eles ficam próximos e a gente descobre que D-Cel estava em um prédio abandonado protegendo outras crianças perdidas e órfãos.

Durante as #5 edições da minissérie, temos então a dupla passando por diferentes provações juntos, seja por ameaças ou até mesmo salvando ex-vilões que estavam sendo caçados e usados contra as suas vontades.

E ao longo dessa jornada em várias cenas cômicas a D-Cel é chamada de mutante — inclusive por Cain — e ela retruca ferozmente dizendo que não é.


No entanto, é na última edição que a gente descobre um segredo doloroso que a D-Cel estava escondendo. Quando ela era um pouco menor, descobriu seus poderes mutantes e um dos piores cenários possíveis, em uma rodovia movimentada.

Onde, indiretamente, ela acabou ocasionando a morte dos seus pais após o carro deles colidir diretamente com um caminhão. Seus poderes de desaceleração protegeram ela do impacto, mas a deixou em um estado de negação após o incidente.


⊗ MUTANTE & ORGULHOSA!

D-Cel, que na verdade se chama Miranda Manuel, desde então vem rejeitando a ideia de ser uma mutante pois ela ao se aceitar mutante, ocasionalmente teria que aceitar também que matou os seus pais. Mesmo que inconscientemente.

O Fanático em diversos momentos ao longo da minissérie tenta conversar com ela a fim de fazê-la se aceitar como mutante, mas esse momento só acontece páginas antes da última edição.


Sob a possibilidade deles serem presos após terem se infiltrado em uma prisão de vilões — e de terem sido capturados —, Cain começa a dizer que Miranda não pode ser presa pois ela deve ser julgada por Krakoa, afinal, ela era mutante. E mesmo Cain sabendo o que ela é, ela nega.

O diálogo entre os dois é o mais franco possível nesse momento, e após perceber que Cain estava certo e que só queria o melhor pra ela, D-Cel se aceita de forma orgulhosa como mutante e revela seu nome — além é claro de solicitar asilo em Krakoa.

Cain então leva D-Cel em um dos portais presente Novo México, onde o Professor X, Black Tom Cassidy e um mutante acompanhante a recebem em Krakoa, finalizando então o arco da minissérie com ambos se despedindo e agradecendo pelas mudanças que eles realizaram em cada um, com a Miranda então atravessando os portais de Krakoa e bastante orgulhosa e esperançosa pelo futuro que lhe reservava.


⊗ CAMPO DE DESACELERAÇÃO

Apesar de parecer ser óbvio demais pelo nome, o poder da D-Cel é muito mais intrigante do que aparenta. Inicialmente suas habilidades diminuem ou até mesmo extraem qualquer força cinética que ela queira.

Só que indo muito mais além, suas habilidades impedem até mesmo rastreios mentais ou a eficiência de habilidades regenerativas, como fatores de cura ou semelhantes. Além é claro, de reduzir qualquer impacto contra ela que alguém — ou algo — queria causar, minimizando totalmente os danos.

Apesar de não ter conseguido parar o Fanático, ela conseguiu reduzir a sua velocidade ao máximo o que é um enorme feito para uma mutante sem treinamento. Ela também conseguiu reduzir a velocidade de comunicação e até mesmo de uma queda de altura, o que dá a ela um leque enorme de possiblidades a respeito do que mais seu poder poderia fazer. Muito interessante, não?



Mas e vocês caros leitores, o que acharam da D-Cel, de seus poderes e de sua história? Gostariam de ver mais dela em outras HQs dos X-Men?

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. Se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!