SÉRIES

WANDAVISION: Listamos 14 curiosidades e easter eggs do oitavo episódio

A Feiticeira Escarlate fez sua ascensão ao MCU. A sua jornada de aprimorada chegou ao fim, agora é o Caminho das Bruxas e vários easter eggs.


WandaVision certamente tem se mostrado um primor de série, e o oitavo episódio conseguiu atingir e muito não só a Wanda, como também seus telespectadores. Em meio a uma sessão de “terapia de regressão”, Agatha Harkness busca compreender como alguém tão poderosa como a Wanda, não sabia o que era. E visitando os pontos mais doloridos do seu passado vamos descobrindo como Wanda deixou de ser uma “aprimorada” para se descobrir uma bruxa e posteriormente a Feiticeira Escarlate.

Em uma união de arcos recentes dos quadrinhos como o “Caminho das Bruxas” e de mais antigos como o “Destino da Feiticeira Escarlate”, o episódio nos entrega a triste história de Wanda Maximoff, em uma repleta onda de referências, curiosidades e easter eggs. Confira com UX quais elementos percebemos no penúltimo episódio da série.


⊗ 1. AGATHA & EVANORA HARKNESS | DIADEMA

Nos quadrinhos, Agatha Harkness é uma bruxa antiga e sem idade confirmada que estava viva desde que Atlântida foi submersa. Ela não parece ser tão velha no Universo Cinematográfico Marvel, onde no episódio 8 temos então um flashback revelando o Julgamento das Bruxas de Salem de 1693, onde ela aparentemente era um membro desonesto de um coven de bruxas.

Os poderes de Agatha se manifestam na coloração azul, assim como o de outras bruxas. No entanto, após a “energia roxa” começar a ser liberada do seu corpo fica a impressão de que a “magia proibida” estaria tomando aquela decisão por si só. O que é reforçado com as falas da Agatha dizendo que ela poderia ser salva e continuar sendo boa, sendo posteriormente atacada por sua própria mãe, Evanora Harkness — a líder do coven.

OBS: No MCU a energia de cor roxa geralmente está ligada ao Dormammu e sua Dimensão Negra, mas nos quadrinhos geralmente conectado a Dimensão do Enxofre — a mesma do Azazel e do Noturno —, ambos os locais são considerados reinos infernais e consequentemente fontes de energia mágica. 

Zhered-Na, Feiticeira Escarlate e Encantor

Algo muito interessante ao se notar nessa cena é a diadema de energia formada na cabeça de Evanora, se assemelhando e muito com a própria diadema usada pela Feiticeira Escarlate, pela Encantor e também pela Zhered-Na, todas elas feiticeiras no universo da Marvel Comics. Ao que tudo indica a série meio que ressignificou o que seria esse artefato na cabeça das feiticeiras e bruxas da Marvel para algo voltado ao reino mítico, o que dá um motivo primordial para as personagens usarem tal artefato, principalmente Wanda, que nos quadrinhos leva o título de “Rainha do Caos”. Um easter egg muito interessante deixado pela produção diga-se de passagem.


⊗ 2. AGATHA & ESTRANHO DIVIDEM A “CURIOSIDADE”

É interessante citar também que assim como na jornada do Doutor Estranho para o seu grau maior como Feiticeiro Supremo e Mestre das Artes Místicas, Agatha também dividia em comum algo que a fez buscar por mais poder: curiosidade! Ambos os personagens demonstram um alto interesse nos estudos da magia.

Enquanto Stephen Estranho aplicava em seus estudos diversos conhecimentos de diferentes livros de feitiço, Agatha pela sua pouca história introdutória parecia cada vez mais tentar por diferentes tipos de poderes também. Até mesmo sua entrada no Hex da Wanda foi por pura curiosidade, segundo ela. Algo a se falar também são as magias das bruxas, que iremos abordar no próximo tópico.

Agatha havia sido banida do seu coven por praticar uma magia proibida acima da sua classe — e categoria —, o que implica que talvez ela tenha aprendido a drenar seu poder de outra fonte possivelmente assim como os magos fazem para canalizar seus feitiços — seria aqui um easter egg ao Ralph? Por falar em feitiços e magias, vamos ao próximo tópico.


⊗ 3. A DIFERENÇA ENTRE AS MAGIAS

Apesar do conceito de magia ser aplicado no MCU desde o primeiro filme do Thor, de fato nunca tivemos uma manifestação poderosa do que seria a magia em si até a chegada de Doutor Estranho. Mas ainda assim, vale dizer que o filme do Doutor Estranho aplicou uma fórmula diferente para a magia.

Caso lhe falhe a memória, o filme é apresentado pela ótica do Stephen Strange, um homem de exatas e da ciência, que por ter uma mente fotográfica aprendia com facilidade qualquer tipo de conhecimento que ele viesse a aprender. No entanto, quando a Anciã começou a ensinar magia ao Stephen, ela utilizava conceitos e explicações de programação para melhor entendimento dele, e com base nisso ele foi se desenvolvendo como mago, aprendendo inclusive feitiços avançados para o nível de um Ancião.

No entanto, em WandaVision vimos todo esse conceito mais robótico sendo deixado de lado e nos foi apresentado a uma outra faceta da magia no MCU, a das bruxas! Elas utilizam não só encantamentos falados em latim — e possivelmente em outras línguas —, como também usam runas mágicas para a conjuração de feitiços de proteção. Inclusive, a ideia da Agatha “mastigar” toda a explicação para as magias básicas foi só mais uma prova de como eles estavam tentando fazer uma segunda reeducação ao público sobre a magia, dessa vez pautada sob a ótica das bruxas.

Até o próximo último episódio da série possivelmente teremos mais lacunas sendo preenchidas — e potencialmente muitos easter eggs para serem descobertos —, mas é muito bom saber que WandaVision no entregou outro tipo de aplicação mágica.


⊗ 4. SR. SCRATCHY | FAMILIAR

Em nossa lista de curiosidades e easter eggs para o episódio #2 de WandaVision comentamos sobre o Sr. Scratchy e de como seu nome traz claras referências não só a Nicholas Scratch, filho da Agatha Harkness  nos quadrinhos como também ao próprio diabo, já que “Mr. Scratch” (em inglês) é um dos pseudônimos em que o diabo assume quando vem à Terra para “oferecer” favores em troca de “coisas”. No entanto, o coelho da Agatha pode ter uma indicação aqui.

É comum nas história das bruxas haver espíritos antigos reencarnarem no corpo de animais, e por meio de uma conexão — ou elo —, “um pacto” é feito entre aqueles dois formando então um familiar, um espírito que acompanha a bruxa e se alimenta de sua magia, enquanto que ao mesmo tempo se permite ficar conectado como seu companheiro — ou companheira.

No quadrinhos, o familiar da Agatha é o gato preto Ébano — ele inclusive é referenciado na lista de easter eggs do episódio #2 também —, que possui a habilidade de se transformar em uma Pantera Negra usando a magia da própria Agatha. E ao que tudo indica o Sr. Scratchy na verdade seria o familiar da Agatha na série.


⊗ 5. O CAMINHO DAS BRUXAS | REGRESSÃO DE MEMÓRIAS

Como havíamos comentado em nossa última lista de easter eggs anterior, ao longo do episódio #7 a série foi uma verdadeira adaptação de um recente arco da Feiticeira Escarlate em sua revista solo, o Caminho das Bruxas. Para quem não conhece, o Caminho das Bruxas é uma dimensão onde apenas bruxas podem entrar, seja elas abrindo o portal ou sendo guiadas por outras bruxas.

Nessa dimensão fora do espaço-tempo, a bruxa não só aprende sobre seu passado, como também entende quem de fato ela vai se tornar no futuro e de onde a sua magia original é. Nos quadrinhos, ao entrar no Caminho das Bruxas, Wanda conhece sua mãe verdadeira chamada Natalya Maximoff, que é nada mais ninguém que uma Feiticeira Escarlate também.

Wanda foi a única bruxa a completar o Caminho, já que por conta das diversas ameaças ali presente diversas bruxas já haviam sido atacadas e mortas. Até mesmo as bruxas mais experientes sofrem com isso. A Feiticeira Escarlate nos quadrinhos atravessou e finalizou o Caminho das Bruxas ao lado de sua amiga e tutora Agatha Harkness. Quanto à série em si, não foi muito diferente. Tivemos uma regressão ao passado, “viagens no tempo pela memória” da Wanda e no fim a conclusão e início da Wanda como uma Feiticeira completa — até mesmo a coloração de sua magia toma cor diferente.


⊗ 6. A TRILHA SONORA DA PERDA EM GUERRA INFINITA

Ao longo de Guerra Infinita, uma trilha sonora bem específica ficava de fundo perante a uma mais animada e divertida como o MCU é. No entanto, conforme o andamento do filme e da urgência que ele tomava, essa mesma trilha sonora mais pesada e grotesca ganhava forma e se sobressaia. Seu ápice sonoro acontece durante o estalo do Thanos, onde conforme metade da população dos heróis sumia — assim como a outra metade do mundo —, a outra metade ficava desesperada e em luto sem saber o que acabara de acontecer. Essa trilha sonora leva o nome de “Porch”.

Em WandaVision a Porch foi usada em cada momento de transição de memória da Wanda, ganhando seu ápice de verdade durante o cenário em que ela converte toda a cidade de Westview para dentro do seu Hex. Um easter egg bem sombrio para um dos episódios mais sombrios da série até então.


⊗ 7. FEITIÇO DE PROBABILIDADE

Essa ideia já havia sido teorizada por fãs anos antes da série se quer ganhar uma confirmação, onde muitos acreditavam que Wanda teria sido a responsável por desativar a bomba. E bem, WandaVision confirmou isso!

Como a própria Agatha diz, Wanda quando criança era uma “bebê bruxa” que se quer sabia o que era, mas naquele momento de tensão usou pela primeira vez o seu primeiro feitiço de probabilidade. O easter egg em questão é que, nos quadrinhos, os “feitiços de probabilidade” como a própria Feiticeira Escarlate dizia, foi o seu primeiro poder nas histórias da Marvel. Wanda nessa época não era uma bruxa, apenas uma mutante com a habilidade de alterar o campo de probabilidade das coisas e isso podia gerar benefícios ou malefícios.

A cena é bem rápida pois Agatha interrompe não só a Wanda como nós, os telespectadores, também. Mas pausadamente é possível perceber um efeito de poder agindo sob a mão da jovem Wanda, indicando que foi ela que impediu o míssil de explodir — e não o Magneto, como a outra metade dos fãs acharam.


⊗ 8. A REVELAÇÃO NA JOIA DA MENTE

Uma das cenas mais emblemáticas do episódio #8 foi justamente o momento em que Wanda tem acesso ao seu potencial completo através da revelação da Joia da Mente. Nessa visão, temos a Feiticeira Escarlate como uma bruxa completa revelando para a Wanda quem de fato ela se tornaria: um ser tão poderoso capaz de manipular a magia do caos e também um ser Nexus.

A cena é sensacional em vários sentidos não só por nos apresentar uma leve prévia do uniforme da Feiticeira Escarlate, como também entregar aquilo que os fãs mais querem, o firmamento da Wanda dos quadrinhos também nos filmes.

Mas duas dúvidas ficam nessa cena, onde a primeira certamente é: Como Pietro sobreviveu também ao evento de exposição da Joia? Afinal, segundo informações oficiais, apenas os dois irmãos sobreviveram — mas talvez tenhamos a resposta para isso. A segunda dúvida fica a parte da própria série, afinal, teria sido a própria Wanda a censurar nas câmeras o evento de revelação ou teria sido a Feiticeira Escarlate da revelação em si que teria feito isso?


⊗ 9. FIETRO & PIETRO

O Pietro do Aaron-Taylor Johnson morreu em Vingadores: Era de Ultron, isso é um fato. No entanto, como levantado no item anterior, como ele pôde sobreviver aos experimentos do Barão von Strucker através da manipulação da Joia da Mente? Para a Wanda tivemos a explicação de que por ela ser uma bruxa, a joia apenas ressoou aqui que ela já era e amplificou seus dons naturais.

Recentemente em uma HQ solo do Mercúrio chamada “Sem Limites”, Pietro foi categorizado também como um ser com habilidades mágicas hereditárias. Mas diferente de sua irmã que podia manipular e absorver magias de caos, o Pietro apenas podia canalizar o caos sobre seu corpo para forçar uma aceleração maior, deixando-o mais veloz. No MCU, após a revelação da Wanda, Pietro “teoricamente” fica considerado como um furo ao sobreviver aos experimentos, afinal não tivemos uma resposta sobre como ele ganhou suas habilidades. Seria ele também um humano com sangue mágico?

Sobre o Fietro em si, o Mercúrio do Evan Peters, tivemos a revelação que era a “Agatha e mais ninguém” que havia possuído o seu corpo e reclamado o controle sobre sua vontade. No entanto, vale lembrar que o Fietro passou pelo Hex no episódio #, afinal o alarme é tocado no momento de sua revelação, mas se aquele era apenas um homem aleatório que a Agatha capturou, como ele ainda tinha super velocidade? Uma pergunta melhor seria qual o grande trunfo do Evan Peters? Em recentes entrevistas o diretor revelou que veremos muito mais do ator em outras produções, então poderia ser o Fietro na verdade o “Fox Pietro”? Fica então resposta para o último episódio.


⊗ 10. HAYWARD MENTIU!

Durante o episódio #5 tivemos uma gravação da invasão à S.W.O.R.D. sendo divulgada. De início, Hayward havia dito que Wanda tinha sequestrado o corpo robótico do Visão. No entanto, essa informação foi uma mentira anunciada pelo próprio Hayward. No mais recente episódio, Wanda apenas se enfureceu por ver seu amado todo desmontado — uma referência direto aos quadrinhos dos VINGADORES DA COSTA-OESTE —, mas ela foi respeitosa o suficiente para apenas se despedir devidamente dele e ir embora.

Ao final do episódio tivemos a revelação que Hayward queria apenas reiniciar o seu próprio Visão, o Visão “Catarata” — também uma referência à HQ de mesmo título citado acima. E olhando atentamente ao episódio da semana, a gente percebe que Hayward apenas queria incitar a Wanda a tentar “trazê-lo” de volta. Ele chega até a afirmar que tinha tentado todo tipo de energia e nada, tendo sucesso somente após fazer “uma chupeta” no drone danificado pela própria Wanda usando a magia do caos.

Fica aqui a incerteza se de fato aquele é o Visão Branco ou uma possível nova carcaça para o retorno do Ultron… Vocês ainda acreditam nessa teoria? Vale citar que o Visão Branco está usando em sua teste um dos Reatores Ark das Indústrias Stark feito de palandium, o elemento descoberto pelo Stark em Homem de Ferro 2.


⊗ 11. STAN LEE | EXCELSIOR

Quando a Wanda sai da S.W.O.R.D dirigindo, em seu carro na placa está escrito “EXCELSIOR!”, frase de efeito em latim usada por Stan Lee quando vivo, que significa “Sempre pra cima!” ou “Sempre positivo!”. Certamente um excelente easter egg colocado pela produção.


⊗ 12. A CRIAÇÃO DO HEX


A criação do Hex no episódio certamente foi um dos momentos mais tristes produzidos pelo MCU. Mergulhada em sua própria dor e marcada constantemente de severas perdas e lutos, Wanda Maximoff libera toda a sua angústia na forma mais primitiva do seu poder — assim como ela fez em Vingadores: Era de Ultron — liberando toda a sua magia do caos como uma onda que engole toda a Westview.

Essa cena é muito boa pois de início é possível perceber a construção do Hex semelhante a identidade visual dos poderes da Wanda em Dinastia M, em vários “legos”/”pixels” sendo encaixados para conjurar uma nova realidade. Um easter egg direto das HQs.


Outro ponto a ser observado aqui são as mudanças que a Wanda causa dentro de Westview: Em um dos outdoors da cidade é possível perceber uma referência a Vingadores: Guerra Infinita fazendo referência tanto ao acidente ocorrido na cidade de Lagos como também ao evento ocasionado pelo Thanos com o seu “snap!” (estalo!). Basicamente, Wanda causou um grande estrago — como a propaganda referente a Lagos — raptando toda uma cidade — como Thanos fez com metade do universo.

Na sessão de cinema de Westview que anteriormente estava em exibição Tannhauser Gate — famoso monólogo do filme Blade Runner sobre as “consequências” de existir —, é substituído por dois diferentes filmes da Disney, “Big Red” e “Kidnapped”, dando referência ao “grande rapto em vermelho” que Wanda faz na pacata Westview.


⊗ 13. A CRIAÇÃO DO VISÃO

O Visão é composto inteiramente de moléculas de vibranium em conjunto com o berço de tecido de matéria orgânica da Dra. Helen Cho, como vimos em Vingadores: Era de Ultron. No entanto, o Visão criado por Wanda não tinha nenhum componente de vibranium, apenas magia do caos, mesmo assim Hayward foi capaz de rastreá-lo de dentro do Hex.

Um palpite aqui teria sido a própria magia do caos. Ao que parece, Wanda conseguiu reproduzir o vibranium no corpo do Visão usando seus poderes, o que é incrivelmente genial. Mas infelizmente essa criação está fadada a viver para sempre no Hex, caso contrário ele começa a sumcubir e morrer fora dele, como vimos no episódio  #6.


⊗ 14. A MAGIA DO CAOS

A origem do Magia do Caos na Marvel Comics remonta à própria formação da Terra. Nos primeiros dias, há mais de um bilhão de anos, uma antiga raça de seres poderosos conhecidos como os Deuses Anciões vagavam pela Terra. Um dos mais fortes desses deuses, que eventualmente se deteriorou em um ser demoníaco, foi Chthon, que se tornou o primeiro ser na Terra a dominar o poder da magia negra arcana. Chthon governou a Terra por um tempo como o Deus do Caos, usando suas imensas habilidades para moldar a realidade à sua vontade. Eventualmente, no entanto, Chthon foi exilado e selado em uma dimensão alternativa através da Montanha Wundagore, localizada na Europa oriental.

Wanda Maximoff nasceu perto da Montanha Wundagore, e como resultado suas habilidades inerentes foram ampliadas pelo poder latente de Chthon. O Deus Ancião escolheu Wanda como um potencial futuro recipiente para ele habitar (o que ele faz mais tarde) e, portanto, suas habilidades naturais se tornaram muito mais fortes conforme ela crescia. Eventualmente, a verdadeira natureza dos poderes de Wanda tornou-se clara, catapultando-a para se tornar um dos personagens mais poderosos do universo Marvel.

As limitações exatas da Magia do Caos não são rigidamente definidas, principalmente porque são quase ilimitadas. Esse poder envolve principalmente habilidades de alteração da realidade, dando ao portador a força para criar, destruir e alterar a própria estrutura do universo. Wanda mostrou esse poder várias vezes nos quadrinhos, onde o exemplo mais famoso é a saga Dinastia M, que tem sido uma das grandes inspirações para WandaVision. 

Um palpite nosso sobre a explicação da magia do caos no MCU seria: ou a Feiticeira Escarlate é uma figura antiga e mítica que reapareceu por meio de algum tipo de reencarnação, ou Wanda é o cumprimento de uma profecia envolvendo Magia do Caos, que faz referência a alguém chamada Feiticeira Escarlate. A última história, em particular, poderia facilmente ainda trazer Chthon e os Deuses Anciões.



Mas e vocês caros leitores, gostaram das curiosidades e dos easter eggs apontados essa semana? Deixe seu comentário abaixo informando se você concorda ou não com alguma informação descrita aqui.

E não esqueça de descobrir o que a gente achou do episódio no Frequência Sentinela, o podcast do Universo X-Men.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana teremos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!