SÉRIES

WANDAVISION: Listamos 15 curiosidades e easter eggs do segundo episódio

Em seu segundo episódio, WandaVision conseguiu mostrar o potencial da Wanda. Confira 15 curiosidades e easter eggs do segundo episódio!


WandaVision fez a sua estreia e já no seu primeiro episódio tivemos diversas referências, curiosidades e easter eggs para serem listados, e sim, listamos! Apesar de no seu primeiro episódio a série ter ficado em um núcleo mais fechado — a casa da Wanda e do Visão e o escritório do Sr. Harts —, no segundo episódio tivemos um maior contato com a pacata cidade de Westview e seus famigerados habitantes. E com isso muitas outras curiosidades foram notadas!

Caso você não tenha visto a nossa lista revelando os 10 easter eggs e curiosidades do primeiro episódio, clique no link acima e conte pra gente nos comentários quais vocês notaram e quais não, e, após terminarem, voltem aqui para conferir os itens listados do episódio 2. Mas em caso de você já ter visto e se surpreendido, venha com a gente então se surpreender ainda mais! Confira abaixo o que pudemos listar de importante e curioso no segundo episódio de WandaVision.


⊗ 1. TODO O 2º EPISÓDIO É NOS ANOS 60!

Assim como no primeiro episódio os eventos aconteceram dentro do período histórico dos anos 50, o segundo episódio por outro lado nos leva diretamente para os anos 60! Em caso de você não ter notado, não só o humor e a temática da série mudam — agora dentro de eventos do cotidiano de uma cidade —, mas até mesmo o interior da casa de Wanda e Visão se tornou bem maior e mais espaçoso em comparação com a do primeiro episódio. Seria uma dica da “promoção” do Visão ou apenas um preparativo “para as crianças”? Resta a curiosidade.

Outra curiosidade boa de ser notada aqui, é que por se passar nos anos 60 os dois sitcons que mais se assemelham com o segundo episódio de WandaVision é justamente Jeannie é um Gênio e A Feiticeira. Ambas as séries foram um enorme sucesso na década de 60 e expressam justamente o mesmo tipo de humor presente nesse segundo episódio. Desde aos truques de mágica realizado por Wanda — igual a Jeannie fazia — como também na ideia de Wanda querer ajudar muitas pessoas ao longo desse episódio e ser prestativa — como é em a Feiticeira.

E por fim mas não menos importante, um dos easter eggs mais legais logo de cara está na música de abertura. Sendo uma paródia do sucesso dos Beach Boys diretamente dos anos 60, a música “Help Me Rhonda” — Me Ajuda Rhonda, ou podemos dizer Wanda 👀 — é tocada durante a abertura da série em animação, sendo uma referência aos dois sitcons citados, mas a música também é tocada durante a conversa da Wanda com a Dottie… Mas falaremos dela mais pra frente. A música fala sobre Rhonda iludir o rapaz e manipular a mente dele, e ele precisar de ajuda pra saber se o que ele sente é real ou não… Bem curioso né?


⊗ 2. OS “PRODUTOS” DA WANDA

E falando já na abertura, você notou a variedade de easter eggs que foram colocados ali? Boa parte deles estão ligados a Wanda, Visão e ao Pietro em diferentes momentos de suas vidas nos quadrinhos. O primeiro nome a aparecer marcado em amarelo é o Wonder Oats (Aveia Maravilha) possivelmente uma referência ao Wonder Man — o Simon Williams —, conhecido aqui no Brasil como Magnum, sendo uma indicação tanto para a Wanda quanto para o Visão. Nos quadrinhos Magnum foi usado por Ultron, que copiou as suas ondas cerebrais para criar as do Visão. Magnum por um tempo também foi um dos interesses românticos da Wanda.

Nos quadrinhos atualmente é tido que Wanda e Pietro são filhos de Natalya Maximoff — anteriormente mencionados como filhos da Magda — e quem a ajuda a ter os bebês é uma vaca modificada chamada de Bova, que assim como os gêmeos também foram alvo de manipulação genética perante o Alto Evolucionário. E no supermercado é vendido ali o Bova Milk (Leite de Bova). Wanda considera a Bova alguém muito especial, por ter ajudado os Maximoff a encontrar uma família após o falecimento da mãe.

E por fim mas não menos importante temos aqui talvez uma referência ao gato da bruxa Agatha Harkness, o Ébano. No supermercado é vendido areia (serragem?) para a caixa de gato da Auntie A’s (Tia A) com um gato preto na embalagem; e nos quadrinhos a Wanda — e o Franklin Richards — referenciava a bruxa em diversos momentos como Tia Agatha.


⊗ 3. ESQUELETOS NO ARMÁRIO? NÃO, TEMOS UM CEIFADOR!

No episódio anterior, o Sr. Harts faz uma piada com o fato do Visão esconder esqueletos no armário. No entanto através dessa abertura além de esqueletos pudemos ver outra coisa escondida, um Ceifador! Quando o Visão acorda e começa a passar pelos cômodos da casa usando a sua intangibilidade, além de vários ossos temos ali o icônico capacete do vilão, chamado de Eric Williams, que também na verdade é o irmão do personagem Magnum — mencionado anteriormente —, uma super estrela de Hollywood e também um super-herói nos horários vagos.

O Ceifador tem um certo o desprezo pelo Visão, já que nos quadrinhos o seu irmão Magnum foi um dos instrumentos utilizado para a criação do mesmo. Um outro ponto entre esse easter egg e os quadrinhos, é que em 2015 durante a minissérie do Visão vivendo uma pacata vida com sua família de sintezoides, o vilão Ceifador invadiu a casa deles na edição #3 atrás do Visão e de sua família. No entanto, Eric acabou sendo morto e mais tarde sendo enterrado no quintal da família. Os ossos e o capacete escondido entre os escombros da casa de Wanda e Visão faz jus a esse encontro entre os dois nos quadrinhos. Talvez seja uma dica que poderemos ver ele também na série?


⊗ 4. UM LEMBRETE DO SEU PRIMEIRO PAI

Wanda e Pietro são talvez os personagens de quadrinhos com uma das histórias de origem mais confusas possíveis. Eles ao todo já tiveram diversos retcons em seu histórico, onde nessa conta se encaixa 4 pais e 5 mães. Mas lá no início dos quadrinhos quando eles surgiram, ambos os gêmeos Maximoff tiveram uma história onde ambos eram descritos como filhos do Whizzer (Ciclone), personagem esse referenciado também na abertura de WandaVision.

Whizzer é considerado como um dos personagens clássicos da Marvel, junto com o Namor e o Tocha Humana Original — diretamente da década 30 —. E assim como Pietro ele também é um velocista. Ele após conhecer os gêmeos cita alguns fatos que batem com o histórico de nascimento dos dois, e mediante as coincidências Wanda e Pietro o aceitam como pai. Mais tarde tarde — dez anos depois — tudo isso é desfeito novamente mediante um novo retcon que transformaria os gêmeos Maximoff em romanis, ao serem mencionados como filhos de um casal romani.

Certamente a estátua de Whizzer na abertura foi uma “piada interna” mediante toda essa confusão causada pelos retcons, será que teremos alguma em referência ao Magneto? De qualquer forma, um agradecimento ao membro do nosso grupo do Facebook, o Guilherme Ablo, por essa contribuição e achado!


⊗ 5. OS MUTANTES EM WANDAVISION

Calma, por enquanto não apareceu mutantes no MCU, mas ao menos tivemos dois mencionados em WandaVision. Quando ambos os protagonistas começam a ensaiar para o seu show de mágica para os habitantes de WestView, Visão se autodenomina pelo pseudônimo Ilusão e chama Wanda de Glamour… E novamente, temos easter eggs aqui! Ilusão e Glamour nos quadrinhos da Marvel são um casal de mutantes conhecidos por realizar truques de mágica utilizando seus poderes mutantes para enganar o público.

Ilusão tem a habilidade de fazer com que tudo o que ele toca começa a levitar, enquanto que sua esposa Glamour tem o poder de controlar as moléculas de seu corpo mentalmente, podendo se tornar intangível ou aumentar a sua densidade para ficar mais forte. Ambos os casais já tiveram algumas aventuras juntos nos quadrinhos, e até mesmo estiveram presentes nos nascimentos dos filhos de Wanda e Visão. Na série, Wanda e Visão referência o que Ilusão e Glamour faziam nos quadrinhos, usando seus poderes ao se passarem como mágicos para enganar e encantar a plateia. E bom, conseguiram.


⊗ 6. SEGREDOS NA PAREDE

Aparecendo rapidamente no início e no fim do episódio, a base de pesquisas da HYDRA de Vingadores: Era de Ultron é vista como um papel de parede da sala de jantar de Wanda e Visão. Para quem não se recorda, foi nessas instalações que os gêmeos Maximoff ganharam seus poderes após se voluntariarem para as pesquisas de manipulação genética por meio da energia do Cetro do Loki — a joia da mente.


⊗ 7. O HELICÓPTERO #57 DA S.W.O.R.D

O helicóptero da S.W.O.R.D foi um dos primeiros contatos reais do mundo externo com o domo de realidade da Wanda, nós já o vimos tentando atravessar o domo nos primeiros trailers da série. No início do episódio é possível ouvir diversos estrondos sonoros causados por alguma coisa, mas o casal logo acredita que se trata de galhos na árvore colidindo na janela. Na manhã seguinte, Wanda escuta novamente o barulho vindo da área externa da casa, e ao procurar a fonte de onde vem ela encontra um helicóptero de brinquedo, colorido em vermelho e com a logo da S.W.O.R.D.

Wanda expressa não saber a origem daquilo e certamente ela não deve saber. Além da coincidência da aeronave ter se tornando um brinquedo dentro do domo — “pelas crianças” —, em sua fuselagem é possível vermos os números #57, que, novamente, nos levam a uma referência em quadrinhos. VINGADORES #57 é a primeira história onde o Visão aparece: aqui ele é enviado pelo Ultron para caçar e matar os Vingadores, mas o sintezoide percebe que essa programação de “matar” não coincide com suas ideias, e ao invés de assassinar os Vingadores ele os leva diretamente para o local onde o Ultron estava escondido.

Após esse encontro o Ultron é reiniciado, e volta totalmente desorientado e perdido, mas a viver como um Vingador, bem semelhante ao Visão que temos na série: um ex-Vingador que agora está perdido e desorientado sobre o seu local atual. Mas também não muito diferente da Wanda.


⊗ 8. “O DIABO TÁ NOS DETALHES”

E novamente temos aqui em nossa lista Agnes com seus diálogos intencionados e bem macabros. Quando ela vai até a casa da Wanda para lhe entregar o seu coelho, ela o chama de Sr. Scratchy (Sr. Coceiras). Acontece que temos duas potenciais referências aqui, uma bem diabólica e outra um possível easter egg dos quadrinhos. Como a Agnes tende a ser uma personificação da Agatha Harkness, é bem possível que o nome Scratchy venha de Nicholas Scratch, o vilão feiticeiro e filho da bruxa nos quadrinhos da Marvel.

No entanto, há outra informação bem macabra em cima do nome do coelho. Em alguns países da América, o nome “Mr. Scratch” ou “Old Scratch” são pseudônimos do diabo pra quando ele manda outros fazerem seus feitos. E se no decorrer da série ficar oficializado a ideia do Mephisto está presente e por detrás de tudo isso, e é bem capaz do Sr. Scratchy não ter sido gratuito. Até porque, a Agnes cometeu sacrilégio ao dizer que o coelho interpretou Jesus no natal passado. Prestem atenção nas falas dela, o diabo tá nos detalhes!


⊗ 9. A APARIÇÃO DE GERALDINE

Geraldine é uma das personagens que foi introduzida no segundo episódio, junto com a Dottie para a reunião do evento de arrecadação de lucros para a escola de Westview. Mas existe um porém, se você não notou, nós do UX percebemos que a Geraldine de imediato não é visto na reunião domiciliar de Dottie; No entanto, todas as outras mulheres ali estavam — exceto Wanda e Agnes, que esperavam do lado de fora. Se formos para analisar com calma, a Geraldine até mesmo diz “na verdade, eu não sei o que eu faço aqui.”, e de fato ela não sabia; se quer sabia seu nome até Wanda tocar em sua mão — Obrigado novamente ao Guilherme Ablo por essa observação.

A personagem de Geraldine dentro do domo é um mistério total, mas fora dele ela é a Mônica Rambeau, conhecida nos quadrinhos como a primeira Capitã Marvel. A Mônica na série será uma agente da S.W.O.R.D que de alguma forma terá acesso ao domo de realidade da Wanda. Como ela é uma forasteira, o domo tratou de transformar a sua persona em algo totalmente novo, por isso ela se quer sabia seu nome ou sua história ali dentro dentro daquela realidade até a Wanda tocá-la. E podemos dizer que tivemos até mesmo um easter egg de como ela possivelmente poderá ganhar seus poderes no MCU — confira o item 14.


⊗ 10. DOTTIE E O ENIGMA DA WANDA | JIMMY WOO

Se você caro leitor e telespectador, tem notado que todos os habitantes de Westview tem agido estranho — exceto a Agnes —, meus parabéns, pois de fato eles estão! Como citamos na nossa lista de easter eggs do primeiro episódio, o Sr. Harts começou a fazer sérias perguntas ao casal, o que acabou gerando naquele momento bizarro da Sra. Harts repetindo o “Stop It” inúmeras vezes para o seu marido, para a Wanda e para a nós.

No entanto, dentro da narrativa do Sr. Harts, é justo dizer que a ideia dele fazer perguntas para seu mais novo contratado, o Visão, nada mais do que o natural. Mas isso acabou levando seu subconsciente a entender que ele estava ali contra a vontade, ainda mais depois que a Wanda ficou confusa sobre a sua posição ali, e por isso o tom dos questionamentos ficou agressivo demais. O mesmo acontece com a Dottie nesse episódio. Ela como a líder e anfitriã do evento tem como “liberdade” dentro da sua narrativa criada pela Wanda ser bastante tóxica e agressiva com as palavras.

No entanto quando Wanda começa a receber chamados externos dos agentes da S.W.O.R.D através do rádio — que aqui volta a tocar novamente a música da abertura “Help me Rhonda/Wanda/Úonda” — e a Wanda começa a se questionar novamente sobre a realidade daquele lugar, a própria Dottie começa a ressoar suas próprias dúvidas sobre quem estaria falando por detrás do rádio e quem seria a Wanda — aquela forasteira que usurpou a sua cidade. Mas quando Wanda volta a se concentrar, Dottie volta assumir o seu papel — o mesmo ocorre com o Sr. Harts.

A voz que saia do rádio potencialmente era do Jimmy Woo — outro easter egg —, o agente da S.H.I.E.L.D que conflitou com o Homem-Formiga no seu segundo filme e já sabemos que voltou para WandaVision agora como um dos agentes do FBI. Quando ele questiona a Wanda sobre “quem fez isso com você”, o rádio explode e junto com isso o copo na mão de Dottie também, ferindo-a e deixando sangue em suas mãos; e sendo este também o próximo item de nossa lista.


⊗ 11. WANDA NÃO CONTROLA O VERMELHO | O CAOS

É notório em todos os momentos quando algo em vermelho fica em destaque, significa uma situação onde Wanda perde todo o controle e seus questionamentos dentro daquela realidade começam a aparecer. Isso aconteceu tanto na cena do helicóptero, quanto na cena do sangue após o ferimento na mão de Dottie. Em ambas as situações ela encara aquele vermelho como algo curioso e inesperado. E dentro da narrativa da Wanda nos quadrinhos, o vermelho geralmente é atribuído ao caos, a magia do caos — a verdadeira fonte dos seus poderes.

É certo que ainda veremos isso acontecer no decorrer na série, mas não deixa de ser interessante perceber essa pequena característica tanto da Wanda quando dos seus poderes sendo representado assim. Em sua HQ solo Feiticeira Escarlate (2016), as capas e toda a temática dos seus quadrinhos eram atribuídas em três únicas cores: preto, branco e o vermelho. Então de fato estamos vendo uma identidade sendo construída aqui. Até porque, seu codinome como heroína é Feiticeira Escarlate.


⊗ 12. O TEMPO COM A HYDRA

Assim como no outro episódio, tivemos aqui também um comercial repleto de referências, curiosidades e easter eggs. O primeiro e mais notório vai diretamente no nome do relógio, Strücker, nos remetendo diretamente ao homem que concebeu os poderes para Wanda e Pietro após os experimentos com a joia da mente, Barão Von Strücker, um dos panteões altos da HYDRA — que por falar na organização, também aparece aqui na cena.

Um outro ponto a ser mencionado é justamente a hora do relógio, 2:42, nos guiando diretamente para VINGADORES #242, edição essa que marca o retorno do Visão e da Feiticeira Escarlate à equipe dos Vingadores após o Visão passar um período desligado — seria uma prévia de que ambos sairão vivos de WandaVision e retornarão aos Vingadores? O interessante dessa menção, é que edições mais tarde essa HQ meio que marca o início das famigeradas GUERRAS SECRETAS, um dos maiores eventos de crossover dentro do universo da Marvel. Esse é certamente uma excelente easter egg tendo em vista que o próprio Kevin Feige já havia anunciado a ideia de adaptar essa saga para os cinemas.


⊗ 13. A JOIA DA MENTE

Esse easter egg estava quase que gritando na nossa cara, mas ainda assim é interessante de ser mencionado. Quando Wanda e Visão estão treinando para o seu show de mágica, a protagonista criou um armário para auxiliar no espetáculo, o armário dos mistérios. O desenho estampado no armário é uma ilustração a joia da mente, pedra essa que foi a origem do poderes da Wanda — e Pietro — e também serviu como o despertar consciente do Visão.

O interessante no entanto é, em dado momento do show de talentos, Wanda usa seus poderes para fazer com que Geraldine saia de dentro do armário; poderia ser essa uma deixa de como a Mônica ganhará os seus poderes dentro do MCU? Mônica nos quadrinhos tem a habilidade de gerar e manipular diferentes tipo de ondas de energia, e a depender se teremos ou as joias influenciando no MCU, a resposta é sim!

No segundo trailer de WandaVision, nos momentos finais temos a Wanda conseguindo acessar novamente a joia da mente. Não sabemos como isso acontecerá, mas não seria surpresa nenhuma termos uma outra “Capitã Marvel” ganhando seus poderes por meio de outra joia do infinito.


⊗ 14. “PELAS CRIANÇAS”
Na primeira imagem, easter egg presente no trailer de LOKI.

Outra situação bizarra que foi constantemente mencionada foi o bordão quase que a nível de seita “pelas crianças”. Para quem é fã dos quadrinhos já sabe que os filhos de Wanda e Visão, Billy e Tommy, mas para os que não, talvez esse artigo possa ajuda. Apesar de ser filhos do casal protagonista de WandaVision, eles não foram concebidos de forma natural — e bem vimos isso após o fim do segundo episódio.

Tommy e Billy são fragmentos perdidos da alma do demônio Mephisto, trazidos à vida com a magia de Wanda. Ela não sabe disso e se quer conhece as forças com as quais está mexendo, mas na ideia de gerar filhos e ter uma família Wanda foi longe demais e acabou usando a alma de um demônio para fazer seus filhos. Mediante essa narrativa, podemos dizer que possivelmente na série Agnes deseja o nascimento dos bebês para potencialmente fazer algum ritual para liberar o demônio. Afinal, se tiver uma parte dele já presente na Terra, fica fácil abrir o portal para conjurá-lo. Mas lembrando que isso são só nossas ideias

Vale lembrar que o Mephisto já existe no MCU. No passado, a S.H.I.E.L.D invocou ele para estudar o Tesseract — a joia do espaço —, e após estudos ele afirmou que o cubo tinha potencial para ser tão poderoso quanto uma das joias do infinito. Após ter servido a S.H.I.E.LD, os mesmos o selaram novamente, mas nada garante que ele não tenha soltado sua essência a Terra para culminar na sua libertação. Essas informações e easter eggs estão presentes tanto nos arquivos da S.H.I.E.L.D como revelado em Agentes da SHIELD, como também foi mostrado rapidamente em Vingadores (2012).


⊗ 15. “NO”

Sim, o momento mais bizarro do episódio 2. Aqui é quando sabemos que a Wanda mesmo não entendendo o que está acontecendo, ainda assim prefere manter aquela realidade como ela deseja. Lembre-se, tudo que vem de fora do domo se adapta aquela realidade. O Apicultor na verdade é um agente da S.W.OR.D que conseguiu entrar no domo através dos esgotos — como revelava o trailer —, mas na verdade o que ele estava usando antes de entrar na área era uma roupa de contenção à radiação.

Wanda ao perceber o que estava acontecendo ali, altera a realidade para voltar ao ponto em que ela e Visão estavam se dando bem, colorindo tudo agora e passando a ideia de “avanço” temporal. A julgar pelas próximas cenas, não é surpresa nenhuma dizer que o episódio 3 será habituado na década de 70.



Mas e vocês caros leitores, conseguiram identificar outras curiosidades ou easter eggs no segundo episódio de WandaVision? Comente abaixo caso se recordarem ou discordarem de alguns itens listados!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que agora todos os dias teremos vídeos para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!