SÉRIES

WANDAVISION: Listamos 11 curiosidades e easter eggs do sétimo episódio

E finalmente aconteceu. WandaVision deu partida para “Estrada das Bruxas” com diversas referências, curiosidades e easter eggs dos quadrinhos!


O sétimo episódio de WandaVision pode ter iniciado de forma sútil um dos arcos mais recentes da Feiticeira Escarlate, o “Estrada das Bruxas”, que ao que tudo indica, será adaptado em conjunto com outra história também presente nos quadrinhos, “O Destino da Feiticeira Escarlate”. Ambos os quadrinhos trazem o firmamento da Wanda como uma bruxa, categorizam muito bem o seu típico único de magia — a oriunda do caos — e atribuem tais características a ela ser uma criatura do Nexus.

Todos esses temas serão abordados nos itens a seguir, onde em meio a diversas referências a diferentes obras da cultura pop e dos quadrinhos, encontramos também easter eggs e curiosidades que merecem ser classificados.

É justo dizer pra você, caro leitor, que a partir de agora a série começará a ficar bem nublada de material promocional, sendo que boa parte dos itens listados aqui já não se fazem mais presentes nas cenas da série, e sim nos quadrinhos. Logo, é compreensível entender que alguns dos tópicos aqui presentes são grandes suposições com SPOILERS! Sabendo disso, boa leitura e lembre-se: “Não foi só a Agatha e tem mais alguém!”.


⊗ 1. “ANTERIORMENTE EM WANDAVISION”


Se você é do grupo de pessoas que já pula o trecho inicial da série logo no “anteriormente em WandaVision”, provavelmente não deve ter percebido que conforme os episódios vão se aproximando do mundo real, o humor da Wanda tem sido refletido também na sua recapitulação dos episódios.

Se no segundo episódio, que estava na década de 60, Wanda expressava de forma alegre e feliz a recapitulação do seu dia anterior, já no quinto episódio — que se passa na década de 80 onde ela começa a discutir com o Visão — o seu humor já era refletido de forma bem neutra e sem emoções. No entanto, em seu sétimo episódio, a recapitulação é narrada de forma opaca e sem nenhuma alegria, refletindo no estado emocional da Wanda, que cada vez mais aponta para a sua severa depressão.

Provavelmente a recapitulação dos próximos episódios estarão de forma tão depressiva, que é capaz dela narrar inclusive em lágrimas — se estivermos certos, apontaremos como uma das curiosidades da próxima lista. Confira no vídeo acima como tem estado o emocional da protagonista. Wanda não está bem!


⊗ 2. ANOS 2000 | ABERTURA

Assim como em outros episódios, o sétimo episódio de WandaVision traz em sua abertura — e também como base dos episódios — referência a 3 diferentes séries: Happy Endings, The Office e Modern Family. Sendo as duas últimas fortes ícones da cultura pop em geral. Aliás, uma curiosidade dentro das curiosidades é que os irmãos Russos foram os produtores e diretores de Happy Endings.

Toda a esquematização da abertura com o nome Wanda sendo escrito e encontrado em diferentes formas, é igual a abertura de Happy Endings, que segue o mesmo conceito. A música, por outro lado, é uma referência direta a The Office, que tem como base o mesmo sample e melodia apresentada em WandaVision. E nos momentos finais da abertura, o último take se conclui exatamente como o de Modern Family, apresentando o nome do show e o criador do mesmo… No caso, a própria Wanda.

Uma boa curiosidade a ser mencionada aqui é que o episódio que homenageia Modern Family foi ao ar a exatos um ano após o fim da série, onde inclusive os próprios atores do show agradeceram a roteirista de WandaVision, Jac Schaeffer, por ter feito tal homenagem. E caso não tenha notado, a Agnes em todo episódio estava inteiramente agindo como o Cam — Cameron Tucker —, enquanto a Wanda agia como a Claire Dunphy, personagens de Modern Family.



Todo o formato desse episódio foi desenvolvido no estilo “mockumentary”, que é quando o personagem esclarece seus pensamentos, aflições e desejos para a câmera, em referência a um documentário, enquanto quebra a quarta parede. Não por acaso o nome desse episódio é “Quebrando a Quarta Parede”. Ambas as séries Modern Family e The Office utilizam tal narrativa visual em seus episódios.

Em dado momento é possível ler a frase “Eu sei o que você tem feito Wanda!”, feito com colagem de papel, assim como são geralmente os bilhetes de sequestro, já que como sabemos desde o episódio 4, a Wanda não só sequestrou toda a cidade de Westview, como também alguns locais próximos dali ao expandir o Hex.

Em outro momento é possível ver uma placa de carro com a número 122822, que é a data de nascimento do falecido Stan Lee — ele nasceu em 8 de Dezembro de 1922. Excelente sacada da Marvel em inserir essas curiosidades na série.


⊗ 3. A TELEPATIA DO BILLY


Desde o último episódio Billy vem reclamando de sentir muitos barulhos e vozes em sua mente. Esse na verdade é o desenvolvimento natural dos seus poderes, que mais tarde se tornam bem parecidos com os da Wanda. Mas enquanto sua mãe apresenta poderes mais no estilo “empatia”, Billy de fato demonstra uma telepatia, a ponto inclusive de conseguir ler os pensamentos.

Julian Hilliard, o intérprete do Billy, em diversos momentos demonstra uma atuação incrível ao realizar diferentes expressões faciais para evidenciar o que ele vem descobrindo com seus poderes. É justo dizer que enquanto no episódio passado boa parte do foco ficou para o Tommy, durante esse episódio ele foi mais voltado ao Billy.

Mas por que os poderes do Billy tem se desenvolvido rápidos demais? Bem, essa é uma pergunta difícil de responder. Mas é possível perceber que os habitantes de Westview possuem duas linhas de pensamento. A primeira está sendo suprimida pelo próprio Hex, que os impede de pensar nas coisas que querem. A segunda é que o próprio Hex induz os habitantes a pensarem, já que eles estão sendo controlados.



Isso reflete até mesmo na cena da casa da Agnes, onde não existe nenhum ruído sonoro — nem mesmo da trilha sonora, que nesse episódio é bem animada — assim como na mente da Agnes, onde Billy não consegue “sentir dor” pelos pensamentos alheios, e por isso gosta de ficar com a Agnes, já que ela é “internamente calada” e sua mente é resistente a invasões psíquicas.

Uma das várias curiosidades ditas pelo Billy nesse episódio é que, ao brigar com o Tommy, ele diz que o irmão “sempre vai primeiro”. E de fato é! Tommy foi o primeiro a nascer, foi o primeiro a ganhar os poderes, foi o primeiro ter um episódio onde “comandava” e também é o primeiro a ser citado por Wanda em qualquer situação… Parece que ela tem um favorito 👀.

E assim como nos outros episódios, Billy veste as cores referente ao seu visual nos quadrinhos — azul, vermelho e branco —, enquanto que Tommy veste as cores do seu uniforme: verde, cinza e tons terrosos.


⊗ 4. O CAOS INSTAURADO


Essa certamente é uma das curiosidades a ser notada. Quando Wanda decide levantar de sua cama — que, aliás, está toda alinhada em padrões hexagonais — e encarar o dia, ela vai diretamente para a cozinha preparar o seu café da manhã. 

Nessa cena é possível perceber uma voz de fundo narrando os acontecimentos do dia anterior. Essa é a estação de rádio WNDA, onde em dado momento é até dito: “Esperamos que nossos fantasminhas possam ter voltado para casa a salvo. Afinal, eles só aparecem uma vez por ano”.

Na caixa de cereais, é possível ler “Estalos de Açúcar”, fazendo uma referência direta aos três estalos que aconteceram no MCU: primeiro o do Thanos, depois o do Hulk e por fim o do Stark.  Além disso, também aparece um palhaço na caixa, evidenciando o circo que ela deixou nas extremidades do Hex ao ter transformado os Agentes da S.W.O.R.D em palhaços. E no verso é possível ver um elefante com um tecido nas costas com as cores vermelha e verde tentando entrar no labirinto para chegar em casa, fazendo alusão ao papel do Visão nesse episódio, que é em diferentes momentos impedido de chegar em casa.

Além disso tem na caixa de leite a imagem de uma criança desaparecida, acenando para o que mais tarde aconteceria com o Billy e o Tommy.

Vale citar também a realidade da Wanda colapsando. Após ela expandir a área do Hex, Wanda ficou com uma “ressaca” de poder que a deixou totalmente suscetível à manipulação. Sua depressão começou a ficar mais evidente também, deixando todo o clima do episódio cada vez mais pesado.


⊗ 5. OS ALIADOS DE MONICA | SKRULLS?

Muitos fãs ficaram terrivelmente aborrecidos após a grande revelação do engenheiro aeroespacial que estava a vários momentos sendo referenciado nos episódios passados como sendo a Major Goodner. Mas calma, ela não é esse personagem engenheiro (a).

Na verdade, possivelmente a Major Goodner possa ser uma Skrull, essencialmente a mesma Skrull que faz amizade com a Monica lá no filme da Capitã Marvel. Quando a Monica volta a ativa na S.W.O.R.D, ela deixa evidenciado que no espaço há ameaças e aliados. E quando ela se encontra com a Major, Monica inicialmente agradece a lealdade dela à Maria. Isso não pode significar nada, claro, mas dentro do próprio episódio existem possivelmente duas referências a CAPITÃ MARVEL.

No início, Billy e Tommy percebem a anomalia e a instabilidade em seu videogame. Uma das alterações feitas são nas cartas de UNO, jogo esse que Monica e a filha de Talos jogavam em Capitã Marvel. A outra seria a numeração presente no Hoover, 9219, que quando reorganizados formam os números 1992, data em que o filme da Capitã Marvel se passa no MCU.

Logo, é justo pensar que ela está ali apenas para entregar algo que foi produzido pelo tal “engenheiro”. A própria intérprete da Monica revelou que todos ficariam fervorosos com a revelação, então provavelmente deve acontecer nos próximos episódios, já que o próprio Hoover não funcionou corretamente como deveria. Logo, uma manutenção precisará ser feita! Eles não levantariam nossas curiosidades à toa, certo?


⊗ 6. FINALMENTE MONICA GANHOU OS PODERES!

Em nossas outras listas de curiosidades já havíamos levantado a ideia da Monica ganhar seus poderes em WandaVision. Desde o episódio #4 essa informação vem sendo preparada, mas se firmou completamente no sétimo episódio. Com direito inclusive a dois momentos em que ela realiza o “pouso de super-herói” — Deadpool ficaria orgulhoso da Monica agora.

Ao passar pela terceira vez pelo Hex, Monica se viu em conflito com diferentes versões dela mesma sendo evidenciados ao longo da série. A própria narração desse momento são diálogos chaves de CAPITÃ MARVEL, onde Monica se mostrava bastante altruísta, carinhosa, leal e resiliente em conversas que ela tinha com Carol, Maria, Fury e até mesmo Talos.

Todas essas memórias e vivências fizeram dela a mulher forte e destemida que é hoje, e toda essa determinação fez seus poderes se aflorarem e despertarem. Apesar do seu DNA ter sido totalmente alterado, Monica não é uma mutante. Ela poderia se encaixar na nomenclatura “humana aprimorada”, criada para o próprio MCU.

É possível notar aqui que quando Monica desperta seus poderes e seus olhos brilham, a passagem pelo Hex é revelada. Ela, assim como sua contraparte nos quadrinhos, absorveu a energia liberada pelo domo e passou a compreender a natureza daquele tipo de poder — isso fica claro até mesmo pela forma que ela passa a observar o Hex.

Vale lembrar que nas HQs Monica é capaz de absorver e manipular qualquer tipo de energia do espectro eletromagnético, seja RAIO-X, raios gama, raios UV, de micro-ondas e vários outras. E como sua mãe já tinha o codinome Fóton na aeronáutica — um dos codinomes da Monica nos quadrinhos — possivelmente em homenagem a ela esse será também o seu codinome.


⊗ 7. COMERCIAL | NEXUS

Inicialmente os comerciais estavam evidenciando aspectos do passado da Wanda ao longo do MCU. No entanto, desde o episódio #5, os comerciais têm tomado caminhos bem nebulosos quanto a sua real referências. A partir do comercial do “Yo-Magic”, os comerciais assumiram questões e pontos de curiosidades que antes só existiam nos quadrinhos. O comercial sobre o medicamento Nexus é um claro exemplo disso.

No mundo da Marvel Comics, os seres de classificação Nexus são aqueles que estão ancorados a todas as realidades. Não importa o que aconteça, esses seres estão inteiramente conectados ao multiverso. Como representantes dos seres categorizados como Nexus temos Jean Grey, Odin, Kang, Homem-Coisa e até mesmo a Feiticeira Escarlate.

Um dos arcos da Wanda, intitulado como “O Destino da Feiticeira Escarlate”, lida justamente com a decisão de inimigos estarem tentando usá-la para perpetuar suas vontades pelo multiverso — falaremos desse arco em outra postagem —, onde seus poderes da magia do caos são classificados como pontos focais de energia mística.


É curioso notar que a Wanda tem tomado ao longo do sétimo episódio várias pílulas desse remédio. Claro que pode ser apenas algo figurativo, indicando que Wanda esteja “consumindo o Nexus”, mas talvez seja também uma forma de evidenciar que a Wanda é de fato uma figura importante para o MCU, afinal ela seria o Nexus da realidade.

Um ponto importante a citar é que a Agência de Variância Temporal (TVA) — que aparecerá na série do Loki — é a responsável por fiscalizar e controlar os seres Nexus, afinal eles são perigosos e poderosos o suficiente para bagunçar o tempo e o espaço. E a própria caixa do remédio traz em sua embalagem vários desenhos nórdicos. E Loki é um deus nórdico.

Toda essa narrativa do multiverso nos leva diretamente ao que a Marvel trabalhará nos próximos anos, com WandaVision sendo o pontapé inicial, passando então por LOKI, Homem-Aranha 3 e terminando em Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura. Wanda certamente causará trabalho ao MCU nos próximos anos, quais outras curiosidades podemos tirar disso? Só as teorias vão dizer!


⊗ 8. O INSETO | CIGARRA

Quando Wanda vai  à casa de Agnes, ela observa uma estranha cigarra agarrada na cortina. A câmera inclusive foca no inseto por alguns momentos, até Wanda notar a ausência dos gêmeos e Agnes dizer que eles estavam brincando no porão.

Conforme Wanda vai acessando o interior do porão e descobrindo o covil da Agnes, a Cigarra acompanha ela em diversos momentos. Como a cena é bem escura, fica difícil de notar, mas os sons produzidos por ela são bem notáveis — mas clareamos as imagens para melhor visualização.

As cigarras representam 3 diferentes coisas que podem estar associadas a Agnes e a Wanda em si. As cigarras são insetos que representam invocações, ressuscitações ou evoluções; em geral associados à metamorfose. Mas para as bruxas as cigarras também trazem outro significado. Segundo alguns mitos, os demônios criaram as cigarras para ficarem de olhos nas bruxas, e elas com o tempo aprenderam a aprisionar espíritos nessas cigarras, a fim de libertar o espírito desses insetos e bloquear a vigilância dos demônios.

Vale também citar como informação uma coisa interessante. A essa altura do campeonato citar o Mephisto em qualquer teoria se tornou uma piada interna dos fãs de WandaVision, mas é bom informar que a primeira aparição do Mephisto nos confins da fundação do Universo foi como um inseto, observando de longe o que estava pra acontecer, e incentivando vermes a agirem conforme sua vontade.

É difícil interpretar a real função da cigarra nessa sequência, mas todas as três teorias são válidas como uma informação a ser guardada para os eventos futuros da série.


⊗ 9. “A ESTRADA DAS BRUXAS”


Quando Wanda está descendo as escadas, toda a atmosfera do lugar se altera, e isso é perceptível até mesmo na proporção de tela, que deixa de ser tela cheia e passa a ser no formato mais esticado — muito comum nos filmes da Marvel —, elucidando que a Wanda passou do mundo dela para o mundo real, ou, para um local do mundo real.

Junto com a atmosfera do lugar se tornando mais sombria, é notável também diversas vinhas atreladas à parede — que mais tarde a gente descobre através da Monica que está fornecendo energia para toda a casa. Aqui, possivelmente foi uma referência a Estrada das Bruxas, um arco recente nas histórias da Feiticeira Escarlate. Afinal, para chegar a esse lugar você deve passar por um caminho de vinhas.

A Estrada das Bruxas é uma dimensão onde apenas bruxas podem entrar, seja elas mesmas abrindo o portal, ou sendo induzidas por outras bruxas. Nessa dimensão, a bruxa não só aprende sobre seu passado, como também entende quem de fato ela venha a se tornar no futuro e de onde a sua mágica vem. E nos quadrinhos a Wanda foi a única bruxa que conseguiu completar todos os desafios impostos pela Estrada das Bruxas — estando acompanhada de Agatha Harkness, sua mestra.

A Wanda está entrando agora no arco em que ela aprenderá que por vários anos ela sempre usou magia, mas que não sabia o que de fato eram esses poderes. Uma leve adaptação do que seria a Estrada das Bruxas para levar a Wanda ao seu destino mágico parece fazer muito sentido, ainda mais atrelado a Agatha Harkness, um dos nossos próximos itens da lista sobre curiosidades do episódio.


⊗ 10. AGNES É AGATHA HARKNESS! 😮

A informação da Agnes ser a Agatha Harkness certamente já era esperada por quase todos os telespectadores de WandaVision, ainda assim, sua revelação foi um verdadeiro deleite com direito até mesmo a uma introdução solo à série. Inclusive a música tema de sua aparição é inspirada na série Os Monstros, de 1964.

Desde o início das nossas listas de curiosidades e easter eggs dos episódios, viemos levantados diversos pontos que indicavam que Agnes era não apenas uma bruxa, como também a famigerada Agatha Harkness, tutora da Wanda nos quadrinhos e uma poderosa bruxa da Marvel Comics.

Com a revelação da Agatha dizendo “Você realmente achou que era a única garota mágica da cidade?”, incluindo não só ela mesma como também a Wanda, deixou em aberto que existem outras bruxas presentes em Westview. O que seria fantástico, já que algumas teorias abordadas aqui mesmo no UX já diziam que alguns habitantes talvez fossem seres de poder místicos.


Algo curioso a se notar na introdução da Agatha, é que na letra — que aliás é cantada brilhante pela própria atriz — ela não só revela ter causado várias situações bizarras em Westview, como diz claramente que fez “tudo sozinha”. Mas é bem curioso que essa descrição venha justamente de um episódio em que toda a narrativa tenta induzir a ideia de que Wanda era a verdadeira vilã. Certamente Agatha não é a vilã aqui, não inteiramente — seu único crime foi ter matado o Faísca.

Algumas curiosidades interessantes encontradas no porão da casa da Agatha são figuras demoníacas esculpidas na parede, runas antigas em formato de hexágono, uma garça morta, e até mesmo a cabeça de um bode — que em algumas culturas é tratado como uma referência direto ao demônio Belzebu, que inclusive assumia em muitos momentos a figura de uma mosca. E não, ele não é o vilão. Foi apenas uma referência mesmo.

Mas além dessas curiosidades, o que mais chamou a atenção da internet certamente o filho enfeitiçado, nosso próximo item da lista.


⊗ 11. O LIVRO DOS PECADOS | DARKHOLD

Apesar do subtítulo, não temos certeza se o livro apresentado na série seja de fato o Darkhold, apesar de ser o mais óbvio a se pensar mediante a natureza do mesmo. Para quem não conhece, o Darkhold também conhecido pelos homens como “O Livro dos Pecados”. É uma antiga relíquia mística criada pelo feiticeiro-demônio extradimensional Chthon, o deus da Magia do Caos — fonte dos poderes da Wanda.

Em seu livro, Chthon não só revela o berço natural da magia, como também descreve com base em seus aprendizados diversos encantamentos de invocação, libertação, aprisionamentos e desejos. O livro para usuários não preparados sempre exige um custo, um sacrifício, e quando não é de alma são maldições concebidas.

O Darkhold é tão poderoso que foi ele quem deu vida aos Vampiros na Marvel — o que conecta diretamente ao Blade —, que deu sentido à maldição dos Lobisomens, que foi usado para liberar o Mephisto e até mesmo usado para liberar o próprio Chthon. É até curioso pensar em Chthon como um vilão para a série, pois diversos fatores que são geralmente atribuídos ao Mephisto poderiam ser facilmente conectados a ele também.

Apesar de aparecer agora no MCU, o Darkhold já era bem conhecido em Agentes da S.H.I.E.L.D, sendo mais tarde aprisionado pelo Motorista Fantasma no Inferno, que era o local de onde o livro não poderia ter saído. Em outro momento o Darkhold foi novamente apresentado na série Fugitivos, onde a feiticeira Morgana Le Fay conseguiu acessar o Inferno e roubar de lá o livro. Ao final da temporada, uma das feiticeiras — que inclusive teve a cena cortada no filme do Doutor Estranho — Tina, mãe de Nico Minoru, pegou o livro e jogou ele novamente no multiverso, a fim de fazê-lo sumir.


Então se a Marvel for usar agora a história do livro pelas séries da Marvel TV no MCU, não seria totalmente um furo, já que a abordagem final do livro permite que alguém tenha descoberto ele de alguma forma, possivelmente a Agatha. No entanto, como o próprio Kevin Feige tem uma certa “repulsa” por essas produções, é bem capaz do MCU apresentar a sua própria versão do Darkhold — que inclusive pode ser linkado ao filme do Doutor Estranho, já que em dado momento o Wong revela que outros livros já foram roubados da prateleira suprema da Anciã.

Para quem não se recorda, no ano passado o Doutor Destino teria uma história solo conectada ao Darkhold. No meio do projeto, mudaram o protagonista, colocando agora a Wanda no centro da história. Infelizmente por causa da pandemia todo o cronograma da HQ foi atrasado, mas ela ainda será lançada ao final de 2021, em dezembro para ser mais exato.

O livro costuma revelar muita coisa escondida, inclusive eventos do passado mascarados por magia. Caso tenha interesse em saber o conteúdo do livro, clique no link acima.


⊗ BÔNUS DAS CURIOSIDADES: QUEM EVAN PETERS REALMENTE É?

Houve muita comoção na internet sobre quem de fato seria o personagem do Evan Peters. Inicialmente ele foi tido como o Pietro Maximoff de outra realidade, posteriormente foi atribuído a ele a possível identidade do vilão, mas agora com a cena pós-crédito de WandaVision, a real identidade do ator tem sido um real mistério!

Dessa vez não faremos nenhuma teoria sobre quem ela possa ser, porque como bem havíamos dito a série tem entrado em uma zona nebulosa onde tudo ainda é um completo mistério. No entanto, para alimentar as curiosidades de vocês, deixaremos abaixo o link com alguns possíveis personagens que o ator ainda possa a executar na trama.



Mas e vocês caros leitores, gostaram das curiosidades e dos easter eggs apontados essa semana? Deixe seu comentário abaixo informando se você concorda ou não com alguma informação descrita aqui.

E não esqueça de descobrir o que a gente achou do episódio no Frequência Sentinela, o podcast do Universo X-Men.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana teremos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!