SÉRIES

WANDAVISION: Confira os principais pontos sobre o episódio 9

Nessa sexta feira a série da Feiticeira Escarlate e do Visão, WandaVision, finalmente chegou a sua conclusão. Contando com 40 minutos de duração, além de duas cenas pós créditos, uma com cerca de 1 minuto e 10 segundos e outra com 1 minuto e 15 segundos, o nono episódio da série respondeu muitas dúvidas, trouxe cenas incríveis de ação, efeitos especiais dignos do cinema, mas também deixou outras perguntas a serem respondidas no futuro. Confira abaixo os 10 principais pontos do episódio.

Spoilers do episódio 9 de WandaVision abaixo.


⊗ 1. O Início da batalha final

Nos primeiros momentos do episódio, os fãs já são apresentados aos confrontos que acontecerão na conclusão de WandaVision. Isso porque não apenas a Feiticeira Escarlate precisará enfrentar sua inimiga, como um novo problema surge na pele morta do antigo Vingador, Visão.

Logo que o episódio começa, Wanda consegue libertar Billy e Tommy que estavam como reféns, iniciando em seguida uma batalha contra Agatha Harkness. Ao mesmo tempo, o Visão Branco surge para matar Wanda, mas é impedido pelo Visão do “Hex”. A batalha entre os robôs acontece no céu, onde o vilão aponta que seu objetivo é neutralizar e destruir Wanda e Visão.


⊗ 2. Darkhold e as vítimas de Wanda

Outra cena bastante importante, é o confronto no “centro” da cidade, onde Agatha Harkness não apenas mostra o livro Darkhold, mas também mostra para a vingadora todo o sofrimento que ela causou ao usar seus poderes nos moradores da cidade de Westview. Algo que os expectadores de WandaVision sabiam, mas que Wanda não tinha tanta consciência, ou parecia ignorar.

O Darkhold, também conhecido como o Livro dos Pecados, o Livro dos Feitiços ou o Livro dos Amaldiçoados, é um antigo livro de feitiços e poderes indizíveis. O livro é feito de matéria escura da Dimensão do Inferno. Agatha aponta que a Feiticeira Escarlate inclusive é mais poderosa do que o Mago Supremo, ou seja o Doutor Estranho.

“A Feiticeira Escarlate não nasce, ela é forjada. Ela não tem coven, não precisa de encantamento, seu poder excede o do Feiticeiro Supremo. É o seu destino destruir o mundo.”

Posteriormente, a bruxa retira os encantamentos que prendem os cidadãos de Westview e acontece o primeiro confronto de Wanda com o que ela fez. É revelado, inclusive, que a filha de “Dotty” ficava presa no porão da casa por culpa da vingadora.


⊗ 3. Mercúrio é o Ralph

Essa é uma coisa que talvez decepcione alguns fãs que se apegaram em teorias. Afinal, 2 personagens que foram teorizados como sendo o grande vilão de Wandavision, Mephisto, se tratavam do mesmo personagem, alguém que na verdade nem era muito importante.

Em uma conversa com Monica Rambeau, nós finalmente ficamos sabendo que o Mercúrio criado por Agatha Harkness se trata de um cidadão de Westview chamado Ralph Bohner, o famoso Ralph que Agnes tanto mencionava. Seus poderes eram puramente mágicos fornecidos pelo colar que ele utilizava. Não sabemos se é intencional, mas Ralph Bohner tem a grafia parecida com “half boner”, que em português significaria “meia bomba”. Talvez a produção sabia que causaria alguma decepção nos fãs que se negaram a acreditar nos sinais.


⊗ 4. Os incríveis

Quando a batalha reinicia, Billy utiliza seus poderes empáticos para visualizar Wanda em perigo, assim, junto de seu irmão Tommy, ele parte para o campo de batalha. Ali, temos uma cena que parece muito uma referência a família de super-heróis da animação da Disney, Os Incríveis.

Nesse momento, a família precisa se separar. Wanda parte para a batalha com Agatha, Visão entra novamente em confronto com sua contraparte sem emoções e os gêmeos precisam impedir os soldados da E.S.P.A.D.A. Embora eles ainda não tenham seus codinomes, essa é a primeira vez que vemos Wiccano e Célere em ação, um momento bastante legal de se ver.


⊗ 5. Os poderes de Monica Rambeau

Mônica, assim como todo o enredo da E.S.P.A.D.A. parecem um pouco deslocados nesse episódio. Desde o episódio 7 de WandaVision, a única cena da personagem tinha sido com Ralph, que durou poucos minutos. Ainda assim, o episódio 9 nos dá a oportunidade de ver mais um dos vastos poderes que a personagem irá adquirir ou revelar no futuro.

Quando Hayward chega para tentar exterminar Wanda e Visão, ele foca seu ataque nos gêmeos Billy e Tommy, Monica imediatamente entra na frente para que os tiros não acertem as crianças. Nesse momento, nós podemos ver o que aparentemente são duas das mais comuns habilidades de Monica, a intangibilidade e a absorção de energia. Ao absorver a energia das balas a heroína consegue pará-las, é interessante notar, que para cada tipo de energia que a personagem absorve, os olhos dela ficam de uma cor.

Uma das balas acaba passando, mas isso não é nenhum problema para aquele que um dia se tornará Wiccano. Darcy, que também estava esquecida no churrasco, aparece apenas para prender Hayward com seu caminhão.


⊗ 6. Pega a visão, Visão

Aqui temos algo bastante interessante. Ao contrário do que se esperava, embora parte do confronto entre as duas versões do Visão tenha sido uma batalha épica, a conclusão foi calma e silenciosa. Isso porque ao invés de um embate, o confronto foi finalizado com um debate.

Os sintozoides usam o Paradoxo do Navio de Teseu para chegar a conclusão de que nenhum dos dois é o verdadeiro Visão, ao mesmo tempo que ambos são o mesmo Visão. É aí que o vingador criado por Wanda restaura os dados de memória de sua versão branca, que simplesmente vai embora.

A partida do Visão Branco deixa em aberto se ele recuperou somente suas memórias ou se também possui suas emoções e sentimentos por Wanda. Esse é um enredo que possivelmente será explorado no futuro.


⊗ 7. Surge a Feiticeira Escarlate

Enquanto tudo ocorre, Wanda ainda luta com Agatha. A vingadora então tenta manipular a bruxa mentalmente, mas isso não funciona, o embate precisa ser físico. As duas feiticeiras vão para o céu e Wanda finge ceder seus poderes para Harkness, que vai absorvendo tudo o que pode, mas tudo não passa de um plano da heroína que estava distraindo a vilã para fazer runas no “hex” e bloquear os poderes da inimiga.

É nesse momento, que Wanda finalmente aceita quem é e temos uma das cenas mais icônicas de toda a série. Ela absorve todo o seu poder de volta, enfraquecendo Agatha, ao mesmo tempo que sua roupa se modifica e ela oficialmente se torna a Feiticeira Escarlate. Uma pergunta fica em aberto, pois Harkness aponta que a vingadora “não sabe o que fez”, então espera-se que algo ainda maior aconteça por causa desse momento.

Com Agatha derrotada, Wanda transforma ela novamente em “Agnes”, deixando-a para trás.


⊗ 8. A despedida

Com a batalha terminada, a Feiticeira Escarlate sabe o que fazer. É preciso por um fim em todo o problema que ela causou, é preciso acabar com o “hex”. Assim, Wanda vai para casa com sua família, coloca seus filhos para dormir e se despede daqueles que ela sabe que vai perder. Vale notar no entanto, que a porta do quarto se fecha antes que a energia mágica atravesse a casa, isso pode indicar que algo aconteceu com os garotos e a segunda cena pós-créditos sustenta isso.

Posteriormente temos Visão, que aí sim vemos ser desintegrado em uma emocionante cena que é um misto de “adeus”, com “até breve”. A vingadora então tem uma breve conversa com Monica e parte. É de se notar também que, embora um pedido de desculpas não consertasse todo o sofrimento que Wanda causou, ela podia ao menos ter tentado, rs. Assim, com a Feiticeira Escarlate voando em seu uniforme encapuzado, temos o final do último episódio de WandaVision.


⊗ 9. Pós Crédito 1 – Skrull

A primeira pós créditos se inicia com Jimmy Woo dando todas as intruções necessárias para arrumar um pouco da bagunça causada pela E.S.P.A.D.A. Monica Rambeau conversa com ele, mas logo é acionada por uma agente, que aponta que estão solicitando a presença dela no teatro.

Temos um corte de cena com Monica no local e a agente trata-se de uma Srkull, que diz ser enviada de um velho amigo de Maria Rambeau, que soube que Monica não podia mais voar, mas gostaria de encontra-la. Quando Monica pergunta onde deveria ser o encontro, a Skrull aponta para o céu, dando a entender que é no espaço.

Levando em conta que é apontado o gênero masculino, a opção mais plausível seja que Monica encontrará com Nicky Fury. Ele provavelmente será o intermediário na reconciliação entre Monica e Carol Danvers, a Capitã Marvel.


⊗ 10. Pós créditos 2 – Darkhold e o Sequestro

A segunda cena se inicia com o “exílio” de Wanda. A vingadora parece isolada em um lugar longínquo. A primeira vista, ela parece estar simplesmente querendo um pouco de paz e sossego, mas logo descobrimos que não só não é bem isso o que ela está fazendo, como paz definitivamente não é o que ela terá.

Quando o interior do quarto é mostrado, percebemos que a Feiticeira Escarlate está praticando magia e estudando o Darkhold, nesse momento, é possível escutar as vozes de Billy e Tommy aparentemente presos em outro lugar, pedindo ajuda. Será que novamente Mephisto voltará a assombrar os fãs?


Perguntas não respondidas
  • O que aconteceu com o apicultor?: No segundo episódio de Wandavision, temos a cena onde o Apicultor aparece e Wanda altera a realidade, posteriormente descobrimos que ele é um agente da E.S.P.A.D.A. O que nós nunca descobrimos é se ele ficou vivo ou morto depois de entrar no domo.
  • A testemunha de Jimmy Woo: No episódio 4 é mencionado que há uma testemunha do agente dentro do domo, essa testemunha nunca apareceu.
  • Por que o formato de hexágono?: Sabemos que esse formato foi uma escolha narrativa para unir os dois significados da palavra hex que em inglês pode significar tanto hexágono quanto feitiço. Dentro da série, no entanto, não é explicado porque o poder de Wanda tomou essa forma tão peculiar.
  • Como o Pietro Verdadeiro ganhou seus poderes?: A série estabelece que não foi a Joia do Infinito que deu poderes a Wanda, ela era uma bruxa desde a infância. Mas e o Pietro de Aaron Johnson? Ele ganhou poderes da joia? Também possui poderes místicos? Foi Wanda quem deu poderes a ele? Não é possível afirmar.
  • Onde está o Dr. Estranho?: O Mago Supremo é o protetor da Terra quando se trata de eventos místicos. Wanda sequestrou uma cidade inteira por vários dias utilizando uma quantidade imensa de magia do caos. Esse não é o tipo de situação onde o herói deveria intervir?
  • Onde exatamente Wanda prendeu Agatha?: A Vingadora transformou Harkness de volta em Agnes, mas esse feitiço se esvaiu junto com o hex ou permaneceu intacto? Foi com ela presa que Wanda adquiriu o Darkhold?
  • Para onde foi o Visão Branco?: Essa é uma pergunta que foi deixada como gancho para filmes futuros. A história da série foi possivelmente uma adaptação do sequestro do Visão e da separação do casal em Vingadores da Costa Oeste.
  • O que aconteceu com as crianças?: Ao final da série vemos que Billy e Tommy foram aparentemente sequestrados ou capturados. O que aconteceu com eles? Como e por que eles não desapareceram com o Hex? Quem os capturou e por quê? Coisas que so serão respondidas no futuro.

E assim, infelizmente chegamos ao fim dessa lista, que marca o fim da série. Você gostou da conclusão de WandaVision? Diga o que pensa nos comentários. Não se esqueça também, que em breve você poderá encontrar aqui no UX uma lista com curiosidades e easter eggs do episódio.