QUADRINHOS

Conheça 5 coisas sobre o corpo da mutante Magia

A Capitã de Guerra da nação krakoana, Rainha do Limbo e mestra em feiticeira, a Magia, é certamente dona de um corpo com muitas curiosidades.


Para quem não se recorda do passado da russa, Illyana quando pequena — com seus 7 anos — havia sido sequestrada pelo feiticeiro Belasco e à levou ao Limbo (Dimensão Infernal), já que a garotinha tinha uma alma mágica pura o suficiente para forjar o Medalhão de Beatrix, um artefato místico poderoso que concedia incríveis poderes ao seu portador. Ele chegou a usar 2/5 da alma dela para conjurar.

Ela foi preparada e treinada nas artes da feiticeira do Limbo e nos segredos da magia negra, foi usurpada de seu próprio corpo e domínio, escravizada de sua infância e transformada em uma guerreira mística. Ela estava pronta e em pleno poder para seu sacrifício. Uma filha pura forjada no inferno.

No entanto, com a ajuda de uma Tempestade de outra realidade, a pequena Floquinho de Neve foi capaz de dominar magias diferentes das quais estava habituada no Limbo e usou o restante de sua própria alma como um catalisador para a conjuração de uma lâmina, a Espada da Alma (Soulsword), derrotando o Belasco no processo, se apossando como Rainha do Limbo e finalmente voltando pra casa 8 anos depois — onde na Terra havia-se passado pouco mais de 30 min.

Durante todo esse processo até os dias de hoje muita coisa aconteceu com a Magia, e nós do Universo X-Men reunimos 5 curiosidades a respeito do corpo da personagem mais cotada — atualmente — dos quadrinhos da Marvel. Confira abaixo!


⊗ 1| MAGIA E A ESPADA DA ALMA

A Espada da Alma vai muito além do que uma simples espada, ela é também um artefato mágico usado para aumentar os feitiços da Filha do Inferno.

Seja para conjurar portais interdimensionais, universais ou demônios, refletir feitiços, quebrar encantos e maldições, esconjurar seres mágicos e não menos importante, dar ao portador o poder de ser Regente do Limbo.

Aquele que porta a espada, tem poder suficiente para moldar as leis do Limbo conforme à sua vontade e de usar a energia do lugar como bem entender, e todos aqueles presentes se sujeitam ao seu domínio.

Em seres vivos não mágicos a espada consegue deixar a pessoa em um estado comatoso por um período de tempo. Em objetos ela pode cortar qualquer coisa.

Com a Espada da Alma, Magia também consegue invocar uma armadura mística forjada nos confins do Limbo. A armadura costuma aparecer em seu corpo naturalmente conforme o combate e uso contínuo da espada.

Anteriormente, o Limbo existia dentro da própria Magia após ela absorver a dimensão durante a era da Marvel NOW (conferir item 5, logo abaixo); a Espada da Alma não é uma ferramenta, é uma extensão do corpo de Illyana, a manifestação física de sua própria alma, e apenas pessoas que dividem laços com a russa são permitidas de erguer a lâmina. Dentre alguns que podemos citar, temos: seu irmão Colossus, sua aprendiz Sapna e sua melhor amiga Kate Pryde.


⊗ 2| HERANÇA MÁGICA NA FAMÍLIA RASPUTIN

A família Rasputin em Krakoa — e nos X-Men em geral — em termos de poder é uma das famílias mais fortes ali. Os três irmãos: Mikhail, Colossus e Magia são muito poderosos e dotados de incríveis poderes.

O que talvez alguns de vocês não saibam, é que a família Rasputin no passado foi vítima de experimentos científicos a fim de deixá-los aptos a terem uma facilidade na manipulação de energias mágicas.

Como revelado na HQ de 2005 COLOSSUS: BLOODLINE de David Hine e Jorge Lucas, o cientista responsável pelos experimentos foi o próprio Sr. Sinistro, e ele fez diversas ações em cima de Grigory e Elena Rasputin, que seriam os bisavós dos irmãos Rasputin. O próprio Grigory já tinha esse dom naturalmente assim como a Elena (uma romani).

Os experimentos de Sinistro não haviam surgido efeito de imediato, mas duas gerações mais tarde todos os três irmãos Rasputin nasceriam com uma facilidade no que se equivaleria a magia arcana — sendo esse um dos principais motivos do porque Belasco havia sequestrado Illyana.

Colossus tem uma resistência à danos mágicos quando usa seus poderes, Illyana é uma Mestra em Feitiçaria e seu irmão mais velho, o vilão Mikhail, consegue absorver energia mágica e usar ao seu favor.

FATO HISTÓRICO: Para quem não conhece, Grigori Yefimovich Rasputin foi um místico russo, e autoproclamado homem santo que se aproximou da família real do czar Nicolau II e tornou-se uma figura politicamente influente no final do período imperial. Sim, ele existiu no mundo real!


⊗ 3| A VERDADEIRA ILLYANA ESTÁ MORTA
4-CRIANCAS-QUE-TIVERAM-UMA-MORTE-TRÁGICO-NOS-X-MEN-4

Uma curiosidade importante a se dizer é que a verdadeira Illyana Rasputin, que vivenciou todo aquele caos em sua infância no passado, se juntou ao time dos Novos Mutantes, mais tarde formou uma profunda amizade com Jubileu e a jovem Kate. No entanto, essa mesma Magia, a original, morreu mediante complicações do vírus legado.

Na época, lá nos anos 90, Illyana foi uma das vítimas fatais do vírus legado, uma terrível epidemia que começou a causar a morte de muitos mutantes.

Por se tratar de uma jovem e querida mutante, todos os X-Men ficaram arrasados com a morte da russa. No entanto, a morte dela também trouxe esperança à espécie mutante.

Motivado pela morte da irmã, o Colossus decidiu se voluntariar para ser a cobaia da vacina. Fera, que também havia ficado terrivelmente abalado, se dedicou ao máximo para encontrar a cura. Poucas semanas depois eles foram capazes de encontrar a cura.


⊗ 4| A ATUAL MAGIA É A FILHA DO INFERNO

A Illyana Rasputin original morreu para o vírus legado no início dos anos 90. E foi de fato um trágico acontecimento na vida dos X-Men.

No entanto, durante seu tempo no Limbo, sua alma foi fracionada e porções dela foram utilizadas para criar a Espada da Alma, que após sua morte havia ficado na Terra.

As outras porções absorvidas pelo Amuleto de Beatrix foram usadas em um feitiço de ressurreição por Belasco, que a recriou como Filha do Inferno – uma verdadeira demônia.

Como Filha do Inferno, seu corpo ganha inúmeras resistências adicionais, seja à danos físicos, mágicos, doenças e vírus, condições climáticas ou maldições.

Mais tarde, quando teve contato com sua Espada da Alma que havia ficado para trás, Illyana conseguiu retomar a si sua existência e transcende sua própria morte – sendo essa a atual versão de Magia que conhecemos hoje.


⊗ 5| MAGIA, A FEITICEIRA SUPREMA

Depois de absorver Limbo, Magia volta no tempo. Ela se torna aprendiz de uma versão menos conflitante do Doutor Estranho, dizendo que precisa aprender mais sobre magia para que possa controlar melhor suas habilidades.

Esta versão anterior do Doutor Estranho concorda e ela aprende desde a base da magia de ordem até os feitiços mais complexos, eventualmente ela o ajuda em uma batalha contra um culto científico focado em destruir magia em todas as dimensões.

Eventualmente, uma vez que ela recupera o controle de seus poderes, ela usa o que aprendeu para recriar completamente o Limbo no mundo exterior novamente e o retira de si.

O Doutor Estranho atual, impressionado com as habilidades mágicas da Magia a coloca no topo de possíveis sucessores para a alcunha de Feiticeiro Supremo e Defensor das Artes Místicas em caso de sua morte.

Tanto que em uma minissérie solo e cânone do Doutor Estranho, como em uma HQ anual dos X-Men contando os dias da Tempus no futuro e em uma Whats If (E se…), relatam como Magia se tornaria a Feiticeira Suprema.


⊗ BÔNUS: SUA MUTAÇÃO

Magia é dotada com a capacidade de usar disco de teleportes para se locomover. Seus discos não tem limites, podendo teletransportá-la em instantes para qualquer lugar em milissegundos.

Uma de suas maiores capacidades é a possibilidade de viajar tanto para o passado quanto para o presente, sem qualquer esforço físico para isso. No entanto, viajar entre dimensões exige um pouco mais dela.

Illyana é uma personagem que tem sido bastante requisitada em diversos títulos. Seus poderes foram chave não só durante as Nuvens Terrígenas, como também para a proliferação do vírus zumbi em MARVEL RESURRECTION como no futuro de CAPITÃ MARVEL, sendo referenciada como Teleportadora Universal.

Junto com suas habilidades mutantes, mais o seu vasto leque de feitiços mágicos, sua resistência natural demoníaca e maestria com espadas fazem Magia se tornar uma das mutantes mais poderosas e difíceis de se enfrentar em batalha.



Mas e vocês caros leitores, gostaram de conhecer um pouco mais sobre a Magia? Comente abaixo o que você acha!

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!