SÉRIES

WANDAVISION: Listamos 18 curiosidades e easter eggs do quinto episódio

O quinto episódio de WandaVision levou todo o MCU para a mitologia dos quadrinhos. Mais do que nunca, a Feiticeira Escarlate está por vir!


Se você assim como nós se incomodava da Wanda simular bastante a Jean Grey ao longo dos filmes do MCU — sendo considerada uma telepata e telecinética, além de possuir cabelos ruivos —, bem, é bom começarmos a mudar de ideia quanto a isso. Isso porque, com a chegada deste quinto episódio de WandaVision ficou mais evidente que a cada episódio Wanda estará se tornando a sua contraparte dos quadrinhos.

O episódio da semana, além de revelar que a Wanda de fato está manipulando — e alterando — a realidade, mostrou também o quanto ela está perdendo o controle de seu próprio hexágono. Tivemos também uma maior interação com seus filhos, Billy e Tommy, além de nos mostrar a primeira discussão com seu marido Visão. 

A própria Agnes começou a ficar ainda mais ativa na “família Visão”, a S.W.O.R.D mais intensa em tentar resgatar os civis presos e por fim a — ICÔNICA — introdução do Evan Peters como Mercúrio, que causou não só muitas reações pela internet como também trouxe consigo muitas dúvidas — e também teorias. Ao longo desse artigo, apontamos diversas curiosidades e easter eggs que encontramos. No entanto, caso não tenha visto os do episódio quatro, sugerimos que você faz isso antes e depois volte aqui. Mas caso já tenha lido, então boa leitura!


⊗ 1. OS PODEROSOS GÊMEOS

Desde o terceiro episódio, quando a Wanda começou a manifestar diferentes reações com seus poderes durante a gravidez — e as contrações em si —, surgiram várias teorias sobre os gêmeos estarem causando isso de forma aleatória. E bem, nesse episódio talvez essas teorias possam ter sido confirmadas.

Durante a cena em que os bebês crescem e ficam com cinco anos, por um breve momento eles somem de seus respectivos berços sob os olhos de Wanda e Visão e dos cuidados da Agnes. Essa cena é visualmente similar ao filme A Bruxa (2015), onde um bebê some diante dos olhos da irmã mais velha após ser raptado por uma bruxa 👀.

Os gêmeos Tommy e Billy possuem poderes também, até mais poderosos que os da Wanda dentro da realidade, e vimos que os poderes dela não fazem efeito sobre eles. Ambos exibem a habilidade de “alterar a realidade” e de “acelerar” o tempo. Nos quadrinhos eles se tornam membros dos Novos Vingadores (equipe que em breve será introduzida no MCU) conhecidos como Célere e Wiccano respectivamente — sendo Célere um velocista e Wiccano um mago e alterador de realidade.

Eles também aparecem usando as suas respectivas cores dos quadrinhos na série: Billy usando tons de azul e vermelho, enquanto Tommy usa tons de cinza e verde.


⊗ 2. O CAMEO DE DARWIN

Ainda nos primeiros minutos do quinto episódio, Visão menciona o fato de ele ter tentado ler a Descendência do Homem de de Charles Darwin para o bebê Billy. Nesse livro é possível extrair duas informações importantes: ele narra todo o processo evolutivo da espécie humana, não só pelo ambiente mas também por meio de mutações através do compartilhamento de genes durante o surgimento de novas gerações. Mutantes? Inumanos? Fica a curiosidade no ar.

Outro grande ponto no livro é que ele menciona como em alguns nichos de espécies, a fêmea por ventura da dominância no ambiente familiar tem a disposição de se tornar a líder de seu grupo. E bem, não parece soar errado dizer que é basicamente isso que a Wanda tem sido. Ela é a “abelha rainha” de sua colmeia hexagonal, e mesmo que ela não esteja controlando tudo (como mencionou no final do episódio), foi a responsável pela criação daquele ambiente em Westview.


⊗ 3. TIA AGNES

Se você leu nossa lista de curiosidade e easter eggs do segundo episódio de WandaVision, deve se lembrar daquele easter egg presente na abertura do episódio sobre a caixa de areia da Auntie A’s (Tia A). E bem, tivemos novamente uma menção disso. Tia Agatha era como a bruxa Agatha Harkness era chamada por Franklin Richards — e também pela Feiticeira Escarlate — nos quadrinhos.

Ela inclusive já agiu como babá do casal Richards e também dos filhos da Wanda nas HQs, e na série, a Agnes se auto intitula “Tia Agnes” e ao longo de diversos momentos aparece quase como uma babá dos garotos. É a Agnes que acalma as crianças, é a Agnes que leva a casinha do Faísca e é a Agnes que tenta amparar o luto deles também, ao encontrar o cachorro morto em seu jardim — que, aliás, é o nosso tópico.

Apesar de algumas pessoas terem dito que a Agnes apareceu sem o seu broche no início desse quinto episódio, se você olhar bem vai ver que dessa vez ela usou brincos no lugar. Em ambas as orelhas é possível ver dois brincos no mesmo formato de seu broche (e pingente). Ela até mesmo aproveita uma piada do Visão para apontar para suas orelhas. Foco nos detalhes!



⊗ 4. CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS E FEITIÇOS

Se você prestar mesmo atenção, perceberá que em três momentos a série tratou de exemplificar que a Agnes é uma mulher conhecedora de plantas. No passado e sob título de ignorância, mulheres eram muitas vezes associadas como bruxas apenas por deter esse tipo de conhecimento — e muitas vezes eram condenadas apenas por terem conhecimentos medicinais sobre algumas plantas.

Em primeiro momento a Agnes aparece borrifando uma essência de lavanda sobre os gêmeos, e depois utiliza o whisky (álcool) para alguma outra composição. Mais tarde, Agnes comenta que o Faísca acabou falecendo após invadir o seu jardim e comer as folhas de suas azáleas. A flor azaléa apesar de ser muito perfumada, possui propriedades medicinais e cores vibrantes, mas folhas extremamente tóxicas, principalmente para cães — e sim gente, é verdade, mantenha seu cãozinho longe de azaléas!

Vale lembrar que durante o primeiro episódio, Agnes cita que a data de aniversário de seu casamento com Ralph aconteceu em 2 de junho — confira no link acima —, data essa que coincide com o primeiro julgamento de bruxas em Salem. Então na primeira cena do quinto episódio, se você for atribuir a ideia da Agnes ser de fato a bruxa Agatha, vai entender que talvez ela estivesse enfeitiçando os gêmeos — possivelmente para adiantar o crescimento deles. Tanto que, nos dois momentos que eles avançam no tempo, ela está presente. Só não fizeram isso na morte do Faísca também porque a Wanda os impediu, mas a Agnes também estava lá. Um obrigado ao nosso membro do grupo do Facebook, Maicon Duarte, por ter nos indicado essa pista. 


⊗ 5. AGNES & WANDA

SIM! Agnes ganhou três tópicos em nossa lista dessa semana! Mas não havia como ignorar, ela literalmente esteve em vários momentos ao longo do quinto episódio. Em um breve momento, após perceber uma elevada preocupação do Visão, Agnes para de agir como de costume e pergunta se a Wanda gostaria de recomeçar a sua cena — agindo praticamente como uma atriz.

Em outro momento, os gêmeos crescem na frente da Agnes e a própria Wanda utiliza seus poderes na frente dela — se mostrando cada vez mais confortável em não esconder suas habilidades. Mais tarde, com a morte do Faísca, Wanda é questionada por Agnes sobre a possibilidade dela poder reverter a morte.

Essa interação quase como alguém prestativa em ensinar acontece desde o primeiro episódio, apesar de ficar mais evidente nesse. Em vários episódios vemos Agnes instruindo Wanda não só como agir, mas também como ela deve ser e o que fazer. Ela sugere nas entrelinhas para que a Wanda use cada vez mais seus poderes, e lhe explica, pelas ações do cotidiano, como seus poderes podem ser utilizados.

A conexão entre as duas está cada vez mais natural, e parece crescer a cada novo episódio. Indiretamente a Agnes vem pressionando a Wanda de formas diferentes e criativas, então não parece um absurdo pensar que no próximo episódio veremos ações mais instintivas entre elas.


⊗ 6. ANOS 80 | ABERTURA

A abertura de WandaVision — e toda a estética da série em si — foram inspiradas dessa vez em três diferentes sitcons dos anos 80: Caras & Caretas (1982), Tudo em Família (1985) e Três é Demais (1987).

Em todas as três séries, temos não só um casal em cena, como também filhos presentes em todos os episódios, vizinhos/conhecidos participando ativamente das cenas e tios/tias morando juntos ou visitando os protagonistas. Muito parecido ao que acontece também nesse episódio.

Vale lembrar também que as gêmeas Olsen, Mary-Kate e Ashley, contracenaram em Três é Demais como Michelle Tanner e ficaram famosas mundialmente por causa desse papel. Elas são as irmãs mais velhas de Elizabeth Olsen, a Wanda, então foi uma referência da produção à série em si.

Toda essa mudança temporal não é um mero artifício para os cenários. Em entrevista para a série tanto a produção quanto o elenco já comentaram sobre o fato do tempo ser algo muito importante para a narrativa, e falaremos dele em nosso próximo tópico.


⊗ 7. O TEMPO É IMPORTANTE!

Como mencionamos no item anterior, a produção de WandaVision em diversas entrevistas deixou vazar o quanto o conceito do tempo é importante para a série. Não só cada episódio se baseando em sitcons de épocas distintas, como na quantidade de relógios presentes na série. WandaVision se iniciou na década de 50 (episódio 1), 60 (episódio 2), 70 (episódio 3) e 80 (episódio 5); mas já sabemos que teremos também episódios temáticos na década de 90 e nos anos 2000.

Em diversos momentos também ao longo dos filmes os diálogos de Wanda e Visão envolvem o tempo. Em Era de Ultron o Visão vai salvar a Wanda após ele dizer que eles estão ficando sem tempo. Em Guerra Infinita o Visão desliga o seu transponder após dizer que queria passar mais tempo com a Wanda. Ainda em Guerra Infinita, o Visão ao pedir que Wanda o matasse, diz que eles não têm mais tempo. Já em Ultimato, ao conversar com o Clint a Wanda diz que queria ter mais tempo com Visão.

É curioso mencionar também que em quase toda cena da série você vai ver um relógio na parede, nas estantes, ou até mesmo nos braços das pessoas. Até mesmo os gêmeos usam relógios! O conceito do tempo certamente será algo explicado nos episódios futuros — e citaremos uma curiosidade muito interessante no item do Mercúrio (Evan Peters) mais à frente.


⊗ 8. MONICA RAMBEAU | PODERES

Teria a Mônica já ganhado os seus poderes? Durante a sua primeira cena no quinto episódio Monica está fazendo um SPECT (tomografia computadorizada de emissão de fóton único) para analisar se houve algum dano em seu cérebro após ter ficado sob manipulação da Wanda.

Normalmente para esses exames, é aplicado um composto radioativo como contraste, para facilitar o detalhamento da imagem cerebral. Nesses casos é injetado partículas de iodo, justamente para facilitar os elétrons a receberem o bombardeio de prótons emitido pelos fótons — que são partículas eletromagnéticas de luz.

Após o seu exame, a Dra. comentou sobre não ter conseguido captar imagens do cérebro de Monica, ficando um borrão de luz em seu exame. Ao que se sugere, a máquina captou apenas uma grande quantidade de fótons vindo da Monica. E se formos considerar que ela obteve os seus poderes na série, não fugiria muito das suas habilidades nos quadrinhos.

Nas HQs Monica é capaz de absorver e manipular qualquer tipo de energia do espectro eletromagnético, seja RAIO-X, raios gama, raios UV, de micro-ondas e vários outras. Ao que se sugere, o corpo de Monica teria absorvido a emissão de fótons da máquina, impedindo uma leitura de seu cérebro.

Vale citar também que esse borrão de luz visto em seu exame é a última imagem que os heróis têm do mundo real ao serem puxados para a realidade criada por Wanda na DINASTIA M, mostrando mais uma vez que a série têm se baseado bastante nessa HQ.


⊗ 9. WANDA É A VILÃ?

Algo muito curioso aconteceu durante esse quinto episódio. Wanda em sua discussão com o Visão comenta sobre ela não saber como tudo em Westview começou e que ela também não controla tudo na cidade. Apesar de várias ações dela provarem o contrário, possivelmente ela pode estar falando a verdade. Quando a Monica está fazendo seu exame, ela comenta que dentro do hexágono de realidade ela só conseguia ouvir a voz da Wanda.

Nesse mesmo momento, se você estiver com os ouvidos atentos é possível ouvir a Wanda dizer “trust/confia” em meio a vários frames inéditos dela em Westview “sofrendo”. Durante o quarto episódio ao entrar em contato com o domo de energia pela primeira vez, Monica comenta que é quase como se ele estivesse “a chamando”

Enquanto a Monica conversa com a Wanda durante o ataque à S.W.O.R.D, ela deixa soltar que a Wanda queria ela lá dentro com ela, e que ao expulsá-la da realidade ela também havia protegido ela contra impactos mais bruscos. Então se a Wanda for de fato uma vítima aqui dentro, ela chamar a Monica não seria nenhuma surpresa. Afinal, ela entenderia em seu subconsciente que também está servindo de marionete e que há forças maiores puxando as cordas no Hex.


⊗ 10. A INVASÃO À S.W.O.R.D

A invasão da Wanda à S.W.O.R.D atrás do corpo do Visão inicialmente seria uma cena pós-crédito de Vingadores: Ultimato, mas os produtores haviam achado perturbadora demais mostrar essas cenas após o “final feliz” que o filme deixou. Essa informação havia sido comentada por Paul Bettany, o Visão, em entrevistas meses antes da série estrear.

E apesar de termos essa cena do ponto de vista da Wanda — que em algum momento deve ser exibida para nós —, tivemos também as cenas do ponto de vista da S.W.O.R.D. Wanda aparece invadindo as instalações atrás do corpo do seu marido, e pelas cenas o Visão estava todo desmontado e sendo analisado pela instituição. Essa cena é bem semelhante a dois momentos dos quadrinhos.

O primeiro vem da edição #1 de VISÃO E A FEITICEIRA ESCARLATE (1985), onde mostra a Wanda invadindo uma instalação — quebrando paredes e vidros, abrindo portas e destruindo objetos — atrás do Visão. A segunda referência nessa cena acontece em VINGADORES DA COSTA-OESTE (1989), onde a Feiticeira Escarlate e os Vingadores invadem uma instalação do governo após o Visão ter sido sequestrado, e o encontram todo desmontado sendo estudado.

A instituição fundada por Maria Rambeau de fato pode ter sido criada a fim de ajudar a treinar humanos como astronautas para lidarem com outras forças alienígenas — assim como ela e sua família lidaram de forma pacífica com os Skrulls —, mas em algum momento o diretor Wayward parece ter alterado as diretrizes originais da S.W.O.R.D para agir sob outro pretexto.


⊗ 11. WANDA ALTERANDO A REALIDADE

Pela primeira vez no MCU, tivemos uma real introdução aos poderes da Wanda, semelhante ao que são nos quadrinhos. A Feiticeira Escarlate possui dois diferentes poderes, a alteração da realidade e a manipulação da magia do caos.

Ambos os poderes são usados em sinergia pela personagem para lhe conceder um maior controle sobre o outro. No entanto, quando introduzida em Vingadores: Era de Ultron, Wanda foi descrita como uma telecinética e telepata — até mesmo nesse episódio isso foi mencionado novamente —, mas felizmente as coisas estão mudando agora.

Como a Dra. Darcy mesmo diz, Wanda está manipulando e alterando a realidade, um poder nunca demonstrado por ela antes no MCU. Ou talvez ela sempre usou só que não era devidamente explicado? Vale lembrar que ao perder o Pietro, ela desintegrou o exército do Ultron. Aliás, por citar a Dra. Darcy, ela também batiza o hexágono da Wanda como Hex (feitiço em alemão | Hexe também é bruxa/feiticeira em alemão), que como já explicamos em outras listas era como os poderes da Feiticeira Escarlate eram citados nos quadrinhos.

Até mesmo a ideia de um codinome para ela foi mencionada. Apesar de ser tratada como Feiticeira Escarlate nos créditos dos filmes e nos merchandising, Wanda de fato nunca foi de fato referenciada como tal. Então podemos certamente esperar mais da Wanda nos próximos episódios.


⊗ 12. MONICA CONHECE UM(A) ENGENHEIRO(A) AEROESPACIAL

Durante uma conversa com o Jimmy Woo e a Dra. Darcy, Monica está realizando alguns cálculos complicados a fim de descobrir o melhor jeito de entrar no hexágono da Wanda — nomeado oficialmente também como “Anomalia Maximoff” —, referenciado ao veículo usado nos trailers para invadir o Hex.

E por se tratar de cálculos complexos, Monica menciona de forma enigmática conhecer um engenheiro aeroespacial. É cedo dizer ainda, mas talvez Monica estivesse falando do próprio Reed Richards, que na edição #1 de QUARTETO FANTÁSTICO é descrito como um engenheiro aeroespacial — sendo que foi ele que construiu o foguete Marvel 01, e mais tarde roubou junto com os outros membros do Quarteto Fantástico a espaçonave para serem os primeiros viajantes ao espaço.

No entanto, se você mudar a legenda e até mesmo alterar o idioma da série, vai perceber que Monica fala na verdade de conhecer uma engenheira aeroespacial; ou seja, uma mulher. Pode se tratar talvez de algum erro de tradução, ou talvez de fato seja a inserção de uma mulher com essa função — Riri Williams, a Coração de Ferro, com série já anunciada no Disney+? Ou talvez a Sue Storm? —, ela inclusive chegar a mandar uma mensagem de texto pelo celular para esse e engenheiro(a), então certamente ainda veremos esse profissional aparecer em WandaVision.


⊗ 13. NORM E A MENSAGEM DA S.W.O.R.D

A S.W.O.R.D spoilou WandaVision para nós! No quarto episódio, tivemos a informação na ficha de Abilash (o Norm) que ele havia sido despertado pelo Visão e revelado grande angústia e preocupação por sua família, e isso aconteceu nesse quinto episódio!

Ao receberem um novo e mais sofisticado computador para a empresa, eles acabam interceptando uma mensagem enviada pela Dra. Darcy à central da S.W.O.R.D. Ela menciona a “Anomalia Maximoff” e as pessoas sendo mantidas em cativeiro por Wanda.

Visão então começa a usar algo semelhante com o que ele fez em Era de Ultron, ao desativar o vilão da internet. Ele desliga o computador tocando nas extremidades do monitor, e faz o mesmo com o Norm, desligando-o do controle do Hex.

De um carismático Norm surge então o apavorado Abilash, que começa a dizer que “ela está nos controlando”, ele escuta as “vozes dela” e que os “sentimentos dela” são intensos. Sob tortura psicológica, Abilash implora para que o Visão interrompa aquela dor, e ele volta a ligá-lo ao Hex.

Apesar de ter ficado evidente que uma mulher esteja controlando eles, fica aqui a dúvida se de fato é a Wanda ou não. Apesar de Mônica mencionar que só ouvia a Wanda dentro do Hex, abafando seus próprios anseios e perturbações.


⊗ 14. WANDA VS. S.W.O.R.D 2.0

Quando a S.W.O.R.D decidiu usar um drone da década de 80 para interagir com o Hex da Wanda, eles acabam irritando-a ao atacarem diretamente. Wanda então sai do Hex pela primeira vez desde que a série se iniciou, joga pra fora o drone e decide confrontar a S.W.O.R.D novamente.

Primeiramente, a tecnologia usada é um drone das INDÚSTRIAS STARK (está na lataria), apesar do design em si ter se baseado em um drone real do modelo Albatross, também da década de 80, mas apelidado de “S BLACKBIRD” pelo seu formato se parecer com o jato de mesmo nome. O “S” acrescentado é de “small”, pequeno em inglês.

Em vídeo fica mais fácil perceber as similaridades.

Mesmo sendo indagada sobre ter raptado toda uma cidade, Wanda diz que quer viver a sua vida em paz e os avisa para irem embora. Então ela usa novamente após muito tempo os seus poderes de manipulação mental e controla os soldados da S.W.O.R.D para mirarem no diretor Hayward. Logo depois ela reforça a barreira do Hex e entra novamente no hexágono.

Algo curioso a ser mencionado aqui nessa cena são os movimentos da Wanda. Ela faz a mesma coisa que o Magneto fez com as armas em X-Men 1, ao apontar para os policiais. E o movimento de mão feito por ela de costas, também se assemelha com a cena do Magneto em X-Men: Fênix Negra, que faz um gesto igual enquanto dá as costas aos inimigos. Olha, olha, olha em Marvel!


⊗ 15. O COMERCIAL LAGOS | JOIAS DO INFINITO

O comercial da vez se trata da marca de tecidos Lagos, que “limpa qualquer bagunça” e ele é muito bem intencionado e aplicado nesse episódio, porque acontece justamente após a Wanda ameaçar a S.W.O.R.D, um verdadeiro início de bagunça.

Lagos, como dito no início do episódio, é a maior cidade da Nigéria onde ocorreu o acidente da explosão de um prédio causado pela Wanda — ao tentar direcionar a explosão do vilão Ossos Cruzados para outro local da cidade. Desde o início dessas listas, comentamos sobre os comerciais serem traumas específicos da Wanda, e esse é certamente um dos que mais a assombra.

A mensagem do comercial é muito simples, aparece diversas vezes líquidos sendo derrubados (especialmente na cor vermelha) e várias passadas de panos enquanto o narrador fala “para quando você faz uma bagunça sem querer“. E com esse comercial, uma ideia foi observada. Ao que parece, cada comercial também sugere uma Joia do Infinito diferente.

Primeiro foi uma torradeira (máquina) com o aspecto de um rosto, além de um LED brilhante no meio (Visão?). Esse primeiro comercial sugere aqui a Joia da Mente. Depois tivemos o relógio, sugerindo a Joia do Tempo. No terceiro episódio tivemos o sabonete Hydra azul em formato de cubo, remetendo ao Tesseract — que já esteve em posse da Hydra —, que era na verdade a Joia do Espaço. E por fim o líquido vermelho, remetendo diretamente o Éter, a Joia da Realidade, que era encontrada também no estado líquido.

Não podemos dizer se de fato à uma referência aqui remetendo às Joias do Infinito, mas é curioso tais características encontradas com as respectivas joias. Esperamos então os próximos comerciais para vermos se teremos similaridades com as Joias da Alma e do Poder.


⊗ 16. O CURIOSO CASO DE FAÍSCA

Faísca teve certamente um desenvolvimento tão rápido quanto as crianças gêmeas. É interessante dizer aqui que o cachorrinho é sim uma referência aos quadrinhos. Ele é inspirado no Zeke, que apareceu na HQ solo VISÃO (2015), onde nessa história o Visão recria uma família perfeita de sintozóides — que é o que ele é de fato.

Zeke morreu após descobrir o vilão Ceifador enterrado no quintal do Visão — e na lista do episódio #2 mencionamos o Ceifador como um dos easter eggs do episódio. Ao lamber sua lâmina tóxica e sofrer uma enorme carga elétrica, ele morre queimado no mesmo momento. Visão o encontra, e usa o cérebro do cachorro para criar um sintozóide canino para os seus filhos e o chama de Faísca.

Em determinado momento da história, os filhos do Visão destroem o Faísca e dentro do seu interior descobrem Floreterna. A flor é encontrada no Monte Wundagore, que está ligado diretamente a história de Wanda e Pietro. E é uma flor cultivada e colhida na mansão de Agatha Harkness. Seriam as Azaléas mencionadas por Agnes, na verdade Floreternas?

Nos quadrinhos, a flor é um poderoso composto mágico usado somente em um ritual para você ter acesso a visões do futuro. Para que o ritual funcione você terá que dar a planta para outra pessoa (ou animal) comer quando ele estiver com fome, depois terá que matar quem à comeu, tirar de dentro do cadáver a Floreternas, e então come-la — dessa vez o praticante do ritual. Após isso, a pessoa que realizou o ritual começará a ter vários flashes sobre o que você quer ver no futuro. Teria Agnes matado o Faísca de propósito então? Ela fez a mesma coisa com o seu gato Ébano ao dar a flor de alimento, depois o matou e devorou seu estomago para finalmente poder ver o futuro.

A morte de Faísca também serviu de tentação para os gêmeos e Agnes (e para a própria Wanda), ao insistirem para a mãe usurpar a morte e trazer pessoas que já morreram de volta a vida. Na cena seguinte, a gente vê o Visão lavando as mãos e sem o seu blazer, possivelmente após ter enterrado o Faísca no quintal.



⊗ 17. VISÃO É A LAYLA MILLER E O WOLVERINE|EMMA

Algo que já ficou evidente para os leitores da DINASTIA M é a função do Visão dentro do Hex da Wanda. Visão é aqui uma junção de três personagens importantes para a trama: Wolverine, que dentro da realidade tem TODAS as suas memórias recuperadas, Layla Miller, que é uma pseudo-âncora da Feiticeira Escarlate, criada por ela mesma, para caso passasse do ponto dentro de sua própria realidade e Emma Frost, para compartilhar as memórias com os heróis e despertar outros presos na Dinastia M.

E a gente vê ao longo da série o Visão questionando a realidade em diversos momentos e indagando a Wanda tudo o que eles viviam em Westview. Nesse episódio, Visão chega ao ápice e começa questionar diretamente a Wanda as coisas erradas que ela vem causando. Visão claramente está perturbado com tudo e a cada desculpa de sua esposa, ele encontra vários pontos para questionar. Mesmo tendo poder para controlá-lo na realidade — e ela até mesmo fala isso em tom de deboche — Wanda prefere não mais fazer isso.

Quando Visão está quase fazendo ela duvidar de suas ações, surge então mais uma vez alguém para fazer Wanda voltar àquela realidade. Essas interrupções que acontecem entre os momentos de questionamentos da Wanda são sempre interrompidas por alguém, como se quisessem que ela esteja cada vez mais imensa naquela realidade. O ápice é com a chegada do Mercúrio!


⊗ 18. EVAN PETERS, O MERCÚRIO DOS X-MEN!

Quem diria que veríamos uma interação entre o Universo FOX e o Universo Marvel algum dia! O Mercúrio dos X-Men chegou em WandaVision e encheu a internet de reações. E há uma boa observação a ser feita aqui.

O Universo dos X-Men na FOX começou também na década de 50, com a primeira cena de X-Men: Primeira Classe. Logo depois somos levados à década de 60, ainda no mesmo filme. Em Dias de um Futuro Esquecido temos então a década de 70, e é aqui que o Mercúrio de Evan Peters aparece rapidamente pela primeira vez.

Na década de 80 tivemos o Mercúrio tendo uma maior participação em X-Men: Apocalipse e por fim, na década de 90, em X-Men: Fênix Negra. É interessante notar que toda a ambientação também de WandaVision se passa nessas décadas. E as aparições do Mercúrio nos filmes são pautadas nas décadas de 70, 80 e 90, e o mesmo também acontece aqui na série. Tivemos a primeira menção ao Pietro no terceiro episódio, que é nos anos 70, a aparição agora dele na série, nos anos 80 e também aparecerá no próximo episódio, que é nos anos 90.

Como vimos ser dito no episódio, Wanda e Pietro nasceram no ano de 1989, então não tinha como o Mercúrio (de Vingadores: Era de Ultron) aparecer nessa época, justamente porque ele não existia, ou se existisse era ainda um bebê. No entanto, em outra realidade, já existia um Pietro também, ou melhor, um Peter, que era basicamente uma versão do Mercúrio de outra realidade.

Mas apesar de tudo indicar aqui o início do multiverso, talvez esse não seja de fato o Mercúrio que conhecemos. Justamente quando Wanda e Visão discutem a realidade de Westview, o alarme da S.W.O.R.D dispara — dando a entender que alguém entrou no Hex — e então aparece curiosamente o seu falecido irmão à sua porta. Ao que parece, temos aqui a introdução do vilão à série, e o endiabrado foi perspicaz em apelar para justamente o Pietro.


⊗ BÔNUS. AS BIZARRICES DO QUINTO EPISÓDIO!

Sim, muita coisa bizarra aconteceu nesse episódio. O primeiro item a ser citado é a presença de um filtro vermelho estourado dentro do Hex. Ele estava menor no episódio #3, mas super evidente no episódio atual. Esse filtro vermelho estava não só nos habitantes de Westview, como em todos os objetos da realidade. Pode ser talvez uma forma de mostrar que a realidade da Wanda está se tornando mais densa e poderosa, refletindo também sobre toda as superfícies. No quarto episódio a Dra. Darcy inclusive sugere que o Hex possa explodir.

O segundo item a ser citado é a uma estranha presença ao lado da Wanda na foto de família na abertura do episódio. Ao inverter as cores naturais, é possível perceber uma forma humanoide ao lado da Wanda. Confira acima:

Também no pôster mais recente da série, é possível observar duas figuras misteriosas escondidas. A primeira é uma figura diabólica escondida no papel de parede, a segunda uma caveira escondida no gramado. Como há rumores de 3 diferentes vilões aparecendo na série — Mephisto, Pesadelo e Ceifador —, é possível que essas figuras venham a representar algum deles.

E por fim, mas não menos importante, quando o Pietro bate à porta de Wanda, no espelho da casa tem um desfoque em cena. Mas na mão dele além de ter tom avermelhado, têm também uma extensão de um membro levando o Pietro à dentro da casa. Apesar de ser refletido pelo espelho, não existe NADA ali próximo da Wanda para ser refletido. O que vocês acham que pode ser?



Mas e vocês caros leitores, o que acharam das curiosidades, easter eggs e informações do episódio #5 de WandaVision? Comente abaixo outras curiosidades e informações que talvez vocês possam ter conseguido captar.

Não esqueça de conferir o que achamos do episódio no Frequência Sentinela, o podcast do Universo X-Men.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que ao longo da semana teremos diversos vídeos sendo postados para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!