SÉRIES

WANDAVISION: Listamos 10 curiosidades e easter eggs do primeiro episódio

WandaVision teve a sua estreia e já causou pane na realidade. Confira 10 curiosidades e easter eggs do primeiro episódio da série!


A primeira série da Marvel no Disney+, WandaVision, finalmente teve a sua estreia na última sexta-feira (15/01) nos pacotes de streaming dos fãs que já estavam ansiosos há semanas pelo lançamento da série. WandaVision teve dois episódios liberados simultaneamente, no entanto, falaremos deles em matérias distintas para melhor explanação das curiosidades e dos easter eggs descobertos.

Vale pontuar que a série está diretamente conectada ao novo filme do Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, então muitos diálogos, takes de cenas e também cenários são focos de informação que foram deixados em ambos os episódios. Confira abaixo as 10 curiosidades e easter eggs mais interessantes que merecem ser comentadas.


⊗ 1. TODO O 1º EPISÓDIO É NOS ANOS 50!

Essa não é uma informação tão curiosa assim como os outros itens listados, mas também é interessante de se pontuar. É de conhecimento de boa parte dos fãs que WandaVision passará por diversas mudanças temporais conforme seus episódios vão avançando em tempos modernos. Não só os cenários, como também os carros e diversos outros móveis e elementos são claramente tirados dos anos 50 para a série.

Nos diálogos entre Agnes e Wanda por exemplo, diversas palavras como “supimpa” e “bafafá” são claramente palavras que eram usadas bastante — e teve seu início — nessa década.


⊗ 2. O EPISÓDIO É INSPIRADO EM DOIS FAMOSOS SITCONS!

WadanVision por se habituar nos anos 50, bebe diretamente da fonte de dois dos principais sitcons da época — formato esse em que os dois primeiros episódios da série se baseiam —, sendo eles The Dick Van Dyke Show e I Love Lucy. Além do episódio ser todo em preto e branco, ele foi filmado diante de uma plateia que reagia de acordo com as falas. Até mesmo os efeitos dos poderes da Wanda foram produzidos de forma prática, e não por meio de computação gráfica.

Na série Wanda tenta organizar a sua vida domiciliar, além de manter diálogos cômicos com sua vizinha Agnes por meio de momentos oportunos na vida de um casal, bastante semelhante a narrativa dos dois seriados de inspiração. Wanda inclusive utiliza seus poderes como a personagem de A Feiticeira, outra série de estilo sitcom que teve seu lançamento em 1964, apesar de ter tido seu roteiro escrito 5 anos antes.


⊗ 3. AGNES É A “VIZINHA” DA ESQUERDA!

Aqui as curiosidades começam a ficar mais latentes. Um dos críticos logo na noite de embargo da série comentou que os diálogos da Agnes são muito cirúrgicos e de nenhuma forma são gratuitos, ele estava certo! Boa parte dos diálogos da Agnes são bem pontuais, e o primeiro a ser listado aqui é justamente em sua entrada na série. Agnes ao visitar Wanda pela primeira vez comenta que ela é a vizinha da direita, não a direita da Wanda, mas a direita dela própria, ou seja, a sua esquerda.

Acredita-se que Agnes seja um anagrama para Agatha Harkness, uma bruxa que dentro das histórias da Marvel já teve diversos envolvimentos com a Feiticeira Escarlate. Agatha é uma bruxa da antiga Salem, historicamente datada em 1654, onde ela começou a aprender e a praticar a magia. Ela apesar de ter o seu próprio Coven — uma espécie de irmandade de bruxas ou feiticeiras — sempre foi aliada de si mesma. E dentro do “ocultismo” existe uma linha de atribuições descritas como caminha da mão direita e caminho da mão esquerda.

Dentro do seu entendimento, o caminho da mão direita é associado a objetivos altruístas ou virtuosos; assim, por exemplo, wiccanos e magos de linha branca trabalham no caminho da mão direita com práticas de curandeirismo e magia protetora. Já no caminho da mão esquerda segue mais a linha “seja feita à minha vontade”, sendo associado bastante a satanistas e aos magos de linha negra que trabalham com a intenção de infligir medo e prejuízo em outros (embora alguns estudiosos afirmem que a magia negra projetada para fora do grupo possa trazer benefícios a si).

Apesar dos possíveis estereótipos, o conceito é descrito mais como uma forma ideológica de visão dentre as diferentes vertentes, e usando essa informação como bússola podemos presumir que Wanda e Agnes — potencialmente a Agatha — estariam trabalhando para lados opostos, Agatha ainda mais, dando a entender que ele tá agindo além dos seus próprios objetivos. Sendo este um dos easter eggs ou não, certamente é uma boa curiosidade.


⊗ 4. O ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE AGNES E RALPH!

Ralph é o marido de Agnes da série, que, apesar de não ter aparecido ainda foi citado em diversos momentos como um dos alívios cômicos nas falas da personagem. E em uma dessas falas, Agnes conversando com Wanda sobre datas de casamento no primeiro episódio brinca que Ralph só se lembraria de 2 de Junho se a data fosse o nome de uma cerveja. E novamente, essa informação não é gratuita!

2 de Junho, especialmente dentro do contexto histórico de 1692, é a data onde houve o primeiro julgamento de mulheres consideradas como bruxas em Salem. Além do julgamento, houve também a condenação da primeira bruxa de Salem a fogueira como um evento assistido pela cidadãos. A data é mencionada em diversos livros históricos da cidade e é tido como potencialmente o início da caça as bruxas no município e nas suas redondezas.

O próprio personagem Ralph dentro da narrativa é um mistério! Teorias apontam que o marido de Agnes na série seria potencialmente Mephisto, que é supostamente um dos vilões de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Mephisto para quem não conhece, é um famoso vilão do universo Marvel tido como uma das diferentes personificações do diabo, que sai distribuindo diferentes tipos de pactos para expandir ainda mais seu território e poder. E se a Agnes for de fato a Agatha, não seria surpresa nenhuma se a data de casamento deles for na verdade a data do pacto em que eles fizeram — ou algo do tipo. Esse certamente é um dos easter eggs — se confirmado — macabros, não?


⊗ 5. A TORRADEIRA STARK!

Dentro da série existem “comerciais” relatando objetos de última geração para aquela década. No entanto, o que poderia ser uma piada interna pode está escondendo um dos melhores easter eggs para o passado da Wanda. O comercial do episódio um é a venda de uma torradeira super inteligente da marca Stark. A torradeira totalmente moderna, é demonstrada fazendo diferentes feitos das torradeiras comuns ao preparar diferentes pratos.

Mas além da marca Stark em si, em dado momento curioso temos uma tensão em volta da torradeira quando ela começa a fazer um som como se fosse se auto detonar. Um led vermelho começa a piscar — e ele é a única cor presente dentro da série em si, nesse episódio, que é toda em preto e branco — e um zumbido começa a aumentar, além do próprio zoom que vai ficando ainda mais próximo da torradeira. No entanto, temos o som de uma das “armaduras Stark” e o pão torrado é liberado.

Acredita-se que esses comerciais — o do episódio 2 segue a mesma proposta — sejam fragmentos do passado da Wanda. Em Vingadores: Era de Ultron, Pietro conta que foram atingidos por dois mísseis, onde o primeiro detonou o prédio em que eles moravam onde estava ele, sua irmã e seus pais — tendo eles sido mortos. Wanda e Pietro sobreviveram ao primeiro míssil, mas na chegada do segundo ele caiu próximo dos irmãos, mas sem detonar.

Isso pode ter sido apenas uma vaga lembrança do passado, mas também pode indicar algo… Teria sido a Wanda a responsável pelo míssil não detonar? Em The Wakanda Files: A Technological Exploration of the Avengers and Beyond — o livro que revela alguns segredos do MCU — é dito que tanto Wanda e Pietro só sobreviveram aos experimentos do Von Strücker por isso foi ressoado pela vontade deles, como se algo interno deles já estivessem inapto para aceitar aquela mudança ocasionada pela joia da mente. De qualquer forma, como o próprio bordão diz “esqueça o passado, esse é o seu futuro”…Mas fica a curiosidade latente aqui.


⊗ 6. O VINHO DE M | HOUSE OF M | DINASTIA M

House of M, ou Dinastia M, é uma das HQs mais intensas mostrando as reais capacidades da Wanda como Feiticeira Escarlate. A própria WandaVision foi bastante inspirada nessa saga justamente por ser uma das mais especificas sobre a Wanda e da dualidade sobre seus poderes. E a marca do vinho usado por Wanda para saborear a noite de jantar dos Harts parece nos levar justamente para essa saga.

O vinho que a protagonista serve na mesa se chama Maison du Mépris, que significa “Casa do Desprezo” — algumas traduções até mesmo sugerem “Casa da Miséria” — e nos remete diretamente HQ mais famosa de Wanda. Nesta história em quadrinhos, Wanda remodela toda a realidade ao seu redor após perder seus filhos gêmeos, que se revelam apenas fragmentos da alma do vilão Mephisto — olha ele aparecendo aqui de novo.

Essa ideia já havia sido mencionada logo no primeiro trailer da série, quando o vinho havia sido mostrado. Mas o “M” no vinho pode indicar justamente a saga pela qual a série está se inspirando e nos indicar que Wanda esteja realmente fragilizada e querendo fugir da realidade.


⊗ 7. VINGADORES #238

Essa curiosidade saiu diretamente do nosso grupo no Facebook através do membro Marcelo Oliveira. A data 23/8 no calendário pode ser uma referência à HQ VINGADORES #238, onde o Visão é reativado e controlado após em uma aventura anterior ele ter sido desativado por ter passado por um campo de energia mágico.

Isso pode ser muito bem um lembrete que tudo o que acontece na série existe dentro de uma bolha de realidade criado pela Wanda onde o Visão não pode sair dela de forma alguma. E sim, já sabemos que o domo criado por Wanda é composto por seus poderes. Não sabemos ainda como ela conseguiu tal feito, mas é evidente tanto pelos trailers como por alguns spots a ideia aqui.

Uma outra curiosidade é que a Monica Rambeau — a primeira Capitã Marvel — assumindo o codinome de Fotón aparece também na edição #238 como uma Vingadora. E a personagem em si já foi introduzida na série pelo episódio 2.


⊗ 8. A AUSÊNCIA DO NÚMERO 6

Esse foi um dos easter eggs mais complicados de se notar, mas com a ajuda de um usuário no twitter — e de mais tarde com outros — foi possível perceber que em diversos momentos o número 6 era potencialmente banido de nossas vistas. E isso começou já nos pôsteres da série! A gente pode perceber a ausência do número nos relógios analógicos, no sinais de rádio, no salto de números 5 ao 7 e em vários outros pontos onde eles deveriam estar juntos — alguns elementos foram tirados do segundo episódio.

O número 6 dentro da numerologia é atribuído a características como harmonia no lar, casamento estável, responsabilidades, a reconciliação, o êxito, a segurança e a beleza; tendo o número representando também a família, lar, casamento e união, valores esses expressados pela série ao longo dos seus episódios através da Wanda e do Visão.

No entanto dentro do ocultismo e de algumas outras vertentes do cristianismo, o número é atribuído a coisas, sentimentos e situações negativos. Sendo uma referência direta ao mal, a imperfeição, o número do homem. Simboliza o selo de Salomão (a estrela de seis pontas). Relaciona-se a besta do Apocalipse (666), pois na Bíblia é o número do pecado. Seu lado negativo aparece quando quer impor seus próprios ideais a todos os outros.

Teoricamente, é interessante notarmos que o número carrega uma dualidade e um equilíbrio em si. A ausência do número 6 pode ser um dos easter eggs pelo fato da Wanda está mantendo toda uma realidade alternativa dentro de uma cidade. Onde que, pra ela é perfeitamente bom, mas para outros pode significar uma ruína a longo prazo por estar manipulando a mente de todos ali afetados.


⊗ 9. A S.W.O.R.D. ESTÁ MONITORANDO TUDO

Essa é outra informação em que potencialmente nós já sabíamos. A S.W.O.R.D está na série para verificar o que está acontecendo com a Wanda e o seu domo de energia. Para quem não sabe, a organização tem como função as mesmas atribuições da S.H.I.E.L.D, no entanto para situações que envolvam ataques alienígenas ou de fontes alienígenas — e os poderes da Wanda vieram de tal poder.

Teoricamente falando, não é surpresa nenhuma ter a S.W.O.R.D investigando tudo mediante a natureza dos poderes da Wanda, mas é curioso perceber que a o final do episodio eles estão assistindo tudo o que ocorre dentro do como se estivesse sendo transmitido para a TV. Porém vale citar que potencialmente na série a S.W.O.R.D possa ter sido levemente reformulada, e agora eles são responsáveis ​​pelo monitoramento e policiamento dos super-humanos.

A S.W.O.R.D. do MCU é aparentemente a próxima evolução dos Acordos de Sokovia, vendo os sobre-humanos como “Armas Sencientes”, não como apenas pessoas, e sem dúvida eles estariam particularmente preocupados com Wanda dado seu papel em Capitão América: Guerra Civil. Aliás, é possível que os nomes na tela sejam membros da S.W.O.R.D, tentamos buscar os nomes citados e não tivemos retorno.


⊗ 10. OS EFEITOS FRAGMENTADOS DOS CRÉDITOS

Durante os créditos finais dos episódios, é possível vermos um efeito pixelado construindo todo um universo a partir de fragmentos, bastante semelhante com a reestruturação da Feiticeira Escarlate da realidade na Dinastia M, sendo potencialmente um dos vários outros easter eggs sobre a saga dentro da série.

Observe que os pixels giram em uma série de formas diferentes, reunindo-se para construir a casa em que Wanda e Visão estão morando — e, por fim, seus anéis de casamento. Isso aponta para a ideia de que tudo o que Wanda está experimentando em Westview foi criado por seus poderes, que em breve serão classificados também como elementos de magia — como os rumores sugerem.

⊗ BÔNUS: STOP IT :(:

Certamente os momentos finais do jantar foi o evento mais tenebroso do primeiro episódio. Quando o Sr. Harts começa a sentir falta de ar por ter um alimento preso em sua garganta — após ter pressionado Wanda e Visão com dezenas de perguntas certeiras —, tanto Wanda quanto Visão sem entender o que está acontecendo começam a observá-lo; enquanto que ao mesmo tempo temos a Sra. Harts dizendo “Stop It” (“pare com isso”) repetidas vezes para o seu marido.

No entanto a situação começa a ficar bizarra quando em meio a vários “Stop It” a Sra. Harts começa a olhar para a Wanda e dizer o mesmo que a poucos segundos dizia ao seu marido. Ela fala repetidas vezes a ponto de quase começar a lacrimejar pelo o que está acontecendo (mesmo rindo de tudo), olhando tanto para nós (telespectadores) quanto para a protagonista. Wanda então dá uma ordem a Visão e ele usa sua intangibilidade para remover o alimento preso na garganta do Sr. Harts.

A situação toda serviu para nos mostrar que mesmo sem entender o que está acontecendo, Wanda tem dimensão do que ela pode fazer ali. Além disso, pela reação da Sra. Harts, é possível presumir que ela, o Sr. Harts e o alguns outros habitantes daquele lugar estão todos sob os poderes da Wanda, onde em um momento de tensão ela conseguiu se expressar além do encantamento da protagonista, deixando claro que eles podem tanto se ferir ali ou até mesmo morrer.



Mas e vocês caros leitores, conseguiram identificar outras curiosidades ou easter eggs no primeiro episódio de WandaVision? Comente abaixo caso se recordarem ou discordarem de alguns itens listados!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que agora todos os dias teremos vídeos para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!