QUADRINHOS

Arakko é governada por mutantes nível ômega

Em Dinastia X (House of X), os mutantes alcançaram um novo patamar com o estabelecimento de Krakoa como uma nação. Mas nós descobrimos que essa não foi a primeira vez em que isso aconteceu. Uma outra ilha, Okkara, serviu como lar para mutantes milênios atrás, até que durante a invasão de Amenth ela acabou dividida em duas e deu origem a Arakko e Krakoa.


Krakoa continuou na Terra, mas Arakko e os mutantes de Okkara acabaram presos no reino de Amenth. A ilha e os mutantes de lá retornaram para a Terra no final do torneio de X of Swords (10 de Espadas, em tradução livre). Aos poucos, novas informações estão sendo reveladas sobre os mutantes que vivem na nova ilha e a sua organização social.

⊗ A POLÍTICA DE ARAKKO

Krakoa é governada pelo Conselho Silencioso, formado por 12 mutantes, que são divididos em 4 subgrupos: Outono, Inverno, Primavera e Verão. O grupo é formado por membros dos X-Men, grandes lideranças mutante do passado e também por ex-vilões.

Detalhes sobre a política de Arakko foram revelados em X-Men #16. A ilha é regida pelo Grande Círculo de Arakko (The Great Ring of Arakko), que se divide em 5 grupos.

  • ALVORECER (DAWN): Isca, a Imbatível; Idyll e Tarn, o Indiferente
  • CREPÚSCULO (DUSK): Ora Serrata, a Testemunha; Stulgid e Lodus Logos
  • DIA (DAY): Lactuca, OCULTO, Sobunar
  • ARAKKO: Arakko e Redroot (Extramundo)
  • NOITE (NIGHT): OCULTO, OCULTO, OCULTO

⊗ GOVERNADOS PELOS MAIS FORTES

Os mutantes de Arakko passaram milênios no infernal reino de Amenth, cercados por criaturas demoníacas, e por isso foram forjados pelas adversidades, e passaram a valorizar e muito a força e o poder. Isso se reflete na organização política. Todos os governantes de Arakko são mutantes de nível ômega.

“Há apenas uma medida de valor em Arakko: poder. Por isso, O Grande Círculo de Arakko não é feito apenas dos mais inteligentes e sábios dos mutantes, mas também pelos mais fortes. Nenhum mutante assumiu uma cadeira do Grande Círculo sem ser de nível ômega. Nenhuma vez. Nunca aconteceu. E nem vai.”


⊗ OS GOVERNANTES DE ARAKKO
Isca, Idyll e Tarn

A identidade da maioria dos membros do Grande Círculo permanece um mistério ainda. Nós fomos apresentados apenas a três membros até o momento.

  • Isca, a Imbatível: possui a habilidade de sempre vencer, nunca ser derrotada.
  • Idyll: Vidente. Previu a queda de Okarra e o retorno de Apocalipse.
  • Tarn, o Indiferente: Não sabemos ao certo, mas ele manifestou telepatia e telecinese, além de ser um manipulador genético (Satânicos #6)

Entretanto, há um dos componentes do Dia que não sabemos nem o nome ainda. Mas o maior mistério fica por conta do subgrupo Noite, que não tem nem a sua existência confirmada.

NOTA: Enquanto o Grande Círculo tem apenas nove assentos reconhecidos, sempre houve o rumor de mais três assentos, à parte do Círculo em si. Os assentos “Noite”, igualmente em composição e propósito, permanecem um mistério.

⊗ O TERROR DE MOIRA X
arakko
Moira e Sina

Moira é a grande mente por trás de Krakoa. A nação é a sua última arma para impedir a extinção dos mutantes pelos humanos. Para quem não lembra, ao longo de nove vidas, ela presenciou os mutantes sempre sendo derrotados. Na sua atual vida ela decidiu fazer diferente, unir todos mutantes, aliados e inimigos, em prol de um único objetivo: sobreviver.


Krakoa é um lar para – quase – todos os mutantes. Embora a maioria seja bem vinda na ilha, Moira demonstrou ter problemas com um tipo específico de mutantes: os precognitivos. O motivo para isso é que as suas visões poderiam gerar pânico e acabar levando mais uma vez os mutantes à ruína. Um exemplo dessa medida de exclusão é o fato de Charles Xavier e Magneto manipularem a Mística e se recusarem a ressuscitar Sina.

Será interessante descobrir como Moira lidará com Idyll, que além de ser um mutante precognitivo é também um mutante de nível ômega.


⊗ NOVOS MUTANTES ÔMEGA
Isca e Gênese

O retorno de Arakko aumentou a lista de mutantes de nível ômega conhecidos. Durante muito tempo, a classificação de nível ômega foi um grande problema nos quadrinhos, servindo basicamente como uma afirmação de que determinado personagem é realmente foda, gerando inúmeras discussões entre os fãs. Porém, em Dinastia X #1, nós fomos apresentados a uma nova definição, que parece resolver esse problema.

Mutante nível ômega é aquele cujo o poder é ilimitado e não pode ser superado por outro ser ou tecnologia. Em Krakoa, nós tínhamos 14 mutantes ômega registrados. Atualmente, esse número caiu para 13, devido à revelação de que Franklin Richards não é um mutante – saiba mais.


Em Arakko, nós temos nove mutantes ômega no Grande Círculo, 12 se considerarmos o subgrupo Noite, que não sabemos se é real. Além deles, vale lembrar que Gênese, esposa de Apocalipse, também é uma mutante ômega. Ela já fez parte do Grande Círculo no passado. O seu poder é o controle sobre as forças da vida.

O que você achou da organização política de Arakko? Curioso para conhecer os novos mutantes ômega?