QUADRINHOS

Polaris é criticada por usar o corpo de Wolverine (X-23) sem consentimento

Assim como a problemática envolvendo Jean Grey e Polaris, a filha do Magneto é colocada novamente em outra situação tênue da X-MEN #5.

Caso não tenha lido a primeira parte desse texto, sugerimos que leia, pois ele é complemento dessa segunda parte. Com a primeira parte do texto lida, seguimos então!

Ao longo da missão na edição #5 de X-MEN, a equipe liderada por Ciclope e Jean Grey é emboscada e rapidamente contida com dardos que anulam o gene x.


⊗ SEM ADAMANTIUM PARA POLARIS MANIPULAR
X-Men #5 (2021)

Polaris é uma das primeiras a ser nocauteada e obviamente, dado aos efeitos contidos nos dardos, é a primeira a se levantar também. E bem, ela levanta extremamente irritada, principalmente porque quebraram o óculos dela e derrubaram o seu café — além de terem pego seus companheiros de equipe.

Com isso Lorna, sem consentimento, pega o corpo caído da Wolverine e passa a manipulá-la como uma marionete humana para atacar os inimigos. A ação dura até o momento em que Laura acorda, confusa, e se questiona por quanto tempo Polaris ficou usando ela por aí como uma arma. Lorna diz que fez o que tinha que ser feito e se desculpa pelo o que fez.

Veja bem, assim como houve uma falha de pesquisa com a Jean Grey e Polaris, houve também uma com a Wolverine. Diferente de seu pai Logan, Laura não tem o esqueleto de adamantium para ser manipulado por uma Mestre do Magnetismo

X-Men #5 (2021)

Mesmo com as garras de metal acopladas no antebraço e nos pés, a movimentação do corpo não seria possível pois Laura estava desacordada — o que poderia ser explicado, talvez, pelo uso do eletromagnetismo.

Mas a maior problemática aqui está justamente no fato da Laura ter seu corpo usado. A personagem já teve problemas com isso no passado, e inclusive está atrelado a sua origem e também aos seus traumas.


⊗ VIOLAÇÃO DO CORPO
Academia Vingadores #37 (2010)

No início da sua criação como X-23, Laura era usada como arma em missões mortais da companhia que havia criado ela. Mais tarde, quando consegue fugir, para sobreviver Laura passa a vender o seu corpo na prostituição. E um tópico que ela sempre levantava era sobre consentimento (e aqui entra a pauta da Cisma entre Wolverine e Ciclope, pois naquela situação, dada as complicações da mutandade, Laura havia aceitado a missão do Scott, mesmo com Wolverine sendo contra).

Na ACADEMIA VINGADORES (2010), Laura passa uma temporada com o grupo de jovens que estavam sendo treinados para serem os novos Vingadores. E em dado momento eles são atacados por Jeremy, um ex-colega que decidiu se tornar vilão. Inconsciente, Laura tem seu corpo usado por Finesse para matar o vilão.

Academia Vingadores #37 (2010)

Essa questão foi trabalhada na HQ nas edições seguintes, pois mostrava claramente o trauma da Laura em ser usada como uma mera arma. Afinal, segundo ela, sua vontade não era a de matar o Jeremy, mesmo que ela achasse que tivesse feito isso até a Finesse se responsabilizar pelo o que fez.

Academia Vingadores #38 (2010)

A mesma situação acontece na X-MEN #5 de Gerry Duggan. Após Polaris usar a Laura, a mesma diz — ainda confusa — que “estava tudo bem”. Porém isso acabou desencadeando o fato de que toda vez que é nocauteada, perde a memória e algo acontece.

Situação mencionada pelo vilão Pesadelo na edição anterior ao chamá-la de “Verdadeiro Wolverine” por acontecer isso com todos que carregam esse título.


⊗ AS CONSEQUÊNCIAS
“Está tudo bem. Eu só… quero saber o que aconteceu enquanto eu estava desacordada.”

Enfim, Lorna também tem seus motivos para ter feito o que fez — e abordaremos isso no texto sobre ela —, porém, é correto afirmar aqui que não dá para ignorar a evolução dos personagens nas HQs. Muito menos ignorar seus traumas e dilemas.

Além do que, os dardos não fariam efeito na Vampira (com pele impenetrável) ou na própria Laura graças ao seu fato de cura a início de conversa.

Se essa situação entre Lorna e Laura não for trabalhada nas edições seguintes, será mais uma vez o caso de má pesquisa do grupo de editores do X-OFFICE e também de um roteiro ruim do Gerry Duggan.



Mas e vocês, caros leitores, o que acharam de toda essa confusão na X-MEN #5? Acham que esse assunto voltará a ser abordado nas edições seguintes? Aparentemente o Duggan está trabalhando cada personagem individualmente, e provavelmente, dado a conclusão da última edição, a próxima HQ terá a Wolverine como foco. Veremos como isso será trabalhado.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!