QUADRINHOS

Jonathan Hickman revela como é a sua visão do Ciclope como líder

Entrevistado pelo CBR em 2012, Jonathan Hickman revelou como é sua visão do Ciclope como líder. Hoje, a gente percebe que ele estava certo!


O atual escritor dos X-Men, Jonathan Hickman, em 2012 estava participando junto com outros escritores de um dos crossovers mais polêmicos da Marvel, o VINGADORES VS. X-MEN. Hickman foi o responsável por escrever as edições #6 e #7, edições essas onde vemos muitos dos medos, anseios e inspirações do Ciclope. E, consequentemente, muito do que ele achava do personagem foi agregado em sua escrita. Mas em 2012, quando nem se quer imaginava que um dia escreveria um run* dos mutantes, Hickman revelou uma visão do Ciclope que está sendo refletido perfeitamente em seu run* atual.


Quando entrevistado pelo CBR, o escritor falou muito sobre sua visão dos mutantes, mas o que mais chamou a atenção foi a sua constância de como ele enxergava o Ciclope, um verdadeiro líder nato e que estava cansado de enterrar os seus “filhos”.

CBR: Como você descreveria o estado mental do Ciclope quando os Vingadores foram a ilha de Utopia? É interessante que ele diga aqui ‘são eles’. Afinal, o Ciclope não entende que a Fênix deixa as pessoas com medo e é por isso que eles [Vingadores] foram atrás deles?

HICKMAN: O ponto de vista do Ciclope é que eles sempre tentaram coexistir pacificamente com a humanidade, mas a humanidade sempre tenta destruir os mutantes. Durante anos, gerações após gerações de mutantes foram massacrados pelo homem (e máquinas), mas os X-Men permaneceram firmes. Claro, ocasionalmente um mutante morre, mas geralmente são sempre as crianças. É sempre um dos Novos Mutantes, ou os Novos X-Men, ou as crianças da Academia X. São sempre as crianças mutantes que pagam o preço do ódio dos humanos. Essas crianças representam o futuro e a esperança de todos os mutantes. Então, a gente claramente percebe que o Ciclope está farto disso. E é aí que entendemos.

O mecanismo de apoio pelo qual esses governos e suas agências sentem que podem agir sem consequência alguma contra os mutantes é porque seus heróis os salvarão, os Vingadores. Então continuamente mais crianças mutantes vão morrer, mais futuros serão destruídos e mais dor o Ciclope sentirá. Ele não quer sentir isso mais.


Hoje, quase uma década depois, Hickman tem a oportunidade de trabalhar pessoalmente com o Ciclope e diversos outros mutantes. E é certamente curioso entender que mesmo após tantos anos a visão do Ciclope líder — e farto da humanidade — se mantém até hoje. Em diversas páginas durante a AURORA DE X é possível perceber fragmentos dessa visão do Scott sendo lapidada. Não só nele, mas também no Professor X, no Magneto, na Tempestade, na Emma, na Jean e em vários outros personagens.

Durante a DINASTIA M, a Feiticeira Escarlate soltou um feitiço poderoso que causou danos gravíssimos aos mutantes. As palavras “NO MORE MUTANTS” (Chega de Mutantes) abalaram todo o multiverso nulificando o gene x de cada mutante de diferentes realidades. Em DINASTIA X #4 por outro lado, antes de executar pela primeira vez em uma HQ dos X-Men os Protocolos de Ressurreição, Xavier aos prantos grita um “NO MORE” (Chega), dando a entender que Hickman estava aqui ressignificando as palavras malditas da Wanda para algo benéfico e somente dos mutantes.


E com o recente retorno do termo “X-Men” as histórias dos mutantes, a gente percebe que essa ressignificação não para por aí. A nova fase do Hickman chamada de REIGN OF X chegará ao seu lançamento em dezembro de 2020, e muitas tramas políticas prometem mudar mais coisas para os X-Men, mas a visão do Ciclope como o verdadeiro líder da mutandade segue firme e idealizada, afinal, ele sempre estava certo.



Mas e vocês caros leitores, o que esperam do Ciclope e do futuro da mutandade? Agora com o retorno definitivo dos X-Men a história promete encaminhar para outro confronto ideológico do Scott. Estão preparados?

 E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!