QUADRINHOS

Os X-Men estavam DESLIGADOS e você nem percebeu

Enquanto alguns mutantes estavam envolvidos em X OF SWORDS, a Marvel revelou que os X-Men estavam oficialmente desligados… por meses!


ATENÇÃO, A MATÉRIA A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DA SAGA X OF SWORDS!

Embora possam ser odiados e temidos em todo o Universo Marvel, os X-Men sempre foram alguns dos maiores heróis dos quadrinhos. A serviço de um mundo que os odeia e teme, eles vivenciaram atos surpreendentes, fabulosos e estranhos de heroísmo diante de batalhas intermináveis de aceitação – que se perpetuam até hoje. Essas batalhas muitas vezes convocava diferentes facetas de heróis, que eram representadas por líderes, times e mutantes diferentes.


⊗ OS X-MEN ESTAVAM DESLIGADOS!
“Há uma hora atrás, nosso filho, Nathan, pediu aos prantos para que salvássemos ele.”

Apesar de suas realizações, a edição #15 X-MEN revelou que os X-Men (a equipe) ocuparam um lugar muito mais incerto depois que os mutantes do planeta se reuniram na ilha de Krakoa para formar uma nova nação mutante. Embora sejam tão populares quanto equipes como os Vingadores ou o Quarteto Fantástico, os X-Men não garantem a mesma autonomia que essas outras equipes desfrutam, e esse status só foi ampliado pelo Conselho Silencioso de Krakoa, o principal órgão de mutantes existente e reconhecido hoje, além da própria nação Krakoa. E por ordem daquele corpo governante, os X-Men se separaram oficialmente quando Krakoa foi formada.

Desde o momento em que foi fundada, Krakoa tem sido uma nação para todos os mutantes e vêm sendo um berço de ideologias variadas da espécie mutante. O seu Conselho Silencioso procurou refletir isso com membros que vão do Professor X, Tempestade e Noturno ao Apocalipse, Magneto, Senhor Sinistro e Exodus. E para deixar claro que o Conselho Silencioso era o verdadeiro ditador e líder definitivo dos mutantes, o grupo declarou que os X-Men não eram mais “convenientes”, como revelado em uma das páginas dessa edição.

“Olhe pra mim Exodus. Eu sou o mutante que ainda não falhou com esse Conselho. Acha que eu planejo começar isso agora?”

De acordo com o relatório, o único grupo totalmente sancionado pelo Conselho Silencioso como uma equipe de defesa e ataque são aqueles que operam sob o protocolo FORCE, grupo esse que é representado nas páginas do título da X-FORCE sob as lideranças da Jean, do Professor X e do Fera. Este breve resumo foi escrito nas primeiras semanas da fundação de Krakoa, e desde então, mais grupos foram aprovados pelo Conselho Silencioso, como as X-Factor Investigações no título da X-FACTOR e até mesmo os Satânicos do Senhor Sinistro nas páginas da SATÂNICOS. Os demais grupos como os Cinco, são inéditos nas páginas mas não tem seus títulos próprios, sendo representados nas páginas da X-FACTOR.

Ainda assim, a organização oficial dos X-Men fundada pelo Professor X – e a Escola Xavier em todas as suas formas – permaneceu visivelmente extinta com todos potencialmente desligados ao longo de toda a AURORA DE X, sob o raciocínio do Conselho de que os termos “X-Men” e “Escola Xavier” só gerariam complicações e conflitos com seu uso contínuo. Vendo como há tantos antigos inimigos dos X-Men em Krakoa, e o uso incorreto e intercambiável da população geral (humana e mutante) dos termos “mutante” e “X-Man”, o Conselho achou melhor descontinuar silenciosamente o termo à medida que se moviam para uma nova era para mutantes.

Mas como foi uma vontade do Conselho manter os X-Men desligados, essa vontade não foi totalmente recebida pelos heróis que vivem em Krakoa.


⊗ AS CONSEQUÊNCIAS PODEM SER BRANDAS!
“Vocês formaram o Conselho Silencioso para serem os governantes de Krakoa. Bem… Os X-Men serão os heróis.”

Quando Jean Grey e Ciclope receberam um pedido de socorro telepático desesperado de seu filho Cable, durante os eventos de X OF SWORDS, Scott se recusou a ficar parado enquanto o seu filho estava sofrendo. Como um excelente líder que ele é, Ciclope decidiu confrontar o Conselho Krakoano, proclamando seu plano de resgate para tirar seu povo do Extramundo, violando totalmente não só as regras do torneio sediado por Saturnyne, como a dos próprios líderes da nação ao atravessar um portal para a zona com risco eminente de morte – e uma sem volta.

Mas nas próprias palavras do Ciclope, o Capitão Comandante da nação krakoana, o Conselho Silencioso pode sim representar os líderes de Krakoa, mas os X-Men ainda são os heróis da espécie mutante, e eles existem para isso, salvar não só os seus mas também o mundo. Com isso em mente, Ciclope e Jean Grey anunciam suas intenções de levar um poderoso grupo de mutantes com um imenso poder bélico para salvar os mutantes e aliados que estavam batalhando no Extramundo. Embora não haja uma indicação de que a posição oficial do Conselho Silencioso mudou, tanto Charles Xavier quanto Magneto estão visivelmente satisfeitos em ver Ciclope tirar os X-Men do status quo de “desligados” e liderá-los em uma das batalhas mais nobres dos mutantes.

“À mim, meus X-Men!”


Independentemente de terem passado em cima de uma das ordenanças do Conselho krakoanos, os X-Men estão de volta para salvar os mutantes, humanos, e o mundo, querendo os outros mutantes da nação ou não. Mas toda ação tem sua reação, e é certo afirmar que Jean Grey infelizmente teve uma mudança de perspectiva aplicada aqui (falaremos disso em outra matéria) mas outras ações futuras podem acabam confrontando o que os mutantes de Krakoa de fato querem.

Mas e então caros leitores, vocês tinham percebido que os X-Men estava desligados de suas ações? O que você pensa sobre isso? É possível as ideologias do que é ser um X-Men e o que ser um krakoano conseguirem coexistir sem gerar atritos na nação? Comente abaixo o que você acha.

E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!