QUADRINHOS

Fanático, conheça 5 coisas sobre o corpo do aliado dos X-Men

Por anos o Fanático foi considerado um vilão dos X-Men, mas agora como um dos aliados algumas curiosidades sobre seu corpo foram revelados!


Cain Marko, ou simplesmente Fanático, é o meio-irmão de criação do Professor X. Quando menor, o pai do Cain se casou com a mãe do Xavier logo após ela se tornar viúva.

No entanto a relação entre ambos eram extremamente abusiva, onde o pai Cain descontava todas as suas frustrações no filho, e por consequência, Cain se via repetindo os mesmos atos com o seu irmão.

Quando mais velho, Cain se perdeu em uma floresta coreana até encontrar a jóia Cyttorak, artefato este que lhe concedeu o poder do Fanático.

Sabendo de todos esses detalhes sobre o passado do Fanático, conheça então 5 curiosidades sobre o seu corpo!


⊗ 1. ELE NÃO É UM MUTANTE
FANATICO-CONHECA-5-COISAS-SOBRE-O-ALIADO-DOS-X-MEN-3

Devido a sua conexão pessoal com o fundador dos X-Men, Charles Xavier, é fácil assumir que o Fanático seja um mutante. Ainda mais se formos contabilizar outros mídias como os filmes ou animações como X-Men: Evolution que contriburam com essa narrativa.

No entanto nos quadrinhos as histórias são diferentes. Cain na verdade adquiriu seus ao possuir a Jóia Cyttorak, artefato que lhe permitiu acessar a vasta energia da Zona Escarlate o que lhe concedeu a habilidade de se tornar imparável.

Isso significava que muitas das tecnologias que poderiam funcionar em mutantes – como colares inibidores de poderes ou as Sentinelas – simplesmente não terão efeito sobre Fanático.

A Joia Cyttorak além de conceder o poder de se tornar imparável, também aumentou grotescamente o seu corpo humano para proporções semelhantes às de um Hulk, tornando-o com cerca de 2,5m de altura e pesando um pouco menos de duas toneladas.


⊗ 2. ELE É FISICAMENTE IMPARÁVEL

Devido aos encantos místicos da Joia de Cyttorak, o Fanático se torna fisicamente imparável quando começa a caminhar. Uma vez que ele se põe em movimento, ele pode golpear qualquer coisa em seu caminho enquanto corre a velocidades superiores a 600km/h.

Sua imensa força e invulnerabilidade infinita o tornam uma ameaça grande o suficiente, mesmo quando ele não está em movimento, mas esta é a verdadeira função do Fanático à Terra, conceder destruição em nome de Cyttorak.

Para tornar as coisas ainda mais difíceis para qualquer um que esteja tentando parar o Fanático, ele se tornou ainda mais invulnerável pela capacidade de produzir um poderoso campo de força ao redor de seu corpo.

A aura ainda resistiu ao poder de Thor e Mjolnir mediante seus próprios encantamentos sombrios. Tudo isso funciona em conjunto para tornar o Fanático quase impossível de ser interrompido por qualquer tipo de meio físico ou por habilidades que o tentam parar.


⊗ 3. SEU NÍVEL DE PODER MUDOU

Embora o poder de Fanático pareça imparável, seu corpo age apenas como um canal para as energias da dimensão do Cyttorak.

Se o Cyttorak decidir cortar o seu vínculo com o Fanático, ele poderia reduzir o fluxo de energia a uma fração quase nula de força, e Cain teria que sobreviver com parcelas deixadas em seu atual corpo.

Cyttorak é um deus ciumento e focado da destruição, e ele punia Marko sempre que ele aceitava o poder de outros seres ou concedia esses poderes para a preservação ao invés da destruição.

Pensando nisso Cain decidiu seguir um caminho de redenção própria e aceitou trabalhar para demolir prédios em nome do Controle de Danos. Assim, ele ainda causaria destruição mas para um bom próposito.

Por esses motivos, os poderes de Cyttorak raramente deixam o corpo do Fanático por completo. Mesmo quando ele é “desligado”, seu corpo ainda consegue manter uma incrível parcela do poder.


⊗ 4. SEU CORPO NÃO PRECISA DE SUSTENTAÇÃO

Por ser um canal de energia ambulante, o Cain como Fanático não precisa se preocupar com nenhuma real dependência física.

Como Fanático, seu reservatório incessante de energia mística serve também como fonte de sustentação para o seu corpo, e isso significa que ele não precisa se preocupar com nada para garantir a sua vida.

Cain já passou semanas e até meses sem comer, dormir ou mesmo respirar. Já cruzou uma cidade atravessando pelo fundo do oceano, já sobreviveu a pressão atmósfica e já caiu de longas alturas.

Na edição #230 de O Espetacular Homem-Aranha, agindo como um herói Cain se viu preso ao cair em uma piscina de cimento fresco e afogar. Se fosse qualquer humano normal, já teria morrido. Mas não é o Caso de um Fanático.


⊗ 5. SUA MENTE É SEU ÚNICO PONTO FRACO

Não existem misterios sobre como parar um Fanático. Eles naturalmente apesar de terem uma força imparável, suas mentes na verdade terrivelmente sensíveis.

Ao longo dos anos, o método mais testado e verdadeiramente “fácil” de se derrubar um Fanático é só atingi-lo com uma rajada psíquica forte o suficiente para nocauteá-lo ao chão.

No entanto para se fazer isso seria necessário primeiro remover o seu elmo que serve como uma armadura mágica para o proteger de telepatas.

No entanto até mesmo telepatas formidáveis como Jean Grey, Kid Ômega e a depender do roteirista, personagens como Psylocke e Emma Frost já foram capazes de penetrar o seu elmo.


⊗ BÔNUS: CAIN É EXTREMAMENTE GENTIL COM CRIANÇAS

Apesar de ser ter a aparência de um verdadeiro brutamontes, Cain é um homem extremamente gentil no que se diz respeito a crianças.

Em inúmeras histórias ele já se viu envolvido com crianças e jovens rebeldes que por vezes já tiveram suas vidas mudadas por Marko. Isso porque ele se via muito nesses jovens e procurava mudar suas naturezas sombrias.

Inclusive em sua HQ mais recente, FANÁTICO (2020), Cain se envolveu com outra criança delinquente que aceitou ser ajudada por ele.



Mas e vocês gostaram de conhecer mais um pouco sobre o Fanático? Mesmo não sendo devidamente um mutante, por vezes ele já atuou como um X-Men e hoje, apesar do seu histórico de confrontos com os pupilos do Xavier, hoje ele se considera um aliado dos mutantes.

O veremos em Krakoa? Esse é um dos mistérios que a sua solo irá tratar: “Porque mesmo eu sendo um aliado dos mutantes, não fui convidado para o paraíso de Krakoa?”. Conheça mais um pouco sobre a sua solo no link abaixo!

E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!