QUADRINHOS

X OF SWORDS: Motivação clássica do Apocalipse é aprofundada na saga

X of Swords está totalmente intensa e prepara os mutantes para um confronto épico, onde dez 10 campeões de Krakoa lutarão para proteger seu novo lar. No centro de tudo isso está En Sabah Nur, o Apocalipse, o ex-vilão que perdeu tragicamente sua familia e lida até hoje com esse fardo. Na nova edição da saga, Apocalipse ganha uma nova camada como personagem.


Apocalipse, como os fãs de longa carteirinha sabem, sempre teve o conhecido lema: “Só os mais fortes sobreviverão” e em X-Men #13 isso ganhou um novo significado.

⊗ Spoilers de X-Men #13(X of Swords #10)

Depois de ser traído e gravemente ferido pelo próprio neto e filha, Apocalipse foi salvo por seu companheiros krakoanos e levado para os jardins de cura de Krakoa. Com fortes dores devido ao ferimento e correndo risco de vida, Apocalipse recebe a ajuda do Curandeiro e de Hope Summers.

Durante o processo, Apocalipse recorda de como perdeu tudo anos atrás em Okkara(que foi dividida em duas partes e resultou em Krakoa e Arakko) quando sua esposa, Gênese, se sacrificou e deixou o marido para trás para selar a fenda que permitiria a entrada do exército sombrio de Amenth em em nossa dimensão, levando com ela seus filhos, a consciência de Arakko e vários outros mutantes da ilha para proteger a fronteira.


X OF SWORDS: Motivação clássica do Apocalipse é aprofundada na saga

Gênese se despede de Apocalipse, que é contra a separação, porém, a esposa é sincera e diz que Apocalipse não é forte o bastante para liderar o exército mutante na guerra. Além disso, ela deixa uma missão para o marido: “Julgue-os, amado.” Apocalipse lembra da esposa como uma mulher e mãe capaz de tomar decisões difíceis.


Gênese diz que Apocalipse deve usar o tempo que lhe está sendo consedido pra julgar a humanidade, para que se tornasse aquilo que seu povo precisava. Ela conclui: “Só os mais aptos devem permanecer”. Sendo assim a motivação clássica do vilão ganha um novo significado, já que, Apocalipse não desejava encontrar os mutantes mais fortes por puro egocentrismo e crueldade, mas sim como uma forma de salvar seu povo e sua familia de uma longa guerra.

Apocalipse sempre foi visto como o vilão “big boss” dos mutantes, por ser o mais antigo e o mais poderoso, porém, suas motivações não eram tão relacionáveis como as do Magneto ou da Mística, e também não carregavam metáforas sociais como as tramas de William Stryker, Senador Kelly e dos Sentinelas. Nessa nova fase, o mutante é tirado de status de vilão superior e é humanizado como nunca foi antes. Apocalipse teve que abandonar suas fraquezas e se tornar alguém superior por sua família e por sua espécie.

O que você está achando do Apocalipse nessa nova fase dos quadrinhos?