QUADRINHOS

WHAT IF: O que aconteceria se Jean Grey não tivesse morrido na Saga Fênix Negra

A Saga da Fênix Negra é sem dúvidas a história mais atemporal e famosa dos X-Men. A História elevou o nome de Jean Grey, que se sacrificou para poupar os amigos e o universo do seu lado sombrio. Mas o que teria acontecido se Jean não tivesse morrido na batalha final!?


Essa pergunta foi respondida na série de quadrinhos What If? (O que teria Acontecido Se…), que explora histórias icônicas da editora em mundos alternativos, que tiveram os eventos alterados em comparação com história original. Na edição n° 27 do 1° volume da série, escrita por Mary Jo Duffy e com artes de Jerry Bingham, Uatu, o Vigia, narra os acontecimentos de uma história alternativa da Fênix Negra.

⊗ UMA PUNIÇÃO PARA JEAN GREY

Nessa versão, durante a batalha na lua contra a Guarda Imperial Shi’ar, Jean se colocaria no meio de uma rajada atordoante destinada para o Ciclope, e como consequência, ficaria desacordada. Scott continuaria lutando, mas seria derrotado pela Guarda Imperial Shi’ar no final.

Derrotados, os X-Men permitem que os Shi’ar submetam Jean a uma operação cerebral que tem a intenção de reduzir a entidade cósmica a padrões humanos. Depois da operação, é revelado que Jean perdeu seus poderes mutantes no processo.


Jean é submetida a uma operação cerebral pelos Shi'ar
Jean é submetida a uma operação cerebral pelos Shi’ar

Os dias passam, e Jean, sem poderes, tenta a todo custo provar que ainda é útil para a equipe, e se encarrega de cuidar dos controles da sala de perigo. A mutante ainda se culpa pelas milhares de vidas ceifadas pela Fênix Negra.

No meio de tudo isso, Xavier recebe um chamado de socorro da Imperatriz Lilandra, pois um planeta que está sob proteção do Império Shi’ar está sendo atacado por Galactus. Scott fica relutante no começo por tudo o que aconteceu com Jean, mas a mesma lhe convence que aquilo era necessário e os X-Men devem salvar as vidas que estão sendo ameaçadas pelo Devorador de Mundos.

Os X-Men pedem reforços a Polaris, Destrutor e Anjo, e com uma nave enviada por Lilandra, partem para Amaro, o planeta alienígena que Galactus vai destruir. Jean fica cuidando da nave com Kitty, enquanto os demais X-Men partem para a batalha.


⊗ BRIGA DE DEUSES

Chegando lá, Galactus está construindo um aparelho para converter o planeta em energia para saciar sua fome e está sendo fortemente protegido por seu arauto, Terrax. A equipe ataca com toda sua força, porém Terrax os derrota facilmente. Apenas Ciclope está de pé e faz uma ultima tentativa contra o arauto. Sem sucesso, Terrax caminha para matar Scott e no ultimo segundo…Jean recupera o elo mental com o Scott e a Fênix retorna, com Jean sob total controle da entidade.

No ultimo segundo, Jean recupera o elo mental com Scott
No ultimo segundo, Jean recupera o elo mental com Scott

Jean salva Destrutor de Terrax e reduz o arauto a um simples humano, lhe dando, nas palavras dela: “Uma lição de humanidade”. Assim , a Fênix parte para enfrentar Galactus em uma batalha épica. São duas entidades duelando em um conflito raro. Galactus até tenta recrutar Jean como seu novo arauto, mas a mesma obviamente se recusa e destrói o aparelho que Galactus usaria para drenar o planeta. No fim, Galactus desiste e vai embora levando Terrax em sua forma humana.

Jean enfrenta Terrax
Jean enfrenta Terrax
Jean enfrenta Galactus
Jean enfrenta Galactus

Lilandra vai ao encontro dos heróis e demonstra agradecimento a Jean por salvar o planeta. Os X-Men retornam a terra e com a Fênix na equipe, se tornam praticamente invencíveis. Wolverine, naturalmente, fica desconfiado com o retorno da Fênix. Jean tenta controlar as manifestações mais delicadas dos seus poderes, pois segundo ela, fica mais fácil controlar seu lado negro.


⊗ O COMEÇO DO FIM
Jean tenta controlar seus poderes
Jean tenta controlar seus poderes

Dias tranquilos seguem para a equipe, mas Wolverine sente o lado negro de Jean ainda está lá. Com os poderes crescendo, Jean parte furtivamente para o espaço e destrói alguns asteroides em uma área desabitada. Ela tenta se convencer de não a problema nenhum nisso, pois não está ferindo ninguém. Ao voltar escondida para a mansão de noite, Jean é flagrada por Kitty, que a observa com suspeitas.

Dias depois, o Homem de Gelo envia um pedido de socorro aos X-Men, pois ele e Anjo estão sendo atacados por sentinelas. Os X-Men começam a ser derrotados pelos robôs, mas Jean chega e derrota as maquinas em um piscar de olhos. Após essa batalha, Jean mente e fala para Ciclope que prefere voltar voando para a mansão.

Ao invés disso, Jean parte para o espaço novamente e consome uma pequena estrela sem planetas habitados ao seu redor. Ela volta para terra, feliz e satisfeita. Quando chega a mansão, é confrontada por Kitty, que revela que o Professor Xavier estava lhe acompanhando telepaticamente, e então…

Fênix mata a jovem Kitty Pryde
Fênix mata a jovem Kitty Pryde

⊗ FÊNIX NEGRA E A QUEDA DOS X-MEN

A Fênix Negra retorna e INCINERA Kitty em um segundo. Os X-Men assistem a cena completamente chocados. Xavier confronta a Fênix Negra e ambos entram em uma batalha mental, com a entidade já avisando que Jean não está mais lá para ajudar o tutor.

Fênix deixa Xavier em estado vegetativo depois de uma batalha mental
Fênix deixa Xavier em estado vegetativo depois de uma batalha mental

Em poucos segundos, a Fênix Negra derrota Xavier e lhe deixa em estado vegetativo. Jean derrota e tortura seus companheiros um por um. Por exemplo, ela enterra Tempestade ainda viva, pois tem consciência que amiga é claustrofóbica. Colossus faz o lançamento icônico com Wolverine, mas Jean faz Piotr voltar a sua forma humana e usa telecinese para Wolverine voltar ao mutante russo com as garras apontadas para o mesmo, matando Colossus.

Fênix enterra Ororo viva, esmaga Bobby e joga Kurt para as chamas
Fênix enterra Ororo viva, esmaga Bobby e joga Kurt para as chamas
Fênix faz Wolverine matar Colossus e depois queima o Carcaju vivo
Fênix faz Wolverine matar Colossus e depois queima o Carcaju vivo

Depois disso, só sobram Polaris, Destrutor e Ciclope. Jean mata Lorna facilmente. Em um ultimo esforço planejado, Alex convoca Scott para usarem seus poderes ao mesmo tempo, o que teria matado Jean. Porém, Scott hesita, e Jean mata Alex. Scott tenta, em vão, deter Jean com suas rajadas ópticas. De uma forma descontrolada, Jean mata Scott, e isso lhe faz recobrar a consciência.


⊗ GENOCÍDIO CÓSMICO

Transtornada e angustiada, Jean libera o poder da Fênix, que se propaga até engolir a cidade, depois o planeta terra e de modo incessável continua a expandir sua destruição até os confins do universo.

Fênix causando um genocídio cósmico
Fênix causando um genocídio cósmico

Felizmente, no universo padrão, a história acaba apenas com a morte de Jean, mas é interessante ver em outra perspectiva como o sacrifício da heroína era necessário. Jean possivelmente já imaginava que se não fosse parada ali, não teria mais volta, e assim, acabou salvando universo.

O que você achou dessa versão da história clássica?