QUADRINHOS

TEORIA: Seria Kate Pryde uma dos X-Eternos? Entenda

Kate Pryde morreu na edição #8 de Carrascos (Marauders), mas pode voltar como uma dos X-Eternos durante os eventos de X of Swords (10 de Espadas). Continue lendo para entender a teoria.

OS X-ETERNOS

Inseridos nos quadrinhos da X-Force de 1992 em sua edição #10, os X-Eternos representam um grupo peculiar de mutantes repletos de habilidades individuais incríveis, mas que dividem também um único conceito: Eles são imortais! E agora, eles estarão de volta no novo crossover dos mutantes.

Os X-Eternos normalmente não podem morrer, parecem possuir um tipo de fator de cura imortal, junto com um conjunto de invulnerabilidades. Sofrem ferimentos como qualquer outra pessoa e podem até parecer mortos se feridos gravemente, mas depois de um tempo eles parecem voltar a vida e demonstrar uma jovialidade invejável. Cada um deles representam um conceito intangívelque você pode conhecer clicando na matéria abaixo.

Conforme as antigas histórias da X-Force, a existência de um décimo X-Eterno estava confirmado quando associaram uma possível volta do Míssil dos mortos, e então houve-se o rumor dele ser o X-Eterno da Transcendência. No entanto, edições mais tarde tanto a Selene quanto o Cable confirmaram que o Sam não era de fato quem eles estavam procurando.

E por anos não só esse plot parecia ter sido abandonado, como até mesmo os X-Eternos havia sumido dos quadrinhos, fazendo poucas aparições, mas nada de forma envolvente. Porém, o anúncio da volta deles agora, mediante o início de um novo crossover, após quase um ano dos X-Men de Jonathan Hickman terem sofrido um excelente revival de ideias é suspeito.


Kate tentando atravessar Krakoa pelos portais principais

Para quem não está habituado com os roteiros de Hickman, ele é conhecido por amarrar histórias, mas de forma coerente e sem pontas soltas. A gente já viu um excelente exemplo dessa habilidade dele ao trazer a particularidade da Moira de ter sido a única humana a ter tido contraído o Vírus Legado no passado – vírus este que teoricamente só afetava mutantes, para hoje a gente ter descoberto que na verdade ela sempre foi uma mutante.

Após toda essa introdução, vamos a teoria.

SERIA KATE PRYDE A DÉCIMA X-ETERNA?
Mas que p#rra!?

Tudo começa com a primeira cena de Carrascos #1, quando Kitty – que agora prefere ser chamada de Kate – é impedida de atravessar os portais de Krakoa, a Ilha Viva Mutante. E durante as edições seguintes isso é colocado em pauta, afinal Krakoa naturalmente impede não-mutantes de atravessarem seus portais, mas aceita que qualquer outra espécie atravesse caso a mesma estiver acompanhada de um mutante e tenha a permissão da Ilha Viva.

Então temos a morte da Kate na edição #8 de Carrascos, onde ela é afogada por Shaw, atual Rei Negro e um dos membros do Conselho Krakoano.

“Você vai implorar por minha espada!”

E durante as edições seguintes, vemos Os Cinco tentando ressuscitar ela em inúmeras tentativas, todas sem sucesso. O material genético fornecido não se parece com o de Kate Pryde.

Acontece que em Hunt for Wolverine: Adamantium Agenda de 2018, na edição #4, Tony Stark invade os laboratórios do Sinistro e descobre algo bombástico: ele estaria colecionando o material genético de todos os mutantes – mais tarde nos é revelado que foi a mando Magneto e Xavier, que precisavam desses materiais para os Protocolos de Ressurreição. Antes do laboratório explodir, Stark descobre que um dos principais X-Men não é mutante. O plot parecia ter sido abandonado, até que o Sinistro, no seu programa de fofocas Losango Vermelho, nas páginas de Dinastia X e Potências X, volta a pontuar sobre o ocorrido.

“Um dos X-Men… Não é um mutante.”

E então tivemos o anúncio do retorno dos X-Eternos. Para ser mais exato, dos 9 conhecidos, e não sabemos ainda qual seria o papel deles no crossover, mas talvez seja esse o plano de costura do Hickman. Não só isso, mas até mesmo nas entrelinhas estamos recebendo a mensagem de que a Kate possa voltar à vida ainda em X of Swords.

X of Swords X-Men Marvel Apocalipse Eterno Eternals
Os 9 X-Eternos se reunindo na edição #12 de Excalibur
KATE PRYDE, X-ETERNA DA TRANSCENDÊNCIA?

Fato é que, Kitty sempre esteve envolvida nos mais misteriosos pontos dos roteiristas. Durante as histórias de Chris Claremont conhecidas como Revolução em X-Men #100, temos a confirmação de que ela não seria uma mutante, mas sim uma Neo. Neo é uma raça antiga de mutantes vivendo separados. São definidos como uma versão mais poderosa de mutantes, após terem sido modificados pelo Alto Evolucionário.

“O metal está se preenchendo em mim”

A confirmação se deu pela personagem ser capaz de vestir um traje exclusivo que apenas membros pertencentes a essa raça eram permitidos de usar. Mas apesar disso, a história não vingou e isso foi abandonado.

Para os X-Eternos, o responsável por assumir o alter-ego da “Transcendência” carrega em si a representação de não poder ser pressionado pelo tempo ou pelo espaço a sua volta, por serem fatores intangíveis. E é muito similar a descrição dos próprios poderes que a Kate possui.

Além disso durante o run de Joss Whedon em Surpreendentes X-Men, Kitty havia se sacrificado para poupar a Terra de ser atingida por uma bala enorme de metal, se infiltrando no núcleo do material e tornando não só ela, mas a própria bala intangível por meses vagando no espaço, sendo trazida de volta a Terra pelo Magneto na edição #522 de Fabulosos X-Men. A pergunta é: como ela havia permanecido por meses no espaço sem quaisquer necessidade fisiológica? Hank chega a cogitar a hipótese dos poderes dela terem evoluído nesse período, mas não chegamos a ter um aprofundamento nesse fato.


Kitty mantendo a bala de metal faseada por meses

A extensão máxima dos poderes de Kate Pryde nos foi mostrada quando ela se submeteu ao misterioso artefato alienígena chamado de Vórtice Negro. Kitty foi além do plano físico; ela transcendeu no espaço e no tempo – olha o termo sendo usado novamente – indo além no multiverso. Durante o momento em que esteve em contato com o dispositivo, Kitty ficou intangível entre várias dimensões e realidades, vendo-se em várias encarnações diferentes, mostrando como os seus poderes poderiam ser no futuro.

“Eu relaxei meus átomos, minha consciência, e eu passei por galáxias, transcendendo o multiverso.”

A teoria de que Jonathan Hickman talvez esteja tentando dar a Kate Pryde um potencial maior a ela depois de anos de tentativa da Marvel parece fazer muito sentido, ainda mais após termos listado todas essas possibilidades.

Em Excalibur tivemos os Protocolos de Ressurreição sendo usados em Apocalipse, após a Vampira tê-lo matado. Então sabemos que os protocolos funcionam nos X-Eternos e essa informação não teria sido entregue de forma gratuita.

E como isso daria a total liberdade dela com seus poderes, poderia até mesmo colocar o plano de Moira, Xavier e Magneto em crise após ela descobrir o esconderijo da Moira em Krakoa, ao poder transcender por todas as defesas impostas pela Ilha a mando do Xavier.

Vale lembrar que a dimensão desse poder seria ao nível dos mutantes precognitivos, que são justamente o nível de mutantes que Xavier quer evitar que vivam em Krakoa. Por isso, mutantes como Sina, Olhos Vendados e Míssil Adolescente Megasônico não foram vistos sendo revividos pelos Cinco.

Mas e então? Você acredita na teoria da Kate ser uma X-Eterna ou acha que se trata de outra coisa? Deixa sua teoria nos comentários!