FILMES

XMEN20: A evolução do design dos óculos do Ciclope nos filmes!

Ao longo dos anos o personagem Ciclope usou diversos modelos de óculos e visores, e nos filmes não foi diferente. A cada filme ele ganhou uma versão diferente que se adaptava a época em que o filme se passava.


× ÓCULOS DA PRIMEIRA TRILOGIA

Todos os óculos do personagem na primeira trilogia foram produzidos pela Oakley, desde primeiro filme em 2000. 

James Marsden, o Ciclope da primeira trilogia

A empresa teve o privilégio único de ser uma parte dessa história de 14 anos como a criadora dos óculos inconfundíveis usados pelo primeiro membro dos X-Men originais.

X-Men: O Filme
Juliet®_2000 de X-Men 1

Como o personagem e a franquia evoluiram assim como os óculos, em X-Men 2 e X-Men 3: O Confronto Final, a Oakley customizou os óculos para proteger os feixes de rajadas óticas descontrolados do Ciclope.

X-Men 2
Penny_2003 de X-Men 2
X-Men 3: O Confronto Final
Penny_2006 de X-Men 3: O Confronto Final

Para o filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, a FOX contratou novamente a Oakley pedindo ajuda na criação de mais um novo visual para este personagem lendário e encerrar o ciclo.  Simone Leclerc, umas das produtoras do filme, fala sobre a escolha:

“Eu tive que projetar e construir cerca de 200 modelos personalizados para X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Eu já tinha uma idéia do que eu queria [para Ciclope] e quando cheguei a Oakley, descobri que o modelo RadarLock era exatamente o que eu tinha imaginado e ainda por cima se encaixa muito rosto angular de Marsden perfeitamente.”

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
Radarlock_2014 de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

De lá Lecerc trabalhou com a equipe de design da Oakley para adicionar alguns detalhes personalizados para o vidro e lentes, que dariam realmente um look “futurista”.

“Eu sempre gosto de trabalhar nesses projetos. Hans [Moritz] e eu só tinhamos dois dias e meio para entregar o protótipo. Eu literalmente trabalhei 24 horas durante esses dois dias seguidos! Nós realmente só nos focamos em dois modelos. Um deles nunca conseguiu sair da fase de esboço e o outro é o que você vai ver no filme.”


× ÓCULOS DA SEGUNDA TRILOGIA
Oculos_Ciclope_Xmen_TyeSheridan
Tye Sheridan, o Ciclope da segunda trilogia

Com toda alteração no elenco para uma versão mais jovem e de outra época, a empresa Oakley acabou ficando de fora da criação do visual dos óculos de quartzo rubi de Scott Summers que começou a ser interpretado por Tye Sheridan.

Ray-Ban New Wayfarer Flash red mirror lens de X-Men: Apocalipse

A empresa RayBan foi a responsável pelo novo visual, que se encaixa melhor no visual e estilo da época do filme. Ele é uma adaptação do modelo real New Wayfarer Flash Red Mirror, no filme ganhou proteções laterais para impedir que as rajadas sejam emitidas pelos olhos de Ciclope.


× ÓCULOS QUE NINGUÉM LEMBRA

Não podíamos deixar de mencionar outro óculos que apareceu na franquia nesses 20 anos. Em X-Men Origens: Wolverine foi introduzido uma nova versão do Ciclope jovem interpretado por Tim Popock. Os óculos são do estilo “aviador”, porém não se sabe a empresa que os produziu.

Qual seu óculos favorito da franquia X-Men? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!