QUADRINHOS

Entenda as 10 vidas de Moira MacTaggert

Moira McTaggert era uma aliada humana dos X-Men. Porém, no último ano, descobrimos que ela é, na verdade, uma mutante com a capacidade de reiniciar a sua vida no momento em que morre. Ao longo de várias vidas, viu os mutantes sempre serem destruídos pela humanidade. Das cinzas da derrota, surge o sonho de Krakoa. Hoje, Moira, ao lado do Professor X e de Magneto é um dos pilares dos mutantes. Abaixo, você entende cada uma das vidas.


⊗ PRIMEIRA VIDA

Moira viveu a sua primeira vida como uma pessoa comum. Cresceu, virou professora, casou e teve três filhos: Callum, Dean e Abigail. Cada um deles teve oito filhos. Ela morreu aos 74 anos, enquanto dormia em sua cama, depois de ter uma boa e calma vida humana.

⊗ SEGUNDA VIDA

A segunda vida inicia já no útero, com Moira sendo um bebê senciente, com as suas memórias anteriores preservadas. Ela aprendeu a andar, falar e a ler muito cedo, o que fez com que seus pais pensassem que estavam diante de uma criança especial. O mesmo aconteceu com os professores na escola, que a descreviam como brilhante e prodígio. Ela queria entender quem e o que era, por isso decidiu ir além do que a sua primeira vida a ofereceu, e decidiu pelo caminho acadêmico, ingressando na Universidade de Oxford.

Lá, concentrou seus estudos em psicologia e biologia. Ela fez experimentos para provar que suas memórias eram reais e não fruto de uma desordem mental e descobriu que se participasse de eventos que presenciou anteriormente, de forma passiva, esse evento deveria acontecer de forma quase igual a anterior, o que provaria as memórias são reais. Mas se participasse de forma ativa, poderia alterar acontecimentos.

Moira percebeu que não poderia recriar a vida com seu esposo sabendo de tudo o que aconteceria. Sentindo-se sozinha no mundo, pensou se existiria alguém como ela no mundo. Assistindo televisão, viu um homem revelando que era mutante. Esse homem era alguém que estudou na mesma faculdade: Charles Xavier. Ela decidiu ir para os Estados Unidos conhecê-lo, mas acabou morrendo em um acidente de avião.


⊗ TERCEIRA VIDA

A sua terceira vida também foi dedicada à ciência, com foco em antropologia e genética. Decidiu se aproximar de Charles durante o período em que ambos estavam na Universidade de Oxford. Entretanto, a insatisfação com seus poderes e a arrogância de Charles – que ela atribuía a um complexo de Deus – fizeram com que Moira tivesse medo de se revelar.

Ela concluiu que Charles não era a solução para os seus problemas, e que, assim como ela, sofria de uma doença. Então decidiu dedicar à vida para encontrar uma cura para a mutação. E conseguiu, porém, não teve tempo de usar, pois foi impedida pela Irmandade de Mutantes, que incendiou o local.

Sina se apresenta a Moira e diz que irá encontrá-la e matá-la em todas as vidas em que tentar agir contra a sua própria espécie. Além disso, revela que consegue ver apenas dez vidas para Moira, e que ela morreria na décima antes dos seus poderes se manifestarem. Para enfatizar a ameaça, Sina ordena que Pyro mate Moira, queimando-a lentamente, para ela nunca esquecer da dolorosa sensação da morte.


⊗ QUARTA VIDA

Também dedicou sua quarta vida à ciência. Estando ciente das ameaças de Sina, focou em entender a questão dos mutantes. Passou a encarar o assunto para além da sua própria experiência e começou a ver os benefícios de ser uma mutante. Decidiu dar uma nova chance a Charles Xavier. Depois de conhecê-lo melhor, viu que era um homem idealista, que sonhava com a convivência das duas espécies. Isso fez com que Moira se apaixonasse por ele. Moira viu os X-Men surgirem e crescerem. Charles e ela passaram o resto da vida junto, até o momento de suas mortes, onde foram exterminados por Sentinelas.

Um detalhe importante é que essa vida foi a mais parecida com a atual. Ela também viu os X-Men surgirem, a segunda gênese e o Quinteto Fênix.

⊗ QUINTA VIDA

Ela percebeu que o idealismo de Charles era inocente e que o único jeito de sobreviver à violência dos humanos é respondendo com agressividade. Ela abriu sua mente para Charles e mostrou suas quatro vidas anteriores. Ao perceber que seu sonho fracassava, Charles mudou. Ao invés de uma escola para mutantes, criou uma cidade para isolar mutantes e protegê-los da humanidade. Mas as máquinas vieram mais uma vez atrás deles.

⊗ SEXTA VIDA

Mil anos no futuro, uma civilização avançada, composta por seres carecas e de pele azul, domina o mundo. A humanidade se mesclou com máquinas, dando origem a um novo tipo de ser: o Homo novíssima. Os mutantes (Homo superior) são o próximo passo biológico do Homo sapiens. Porém, enquanto eles levariam gerações até serem a espécie dominante do planeta, a tecnologia evolui mais rápido. Neste futuro, Moira e Wolverine são os últimos mutantes sobreviventes, e vivem em um zoológico. Ela sobreviveu através de transfusões de sangue com Logan. A intenção foi descobrir em que momento as máquinas vencem os mutantes para impedi-las. Assim que descobre, Moira pede para que Wolverine a mate, para que assim possa iniciar uma nova vida. A missão na base da Orquídea, nas edições 3 e 4 de House of X (Dinastia X), foi consequência disso.


⊗ SÉTIMA VIDA

Como você deve saber, Bolivar Trask foi o responsável pela criação das Sentinelas. Moira dedicou essa vida a caçar não apenas Bolivar, mas toda a sua linhagem, para impedir que o Projeto Sentinela surgisse. Entretanto, ela acabou descobrindo que isso não funcionaria. Assim como a humanidade descobriu como controlar o fogo, inevitavelmente descobriria como criar inteligências artificiais. Assim, as máquinas sempre surgiriam em algum ponto do avanço humano. Dessa forma, ela nunca seria capaz de evitar a criação de máquinas feitas para caçar mutantes.

⊗ OITAVA VIDA

A experiência anterior a radicalizou. Ela abandonou o sonho de Charles e partiu para a violência. Foi atrás de Magneto e encheu sua mente com a ideia de futuros holocaustos. O Mestre do Magnetismo decidiu atacar a humanidade, mas foi derrotado pelos X-Men e outros heróis. Moira é presa e morre durante uma tentativa de fuga da prisão.


⊗ NONA VIDA

Decidiu pelo único caminho que não havia tentado: supremacia evolucionária. Ela se juntou ao Apocalipse e matou Charles e Magneto, além de ajudar a libertar os filhos de En Sabah Nur, os quatro cavaleiros do Apocalipse originais. Essa vida foi marcada pela constante guerra contra humanos e suas máquinas. Além disso, ela também queria saber quando o Projeto Nimrod começou.

Moira e Apocalipse fundaram uma sociedade mutante na ilha de Krakoa. Porém, essa versão da nação mutante acabou caindo por conta das ações do Senhor Sinistro.

⊗ DÉCIMA VIDA

É a vida atual de Moira. Ela e Xavier decidem um caminho novo e revolucionários. Ao invés de optar pelo caminho de Charles, Magneto ou Apocalipse, Moira tem a ideia de uni-los. Agora, todos estão juntos. Um novo sonho surge: Krakoa. Entretanto, algo curioso é a escolha de Moira por uma morte falsa, para ocultar sua presença em Krakoa. Não sabemos os seus objetivos, mas uma possibilidade é o desejo de manter oculto o fato de ser uma mutante e a sua presença ali não ser questionada.


Um ponto curioso é que ainda não sabemos em qual das vidas ocorrem as Quimeras. Qual o seu palpite? Acha que a décima vida vai dar certo? Diga nos comentários!