5 vilões “menores” que merecem antagonizar o primeiro X-Men do MCU
X-Men é possivelmente a equipe de heróis com a maior gama de vilões interessantes dos quadrinhos. Magneto, Bolivar Trask e as Sentinelas, William Stryker, Apocalipse, Sr. Sinistro, Mística, Fênix Negra, Cassandra Nova e muitos outros personagens certamente fazem parte do alto escalão da galeria de vilões dos X-Men. Contudo, há alguns vilões que não possuem grandes sagas, ou feitos enormes, nem são tão conhecidos pelo grande público, mas que são bastante relevantes. Hoje o Universo X-Men separou 5 deles que merecem antagonizar o primeiro filme dos mutantes no MCU.
Vale ressaltar que essa é uma lista opinativa, o conceito de vilão maior ou menor é completamente subjetivo. Haverá vilões dessa lista que você pode não achar que são menores, ou que não mereçam estar nessa lista, é por isso que incentivamos o debate nos comentários.
⊗ 1. Fanático
Fanático é possivelmente o vilão mais popular dessa lista, ele já apareceu nos jogos de videogame, nas duas animações e até mesmo nos filmes. contudo, tanto a sua aparição em X-Men: O Confronto Final, quanto em Deadpool, o personagem tinha um enredo mais cômico do que vilanesco. Por isso, colocá-lo como uma ameaça real aos X-Men é algo que pode dar certo.
Cain Marko foi um jovem problemático, que sofreu muito bullying na escola e sofria com a violência doméstica em casa, apanhando de seu pai, Kurt Marko. Kurt causou a morte de Brian Xavier, pai de Charles Xavier, com o objetivo de casar com a viúva Sharon e ficar com a fortuna da família. Entretanto, quando Charles descobre isso e vai tirar satisfações, Kurt estava misturando alguns compostos químicos que acabaram explodindo, causando um incêndio na mansão. O homem consegue salvar o jovem Xavier e o jovem Cain, mas acaba morrendo no processo, isso faz com que Cain culpe Xavier pela morte de seu pai.
Posteriormente, quando estava no exército, Cain acaba encontrando um cristal numa caverna no Camboja, o Cristal de Cyttorak, que lhe concedeu poderes Místicos, assim ele se torna o vilão Fanático (Juggernaut). A história do vilão poderia ser uma boa história para apresentar o novo Charles Xavier e seus X-Men em um primeiro filme.
⊗ 2. Rei das Sombras
Outro personagem com uma forte ligação com Charles Xavier é o Rei das Sombras. Ele é o principal antagonista da Saga da Ilha Muir e um dos viloẽs mais poderosos. Além disso, os fãs também o conhecem como aquele que tentou tomar o controle do corpo de Tempestade. O personagem sem dúvidas tem poder o suficiente para ser um forte antagonista.
Ele afirma ser uma manifestação multiversal do lado escuro da consciência humana, gerado pelo primeiro pesadelo, e desde então tem se alimentado das sombras em suas almas, transferindo-se de hospedeiro para hospedeiro. Seu principal hospedeiro é Amahl Farouk, um mutante telepata extremamente talentoso. Além disso, ele pode possuir e controlar diversas outras pessoas ao mesmo tempo. Farouk e Xavier tiveram uma batalha mental onde Professor X saiu vitorioso, causando a morte do homem egípcio. A consciência no entanto, continuou no plano astral como o Rei das Sombras.
Tanto o interesse do Rei das Sombras em Tempestade, quanto sua rixa com Xavier poderiam ser boas abordagens para um primeiro filme dos mutantes no MCU. O vilão poderia possuir e dominar o corpo de outros mutantes, o que deixaria os X-Men em dificuldades. Além disso, apresentá-lo em um primeiro filme seria útil caso quisessem adaptar a Saga da Ilha Muir futuramente.
⊗ 3. Proteus
Kevin McTaggert é um mutante ômega que se torna um valioso aliado no futuro. No entanto, inicialmente o filho de Moira McTaggert é um personagem que facilmente poderia encarar o papel de primeiro vilão dos X-Men. Com um passado triste e com motivações suficientes para ser uma pessoa revoltada, ele causaria enorme problemas aos heróis.
Originalmente, ao ser estuprada pelo próprio marido, Moira acaba fugindo grávida. Porém, a durante a era de Krakoa, é revelado que Moira e Charles Xavier planejaram a gravidez para resultar em um mutante com os poderes de Kevin. Posteriormente, já residente em seu laboratório de pesquisas na Ilha Muir, Kevin acaba despertando suas habilidades mutantes. Os poderes de Proteus são imensos, ele tem a capacidade de alterar a realidade, além de poder possuir corpos, que acabam sendo consumidos por suas habilidades psiônicas. Essa segunda habilidade faz com que Moira o prenda em uma cela que controla seus poderes.
Ser um prisioneiro da Ilha Muir que escapou, poderia ser o enredo do vilão no primeiro filme, com Moira pedindo ajuda a Xavier para tentar pará-lo. Assim os X-Men poderiam explorar mais o poder de alterar a realidade que vimos em WandaVision. A ligação dele com Moira também é algo interessante caso no futuro o enredo de Dinastia X se torne uma adaptação viável.
⊗ 4. Exodus
Esse é um caso bastante específico, porque apesar de ser um mutante ômega, Bennet du Paris, ou simplesmente Exodus, é um mutante mais conhecido como um subordinado fiel de Magneto do que um dos vilões marcantes, embora mereça esse título. Levando em conta que a Marvel pode querer evitar a presença de Magneto e Mística no primeiro filme, Exodus pode ser um elo com o vilão.
Ainda na idade média, Bennet du Paris testado por Apocalipse, descobre que seus poderes mutantes se manifestaram. Transformado, Exodus se torna um seguidor do vilão ancestral, mas acaba acusando-o de ser um falso deus. Essa insubordinação acaba fazendo com que Apocalipse o aprisione. Muitos anos depois, Magneto o liberta e o leva para Avalon, assim Exodus se torna o porta voz mais fiel de Magnus. No entanto, a devoção exagerada faz com que ele entenda as mensagens do mestre de forma completamente distorcida, tomando decisões equivocadas. Buscando recrutas para os Acólitos, chegou a sequestrar Mancha Solar e Míssil, além de tentar exterminar todos os humanos.
Esse tipo de comportamento, somado a suas incríveis habilidades que incluem telepatia, teletransporte, durabilidade e telecinesia a nível ômega, fariam dele um vilão formidável. Embora muitos podem acreditar que ele seja poderoso demais para um primeiro filme.
⊗ 5. Arcade
Esse é o tipo de personagem que muitos leitores de quadrinhos podem esboçar um sorriso ao ver o nome, mas Arcade é um daqueles vilões subestimados, que funcionaria muito em um primeiro filme.
Um herdeiro rico, que ressentido com seu pai, o mata para ficar com a fortuna da família. Assim, o jovem se torna um assassino de aluguel, matando ainda mais pessoas para adquirir ainda mais dinheiro. Ao descobrir uma aptidão para a tecnologia, Arcade projetou e construiu seu primeiro “Murderworld”, um covil subterrâneo de assassinato disfarçado de parque de diversões. Então, ele se torna o assassino mais caro do mundo, cobrando para personalizar seu Mundo de Assassinato para explorar as fraquezas dos alvos.
A ideia de Arcade como um vilão para primeiro filme, é colocar os X-Men em uma espécie de sala do perigo sem escrúpulos. O vilão adora assistir seus alvos morrerem em suas criações, mas ao mesmo tempo, ele sempre deixa uma pequena chance para que eles sobrevivam. Desse modo, a Marvel poderia explorar o sucesso da série Round 6 levando-a para um mundo de fantasia. Que a primeira edição dos jogos vorazes mutante comece.
Menção Honrosa
⊗ Selene – Novos Mutantes
Essa não é a opção de uma primeira vilã para um filme dos X-Men, mas sim uma dentre os ótimos vilões para os Novos Mutantes. Ainda não temos certeza de que a equipe será reiniciada no MCU, mas levando em conta o que aconteceu com o Homem Aranha, espera-se que sim. No entanto, ainda que não seja, Selene é a escolha perfeita para uma próxima vilã de um segundo filme, tanto quanto é ótima para um primeiro.
- LEIA MAIS: O complexo histórico dos mutantes e a magia
Selene é uma mutante que drena a vitalidade de humanos desde tempos imemoriais, fazendo parte dos X-Eternos, o grupo de mutantes imortais. Além de ser uma mutante, ela também é uma poderosa bruxa, que fazia rituais em Nova Roma sacrificando virgens na lava. Nessa cidade ela era esposa do senador Marcus Gallio, inimigo político do Senador Aquilla. Este último temia que sua filha Amara fosse utilizada nos rituais de Selene e a mandou para floresta Amazônica, para viver como indígena. Contudo, Selene consegue capturar a jovem, a drena e acaba deixando-a cair no poço de lava. Ao invez de morrer, a queda faz com que os poderes de Amara, a Magma, despertem. Os Novos Mutantes que estavam lá tentando impedir os planos de Selene, se juntam a Amara para derrotar a vilã, que parte para os Estados Unidos.
A história da vilã em Nova Roma seria uma forma fácil de apresentar a mutante Magma, que faz parte dos Novos Mutantes, ao mesmo tempo que daria uma boa história para um primeiro ou um segundo filme da equipe. Ainda assim, algumas adaptações precisariam acontecer, afinal, a Disney possivelmente não gostaria de contar uma história onde uma vilã sacrifica virgens.
Chegamos ao fim de nossa lista, afinal, você concorda com ela? Diga quais outros vilões menores você acredita que fariam sentido em um primeiro filme dos X-Men no MCU.