QUADRINHOS

X-MEN: Professor X entra na lista de telecinéticos do Universo Marvel

O Professor X é um dos telepatas mais famosos do Universo Marvel, mas a partir de agora, o líder de Krakoa aparentemente passará a também ter telecinese como uma de suas habilidades regulares.


Desde o massacre realizado pela Orquídea contra os mutantes, Charles Xavier estava vivendo em segredo em uma ilha deserta. Em IMORTAL X-MEN #15, seu esconderijo foi descoberto pela organização antimutante. Os soldados estavam vestindo roupas com proteção contra telepatia e pretendiam capturar ou matar o fundador dos X-Men.

Sem ter como impedir o ataque invadindo a mente dos capangas, Charles Xavier escolheu o caminho brutal. A revista não mostra como foi a briga, apenas como terminou. Em uma das páginas, o combate está prestes a começar, e na seguinte, os capangas aparecem mortos e com seus membros arrancados.

Charles não tinha lâminas para fazer isso, então provavelmente a sua arma foi a telecinese.


x-men professor x telecinese orchis orquídea
UM NOVO PROFESSOR X?
x-men telecinese professor x

A edição surpreende por mostrar um lado mais agressivo do Professor X, que até então era conhecido por evitar a violência e buscar a coexistência entre humanos e mutantes. Em alguns casos, ele chegava até mesmo a priorizar os humanos comuns.

Durante a invasão da Orquídea em Krakoa, o Professor cedeu às ameaças da organização e aceitou enviar os mutantes para fora da Terra, obrigando telepaticamente todos a passarem pelos portais dimensionais da ilha, acreditando que iriam para Marte, atualmente o planeta mutante, Arrako, dessa forma, deixando o planeta azul apenas para a humanidade.

Entretanto, as passagens foram corrompidas e, ao invés, de irem para Arrako, a maioria dos mutantes aparentemente morreram. Os poucos que sobraram, como Emma Frost e Lince Negra, estão escondidos na Terra, planejando vingança.

A traição e a culpa por ser responsável pela morte de bilhões de mutantes estão fazendo com que Charles reveja o seu modo de agir. Quem está acompanhando a Era Krakoana desde o começo, deve lembrar que Moira, uma das idealizadoras da nação mutante, acreditava que ele deveria ser quebrado para ficar mais radical e garantir o futuro dos mutantes. Aparentemente, é isso o que está acontecendo agora.


PROFESSOR X TEM TELECINESE?
professor x telecinese telepatia x-men

Essa é uma pergunta que muitos leitores devem ter feito quando começaram a ler esta matéria. A resposta mais simples é: sim, e já faz algum tempo.

Há algumas décadas a Marvel estabeleceu que todo telepata tem uma chance muito grande de desenvolver telecinese como poder secundário. É por isso que a combinação das duas habilidades aparece com muita frequência. Jean Grey, Ômega, Psylocke, Rachel Summers são alguns exemplos, e a lista vai longe.

Porém, alguns manifestam esse poder em um grau bastante pequeno, a chamada telecinese latente. Emma Frost era uma das mutantes que se encaixava nessa categoria. Porém, pelo grande esforço que teria para mover objetos com a mente, ela preferia focar sua atenção na telepatia e na sua forma de diamante.

No Universo Ultimate, um dos inúmeros mundos alternativos da editora, Charles Xavier apareceu levitando objetos e pessoas algumas vezes. No universo regular, essa habilidade ainda não tinha se confirmado, até a saga INFERNO (2021).

Em um combate com Nimrod, o telepata demostrou sua telecinese. Esse foi um momento muito específico e nunca mais se falou nisso. Era possível entender que foram medidas de grande esforço em uma situação extrema, mas ao que parece, Charles está desenvolvendo melhor essa habilidade. E tudo indica que pode se tornar um de seus poderes comuns.


X-men professor x telecinese
Professor X enfrenta Nimrod

E aí, caro mutante, o que achou do Professor X mais brutal? Conta para gente nos comentários!