FILMES

X-Men 2: 10 coisas que eram diferentes no roteiro original do filme

X-Men 2 é um dos filmes favoritos dos fãs dos mutantes, mas poderia ter ido por rumos bem diferentes. A primeira versão da trama, concebida pelo diretor Bryan Singer e pelos roteirista David Hayter, Michael Dougherty e Dan Harris, contém uma série de ideias que foram alteradas até chegar na versão final, que contou com a contribuição de mais um roteirista, Zak Penn.


O manuscrito inicial está disponível no site Sci-fi Scripts. Algumas das cenas mudam pouco, outras mais, enquanto algumas ideias foram completamente alteradas ou até excluída ao longo da pré-produção. Somando tudo, dá para perceber que seria um filme bem diferente do que conhecemos.

Confira 10 coisas que eram diferentes no roteiro original de X-Men 2:

⊗ 1 MUSEU
X-men 2 roteiro original

Tempestade, Ciclope e Jean levariam os estudantes do Instituto Xavier para uma visita a um museu de história natural, assim como foi no filme. Porém, alguns dos jovens teriam aparências com características diferentes, o que deixaria mais evidente que era uma excursão de mutantes.

Além disso, no local também teria uma exposição sobre mutações. Uma linha do tempo mostraria a evolução humana até o Homo sapiens, mas em seguida, um fio levaria para outro grupo, denominado “Homo ?”. Essa população seria representada por uma série de imagens com mutantes deformados e com aparências exageradas, o que deixaria os alunos desconfortáveis. Tempestade então os afastaria e levaria a turma para outra área.


⊗ 2 CONFUSÃO COM JOVENS
Pyro X-Men 2

Vampira, Pyro, Homem de Gelo e Kitty Pryde estariam em outro canto do museu. A cena mostraria John controlando uma chama entre seus dedos. Em seguida, Vampira pediria para absorver seu poder para brincar também.

Isso chamaria a atenção de outro grupo de adolescentes, que se aproximaria para perguntar como estavam fazendo aquilo. Um dos garotos estaria com um cigarro. Pyro diria que é proibido fumar no local, e ele então apagaria o cigarro no rosto do mutante, dando início a uma confusão.

O garoto daria risada e pegaria outro cigarro. Neste momento, Pyro faria todo o cigarro pegar fogo, mas a chama acabaria indo também para as mangas da jaqueta do garoto e em seguida para o seu cabelo. Bobby apagaria a chama. Em seguida, o quarteto mutante iria embora do local para a situação não ficar pior.

Observação: Essa seria uma das únicas cenas com a presença de Kitty Pryde. Ela não acompanharia o grupo no restante do filme.


⊗ 3 RESGATE DO NOTURNO
x-men 2 jean tempestade storm

Jean e Tempestade sobrevoariam a Estátua da Liberdade com o jato durante a viagem para resgatar o Noturno em uma igreja abandonada. Teria um buraco na cabeça do monumento, indicando que a estátua ainda não teria passado por reformas desde o confronto mutante no primeiro filme.

A dupla veria um mural feito em grafite perto da igreja, com as frases “Limpe o gene podre. Mate a escória mutante”. À medida em que elas estivessem caminhando, Jean faria a tinta da parede cair como pó, apagando a mensagem.

O restante da cena seria igual à versão do cinema. Tempestade derrubaria com um raio uma pilastra em que o Noturno estaria sentado, enquanto Jean o seguraria com a telecinese, para que ele não ter como fugir.

⊗ 4 SALA DO PERIGO
x-men sala do perigo

A famosa sala de treinamento dos mutantes estaria presente no filme. Em uma das cenas da versão cinematográfica, Wolverine passeia pela mansão durante a madrugada, por estar sem sono, e encontra um mutante cujo poder é não dormir.

Nessa versão, o desfecho era diferente. O estudante comentaria que Ciclope treina Sala do Perigo quando não consegue dormir. Logan seguiria o conselho e iria se exercitar um pouco.

A Sala do Perigo não seria holográfica, como no terceiro filme. Contaria com uma série de plataformas móveis, lança-chamas, entre outros desafios mecânicos.

⊗ 5 INVASÃO DA MANSÃO
x men 2 vampira homem de gelo

A invasão de William Stryker na mansão começaria enquanto o Wolverine estivesse na Sala do Perigo. Colossus, Pyro e Homem de Gelo tentariam levar os estudantes para um lugar seguro, porém, os militares seriam mais ágeis. Vampira estaria em outro andar, também ajudando os mais jovens, por meio de passagens secretas.

Pyro, Homem de Gelo e Vampira se encontrariam. Wolverine apareceria na hora em que um soldado tentaria atirar fios elétricos nas costas da Vampira. Eles se encaminhariam para uma passagem secreta, na mata do instituto, mas Wolverine voltaria para garantir que não estavam sendo seguidos.


Então Logan seria emboscado por soldados e Stryker apareceria para conversar com ele. Vampira insistiria para ela, Bobby e Pyro voltarem para ajudar Wolverine, com medo que ele morresse. Eles se recusariam e então Vampira absorveria o poder do Homem de Gelo. Ela criaria uma névoa perto dos soldados, para Logan conseguir fugir.

A cena terminaria com eles pegando um dos carros da garagem do instituto, assim como na versão oficial.

⊗ 6 MÍSTICA DISFARÇADA

A cena em que Mística seduz um policial para injetar metal no seu corpo e ajudar Magneto a escapar da prisão também estava presente nessa versão. Porém, ao invés de tudo ocorrer no bar, no roteiro inicial, a mutante iria até a casa do tira.

Outro detalhe é que estaria passando, em uma televisão no bar, um debate sobre o registro mutante, com a participação de Sebastian Shaw e Hank McCoy, respectivamente, o Rei Negro do Clube do Inferno e o Fera. Na versão do filme, só é possível ver o Fera.

⊗ 7 CONFRONTO NA CASA DO HOMEM DE GELO
homem de gelo pyro x-men 2

Na versão do cinema, a visita de Bobby a casa dos seus pais, juntamente com Vampira, Wolverine e Pyro, termina com um confronto com a polícia, após o irmão mais jovem do Homem de Gelo denunciá-los por telefone. Isso também acontecia nesse roteiro.

A diferença é no encerramento do confronto. Enquanto na versão oficial, Pyro ataca os policiais, mas é detido pela Vampira, que absorve seus poderes, originalmente, quem pararia o jovem mutante seria Tempestade. O céu ficaria nublado e a chuva apagaria as chamas, em seguida, o jato pousaria e Ororo desceria da rampa com seus olhos brancos, pedindo para que todos entrassem na nave.


⊗ 8 O RETORNO DO GROXO

Além de Lady Letal, Professor X e Ciclope, o Groxo também seria um dos mutantes capturados e controlados por William Stryker. Ele apareceria na cena em que Noturno e Tempestade resgatam as crianças de celas na base do militar.

Noturno e ele travariam uma luta, que incluiria os dois mutantes escalando as paredes do local. Nessa versão do roteiro, as celas estariam suspensas por correntes no alto. Groxo subiria no alto de cada uma e tiraria um dos parafusos que sustentariam as prisões, fazendo com que eles começassem a cair. Noturno se teletransportaria dentro de cada uma para resgatar as crianças a tempo. No final, ele deixaria Groxo preso dentro de uma, em queda livre.

⊗ 9 CAMEO DE MUTANTES

Durante o ataque do Professor X a todos os mutantes, apareceriam diversos mutantes ao redor do mundo caindo no chão e gritando. O roteiro descreve crianças em escolas, mas também algumas participações de personagens conhecidos.

Fera também cairia no chão e os pelos azuis do seu corpo apareceriam. Além dele, uma mulher ruiva apareceria com ossos crescendo nas costas, uma provável menção à Medula. E por fim, teríamos uma breve aparição do Gambit. Ele desmaiaria durante um jogo de poker e as cartas na sua mão seriam incineradas.

⊗ 10 JEAN GREY VIVA E CEGA

Jean Grey aparece muito mais poderosa aqui do que no primeiro filme. Algumas das suas cenas da versão cinematográfica de X2 estão presentes nessa versão do roteiro, como ela parando os mísseis e o confronto com o Ciclope, que culmina na destruição da barreira da represa.

No entanto, aqui não existe o descontrole no museu e não há nenhuma explicação sobre o motivo dela estar mais forte.

Jean começaria a perder a visão depois do ataque do Professor X aos mutantes, provavelmente por causa da sua queda no chão. Seus olhos ficariam avermelhados, como se algumas ligações internas estivessem rompidas.


Ela descobriria que Magneto adulterou o Cérebro para caçar os humanos comuns e pediria para o Noturno levá-la para dentro da sala. Ciclope notaria que a mutante não está olhando em direção a eles durante a conversa e perceberia que tem algo errado com a visão dela. Tempestade então diria que ela vai resolver a situação, junto com o Noturno, e pediria para os outros irem em direção ao jato, junto com as crianças. Ororo salvaria o Professor do controle mental conversando com ele e não usando seus poderes.

A barreira da represa começaria a se romper. Isso daria início a uma corrida para todos chegarem no jato a tempo. No final, estariam todos dentro, incluindo Jean, e a nave alçaria voo antes de ser atingida pela água.


E aí, caro mutante, o que achou da versão inicial do roteiro? Gostaria que alguma dessas ideias tivesse continuado no filme? Conta para a gente nos comentários!