FILMES

FÊNIX NEGRA: Tudo o que sabemos sobre a versão original do filme!

Fênix Negra foi a segunda tentativa da Fox de adaptar a Saga da Fênix Negra. O filme foi mal recebido pelo público e pela crítica, se tornando a pior bilheteria dos X-Men. Entretanto, muita gente acredita que o longa acabou sendo uma vítima da fusão da Fox com a Disney, principalmente por conta das refilmagens que mudaram completamente o terceiro ato. Algumas pessoas, inclusive, fazem campanha na internet para que a versão original do filme seja lançada, um Kinbergcut. Mas será que ela seria melhor? Abaixo nós reunimos tudo o que sabemos sobre a versão inicial do filme.


⊗ PROFESSORA JEAN

O filme teria cenas dos X-Men antes da missão espacial. Veríamos Jean Grey dando aula. Alguns trechos dessa cena foram utilizados em um dos comerciais promocionais. Confira:

⊗ SURTOS TELEPÁTICOS

Jean Grey retorna do espaço com os seus poderes ampliados. Embora isso se mantenha na versão dos cinemas, algumas consequências foram retiradas. Na versão estendida da cena em que os X-Men são recepcionados após a missão, Jean Grey consegue ouvir os pensamentos de todos os que estão ali. Isso se intensificaria ao longo do flme. Originalmente, o motivo de Jean Grey perder o controle durante a festa seria o fato de estar ouvindo as vozes das pessoas à sua volta e não conseguir lidar com isso. O mesmo se repetiria na cena em que ela ataca os policiais e na morte da Mística. Jean estaria falando “Para” como um meio de tentar calar às vozes em sua mente. Sophie Turner revelou que estudou sobre esquizofrenia como um meio de entender qual é a sensação de ter várias vozes na sua cabeça ao mesmo tempo. A atriz até mesmo chegou a ouvir áudios com várias vozes durante as gravações para ter uma experiência mais próxima.


⊗ CICLOPE COM MAIS DESTAQUE

Uma das maiores reclamações feitas pelo público é a falta de destaque do Ciclope. O personagem teve a sua importância reduzida e foi completamente ofuscado por Wolverine na primeira trilogia. Infelizmente, o personagem continuou sem ter destaque nos últimos filmes, mas ao que parece a história seria diferente na versão inicial de Fênix Negra.

O relacionamento de Jean Grey e Ciclope seria um elemento importante no filme. Jean Grey se sentiria mais viva e animada após a missão do espaço, e isso se refletiria em um momento mais caloroso do casal. A mutante decidiria testar o alcance dos seus poderes pedindo para que Ciclope retirasse o seu visor. Ao que parece, a cena acabou cortada por lembrar muito dois momentos de O Confronto Final: a morte de Ciclope e o beijo de Jean Grey e Wolverine.

Além disso, Ciclope seria o mais interessado em proteger Jean, o que faria com que ele assumisse a liderança. Em uma cena deletada divulgada, Scott é quem conduz os X-Men na missão até a casa de Jean. O segundo trailer também nos mostra ele confrontando o Professor X sobre o que fazer antes da batalha no Central Park. Por fim, Ciclope e Charles seriam os únicos que são seriam presos pelo MCU após o confronto com Jean Grey e a vilã.

⊗ JEAN GREY RETORNA AO LAR

Em algum momento, Jean Grey retornaria à vizinhança em que seu pai morava e veria a destruição que o confronto entre ela e os X-Men causou. Não sabemos em que momento isso aconteceria, apenas que ela já estaria usando o sobretudo vermelho.

⊗ MAGNETO

Magneto ficaria machucado após ser jogado da janela por Jean Grey, assim como aconteceu com Mercúrio. No final, ele apareceria em uma cadeira de rodas, por ainda não estar recuperado. Entretanto, isso foi alterado nas refilmagens e o mutante, sem nenhum ferimento, participou do confronto contra os alienígenas no trem.


⊗ ALIENS

Originalmente, os alienígenas do filme seriam os Skrulls e realizariam uma invasão à ONU no final. Devido às semelhanças do filme com Capitã Marvel, o terceiro ato teve que ser mudado. No processo, os alienígenas se tornaram os D’Bari, espécie que habita o planeta que é destruído pela Fênix Negra nos quadrinhos. O motivo deles irem atrás de Jean Grey é para roubar a Força Fênix e transformar à Terra em seu novo lar, já que o seu planeta natal foi destruído. Várias artes conceituais mostram visuais alternativos para os alienígenas, mas não sabemos qual foi utilizado na versão inicial.

⊗ ONU

As duas versões do filme são similares até o momento em que Jean Grey desiste de matar o Professor Xavier. Na versão do cinema, a mutante abre mão da força cósmica e pede para que Vuk a pegue para si. A vilã quase mata Jean para conseguir o poder, mas é impedida por Ciclope. Logo em seguida, o local é invadido e todos os mutantes são presos, incluindo Jean. Os alienígenas perseguem o trem para pegar o resto do poder.

Não sabemos ao certo o que aconteceria após Jean Grey desistir de matar o Professor. Sabemos que Ciclope e o Professor conseguiriam fugir dos agentes e não serem presos. Eles encontrariam Jean e a vilã na ONU. A vilã, que não sabemos qual nome teria originalmente, planejaria uma reunião com todos os líderes mundiais para assassiná-los e depois ocupar os seus lugares. Em dado momento, todos os guardas do local também revelariam que são alienígenas. Jean Grey – que não sabemos como ficaria contra a vilã – e Ciclope lutariam contra os alienígenas, que nessa versão estariam em suas formas originais. O confronto acabaria resultando na destruição do prédio da ONU.

Curiosamente, a ideia de Jean Grey e Ciclope sendo os únicos a sobrarem é muito similar ao que ocorre nos quadrinhos, mas o público das sessões testes não gostou. Para saber mais detalhes sobre a invasão alienígena, você pode ler a matéria abaixo:


⊗ DESPEDIDA DA JEAN

Jean e Ciclope conseguiriam lutar contra os alienígenas, mas ainda sobraria muitos outros, que estariam em suas naves. Jean percebe que o único jeito de derrotá-los seria aceitar esse poder e ir para o espaço lutar contra eles, mas que isso significaria talvez não retornar. Jean e Ciclope se despediriam na fonte da ONU e ela partiria ao espaço. Abaixo uma imagem de um trailer russo vazado.


⊗ DESTRUIÇÃO NO ESPAÇO

Jean Grey iria para o espaço para destruir às frotas alienígenas. Os Skrulls realizariam um ataque em conjunto, com todas as naves disparando na mutante. Os ataques acabariam libertando a verdadeira forma da Fênix. Com todo esse poder, Jean Grey destruiria as naves. No final, aceitando todo esse poder, teríamos a forma da ave, assim como no cinema.

⊗ VERSÃO DE FOGO

Outra mudança que ocorreu foi na representação visual do poder cósmico. Originalmente, teria a cor laranja, similar ao fogo. Isso foi relatado pelas pessoas que assistiram a cena do espaço nos eventos em que ela foi exibida. Essa forma ainda foi mantida no primeiro trailer do filme. Entretanto, eles acabaram alterando para a cor roxa, com detalhes em rosa.


⊗ FINAL ORIGINAL

Ciclope resgataria Tempestade, Fera, Noturno, Magneto, Selene e Ariki. Na mansão, o Professor X visitaria o túmulo de Raven e admitiria que ela estava certa sobre ele estar se afastando do seu caminho. No final, ele deixaria o instituto. Algo similar também acontece nos quadrinhos, só que é Ciclope quem deixa o Instituto.

O filme terminaria com o Professor indo embora e a câmera se afastando, até terminar no espaço. Teria uma narração de Jean Grey sobre os avanços no conhecimento da humanidade e sobre descobrirmos que não estamos sozinhos no universo, indicando que a existência de alienígenas seria mais impactante.

“Nós pensávamos que a Terra era o centro do nosso sistema solar. Foi apenas há poucos séculos que descobrimos que o Sol é o centro. No grande esquema das galáxias, ainda há muito o que não sabemos, sobre o nosso lugar nele e sobre o que pode existir além. É por isso que nós precisamos continuar aprendendo. Porque mesmo que pareça que esse é o fim, é apenas o começo.”


E você? Acha que essa versão seria melhor? Gostaria de vê-la? Diga nos comentários!