QUADRINHOS

10 Coisas que você não sabia sobre Noturno

Noturno é um dos mutantes mais queridos dentre os fãs dos X-Men. Criado por Len Wein e Dave Cockrum, o mutante teve sua primeira aparição em Giant Size X-Men #1 de 1975. De lá para cá, o mutante teve muitos momentos importantes, incluindo a participação na Saga da Fênix, em Deus Ama o Homem Mata, na Guerra Messiânica e em Dinastia X. Hoje o Universo X-Men separou 10 curiosidades sobre o personagem que talvez você não conheça.


⊗ 1. Quase foi um herói da DC Comics

Uma coisa que é bastante comum dentre as editoras, é o fato de diversos roteiristas e artistas famosos trocarem constantemente de empresas. Nomes prestigiados como Grant Morrison, Alex Ross e Chris Claremont já trabalharam tanto na Marvel quanto na DC. Outro artista que também trabalhou em ambas as editoras é Dave Cockrum, e Noturno quase se tornou um personagem da DC Comics ao invés de ser um X-Man da Marvel.

Dave Cockrum desenhou Noturno enquanto ainda estava na Marinha dos Estados Unidos. Sua ideia original era de um demônio que se recusa retornar ao inferno para ser punido depois que falhou em uma missão. Ele serviria como ajudante de outra de suas criações, o “Intruder”. Mais tarde, ele tentou incluir o personagem na série Legião dos Super Heróis da DC Comics, onde ele trabalhava antes de ir para a Marvel. O editor da DC Murray Boltinoff rejeitou o personagem por ter uma aparência “muito engraçada”.


⊗ 2. Mística seria seu pai

Mística é uma mercenária, conhecida por suas incríveis habilidades de mudar de forma. Ela é uma das poucas representações Bissexuais presentes nos quadrinhos. Desde sua introdução, ela sempre estava junto de sua esposa, a mutante vidente chamada Sina. Acontece que mais do que um casamento, inicialmente haveria muito mais nessa relação.

A ideia inicial que Chris Claremont pensou para o passado de Noturno, era que o mutante seria filho de Mística com Sina. A mutante azul mudaria de forma (ou mudaria seu corpo) e teria relações sexuais com sua esposa, que ficaria grávida. As razões para essa ideia ser descartada nunca foram explicitamente reveladas. Sendo assim, evitou-se o chocante relacionamento entre duas mulheres, para que Mística tivesse relações sexuais com… um demônio.


⊗ 3. É um meio demônio

A ideia de Claremont sobre o passado de Noturno foi rejeitada, assim, preciou-se estabelecer uma nova. Eventualmente então foi revelado que Mística teve um curto romance com o demônio chamado Azazel, líder dos Neyaphem, uma raça ancestral de mutantes com aparência demoníaca. Os Neyaphem são um grupo de mutantes dos tempos bíblicos que vivem na Dimensão de Enxofre, local para a qual foram exilados pelos Cheyarafim, um grupo de mutantes com aparência angelical.

Azazel mencionou que já chegou a batalhar contra Mephisto pelo título de Satã. Ele é conhecido por fazer acordos demoníacos com vários humanos ao longo da história, incluindo a família de Monet St. Croix. Sendo assim, dá para dizer que Noturno é um meio demônio, algo que dá um contraste enorme, visto que dentre os X-Men, ele é aquele que possui a maior fé no Deus Cristão.


⊗ 4. Local de Nascimento

Algumas coisas sobre Noturno já são conhecidas mesmo pelo público que não consome histórias em quadrinhos. O fato dele ser alemão é algo presente em todas animações, seu passado no circo está presente até mesmo nos filmes. O que a maioria das pessoas não sabem, é o local exato onde o mutante nasceu.

Noturno, como todos sabemos, é alemão. O que alguns não sabem, é que ele nasceu em Winzeldorf, uma pequena vila localizada nos Alpes da Baviera, no sul da Alemanha. Após Mística dar a luz e abandoná-lo, ele foi adotado por uma família de feiticeiros, que trabalhavam no Circo da Vila. Lá, ele trabalhou até que seu irmão adotivo passou a matar pessoas e em um confronto com ele, Noturno acabou matando-o. Quando os moradores de Winzeldorf descobriram o que Kurt fez, se juntaram para linchar o mutante, que foi salvo por Charles Xavier.


⊗ 5. Funcionamento de seus poderes

Quando Noturno se teletransporta, o que ele faz na verdade é viajar através da Dimensão de Enxofre e então sair em uma posição predeterminada em sua própria dimensão. É mais fácil para ele viajar para o norte e o sul (ao longo dos campos magnéticos da Terra) do que para o leste e oeste. Ele pode viajar aproximadamente 4.8 km de norte a sul e 3.2 km ao se mover de leste a oeste e vice-versa. Embora isso sempre mude a depender de quem o escreve.

Outra coisa curiosa sobre os poderes do personagem, é o fato de que sua pele azul escuro se trata também de uma camuflagem. Em outras palavras, a depender do ambiente onde ele se encontra, ele basicamente passa a ficar quase invisível nas sombras. Não é incomum vermos páginas nos quadrinhos onde o personagem está quase completamente oculto, com somente seus olhos amarelos brilhando.


⊗ 6. Namorou a irmã adotiva

Se há uma coisa extremamente complexa dentro do universo dos quadrinhos, essa coisa é a relação familiar dos personagens. O próprio Noturno possui uma relação bastante complicada com sua família biológica, mas no caso dele, há também uma complicação com sua família adotiva.

Abandonado por Mística, Noturno cresceu na casa da feiticeira Margali Szardos, que o criou como um de seus próprios filhos. Sendo assim, a filha dela Jimaine, naturalmente era a irmã de Kurt. Os dois eram muito próximos, por isso Jimaine ficou extremamente chateada quando Kurt foi para os Estados Unidos. Kurt, já nos Estados Unidos, iniciou um romance com Amanda Sefton, que sem ele saber, era na verdade Jimaine disfarçada com magia. Quando o mutante descobriu toda a verdade, ele pareceu não se importar e de certa forma parecia até feliz. Um dos impedimentos para os 2 não ficarem juntos foi “dar um bom exemplo para Kitty”, não a complexidade da situação em si.


⊗ 7. Quase foi o Papa

Uma das características mais marcantes da personalidade de Noturno é sua fé incomensurável no Deus Cristão. É bastante comum em vários enredos das HQs surgir diálogos profundos sobre o que é certo ou errado na visão de Kurt de acordo com seus dogmas. Essa crença dele quase o colocou em uma posição no mínimo curiosa.

Em certo momento das HQs, é revelado que Noturno começou a estudar para se tornar um padre. Em fabulosos X-Men #408 ele confirma que finalmente conseguiu, embora nenhuma página mostre a cerimônia. Chuck Austen assumiu as HQs em Fabulosos X-Men na edição 410. Segundo rumores, Austen não gostava de ver Noturno como sacerdote. Nas edições seguintes, o mutante começou a ter uma crise de fé, que culminou no retcon que revelou que na verdade ele nunca foi padre.

Nos quadrinhos, isso tudo foi uma trama dos membros da Igreja da Humanidade, que conseguiram criar uma ilusão na mente de Noturno, para que ele pensasse que se tornou realmente um padre. O plano deles no final era de alguma forma torná-lo Papa, depois revelá-lo como mutante, para causar a destruição da igreja católica e da mutandade ao mesmo tempo. A história por sinal é horrorosa.


⊗ 8. Possui filhos

Assim como inúmeros personagens das HQs, Noturno também possui diversas versões em realidades alternativas. Uma delas é a famosa versão da Era do Apocalipse, onde vemos uma versão extremamente violenta do personagem. Em outras versões do mutante, ele possui filhos.

O Noturno da Terra-1005 teve um filho chamado Salamander, mutante de mãe não identificada. Salamander possui a habilidade de abrir portais para a zona negativa, além de poder lançar rajadas de plasma. Já o Notuno da Terra-2182 teve uma filha chamada Talia Josephine Wagner, cuja a mãe é a Feiticeira Escarlate. Conhecida como Nocturna, Talia possui a habilidade de lançar rajadas mágicas (como as de sua mãe), pode possuir corpos, possui habilidades sobre-humanas e também telepatia latente.


⊗ 9. Os Bamfs foram criados através de seu sangue

Na HQ Incríveis X-Men Vol 2, temos o o arco “A Busca por Noturno” que segue os acontecimentos após a morte de Kurt, que se sacrificou para salvar Hope e Cable das garras do vilão Bastion. Com o sacrifício, Noturno ganha permissão para ascender ao reino do céu. Mas não houve paz, pois Azazel usa a conexão com o filho para se teleportar até o paraíso e fazer com que seus subordinados entrem no local. O objetivo é roubar o maior número de almas que eles conseguirem para o demônio montar seu próprio reino no inferno, se tornando um deus. Nessa história nós vemos Azazel com Bamfs vermelhos e temos a origem deles.

Os quadrinhos apontam que originalmente as pequenas criaturas chamadas de Bamf (som do teleporte de Noturno), eram seres vindos de uma realidade alternativa, tendo a mesma aparência e vestimenta de Noturno. Os Bamf de Azazel contudo, são criaturas vindas das profundezas do inferno. Eles são filhos de uma larva gigante e de um pai metamorfo que acasalou sob a forma de uma lampreia comedora de rostos. Abandonados, Azazel os encontrou famintos e os alimentou com seu próprio sangue, isso os transformou e os remodelou a imagem dele e os atou a sua vontade. O sangue se trata de uma oferenda, quase como um contrato, alimentando os pequenos, Azazel criou para si um exército de Bamfs.

Na batalha contra Azazel, Noturno conseguiu capturar um dos Bamfs de seu pai e dá a ele seu sangue, tornando-o então azul. Posteriormente um grande número de outras criaturinhas surgem, pois Noturno montou seu próprio pequeno exército de Bamfs.


⊗ 10. Vendeu a própria alma

Na mesma história citada acima, Noturno faz com que os Bamfs levem os X-Men até o inferno para ajudarem a combater Azazel. Os X-Men liderados por Kurt então vão até o navio de Azazel e iniciam uma batalha contra o vilão. Enquanto Noturno fica encarregado de enfrentar seu pai, os outros mutantes lutam contra os outros piratas, que estão em números muito maiores. Para irritar Kurt, Azazel se teleporta para trás de Wolverine, atravessando sua espada no mutante, que naquele momento estava sem fator de cura e fica a beira da morte.

Com os X-Men em perigo, o Professor X manda uma mensagem telepática a Noturno, avisando que os mutantes devem ser enviados para casa, pois os arcanjos já estão a caminho para prender os piratas. Azazel no entanto, sendo o teleportador mais poderoso do mundo escaparia. Para prender Azazel, Noturno já havia firmado um acordo com os Bamf (que são demônios), eles retornariam Kurt a vida e prenderiam Azazel no plano terreno. O custo desse acordo não foi nada menos do que a alma do mutante.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você conhecia todas essas informações sobre o mutante?

Fonte: The Richest