FILMES

8 erros cometidos com Tempestade que a Marvel jamais pode repetir

Tempestade é uma das mutantes mais importantes e poderosas de toda a história dos X-Men. Ela não só é uma excelente líder, como também é vista como uma figura de sabedoria dentro da equipe. Os filmes no entanto, embora muitas vezes tentem apresentar alguns dos elementos mais marcantes da personagem, não conseguem fazer de forma adequada. Nos próximos anos teremos a adição da mutante no Universo Cinematográfico da Marvel. Recentemente, nós fizemos uma lista com 8 erros que a Fox cometeu com Ciclope que a Marvel não podia repetir, dessa vez, temos 8 erros que a Marvel não pode repetir com Tempestade.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Roteiro Fraco

O caso de Ororo Munroe com o roteiro não é o mesmo do que Ciclope. O roteiro não favorece o X-Man em nenhum dos filmes da franquia, Tempestade, por outro lado, possui momentos interessantes e diálogos marcantes. Contudo, dentre os personagens com destaque na franquia toda, Ororo é aquela que possui o pior roteiro.

Como dito acima, em determinados momentos há diálogos importantes protagonizados por Tempestade na franquia. É possível citar o diálogo dela com o Senador Kelly em X-Men: O Filme, com Noturno em X-Men 2, com Vampira em O Confronto Final e com Ciclope em Fênix Negra. Ainda assim, são apenas alguns segundos dos longas, que no geral não dão o devido destaque que a personagem merece. Nos filmes, Ororo é a segunda em comando da equipe, considerada por Xavier uma substituta a altura de Ciclope, e os alunos a veem como figura materna. Se ela é tudo isso, por que não é possível citar 5 frases marcantes da personagem sem citar a famosa (e risível) frase do sapo e do raio?

Não esperamos que a Tempestade passe a fazer seus discursos de X-Men: A Série Animada ao utilizar os poderes, mas Ororo enquanto líder dos X-Men e enquanto voz da mutandade tem muito a falar e os fãs querem ouvir.


⊗ 2. Não explorar o passado

Se há algo que a primeira trilogia peca, é em não apresentar um desenvolvimento para os personagens. Dentro da equipe principal, Jean Grey é a única que tem o seu passado mostrado. Tanto Ciclope quanto Tempestade simplesmente não são desenvolvidos. No caso de Ororo, a personagem demonstra um ódio maior pela humanidade se comparado aos X-Men, o que foi que gerou isso? Não temos essa e nem outras informações porque os filmes não fornecem.

Em X-Men: O Filme, Halle Berry interpreta a personagem com um sotaque africano, embora não seja possível distinguir de onde exatamente. Posteriormente, quando a versão de Alexandra Shipp é apresentada, vemos a mutante adolescente no Egito, mas com um sotaque queniano (que a atriz aprendeu para tentar dar mais profundidade a personagem). Porém, o que nós não vemos, é a relação de Ororo com o Rei das Sombras, o seu passado enquanto deusa em países africanos nem o acidente de avião que matou seus pais e que a tornou claustrofóbica. É ainda pior quando paramos pra pensar que o único aspecto do passado de Ororo que sabemos, é que ela era uma ladra. o que realmente ocorre nos quadrinhos, mas quando resumem o passado da única personagem negra da equipe a essa única característica é bastante incômodo.

A Marvel fará bem em trazer todo o contexto de desenvolvimento dos quadrinhos para a personagem, assim teremos todas as nuances da mutante, o que fará dela muito mais carismática.


⊗ 3. Falta de elementos culturais

Ororo Munroe, filha de N’Daré Munroe, uma princesa queniana, vivia no Egito quando um avião destruiu sua casa e matou seus pais. Nas ruas do Cairo, ela se tornou uma ladra para sobreviver, mas eventualmente viajou para o sul nas planícies do Seringuete, onde foi venerada como uma deusa por tribos ali viventes, pois utilizava seus poderes para ajudar o povo. Como citado no item anterior, nada disso é mostrado na Tempestade da Fox, mas essa falta de exploração é seguida de outro problema.

Ororo é uma mutante que carrega uma representatividade imensa em suas costas. Uma mulher negra, crescida no continente africano, considerada uma das mais poderosas mutantes da Marvel, que é na verdade a primeira mutante negra dos X-Men. Além de seu poder de controlar o clima, a personagem tem o poder de inspirar milhões de crianças negras, sendo uma imagem positiva de representatividade. Com o filme Pantera Negra, vimos diversos elementos de origem africana serem respeitados e exaltados. Nos quadrinhos, Ororo sempre teve orgulho de sua cultura e de suas origens. Cabelos diferenciados, vestimentas típicas, acessórios, preces e costumes. Quais desses elementos e características de origem africana Tempestade carrega nos filmes? Pois é.

O público está ansioso para ver Tempestade com seus diversos penteados ou com seu cabelão balançando enquanto voa e mostra do que é capaz, pois são coisas que pouco vimos. Caso a Marvel não traga essas coisas será frustrante, mas forma como o estúdio tratou Pantera Negra faz com que a maioria dos fãs se sintam bastante seguros nesse aspecto, basta repetir a dose.


⊗ 4. Idolatrar Mística (ou outros personagens)

Aqui entramos em um terreno onde é possível debater as escolhas que o roteiro apresenta, mas não o resultado. Em X-Men: Apocalipse, temos a introdução da Tempestade interpretada por Alexandra Shipp. No filme descobrimos que Ororo se inspira em uma mulher, uma salvadora da causa mutante, a Mística. Falando somente sobre roteiro, é possível dizer que levando em conta as circunstâncias dos filmes, até que faz sentido. Contudo, não se trata apenas sobre isso.

Nos filmes da Fox, Mística salvou o presidente dos Estados Unidos, o que tornou a vivência dos mutantes muito mais aceitável para a população. Assim, faz sentido dizer que ela é alguém que as pessoas admiram. Contudo, o público não vê apenas os acontecimentos dos filmes. Sabemos que a Mística de Jennifer Lawrence só recebeu todo o destaque por causa da fama da atriz. Sabemos que a mutante não fez o que fez em Dias de um Futuro Esquecido pelo bem da mutandade. Assim, termos uma mutante de nível ômega, que foi venerada como uma deusa, temida por diversos heróis e vilões do universo da Marvel, se inspirar em alguém como Mística soa um pouco patético. Principalmente quando ao final do filme, Tempestade trai Apocalipse não por perceber as maldades dos mutantes, mas sim porque ele está machucando Mística.

É importante que a Marvel dê o devido valor a Ororo, não é do feitio da personagem ter ídolos, principalmente se tratando de alguém que nem é tão admirável assim.


⊗ 5. Falta de vínculo com os X-Men

X-Men: Apocalipse apresentou algo que os fãs nunca tinham visto antes nos filmes, pelo menos não com os personagem apresentados na primeira trilogia, falamos da dinâmica de amizade/familiar do instituto. X-Men: Primeira Classe o fez com maestria, mas com personagens que não eram tão queridos pelo público, não com os protagonistas mais populares. Antes disso (e depois também), nós não tivemos a oportunidade de ver os X-Men como uma família vivendo no instituto. Mesmo em Apocalipse, grande parte dessa dinâmica foi apagada do filme com a famosa cena do shopping. Acontece que mesmo do que restou da cena no longa, Tempestade não estava presente, o que a coloca como a única da trindade dos mutantes a não interagir com ninguém de forma mais leve.

Nos quadrinhos, Ororo é uma dentre os mutantes que mais possui vínculos. Para citar apenas alguns, ela é amiga muito próxima de Kitty, Colossus, Fera, Noturno e Forge. Isso sem falar da forte amizade que ela tem com Jean Grey, a quem ela considera não uma amiga, mas sua irmã. Além disso, como já citado anteriormente, ela também é muito respeitada como figura sábia e confiável para os alunos do Instituto. É verdade que nos filmes vemos uma interação muito amigável entre Ororo e Fera, posteriormente o cuidado que ela tem com Sanguessuga e até mesmo ela se divertindo em Fênix Negra. Contudo, não há conversas comuns entre Ororo e os X-Men, sem falar nos pouquíssimos diálogos com Jean. É realmente muito estranho que as duas mulheres da equipe quase não conversem, principalmente porque Jean tem muitos diálogos com Scott e Logan, essa estranheza nos leva ao próximo item.


⊗ 6. Rivalidade com Jean Grey

Nos quadrinhos foi Jean quem ajudou Ororo com a adaptação com os costumes da América após a chegada do continente africano. Quando Tempestade perdeu seus poderes e foi para a África para se reconectar, além dos espíritos de seus pais, foi Jean quem ela viu, pois se sentia culpada por não salvar a amiga. Em seu retorno para os X-Men, Jean fica na equipe Dourada de Ororo ao invés de ficar na Equipe Azul de Scott. Em X-Men Red, quando Rachel é sequestrada por Cassandra Nova, Jean com medo de que os outros X-Men sejam controlados pela vilã, resolve enfrentar a inimiga sozinha. É Tempestade a pessoa a qual a telepata recorre para pedir para cuidar de sua filha após o resgate. É possível citar vários outros momentos como esses.

X-Men: O Confronto Final e X-Men: Fênix Negra possuem três coisas em comum. A primeira, é obviamente o enredo, que adapta a Saga da Fênix Negra. A segunda, se trata do fato de que nos dois filmes, Tempestade está completamente disposta a matar Jean Grey ou pelo menos deixar que ela morra sem a menor hesitação. Aparentemente, o roteiro da a entender que a motivação da mutante na primeira trilogia é ciúme de Wolverine e na segunda ciume de Ciclope. O que nos leva a terceira coisa em comum, pois ambos os filmes foram roteirizados por Simon Kinberg. Kinberg parece ter uma tendência a rivalizar mulheres, visto que ele fez o mesmo com Vampira e Kitty.

Tempestade e Jean Grey possuem uma das melhores amizades dos quadrinhos, esperamos que a Marvel não jogue isso no lixo como Simon Kinberg fez em dois filmes.


⊗ 7. Estar em posição inferior

Ororo Munroe, Bruxa do Tempo, Amazona dos Ventos, deusa do Tempo, Rainha de Wakanda e atualmente Regente do Sol. Tempestade possui muitos títulos, esses que ela carrega com orgulho e consciência de seus poderes e responsabilidade. Em diversos momentos nos quadrinhos Ororo precisou tomar decisões difíceis, isso incluiu se voltar contra o Pantera Negra e se divorciar, para ficar ao lado dos mutantes. Isso mostrou que nem mesmo o amor consegue colocar rédeas em Tempestade, que sempre coloca suas convicções acima de tudo. Nos filmes por outro lado, temos o completo oposto.

No universo dos filmes, em nível de poder dentro da equipe dos X-Men, Ororo só está abaixo de Jean Grey e talvez do Professor X. Ainda assim, a personagem parece ser mostrada sempre como se sentindo inferior ou incapaz. Em X-Men: Apocalipse ela precisa buscar uma figura paterna, depois fica a mercê das escolhas de Scott em Fênix Negra. Já na trilogia original, ela se acha incapaz se comparada a liderança de Scott, precisando que o Professor X diga a ela o seu valor. Posterior é Wolverine quem toma a liderança que é dela por direito, tirando inclusive sua autoridade na frente dos alunos. Há uma cena em particular em X-Men: Fênix Negra que deveria ser boba e divertida, mas não é justamente por causa desse histórico. Tempestade utiliza seus poderes para fazer cubos de gelo para a bebida de Ciclope, essa ação faz ela parecer uma garçonete do mutante.

É preciso que Ororo seja apresentada como a mutante forte que é bondosa e justa, mas dura e irredutível quando necessário. É claro que fragilidades precisam aparecer, mas que elas apareçam para engrandecer a personagem e não diminuí-la.


⊗ 8. Poderes não explorados

Mesmo dentro dos filmes onde todos os personagens possuem suas habilidades mutantes drásticamente reduzidas, Tempestade se mostra extremamente poderosa. Os múltiplos tornados em X-Men 2, a forma que controla os ventos para voar em O Confronto Final e a explosão do X-Jato em Dias de um Futuro Esquecido mostram isso. Ainda assim, isso é muito pouco levando em conta as capacidades da personagem estabelecidas pelos próprios filmes. Além disso, o controle de Ororo não se trata apenas de cenas de ação, há muito mais envolvido.

Tempestade é uma mutante de nível ômega que basicamente pode controlar o clima e a atmosfera. Acontece que seus poderes são tão vastos, que ela precisa estar constantemente contendo suas emoções para que elas não transbordem e ela cause destruições indesejadas. Por causa de seus poderes, a mutante tem uma ligação muito especial com a natureza, vermos ela regando suas plantas fazendo uma mini tempestade dentro de casa é um clássico. Além disso, ela considera o vôo quase como um ritual, a qual se sente livre e completa, justamente por isso que a claustrofobia dá um contraste e grande profundidade para ela. Os filmes não pecam apenas em dar poucas cenas de ação para Tempestade, mas também em mostrá-la utilizando os poderes para as coisas cotidianas, coisas que demonstram a personalidade da mutante.


Menção (Des)Honrosa
⊗ Interesse amoroso

Muitos hão de concordar que não há a menor necessidade de que um personagem possua um interesse amoroso nos filmes de super heróis. Contudo, há algo no roteiro dos filmes que chama bastante atenção e que se possível, deve ser evitado. Dentro dos X-Men, Tempestade é a única personagem a aparecer na primeira trilogia que não possui um interesse amoroso nem no passado nem no futuro. Não é exatamente um problema, mas é bastante esquisito.

Ciclope e Jean são um casal, Wolverine se apaixona por Mariko (e Jean), Vampira tem Bobby, que depois a troca por Kitty. Até o Professor X ganha uma visita de Moira na cena pós créditos de X-Men: O Confronto Final. Assim, levando em conta que a cena do beijo entre Ororo e Wolverine foi deletada, a mutante é a única a não ter um interesse amoroso. A personagem não precisa de um romance para ser bem escrita, mas na franquia ela segura tanta vela que podia trocar o nome para Tocha Humana.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com ela? Há mais alguma coisa que não citamos que você acredita que a Marvel deveria evitar? Diga nos comentários.