FILMES

8 erros que a Fox cometeu com Ciclope que a Marvel jamais pode repetir

Scott Summers, mais conhecido como Ciclope é um dos personagens mais importantes da história dos X-Men. Como filho, irmão, pai, namorado, marido, noivo e líder, o mutante exerceu por diversas vezes um papel fundamental nas HQs. Sua adaptação nos filmes no entanto, vai para o lado completamente oposto, visto que grande parte dos fãs consideram ele o personagem mais injustiçado de toda a franquia no cinema. Com a chegada dos X-Men no MCU, todos estão ansiosos para saber como a Marvel adaptará o personagem. Pensando nisso, o Universo X-Men separou uma lista com 8 erros que a Fox cometeu com Ciclope, que a Marvel não deve repetir.


Vale sempre lembrar que essa é uma lista opinativa, desse modo, há a possibilidade de você não concordar com a nossa opinião. Nesses casos nós incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Roteiro ruim

Um filme ruim pode ter um roteiro bom, no entanto, é difícil conceber a ideia de que exista um filme bom no aspecto técnico, que possua um roteiro ruim. Quando se trata de personagens especificamente no entanto, é possível que um bom filme possua personagens com roteiros ruins. Infelizmente, esse é exatamente o caso de Ciclope.

Na primeira trilogia dos X-Men, o Ciclope de James Marsden tem um roteiro mediano no primeiro filme, um roteiro fraco no segundo e no terceiro filme sequer possui um roteiro. É difícil que um personagem se torne querido pelo público nessas condições. Com o decorrer dos longas, vemos diversos personagens receberem bons roteiros, enquanto Scott não possui diálogos interessantes, falas marcantes ou uma jornada que o faça crescer como personagem.

Caso a Marvel queira que o personagem seja querido pelos fãs, é preciso que o personagem tenha um bom desenvolvimento, falas importantes e não apenas ser utilizado como figurante de luxo.


⊗ 2. Pouco destaque

Na franquia X-Men, o que mais acontece é haver personagens com pouca aparição, mas com muito destaque. Personagens como Noturno, Blink e Bishop possuem pouquíssimo tempo de tela, mas o papel que eles exercem durante as cenas é fundamental, tanto que as cenas de personagens assim acabam se tornando as favoritas dos fãs. Infelizmente, esse não é o caso de Ciclope.

Ciclope aparece em 8 filmes, na maioria deles, o foco no personagem é tão pequeno, que o público chega a esquecer os feitos importantes do personagem. Ele derrotar Dentes de Sabre, ou Derrotar Magneto no Final de X-Men: O Filme salvando Vampira acaba passando despercebido. Isso porque os acontecimentos paralelos ofuscam o personagem. O Ciclope de Tye Sheridan até recebe mais importância, mas seus feitos são parcos se comparados com outros personagens. É necessário que esse tipo de coisa não aconteça quando o mutante aparecer nos novos filmes.


⊗ 3. Ator ofuscado por colegas

Esse é um caso onde focamos apenas na primeira trilogia, afinal, esse é um dos motivos que acabaram desencadeando outros problemas no personagem. James Marsden não era um ator ruim na época, ainda assim, se compararmos com seus colegas de trabalho, é possível entender o que ocorreu. Ian McKellen e Patrick Stewart já eram atores muito consagrados, ambos com mais de 30 anos de carreira. Famke Janssen já possuia mais de 15 filmes em seu curriculo quando entrou para a franquia, sendo inclusive uma Bond Girl. Anna Paquin venceu um Oscar, prêmio que posteriormente também foi adquirido por Halle Berry. Hugh Jackman embora desconhecido na época, seu desempenho na franquia permitiu que ele se tornasse um ator de primeira linha.

É possível que o roteiro do personagem não tenha permitido que o ator tivesse um bom desempenho, contudo, é inegável que durante as cenas, Ciclope era engolido por Wolverine. Sem falar que até mesmo a química entre Jean Grey e o Carcaju era muito maior do que com seu noivo. O único momento de destaque que Marsden teve em questão de atuação foi na despedida de Jean no final de X-Men 2, que não é suficiente para suprir o exigido do personagem. Enquanto Ciclope foi recebendo cada vez menos destaque, o Wolverine de Hugh Jackman foi se tornando cada vez mais querido pelo público. Caso o desempenho do ator tivesse sido um pouco melhor no primeiro filme, essa história talvez fosse um pouco diferente. Um personagem em posição de liderança exige um ator a altura da tarefa.


⊗ 4. Utilizar pouco os poderes

Ciclope emite feixes de energia através dos olhos, que são chamadas de “rajadas ópticas”. Elas têm a aparência de um laser de cor vermelha, mas não geram calor a princípio e sim uma grande força de concussão. Essa é a base dos poderes de Scott, que na verdade são bastante simples, o que gera a impressão de que não se pode fazer muito com os poderes do personagem. Na verdade, é justamente o contrário, e o que vimos nos filmes não é nem de perto a real capacidade do mutante.

Nos filmes a única coisa que vemos Scott fazer é disparar suas rajadas com maior ou menor intensidade. Nos quadrinhos por outro lado, além de variar a largura, altura e intensidade do feixe, Ciclope demonstrou um alto grau de habilidade e precisão na manipulação de seus poderes. Ele consegue ricochetear as rajadas em superfícies, focar sua rajada para furar até mesmo uma moeda, aumentar a intensidade tornando os feixes cortantes, utilizar a força cinética da concussão para gerar calor, além é claro, de poder gerar explosões que conseguem vaporizar Sentinelas.

A Marvel fará muito bem em explorar as diversas formas com a qual o mutante utiliza seus poderes, não focando apenas nas rajadas básicas.


⊗ 5. Não exercer papel de líder

Em 20 anos de franquia, há apenas 2 momentos em que vemos Ciclope exercendo o papel de líder que os filmes apontam que é dele por direito. Uma no final de X-Men: O Filme, quando ele define a função de cada mutante para resgatar Vampira e outra em Fênix Negra, quando ele reúne os X-Men para resgatar Jean. Fora esses 2 momentos, vemos Wolverine, Tempestade, Professor X, Mística e até mesmo Fera exercendo algum papel de liderança. Aparentemente, nos filmes esse cargo não é algo tão especial assim.

Nos quadrinhos por outro lado, Scott utiliza seu estupendo senso geométrico, suas excelentes capacidades como piloto, sua expertise em combate corpo a corpo e seu treinamento contra telepatas para exercer o papel de líder. Papel esse que só funciona, porque Ciclope é um mestre estrategista, com um intelecto invejável específico para criar planos de batalha. Com essa habilidade ele já foi capaz de gerar um plano para derrotar Wolverine, Tempestade, Colossus, Vampira e Lince Negra sozinho. Além disso, ele já conseguiu organizar os X-Men sem poderes para derrotar Magneto. Precisamos torcer para que esse tipo de liderança apareça nos filmes da Marvel.


⊗ 6. Ser ofuscado pelo Wolverine

A rivalidade entre Wolverine e Ciclope é lendária. Donos de personalidades completamente opostas, Scott e Logan passaram várias vezes por grandes apuros. Tanto, que em “O Cisma” essa diferença de pensamento levam os dois mutantes as vias de fato, se combatendo fisicamente. Toda a construção da rivalidade dos personagens é um ótimo desenvolvimento para a amizade que eles criaram (atualmente talvez até mais do que amizade na verdade). Nos filmes no entanto, não é assim que a banda toca.

Na nova quadrilogia, Scott possui pouquíssima interação com Wolverine, uma única linha de diálogo em X-Men: Apocalipse e o vislumbre do futuro em Dias de um Futuro Esquecido. É triste que esse último, seja por si só muito melhor do que a maior parte da interação dos personagens durante toda a primeira trilogia (talvez por James Marsden ser um ator mais maduro hoje em dia). No primeiro filme os personagens são colocados de igual para igual, Scott o escoteiro e Logan o rebelde, seus diálogos são fluídos e as interações até funcionam parcialmente. Contudo, é inegável que os roteiristas preferiram dar mais destaque a Wolverine, sempre fazendo chacota de Ciclope (vide a cena do carro onde descobrimos que Scott é fã de N’Sync). Esse tipo de preferência do roteiro acaba fazendo com que o público goste apenas de um personagem, sem ter a chance de escolher entre os 2.

Para que a dinâmica de rivalidade entre Scott e Logan funcione, é necessário que eles foquem no desenvolvimento de ambos os personagens de forma igualitária. Assim como a Fox fez com Xavier e Magneto ou a própria Marvel com Capitão América e Homem de Ferro.


⊗ 7. Ser dependente de Jean Grey

Jean Grey e Ciclope, esses dois juntos formam um dos casais mais amados das histórias em quadrinhos. O amor que um tem pelo outro atravessa as barreiras da vida e da morte, como já presenciamos nas HQs. Porém, embora esses dois sejam quase alma gêmeas, uma coisa que os quadrinhos estabelecem, é que eles não são 100% dependentes um do outro. Jean Grey se mostrou uma excelente líder sem a ajuda de Ciclope, vemos a jornada da versão jovem da personagem sem o relacionamento com seu amado, além de outros inúmeros feitos. Scott por outro lado, foi por muito tempo um ótimo personagem sozinho, mas ainda mais incrível ao lado de outra mutante, Emma Frost. Assim, por que é que os filmes focam tanto na obsessão de Scott por Jean?

Na primeira trilogia, a rivalidade Scott com Logan é por causa de Jean, a destruição da represa no lago Alkali é um embate entre o casal, com a morte da personagem o mutante entra em depressão, depois é a própria telepata que mata o noivo. Já na nova quadrilogia, Scott só se interessa pelo Instituto por causa da amada, posteriormente em Fênix Negra, passa o filme inteiro correndo atrás dela (levando em conta o enred, com razão nesse caso). Infelizmente a única jornada que Scott tem durante os filmes se chama Jean Grey. A Marvel precisa fazer com que o personagem seja muito menos dependente nesse sentido.


⊗ 8. Pouca profundidade

Ciclope é um personagem complexo, um leitor que focar apenas em uma única fase pode amar o personagem ou odiá-lo completamente. Isso porque o personagem é tão bem construído, que vemos fases em que ele está sério, rebelde, de luto, em depressão, buscando vingança, em reabilitação, sendo violento, desesperançoso ou até mesmo sendo apenas um pai de família feliz. Algumas vezes, vemos vários desses aspectos convergindo em uma única fase do personagem. Nos filmes no entanto, é o completo oposto.

No item anterior apontamos a dependência do personagem para com Jean Grey. Além de ter uma única jornada, o mutante parece ser extremamente raso. O fato de toda jornada dele ser focada apenas em seu romance, faz com que outros aspectos do personagem sejam completamente negligenciados se comparados a outros personagens. A única exceção a isso acontece em X-Men: Apocalipse, onde vemos o lado rebelde do personagem e a relação dele com o irmão. Ainda assim, tudo isso é ínfimo comparado a complexidade do personagem nos quadrinhos. É injusto comparar 60 anos de história com a aparição em alguns filmes, porém, em 8 filmes parece que não sabemos quase nada do personagem com exceção de que ele é fiel a Xavier, não gosta de Wolverine e faria tudo por Jean Grey.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com os pontos que apontamos nela? Acredita que a Marvel dará mais destaque para Ciclope? Diga o que pensa nos comentários.