SÉRIES

Magneto foi um pai mais abusivo para Wanda do que você se lembra

X-Men: Evolution é um dos desenhos mais populares já exibidos no Brasil. Com exibição desde os anos 2000, a animação carro chefe do Bom Dia e Cia introduziu o universo dos mutantes para muitos fãs. Grande parte do sucesso do desenho se dá por causa do foco no desenvolvimento dos personagens, que são muito bem elaborados. Há um caso em particular, que o desenvolvimento traz um assunto que é muito mais sério do que percebíamos quando éramos crianças. Falaremos hoje sobre o relacionamento entre Magneto e Wanda, a Feiticeira Escarlate.


É importante ressaltar que esse não é um texto para criticar a animação ou apontar defeitos. Muito pelo contrário. Nosso foco aqui é refletir o quanto o desenho apresentava conteúdos complexos. Conteúdos que as crianças talvez não compreendessem em sua totalidade, mas que depois que crescem, percebem o quanto a história pode ser impactante. Vale apontar também, que embora esse texto foque no relacionamento com a Feiticeira Escarlate, em menor grau também vale para o Mercúrio.

⊗ Wanda Maximoff

O desenho apresenta Wanda como uma jovem mutante que possui alguns transtornos psicológicos. Esses transtornos causam profundas alterações de humor nela, e visto que seus poderes são diretamente relacionados a suas emoções, muitas vezes ela acaba causando estragos involuntários.

O fato dela passar a maior parte de sua vida em um hospital psiquiátrico não ajuda ela na forma de se socializar. Assim, ela se tornou uma pessoa difícil de lidar, pois também tem dificuldades de se abrir para as pessoas ao seu redor. Essas dificuldades, inclusive, são a razão para que ela aceite ajudar a Irmandade de Mutantes, causando “acidentes” propositais, para que eles pudessem salvar as vítimas.


⊗ Magneto

Em X-Men: Evolution, Magneto é um homem bastante frio, tanto como líder, quanto como pai. Seu principal e único objetivo é a soberania mutante, não medindo esforços para atingir esse objetivo. Erik é o tipo de pessoa que passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer, isso inclui crianças. Não apenas o vilão forçou Mística a abandonar Noturno (que junto de Vampira também sofreu com problemas parentais), como abandonou os próprios filhos.

Um traço interessante de sua personalidade, no entanto, é que embora ele queira sim a soberania dos homo superior, ele se recusa a ser governado. Quando Apocalipse é aquele que busca transformar todos os habitantes da Terra em mutantes, Magnus se recusa a seguir a liderança do mutante ancestral.

Esses traços complexos de personalidade de Magneto, somados a um enredo cativante, tornam a relação entre ele e Wanda algo muito mais profundo do que pensávamos quando éramos crianças.


⊗ Abandono e vingança

Como dito acima, Magneto dá um jeito de se livrar de qualquer obstáculo que se coloque na frente do seu objetivo. Em determinado momento, o obstáculo foi Wanda com seus poderes de alterar as probabilidades e sua mente instável, a qual o vilão não podia controlar. Assim, Erik interna a filha em uma espécie de hospital psiquiátrico e a abandona lá.

Wanda cresce no local, se tornando em algum momento paciente de Charles Xavier, até que Mística consegue fazê-la fugir. Assim se inicia o plano de vingança da mutante, que a partir de sua fuga, não faz outra coisa que não caçar Magneto para tentar matá-lo. Ela realmente quase conseguiu, Magnus só fica vivo porque Mercúrio o salva da explosão de uma Sentinela nos últimos segundos.

Aqui surge um primeiro embate que só aconteceu porque Magneto foi um pai ruim. Caso o mutante ao menos visitasse a filha no hospital, a revolta dela poderia ser menor.


⊗ Manipulação

Temendo que os planos de vingança de sua filha acabem atrapalhando seus próprios planos, Magneto resolve tomar medidas drásticas que mudam completamente a relação entre pai e filha. Ele sequestra a própria filha e ordena que o Mestre Mental utilize seus poderes telepáticos para alterar as memórias tortuosas de Wanda. Assim, cada dia que ela passou no hospital psiquiátrico passa a ser um dia feliz na mente dela, as memórias de abandono passam a ser memórias de comemorações.

Tudo o que Magneto fez de ruim, se torna na cabeça da jovem, algo bom que ele fez por ela. Em outras palavras, Magneto que nunca deu uma única centelha de amor, carinho e afeto para a filha, não só a abandonou, como removeu dela a capacidade de se indignar com o que ele fez. Ou seja, o mutante tirou da própria filha até mesmo a autonomia para decidir perdoá-lo ou não.

Para crianças que acompanharam o desenho, o que Magneto fez foi algo ruim, mas somente quando colocamos em palavras é que realizamos a seriedade desse enredo. Inclusive, os feitos de Erik poderiam causar consequências muito mais graves do que causaram.


⊗ Consequências

Tempos depois das alterações de memória, Apocalipse supostamente mata Magneto, e Wanda sente muito essa perda. Em uma viagem de metrô com a Irmandade, Mercúrio tenta convencer a irmã que não deve ficar triste, pois Magneto não foi um bom pai. O conflito entre o que o irmão está contando, comparado com o que ela se lembra, faz com que a Feiticeira Escarlate perca o controle de seus poderes e descarrilhe o veículo inteiro.

No final das contas não houve vítimas, a Irmandade consegue salvar a todos, mas ainda assim mostra o quão problemático é o que o Mestre do Magnetismo fez. Infelizmente, com o fim da série, o desenho não pôde dar continuidade a esse enredo, que parecia ter consequências mais sérias. Assim, com o fim de X-Men: Evolution na saga do Apocalipse, ficamos apenas com a sensação de que a pobre Wanda passou o resto da vida acreditando que Magneto era um ótimo pai.


O que você acha da forma que o desenho abordou a relação entre os mutantes? Gostaria que um desenho voltasse a abordar essa relação dessa mesma forma?