FILMES

15 diferenças entre Dias de um Futuro Esquecido e a Edição Vampira

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, o longa com a maior bilheteria dentre os filmes dos X-Men. Filme que muitos consideram o melhor da franquia mutante e figura no hall de melhores filmes de quadrinhos de todos os tempos. Em julho de 2015, um ano e dois meses depois do lançamento da versão teatral do longa, a 20th Century Fox lançou a versão estendida de Dias de um Futuro Esquecido, a Edição Vampira. Contudo, mesmo depois de todo esse tempo, muita gente sequer conhece essa versão ou não teve a oportunidade de assistir. Pensando nisso, hoje o UX traz as principais diferenças entre X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e a Edição Vampira.


A versão teatral do filme possui 2 horas e 12 minutos de duração, a edição Vampira conta com 2 horas e 29. Assim, a versão estendida possui 17 minutos a mais de cenas, que incluem cenas de ação, diálogos e até mesmo uma cena pós créditos. Confira abaixo o que há de diferente no longa metragem.

⊗ Relembrando os companheiros perdidos

No início da versão teatral há um memorial com fotos e mensagens para mutantes e companheiros X-Men Mortos. A Edição Vampira dá um vislumbre maior nesse pequeno altar. A parede coberta com fotos de X-Men mortos, ou seus aliados, é vista pela primeira vez quando os Sentinelas começam a atacar a equipe liderada por Bishop. A câmera mostra a parede apenas por alguns segundos no início, mas ela retorna vários minutos depois, quando os X-Men se encontram na China. Além de várias fotos, um dos objetos que que estão no local se trata do isqueiro de Pyro. Apache também acende uma vela para os mortos.


⊗ Debate sobre mudar ou não o passado

A Edição da Vampira de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido inclui um debate mais amplo sobre a possibilidade do plano para mudar o futuro. Bishop apresentado como líder do grupo, fica preocupado com o risco que eles correm ao colocar toda a sua fé em um plano incerto. O mutante também não gosta muito da ideia de alterar a linha do tempo a um ponto em que ele e outros nem tenham nascido. Blink e Mancha Solar compartilham a mesma preocupação (eles falam rs), mas o Professor X consegue os convencer a arriscar tudo para que os mutantes tenham uma segunda chance.

Logo após o término dessa discussão, Bobby e Kitty têm uma conversa paralela sobre o risco que ela está correndo para enviar Wolverine ao futuro. Homem de Gelo sabe que isso vai testar os limites dos poderes de Kitty, mas ela garante que pode lidar com isso e eles encerram a conversa com um beijo.


⊗ Wolverine nos anos 70

Assim que Wolverine chega em 1973, há uma cena de combate do mutante em um quarto. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – Edição Vampira insere alguns momentos adicionais. A luta de Wolverine com os bandidos dura um pouco mais e inclui alguns ângulos alternados das cenas. Depois que a luta termina, ele se despede da garota com quem dormiu na noite anterior após uma breve conversa com ela.

⊗ Conversa mais longa entre Professor X e Wolverine

Charles Xavier é a primeira pessoa com quem Wolverine procura quando sua mente viaja para os anos 70. O Carcaju tem a árdua tarefa de convencer um Professor X desacreditado da vida, que é preciso se juntar a Magneto para salvar o mundo. Essa tarefa é um pouco mais complicada na versão estendida do filme. Charles desdenha das palavras de Logan e pede para que ele explique tudo de novo. O mutante, sem paciência, se recusa. Assim, Xavier aponta que não tem muitos motivos para acreditar em um sujeito alto e zangado com o cabelo esquisito.


⊗ Referência a Feiticeira Escarlate

Quando Wolverine, Fera e Professor X vão recrutar Mercúrio, a Versão Vampira de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido inclui uma cena adicional com a irmã mais nova do velocista. Ela diz a Logan que é uma princesa e pergunta o que ele é, e ele responde que é um Carcaju, depois pergunta a localização de Peter Maximoff. A mãe de Mercúrio então diz para a garota “vá lá para cima incomodar sua irmã”. Então a menina responde: “Mas é ela que me incomoda”.

Wanda não apareceu no filme possivelmente por causa de um acordo entre Fox e Disney, visto que o Mercúrio dos Vingadores também apareceu pouco e morreu no primeiro filme.

⊗ O palavrão do presidente Nixon

Outra cena bem rápida que foi removida (por causa da classificação indicativa do filme), envolve o presidente dos Estados Unidos. Após o confronto entre Erik e Raven, há o primeiro avistamento televisionado de mutantes. O presidente Richard Nixon ao assistir na televisão a repercussão do ocorrido diz: “Fuck me”, algo que em tradução livre seria como “To fodido”. A versão teatral removeu essa fala devido às restrições de classificação de idade. Filmes PG-13 normalmente só podem contar com uma única citação a palavra “fuck” e o jovem Professor X é quem tem essa honra.


⊗ Bobby revela onde Vampira está

A primeira grande mudança acontece com mais da metade do filme. Devido aos ferimentos de Kitty causados por Wolverine fora de controle, Bobby pensa em uma alternativa. Ele sugere encontrar Vampira para que ela possa tomar os poderes de Kitty e revela que ela está localizada no Cérebro na Mansão X. Cientistas estão fazendo experimentos com ela para dar as sentinelas os poderes da mutante. Esse diálogo explica como as Sentinelas conseguem roubar os poderes dos X-Men.

Bobby aponta que o problema no entanto, é resgatá-la, visto que eles já tentaram, mas há uma segurança muito forte na mansão. O Professor X então diz ao Homem de Gelo que existem alguns segredos na mansão que o inimigo não conhece, e que usariam esses segredos para que Vampira fosse resgatada.


⊗ Conversa entre Fera e Wolverine

O filme também muda como e quando Fera pergunta a Wolverine sobre seu futuro. Na versão do cinema, a conversa acontece durante a batalha do terceiro ato, mas aqui Hank vai até o quarto de Logan para fazer a pergunta. Wolverine dá uma resposta semelhante nas duas vezes, observando que Fera não está mais vivo em sua linha do tempo, mas isso não importa se eles mudarem o futuro.

⊗ Mística visita a Mansão X

A versão teatral do filme mostra o Professor X usando o Cérebro para descobrir que Mística está viajando para Washington D.C, embora ele não consiga descobrir o local exato porque ela o bloqueia. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – Versão Vampira mostra que esse contato de Xavier faz Mística decidir ir até a Mansão X, onde ela acaba encontrando com Hank e eles se beijam. A mutante também convence Hank a não contar a Charles que ela estava ali.


⊗ O resgate de Vampira e a morte de Bobby

Magneto e Homem de Gelo seguem as instruções do Professor X para entrarem secretamente na mansão. Magneto usa seus poderes para neutralizar os guardas e médicos. Homem de Gelo acorda Vampira que está muito fraca e coloca a mão em seu rosto para que ela possa roubar um pouco de sua energia vital. Depois que ela está acordada, os mutantes começam o resgate em direção ao Pássaro Negro.

Depois que eles saem do Cerebro, não leva muito tempo para os Sentinelas atacarem para tentar mantê-la lá, Vampira é um elemento importante para as habilidades de adaptação das máquinas. Em um ato desesperado para salvar Vampira, Homem de Gelo fica para trás e se sacrifica. Assim, Magneto e Vampira conseguem sair da Mansão X vivos, embora o local esteja completamente em chamas pela batalha. Enquanto tudo queima, Professor X observa a destruição tristemente.


⊗ Mística destrói o Cérebro

O filme revela que o motivo pelo qual Mística foi para a mansão foi para destruir o Cérebro. Depois do encontro com Hank, ela se esgueira pela propriedade e se faz passar pelo Professor X para entrar na sala. Raven destrói a máquina para que Charles não seja mais capaz de rastreá-la ou se comunicar com ela, que planeja matar Trask. Com o Cerebro destruído, Hank, Charles e Logan descobrem que o objetivo dela é Washington depois que ouvem o anúncio sobre a estreia de uma novidade anti-mutantes na cidade.

⊗ Vampira toma o lugar de Kitty

Agora que Vampira está segura com o Professor X e Magneto, ela chega com eles ao esconderijo da equipe na China e assume o lugar de Kitty. Ela usa seus poderes para manter a mente de Wolverine no passado e diz a Kitty que Bobby morreu durante a missão de resgate. Wolverine percebe que a mutante assumiu o controle da operação e chega a citar o nome dela.

Essa mudança leva a várias pequenas alterações entre a versão do cinema e a Edição Vampira. Para o resto do filme, qualquer cena em que Vampira é mostrada com as mãos ao redor do rosto de Wolverine originalmente tinha Kitty realizando essa tarefa. Cenas de interação visual entre as duas X-Woman são usadas no lugar daquelas que pertenciam ao Homem de Gelo. Na versão estendida quem salva Magneto depois de ser ferido pelas Sentinelas é Kitty e não Blink. Há um erro de edição no entanto, quando pouco antes de Lince Negra salvar Magneto, ainda é possível escutar o grito de Blink abrindo um portal.


⊗ Rastreador no X-Jato

Outra adição interessante é a explicação de como os Sentinelas encontraram a base dos X-Men na China. Durante o resgate de Vampira, uma das Sentinelas tenta recuperar a mutante até mesmo quando eles já estão no X-Jato. A máquina insere seu braço em um espaço para tentar abrir a nave, mas o Professor X usa as capacidades do Pássaro Negro para fugir em velocidade. Contudo, o braço da Sentinela fica agarrado ao veículo e há um rastreador embutido nele. Isso leva os Sentinelas diretamente para a base dos X-Men.

⊗ Referência a Primeira Classe

Não há outras grandes alterações até o final do filme. A única cena diferente da versão teatral é a conversa de Charles com um veterano do exército. O soldado pergunta como Charles parou em sua cadeira de rodas, e o mutante responde que foi “fogo amigo”. Uma referência ao que Magneto fez no final de X-Men: Primeira Classe, ricocheteando uma bala nas costas do Professor.

⊗ Cena Pós créditos

A versão teatral de Dias de um Futuro Esquecido possui apenas uma cena pós créditos. A edição da Vampira no entanto, antes da cena pós créditos mostrando o jovem Apocalipse, possui uma outra. A curta cena mostra Bolívar Trask na prisão do Pentágono que anteriormente abrigava Magneto. O cientista está com cabelos e barba bastante grandes, o que indica que ele ficou bastante tempo preso.


Essas são as principais diferenças entre as duas versões de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Você acredita que a Edição da Vampira deveria ser a versão teatral, ou acha que ela não acrescenta muito ao filme?

Fonte: ScreenRant