FILMES

Entenda como Vampira e Magneto recuperaram os poderes após a cura

X-Men: O Confronto Final é um filme que tomou diversas decisões equivocadas. Uma delas é utilizar o enredo da cura, adaptação do arco “Superdotados” de Surpreendentes X-Men, junto com o arco da Fênix Negra. Com dois grandes arcos apresentados em um filme só, não houve tempo para um bom desenvolvimento da história, isso acabou gerando dúvidas em algumas pessoas. Uma delas se trata do processo de cura do gene X, pois se Vampira e Magneto foram curados, como eles aparecem em Dias de um Futuro Esquecido (e Edição Vampira) utilizando os poderes? Descubra a resposta para essa pergunta abaixo.


⊗ A Cura

Em X-Men: O Confronto Final, assim como nas HQs, a cura foi sintetizada pela geneticista Dra. Kavita Rao. Rao trabalha como cientista da empresa Worthington Labs, o laboratório de Warren Worthington II. O homem busca criar a cura para o Gene X desde que descobriu que seu filho, Warren III, o Anjo, é um mutante.

Como base de suas pesquisas, Kavita utiliza os poderes de Jimmy/Sanguessuga, um mutante que possui a capacidade de desativar os poderes de qualquer mutante. Assim, ela sintetiza as habilidades do Gene X do garoto em uma vacina que pode colocar o DNA mutante em suspensão.


⊗ Vampira e Magneto

Vampira e Magneto tomaram a cura em duas situações diferentes. Ela escolheu abdicar de seus poderes por conta própria. Isso devido a naturalidade de seus poderes, que a impossibilitavam de tocar qualquer outro ser humano, visto que em casos específicos ela poderia até mesmo matar o alvo. Essa sensação de solidão foi potencializada com a situação do relacionamento dela com Bobby, que estava se aproximando de Kitty.

Magnus, por outro lado, foi uma situação totalmente oposta. O mutante não escolheu tomar a cura, mas sim teve ela forçada para si pelos próprios X-Men, que não viram outra alternativa, visto que o vilão estava planejando matar um mutante inocente e até mesmo causar um genocídio contra os não-mutantes utilizando a fúria de Jean Grey para isso.


⊗ Os poderes de Jimmy

Nos quadrinhos, Sanguessuga pode suprimir completamente e negar por um período de tempo indeterminado os poderes e habilidades de quaisquer seres superpoderosos a menos de 15 metros dele. Seu poder não envolve apenas mutantes, visto que ele demonstrou a capacidade de suprimir as habilidades do Quarteto Fantástico e do Quarteto Futuro.

No filme, seu poder mutante, assim como no início do personagem dos quadrinhos, é uma habilidade involuntária e incontrolável. Qualquer mutante que se aproxime alguns centímetros do corpo do garoto tem seu poder completamente bloqueado. Isso inclui até mesmo mutações com relação a aparência, como é o caso de Fera com seus pelos de cor azul.


⊗ A Cura não permanente

Uma coisa importante de se notar na cena em que Hank McCoy se encontra com Jimmy, é que imediatamente após Fera se afastar do menino, os pelos dele retornam para sua mão, o que por si só já é um indício de que ao menos enquanto habilidade mutante, a capacidade de suprimir o Gene X não é permanente.

Compreendendo que os poderes que Sanguessuga desabilitou podem ser habilitados, fica fácil compreender que pode haver uma falha na pesquisa da Dra. Kavita Rao, que não teve tempo hábil para testar a necessidade de uma segunda dose ou doses periódicas.


⊗ Quando é mostrado que os poderes podem retornar?

A cena mais importante onde há a certeza de que o filme explica que a cura é uma cura temporária, é uma sequência que pode passar despercebida por muitas pessoas, ou que simplesmente foge de nossa memória por causa do período de tempo em que vimos o filme. Essa se trata da última cena do longa.

Ao final do filme, depois de vermos os mutantes felizes no Instituto, a cena corta para um parque, onde vemos Magneto sentado em uma mesa com um tabuleiro de Xadrez. Nos últimos segundos, Magnus estende sua mão e tenta utilizar seus poderes, movendo a peça de metal por míseros milímetros, mas é o suficiente para ver que no próprio filme, os poderes do mutante já haviam retornado. E o que vale para Magneto, deve valer também para Vampira.

Confira abaixo a cena em específico, no minuto 2:06, mas vale lembrar que o volume ao fim da cena é um pouco alto, portanto é bom abaixar o volume para não levar um susto.


Agora ficou mais fácil entender porque não foi necessário explicar como Magneto e Vampira recuperaram os poderes? Você preferia que isso tivesse sido explicado melhor nos filmes? Diga o que pensa nos comentários.