FILMES

15 cenas que não vimos em X-Men: Apocalipse

X-Men: Apocalipse foi lançado nos cinemas no ano de 2016. Com diversas coisas interessantes, o filme teve também um grande número de problemas e por isso acabou dividindo crítica e público. Dentre as coisas que os fãs gostariam de ver, algumas delas até chegaram a ser gravadas, contudo, foram deletadas. Confira abaixo 15 coisas que nós não vimos em X-Men: Apocalipse.


1. Desenvolvimento entre Alex e Scott
Ciclope e Destrutor em X-Men: Apocalipse

Em X-Men: Primeira Classe, Alex Summers, é um dos personagens mais importantes. Ele praticamente é um “substituto” de Ciclope, embora sua personalidade seja diferente. Em Dias de um Futuro Esquecido, o personagem teve pouco tempo de tela, de modo que em X-Men: Apocalipse era a chance de dar destaque a ele e ao relacionamento com Scott. Infelizmente, não foi o que aconteceu.

A relação entre Scott e Alex Summers, respectivamente Ciclope e Destrutor, era um ponto que poderia ter sido muito melhor desenvolvido. No trailer há uma cena em que Alex conversa com Scott, que está deprimido por se descobrir um mutante. É o irmão mais velho quem convence o jovem mutante a ir para o Instituto Xavier. Tanto essa conversa, quanto a despedida de Alex foram deletadas.


2. Jubileu
Jubileu em X-Men: Apocalipse

Após o corte de Vampira de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, os fãs acreditaram que a produção havia aprendido com o erro. No entanto, todos se surpreenderam quando descobriram que Jubileu, que tinha muito mais tempo de tela do que Vampira em Dias de um Futuro Esquecido, praticamente foi removida do filme.

A atriz Lana Condor ficou extremamente empolgada em interpretar a mutante que solta plasma pelas mãos. Ela teria cenas no shopping com os mutantes jovens e destaque em uma cena jogando fliperama que faria referência direta ao desenho dos anos 90. No entanto, quase toda a participação de Jubileu foi cortada do filme, ela aparece apenas durante a chegada de Noturno no Instituto Xavier.


3. Tempestade conversando com o Professor X
Tempestade e Professor X em X-Men: Apocalipse

Outra personagem que os fãs acreditaram que receberia um destaque merecido, mas se decepcionaram foi Tempestade. A mutante não apenas possui pouquíssimas cenas utilizando os poderes, como tem seu enredo fundamentado na Mística de Jennifer Lawrence. Um momento que poderia dar a ela mais profundidade também foi removido do longa.

Enquanto Apocalipse está recriando sua pirâmide no Egito após sequestrar o Professor X, Tempestade e Xavier têm uma importante discussão. Durante o diálogo, o Professor, que sentiu que a mutante é diferente dos outros cavaleiros, tenta convencer Ororo do quão erradas são as coisas que Apocalipse está fazendo. Tempestade, por sua vez, fala sobre o ódio e preconceito que sofreu de sua própria família, que segundo ela, diziam que ela era uma maldição.


4. Jean Grey e o arco
Jean Grey treinando arquearia em X-Men: Apocalipse

Pouco tempo após Scott chegar no instituto, enquanto o Professor X apresenta a escola para ele,vemos que Jean Grey fica prestando atenção no mutante. É nessa cena em que Ciclope testa pela primeira vez seus poderes dentro do Instituto e acaba inclusive, destruindo uma árvore plantada pelo avô de Xavier. Parte dessa cena foi deletada.

Quando a cena mostra Jean reparando em Scott, temos um breve vislumbre de que ela está praticando arquearia. O que foi deletado dessa sequência é um momento onde Jean utiliza seus poderes para guiar a flecha até o alvo. Isso traria uma informação interessante, pois descobrimos que ela não está exatamente praticando arquearia, mas sim treinando sua telecinese.


5. Moira se recorda do Professor Xavier
Moira e Professor X Primeira Classe, Moira recupera as memórias em X-Men: Apocalipse

Em X-Men: Primeira Classe, acreditando que iria proteger sua amada, Charles Xavier apaga a mente de Moira com relação a tudo o que eles viveram. Essa é uma informação que traz alguns momentos cômicos inclusive, visto que Xavier não consegue esconder o fato de que ama a agente. Há um complemento a isso que também foi deletado do filme.

No final de X-Men: Apocalipse, após o vilão ser derrotado, Charles decide finalmente trazer as memórias apagadas de Moira de volta. Algo que deixa a mulher completamente chocada. No entanto, antes mesmo disso acontecer, há um momento de recordação dela. Enquanto pilota o jato em direção ao Cairo, a agente tem flashbacks de suas memórias removidas.


6. Jean Controlando as rajadas do Ciclope
Ciclope sendo conduzido por Jean Grey em X-Men: Apocalipse

Existem muitas coisas que os fãs gostariam de ver nos filmes dos X-Men da Fox, mas uma que está no topo da lista é a “combinação” de poderes. Cenas como a que Tempestade e Magneto se juntam em Dias de um Futuro Esquecido para explodir o Pássaro Negro e destruir as sentinelas deixam os fãs muito felizes. Infelizmente, uma dessas combinações foram removidas.

Essa é uma cena que sequer foi para os extras do DVD. Durante a batalha no Cairo, possivelmente contra Tempestade, Ciclope teria seu óculos removido e não conseguiria enxergar o suficiente para continuar a batalha. Caberia então a Jean Grey, conduzir o amado e ajudá-lo a direcionar as rajadas ópticas do mutante durante a batalha.


7. Magneto canta a canção de ninar para a filha morta

Na primeira sequencia de aparição de Erik Lensherr no filme, ele é apresentado com sua esposa e filha. Erik abandonou seu codinome e sua vida de militante a favor e passou a viver uma vida calma na Polônia. Infelizmente, quando Apocalipse ressurge, um terremoto obriga Lensherr a utilizar os poderes e revelar seu disfarce.

Em certo momento, enquanto coloca sua filha para dormir, Erik canta para ela uma canção de ninar. Quando a polícia aparece para prendê-lo, uma confusão acaba fazendo com que um policial mate sua esposa e filha. Em uma cena deletada, aos prantos Magneto canta a canção novamente para se despedir de sua família assassinada.


8. Scott recebe seu primeiro visor

Na franquia do cinema, Fera acaba fazendo a função de vários mutantes. Ele exerce não apenas o trabalho de cientista da equipe, como também acaba fazendo o trabalho de Forge. Em X-Men: Primeira Classe ele projetou o Cérebro, o protótipo do Pássaro Negro e também a primeira versão dos uniformes que os heróis utilizam.

Em X-Men: Apocalipse, Fera é quem projeta o óculos de quartzo ruby que impede que as rajadas ópticas de Ciclope machuquem as pessoas. Acontece que em uma cena deletada, o mutante peludo entrega também o primeiro visor do mutante. Nessa cena deletada, Scott ainda brinca que espera que os outros alunos não comecem a chamá-lo de Ciclope.


9. Moira prende William Stryker

A sequência de X-Men: Apocalipse é X-Men: Fênix Negra, filme que a grande maioria dos fãs acreditam que foi um enredo precipitado. Os personagens apresentados em X-Men: Apocalipse tinham pouco desenvolvimento para vivenciar uma história tão densa e profunda como a da Saga da Fenix Negra. Aparentemente, havia alternativas.

Ao final de X-Men: Apocalipse, Moira prenderia o soldado caçador de mutantes, William Stryker. No diálogo entre os dois, Stryker avisa a ela dizendo que não deveria confiar em mutantes. Coincidentemente ou não, Bryan Singer já mencionou que gostaria de adaptar a história de Proteus, o mutante filho de Moira para os cinemas. Na cena de introdução de Moira no filme, é revelado que Moira já possui esse filho, bastava adaptar a história.


10. Cena do shopping

Se você acompanhou as notícias sobre as gravações de X-Men: Apocalipse, você certamente já ouviu falar da famigerada cena do shopping. Essa sequência era muito importante para os fãs, porque finalmente mostraria os mutantes em um momento descontraído de lazer.

Durante a cena, os quatro vão para um fliperama e Jubileu usa seus poderes para carregar uma máquina, permitindo que Jean e Scott joguem de graça. Os quatro bebem uma espécie de “raspadinha” na praça de alimentação e Noturno experimenta seu primeiro “congelamento cerebral”.

Jean, Scott e Jubileu vão a uma loja de discos e encontram outro mutante, Scott também brinca que Jean se parece com Boy George. Kurt vai a uma loja de sapatos, mas seus pés incomuns não se encaixam em nenhum deles. Os quatro assistem a uma performance de breakdance e, eventualmente, Kurt se junta aos dançarinos.


O que esperávamos ver

Todas as cenas citadas acima foram cenas planejadas, a maioria delas gravadas e posteriormente deletadas. A seguir, nós citamos 5 coisas que não estão no filme, mas que se estivessem, poderiam ter feito do longa muito mais memorável e querido pelos fãs.

11. Uniformes coloridos desde o começo

No final do longa, em meio a um discurso motivacional de Mística em plena Sala do Perigo, nós vemos os X-Men em seus uniformes individuais. Há quem goste e quem não goste das roupas apresentadas nesta cena, mas é inegável que a maioria dos fãs dos mutantes estavam cansados de ver seus heróis vestindo roupas pretas. Um filme com a estética oitentista seria perfeito para trazer uma nova roupagem para os X-Men.

12. Mística e Noturno

Se há algo que fãs de quadrinhos valorizam, é a fidelidade ao material fonte. Quando há oportunidades de fazer referências e a produção não aproveita, a frustração é imensa. Nos quadrinhos, Mística teve um caso com o demônio Azazel (mutante teleportador de primeira classe), esse relacionamento gerou Noturno. Levando em conta a introdução da versão jovem de Kurt, esperava-se ter um desenvolvimento da relação entre mãe e filho, mas não há nem mesmo uma menção.


13. Desenvolvimento de Apocalipse e seus 4 cavaleiros

Mesmo as pessoas que odiaram o filme não podem negar que a cena inicial do longa é sensacional. Nela vemos a transferência de corpo de Apocalipse, a traição que ele sofre e o esforço de seus 4 cavaleiros para proteger seu líder. Um problema de X-Men: Apocalipse é que os 4 cavaleiros originais são certamente mais interessantes do que a versão dos mutantes que já conhecemos.

Talvez seria melhor para o entretenimento do filme se tivéssemos um desenvolvimento melhor destes personagens e eles se mantivessem como cavaleiros. Teríamos então uma batalha contra Apocalipse e os 4 cavaleiros originais, enquanto Tempestade, Anjo, Magneto e Psylocke poderiam estar do lado dos X-Men. Vale ressaltar também, que embora o próprio Apocalipse tenha se mostrado extremamente poderoso, pouco vimos de seus poderes no total e a morte prematura do personagem acaba tornando isso pior.


14. desenvolvimento entre Magneto e Mercúrio

Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Mercúrio menciona que sua mãe conheceu “um cara que também controlava metais”. Essa é uma referência aos quadrinhos, visto que antes de uma mudança drástica, Mercúrio e Feiticeira Escarlate eram filhos de Magneto.

O fato, é que após Dias de um Futuro Esquecido, longos 10 anos se passaram, e Magneto não ficou sabendo que tinha um filho adulto. Após a morte da filha e esposa de Magneto, o roteiro poderia abordar a relação com Peter. Contudo, esse enredo passou praticamente batido com somente uma menção no final, onde descobrimos que Mística e até Tempestade sabem de quem o mutante é filho, mas Magneto não.


15. Mística Vs Psylocke

É praticamente unanimidade a preferência dos fãs pela Mística que a trilogia original dos X-Men apresentou. A versão mais maldosa e combatente interpretada por Rebecca Romjin deixa a versão mais pacífica de Jennifer Lawrence um pouco apagada.

Ainda assim, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido mostra o quão boa lutadora a Mística de Jennifer Lawrence também é. Sendo assim, é bastante decepcionante termos duas das melhores artistas marciais do universo dos mutantes presentes no mesmo filme, lutando em lados opostos, e não haver um confronto entre Mística e Psylocke.


Você conhecia todas as cenas deletadas? Conhece alguma que ficou de fora da nossa lista? Diga nos comentários. Diga também o que você achou de X-Men: Apocalipse afinal.