FILMES

5 Acertos de X-Men: Apocalipse que a Marvel deveria repetir no MCU

X-Men: Apocalipse é o sucessor de Dias de um Futuro Esquecido e, levando em conta a alta qualidade de seu antecessor, acabou decepcionando. O longa não é um fracasso, nem de crítica, nem de público, mas acabou ficando dentro do mediano, sendo que os fãs acabaram não gostando. Ainda assim, ele não é um filme de todo ruim, existem algumas coisas que podem ser aproveitadas. Por isso hoje o Universo X-Men traz uma lista com 5 acertos de X-Men: Apocalipse que a Marvel deveria repetir no MCU.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Abertura que apresenta o enredo de forma grandiosa

Os filmes dos X-Men possuem uma característica bastante particular, sempre temos antes dos créditos iniciais uma abertura impactante apresentando o tema da qual o filme tratará. A abertura de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido tinha sido maravilhosa, de modo que X-Men: Apocalipse tinha um legado grandioso para carregar. É possível dizer que o filme não tem tanta qualidade quanto o seu antecessor, no entanto, com relação a abertura do longa, ela é espetácular.

Somente na abertura de X-Men: Apocalipse temos a apresentação do vilão homônimo, uma breve explanação de que ele é tratado como Deus, a revelação de que ele precisa trocar de corpos para se aprimorar, que possui seguidores fiéis e que acabou sendo traído. Tudo isso é mostrado em uma sequência maravilhosa com muita ação, um planejamento sensacional, uma ambientação incrível, trilha sonora impecável e um destaque para os cavaleiros do Apocalipse.

Esse tipo de cena de abertura grandiosa, apresentando o enredo de forma épica é algo que não é presente em todos os filmes da Marvel, mas poderia. Vale lembrar que não apenas Apocalipse, como todos os filmes da franquia possuem o impacto em sua abertura. Em X-Men 1 temos Magneto, X-Men 2 Noturno, X-Men 3 Anjo, Primeira Classe novamente com Magneto e Dias de um Futuro Esquecido com as Sentinelas).


⊗ 2. Cavaleiros do Apocalipse

Falando da cena de abertura do filme, é impossível citá-la sem lembrar de quatro mutantes que tomaram para si completamente os holofotes da cena inicialdo filme. Os filmes dos X-Men costumam ter a aparição de alguns mutantes com pouco destaque, mas que chamam muita atenção, nesse caso, temos os cavaleiros do Apocalipse.

Durante a cena de abertura do longa, o vilão é traído e seus antigos súditos tentam prendê-lo enquanto ele está em sua cerimônia de troca de corpo. O que ninguém esperava, é que somente 4 mutantes conseguiriam proteger seu mestre. Peste com sua super-força, Guerra que pode desintegrar a matéria, Fome a mutante com pirocinese e Morte a amazona telecinética se mostram implacáveis. Mesmo próximos da morte, eles seguem firme e fortes no propósito de proteger Apocalipse, completando o objetivo.

A Marvel possivelmente não adaptará Apocalipse tão cedo, mas quando o fizer, seria interessante que os Cavaleiros do Apocalipse sejam tão interessantes quanto esses 4 foram no início do filme. Infelizmente, a segunda versão deles no longa deixou muito a desejar.


⊗ 3. Trilha Sonora de John Ottman

Se há uma coisa da qual os fãs dos filmes dos X-Men podem se orgulhar, essa coisa é a trilha sonora. Isso porque mesmo no primeiro filme, onde a trilha é menos expressiva, há algumas faixas marcantes como a de Mística ou a de Wolverine e Vampira. John Ottman já havia criado a trilha sonora de X-Men 2 e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido que ficaram maravilhosas, com X-Men: Apocalipse ele não poderia ter feito melhor.

Já na abertura do filme percebemos que há algo diferenciado na trilha sonora, a utilização de um coral e traz elementos egípcios para ambientar o Egito antigo. Ao fim dela, temos a clássica cena de créditos com a trilha que virou um marco nos filmes dos X-Men. Outros momentos marcantes do longa só conseguem ser tão marcantes, porque a trilha sonora ajuda. É possível citar a cena da destruição de Auschwitz com a trilha ” Eric’s Rebirth”, o momento em que Apocalipse domina o Cérebro com “Beethoven Havok” e é claro, o despertar da Fênix, com Jean Grey flutuando ao som de “Like a Fire”.

X-Men: Apocalipse foi o último filme da franquia na qual Ottman trabalhou, seria interessante se ele voltasse para os filmes dos X-Men no MCU. Se não ele, pelo menos a trilha de abertura.


⊗ 4. Bom uso da classificação indicativa

“A Marvel Studios é pertencente a Disney, o que significa que algumas coisas em específico obrigatoriamente precisam seguir a política do estúdio. Motivo esse pela qual Ryan Reynolds estava temeroso com relação ao futuro de Deadpool na Marvel, por exemplo. O fato da Disney ter um grande foco em obras livres para todos os públicos, faz com que temas mais maduros e mortes não aconteçam com tanta frequência nos filmes”. Isso é algo já dito em textos anteriores, o fato dos filmes da Marvel serem para todos os públicos ou classificação indicativa de 12 anos não permite que coisas mais sérias apareçam. Acontece que X-Men: Apocalipse possui a mesma classificação, mas consegue fazê-lo.

Antes de Logan, os fãs jamais pensaram que veriam um Wolverine extremamente violento nos cinemas. Não por causa de adaptações ruins, mas pelo fato de que os estúdios não costumam permitir filmes de super-heróis adultos. X-Men: Apocalipse conseguiu trazer cenas violentas, mas sem aumentar a classificação indicativa (o que diminuiria a bilheteria do filme). A cena da Arma X, além da cena da transformação de Arcanjo são cenas que mostram que é possível deixar as coisas violentas ao limite, mas sem excesso de sangue. Isso é uma coisa que poderia começar a acontecer nos filmes da Marvel.


⊗ 5. O conceito do culto a Apocalipse

No texto sobre X-Men: Primeira Classe, apontamos que um acerto daquele filme foi mesclar fatos históricos com os da ficção. Esse foi um acerto tão grande, que passou a ser repetido com mais frequência em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e depois em Apocalipse. Nesse último, por mais que a qualidade ou a execução não tenha sido das melhores, temos um conceito muito interessante.

Nos créditos iniciais do longa, vemos que Bryan Singer e sua produção fez uma ligação entre os mutantes a inúmeros fatos históricos. Alguns deles são a Idade da Pedra, a vida de Jesus Cristo, a Revolução Industrial, a Guerra Fria e a Segunda Guerra Mundial. Para o vilão, ficou estabelecido que Apocalipse foi o Messias de diversas religiões que conhecemos atualmente. “Elohim, Pushan, Ra, eu fui chamado de muitas coisas ao longo de muitas vidas“, essa fala coloca En Sabah Nur como o Deus da bíblia hebraica, como uma deidade Hindu, e o deus Sol do Egito.

O conceito de heróis antigos interferindo na vida humana é algo que apareceu em Eternos, seria interessante ver a interferência dos X-Eternos também mostrando sua contribuição.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com todos os itens apresentados? Acrescentaria ou removeria algum? Diga o que pensa nos comentários.