FILMES

Conheça todas as adaptações de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Dias de um Futuro Esquecido é uma das histórias mais icônicas da Marvel Comics. Feito pela dupla Chris Claremont e John Byrne nos anos 80, o arco alcançou grande popularidade e teve adaptações em várias mídias. Hoje o Universo X-Men conta como foi cada uma delas.


⊗ O QUADRINHO
Dias de um futuro esquecido

Comecemos pelo começo, a história original. Em 2013 os Estados Unidos é dominado pelas Sentinelas e a humanidade é dividida em três categorias: H (pessoas comuns, sem genes mutantes e que podem procriar), A (pessoas comuns, mas que possuem genes mutantes inativos e são proibidas de procriar) e M (mutantes). Os mutantes vivem em campos de concentração, com seus poderes bloqueados por coleiras (os famosos inibidores). Eles são perseguidos e mortos pelo governo desde que foi aprovada a Lei de Controle Mutante, nos anos 80.

Tudo começou quando a Irmandade de Mutantes de Mística assassinou o Senador Kelly, um político anti-mutante, e fez surgir na população uma onda de ódio contra os mutantes. Como consequência, o Projeto Sentinela retornou. Um grupo de X-Men restantes planeja voltar no tempo para impedir a aprovação dessa lei. Kate Pryde encontra um jeito de anular o efeito dos bloqueadores para que possam usar seus poderes. Rachel Summers, uma telepata, envia a consciência de Kate para o passado, para alertar os X-Men e impedir o assassinato. Ela foi escolhida por ser a integrante mais jovem da equipe e por ainda não ter passado pelo treinamento de proteção contra telepatia naquela data.


Ela acorda em seu corpo mais jovem e tem a missão de convencer seus companheiros de equipe. Enquanto isso, no futuro, os heróis restantes (Tempestade, Wolverine, Colossus e Franklyn Richards) precisam lutar para proteger Kate e Rachel. Tudo culmina em uma batalha entre os X-Men e a Irmandade no passado eu um confronto massivo entre os X-Men e as Sentinelas no futuro, que acaba levando muitos à morte. Kate consegue impedir o tiro de Sina contra o político e poupar sua vida. No final, ele é salvo e Sina, Blob, Pyro e Avalanche são presos pelo exército. Só Mística consegue fugir.


Será que o futuro mudou? Essa é a grande pergunta que fica. Mas em edições futuras descobrimos que aquele futuro não era o do Universo Marvel regular, portanto a viagem no tempo não afetou em nada o que aconteceu lá.


⊗ SERIE ANIMADA
X Men Dias

O desenho dos anos 90 recontou grandes sagas da equipe e Dias de um Futuro Esquecido não ficou de fora. O arco é foco de dois episódios da primeira temporada. O enredo é bastante similar: uma viagem no tempo para impedir o assassinato do Senador Kelly. Os personagens e o método escolhido para a viagem são as principais diferenças. Ao invés da transferência de consciência, a resistência mutante desenvolve uma máquina que envia Bishop para o passado.

Porém, a memória do herói é comprometida durante a viagem, e ele acredita que Gambit é o assassino e e que está lá para detê-lo. Charles consegue ler sua mente e entende o que está acontecendo no futuro e que eles falharam. A situação piora quando Nimrod, uma sentinela aprimorada do futuro, também viaja para o passado. Com sorte, os mutantes conseguem derrotá-lo.

Os heróis se unem e vão até o local do assassinato. Chegando lá, encontram a Irmandade de Mutantes e iniciam um combate. Mística assume e a identidade da secretária do senador e monta uma emboscada. Ela o leva até um lugar onde a moça está presa com os olhos vendados. Raven assume a forma do Gambit e tira a venda para que tenha uma testemunha do assassinato. Sua ideia era incriminar os X-Men. No final, Vampira salva o dia e liberta o senador. Mística convence a heroína a ajudá-la a escapar, revelando ser sua mãe. A transmorfa também revela que tudo foi parte do plano do Apocalipse.

Além desses detalhes, a maior diferença é que a animação não foca na equipe do futuro. O enredo também acaba não trazendo consequências futuras, como muita coisa na animação.


⊗ WOLVERINE E OS X MEN
Dias Wolverine e os X-Men

Dias de um Futuro Esquecido é o enredo principal de toda a primeira – e única – temporada de Wolverine e os X-Men. Uma explosão no Instituto Xavier deixa Professor X em coma e faz com que os X-Men se separem. Jean Grey também desaparece depois desse evento. Tempos depois a equipe se reúne novamente com a supervisão de Wolverine. Para a surpresa de Logan, o Professor começa a entrar em contato com ele, telepaticamente.


A resistência mutante no futuro

Ele revela que acordou 20 anos depois, em um futuro dominado pelas Sentinelas. O desafio de toda a temporada é tentar encontrar pistas de como isso aconteceu e tentar impedir esse futuro. Aos poucos, os mistérios vão se revelando. No final, descobrimos que Jean Grey causou a destruição da Mansão, durante uma manifestação da Fênix. Emma Frost se infiltrou na equipe para encontrar Jean e levá-la até o Clube do Inferno. O grupo de vilões inicialmente planejava expulsar a entidade do corpo da telepata para que fosse destruída, mas no final muda de ideia e planeja usar esse poder, o transferindo para as Irmãs Stepford. O poder acaba retornando para Jean Grey, que se torna a Fênix Negra e provoca uma guerra entre humanos e mutantes.

Porém, nessa nova versão da história, Emma Frost fica contra o Clube do Inferno, e se sacrifica no final, impedindo a Fênix de entrar em contato com Jean Grey novamente. Embora esse futuro tenha sido impedido, um novo é criado, dessa vez com Apocalipse se tornando um líder mundial.


⊗ FILME

Lançado em 2014, o filme serviu como um crossover entre o elenco original e as novas versões apresentadas em Primeira Classe. Em 2023, o mundo foi dominado pelas Sentinelas. Mutantes e humanos foram caçados pelas máquinas e os X-Men conseguem resistir com muito esforço. Kitty Pryde desenvolveu uma mutação que permite transferir a consciência de alguém pelo espaço-tempo. Sempre que o grupo é atacado, ela envia alguém para o passado, para impedi-los de estarem no mesmo local que os robôs.

Porém, eles planejam um plano mais arriscado. Ao invés de voltarem algumas horas ou dias, querem viajar décadas para impedir esse futuro de acontecer, encarando a possibilidade de até mesmo não nascerem na nova realidade. Tudo começou quando Mística, em 1973, assassinou Bolivar Trask, um cientista que realiza experimentos em mutantes e que desenvolveu o Projeto Sentinela. Após seu assassinato, Mística foi presa, e o projeto foi aprimorado a partir do seu DNA, permitindo que as máquinas se adaptassem ao poder de cada mutante. A ideia, assim como na HQ, é impedir esse assassinato. O escolhido para a viagem é Wolverine, por já existir na época e pelo seu cérebro resistir melhor, por conta do seu fator de cura.


Ele tem a missão de unir Professor X e Magneto para impedirem Raven. O assassinato é impedido, mas uma reviravolta faz com que Magneto decida atacar o presidente dos Estados Unidos, que está junto com Trask, durante um evento televisionado. Ele alega que o melhor jeito de resistir a esse futuro é com os mutantes fazendo uma revolução. Mística no fim detém o vilão, mas ainda quer matar Trask. Porém, com o convencimento de Charles, ela muda de ideia. O futuro é desfeito e uma nova linha do tempo é criada.

Mística se torna uma heroína por salvar o presidente, os mutantes passam a ser aceitos na sociedade. E o mais importante, Jean Grey e Ciclope, que morreram nos anos 2000, estão vivos nessa nova versão do ano de 2023.


⊗ JOGO
Dias de um Futuro Esquecido jogo

Uncanny X-Men: The Days of Future Past é o último jogo dos X-Men. Foi lançado no mesmo mês que o filme, mas não possui nenhuma relação. Com formato para Android e iOS, o game tem a mesma premissa dos quadrinhos, mas com algumas diferenças, como, por exemplo, a forma que Kitty volta no tempo. Enquanto na obra original Rachel Summers projeta a mente dela no passado, no jogo Kitty faz isso por si só utilizando o Cérebro. O final também é diferente, nele o jogador precisa enfrentar o Mestre Molde das Sentinelas.


⊗ BÔNUS – THE GIFTED

The Gifted foi uma série dos X-Men desenvolvida pela Fox entre 2017 e 2019. Quando foi anunciada, muitos fãs acreditaram que seria um prelúdio do filme Dias de um Futuro Esquecido, pela presença de alguns personagens em comum. É o caso de Blink, Pássaro Trovejante (o seu irmão Apache aparece no longa) e Eclipse, que na época acreditava-se que seria uma adaptação do Mancha Solar. Essa teoria acabou se mostrando errada, mas nem tanto.

Blink desaparece no meio da segunda temporada, após entrar em um de seus portais. No final a mutante reaparece, mais poderosa, e explica que a Mutant Underground precisa ir com ela, ver algo.. Infelizmente, a série foi cancelada e essa história não continuou. Ao que tudo indica, a ideia era fazer uma adaptação do arco durante a terceira temporada.


E você, caro leitor, qual versão da história prefere? Diga nos comentários!