QUADRINHOS

Conheça 5 MUTANTES PIROCINÉTICOS que são totalmente diferentes | PARTE 2

Mutantes pirocinéticos, assim como os psiônicos, são os mais comuns de se manifestarem na mutandade. Conheça 5 usuários diferentes de fogo.


A Pirocinese em sua vasta explicação dá ao usuário a habilidade de manifestar domínio sobre o elemento fogo. No entanto, essa manifestação muita das vezes acontece de forma distinta em alguns mutantes, por isso listamos 10 pirocinéticos capazes de feitos incríveis e diferentes.

E como havíamos comentado na PRIMEIRA PARTE, essa lista foi dividida em duas para melhorar a leitura e a compreensão sobre a morfologia dos mutantes pirocinéticos. Conhecer sobre a natureza dos mutantes é algo incrivelmente divertido, então precisamos de sua total atenção aqui!

Caso não tenha lido a PRIMEIRA PARTE ainda, sugerimos clicar no link abaixo, conhecer os primeiros mutantes da lista anterior e depois voltar para conhecer os mutantes dessa SEGUNDA PARTE do artigo.

Abaixo confira a lista com os mutantes Mancha Solar, Flama, Pyro, Adam-X, Vulcano e alguns mutantes especiais.


⊗ 5. MANCHA SOLAR | ROBERTO DA COSTA

Roberto “Beto” da Costa, o Mancha Solar, é um mutante brasileiro sendo de classe Alfa e tem como mutação a capacidade de Absorver Radiação Solar. Absorvendo radiação solar, Beto consegue estocar essa energia em seu corpo e amplificar suas habilidades físicas — além de conceder a ele a capacidade de voar ao gerar correntes térmicas ascendentes. Porém a química por trás de seus poderes é bem mais interessante.

As células de um corpo humano normal convertem a energia dos alimentos em uma forma de energia utilizável pelo corpo. Esta energia é armazenada através da conversão de moléculas de difosfato de adenosina (ADP) nas células em trifosfato de adenosina (ATP); a energia é liberada quando necessário, quebrando uma ligação química nas moléculas de ATP, convertendo-as de volta em ADP.

Aparentemente, Mancha Solar pode armazenar energia derivada do sol em suas células através do mesmo método ou de um método semelhante e liberá-lo quando necessário para aumentar sua força física. Quando faz isso, seu corpo se torna obscuro e com manchas chamuscadas ao longo da forma, que é uma representação dele absorvendo toda a luz ambiente ao seu redor para a sua pele. Então seu corpo se torna mais resistente, consegue exercer muita força e ganhar imunidade a calor ou radiação.


Apesar de Absorver Radiação Solar, uma outra habilidade que Beto ganhou com o tempo foi a Termocinese, ou seja, Manipulação Térmica. Que permite o Mancha Solar controlar não só a temperatura de seu corpo, mas também a de outros corpos. Gideon, um dos X-Eternos, uma vez raptou o Mancha Solar e o expôs a enormes quantidades de radiação solar, para analisar os limites do mutante — pois ele acreditava que Beto tinha potencial Ômega.

Porém toda essa exposição na verdade fez com essa segunda habilidade dele, a Termocinese, fosse amplificada em um nível nunca visto antes. Mancha Solar passou a absorver quase o triplo de radiação solar que em sua forma base, e isso amplificou todas as suas habilidades, mas a Termocinese foi a mais afetada. Pois com ela, Beto passou a projetar ondas de calor, ventos solares e rajadas flamejantes e em grau maior, a liberação de plasma negro, assim como acontece em explosões solares diariamente.


⊗ 4. FLAMA | ANGELICA JONES

Assim como a X-23, Angelica Jones não é uma personagem criada para os quadrinhos, ela foi importada. Isso porque sua primeira aparição foi como uma das ajudantes do Homem-Aranha ao lado do Homem de Gelo em uma das animações do teioso. A ideia era para ter o Tocha Humana na estreia, porém o personagem não estava disponível para o uso, então criaram uma personagem similar, que foi a mutante Flama.

Flama, também de classe Alfa, é uma mutante do tipo “conversora”, assim como Cristal é. Sua habilidade é a capacidade de gerar, redirecionar e absorver radiação ambiente, convertê-la, e manipulá-la em radiação de micro-ondas. Isso permite que a Flama não só consiga manipular explosões de plasma ou fogo, como gerar luz, causar curtos-circuitos em objetos eletrônicos (como EMPs fazem), manipular energia psiônica e claro, voar.


Como o ambiente que ela está exposta libera diferentes tipos de radiação, seus poderes fazem com que ela absorva essas radiações e os converta em diferentes habilidades. O interessante sobre a Flama é que seus poderes são mais efetivos no espaço, onde a radiação é mais abundante. Quando está em atividade na Terra, Angelica opta por usar suas explosões de micro-ondas de forma menos ofensiva por medo de prejudicar a população e o meio ambiente local. Porém seus feitos no espaço são de fato impressionantes.

Suas explosões parecem apenas chamas, mas na verdade são explosões de micro-ondas intensamente ardentes. Ela pode focar nas explosões e o alcance do espectro da radiação que ela emite. Normalmente ela manipula a radiação fazendo com que um alvo pegue fogo, exploda ou derreta.

Por fim, criando um impulso para baixo o suficiente, ela pode forçar seu corpo para cima no ar e, portanto, criar o poder de voar da mesma forma que a Tocha Humana, Solaris e o Mancha Solar fazem. Embora ela não possa igualar a velocidade do Nova, ela é mais ágil em voo do que Míssil e é adepta de disparar rajadas flamejantes com uma precisão impressionante e em alta velocidade.

Uma das mutantes que auxiliou Angelica a entender melhor seus poderes foi a Emma Frost — mesmo que mais tarde tenha sido manipulada por ela.


⊗ 3. PYRO | ST. JOHN ALLERDYCE

Dentre os pirocinéticos litados em ambas as listas, St. John Allerdyce, o Pyro, é um dos casos mais interessantes. Ele tem como habilidade mutante a Pirocinesia em seu estado mais básico, a Manipulação do Fogo. Porém, quando digo eu seu estado mais básico, é porque John não consegue produzir seu próprio fogo.

A habilidade mutante do Pyro permite que de uma simples faísca ele consiga criar um grande incêndio. Não só isso, de forma psiônica, consegue solidificar essas chamas da forma como ele bem deseja, para causar dano e interagir com outros objetos. Normalmente quando faz isso, John cria formas de cavalos, falcões ou outros animais selvagens.

No entanto, essa não é a única diferença em sua manipulação. John só consegue ser imune às chamas que estão sob seu controle, caso ele seja atacado por outro pirocinético, ele seria queimado como uma pessoa comum. É por esse mesmo motivo que seu uniforme foi adaptado para produzir suas próprias chamas com tanques de gás como também contém propriedades a provas de chamas.

Apesar de não ser tão lembrado assim pelos escritores, Pyro também pode usar suas chamas para criar nuvens de fumaça para asfixiar a respiração de alguém e criar espessas nuvens de fumaça capazes de bloquear projéteis — e até solidificar elas. Em certas missões, é uma habilidade bem interessante. Vale lembrar que Pyro também é um mutante alfa.


⊗ 2. ADAM-X | ADAM NERAMANI

Um dos mais recentes irmãos “Summers” descobertos, Adam Neramani — ou apenas Adam-X —, é outro mutante com um tipo bem singular de pirocinese. Adam não é filho do Corsário, pai do Ciclope, Vulcano e do Destrutor, porém eles são uma família por parte de mãe (você pode conhecer essa história melhor clicando aqui). Ele é resultado de experimentos genéticos entre Shi’Ar e humanos, sendo um mutante híbrido.

No entanto, Adam-X desenvolveu um tipo diferente de pirocinese, que permite o usuário inflamar as células de oxigênio presente no sangue de suas vítimas (ou dele mesmo) e fazendo-os queimarem de dentro para fora, sendo tal poder batizado de hemopirocinese.


Sendo criado por um antigo general Shi’Ar que o adotou, Adam aprendeu diferentes habilidades de combate e também formas de usar seus poderes, de modo que qualquer pessoa com um mínimo corte perto dele se torna um alvo fácil. É por esso mesmo motivo que Adam carrega diversas lâminas consigo.

Apesar de ser muito eficiente em combate, sua hemopirocinese é ótima como suporte também, pois ao incendiar seu próprio oxigênio Adam consegue aumentar sua velocidade, sua adrenalina, seu nível de força física e também sua reação de resposta. Adam-X também é um mutante Alfa.

Uma curiosidade já conhecida do fandom é que todos os irmãos Summers são imunes aos seus próprios poderes, ou seja, um não consegue atacar o outro. Porém tanto Ciclope, Adam-X como Destrutor ainda sofrem danos do Vulcano, o Ômega em Manipulação de Energia.


⊗ 1. VULCANO | GABRIEL SUMMERS

Quando falamos de mutantes pirocinéticos, Gabriel Summers, o Vulcano, é o maior mutante desse tipo de habilidade, justamente por ser Ômega em Manipulação de Energia. Sendo agraciado pelo fogo interno, Gabriel manifesta suas chamas de forma tão natural quanto respirar, porém essa é apenas uma particularidade de seu poder, já que sua grandeza total é Manipular, Absorver e Desligar qualquer tipo de energia existente, inclusive poderes mutantes — usando energia psiônica para isso.

Gabriel consegue facilmente respirar e sobreviver no vácuo do espaço ou sobre qualquer tipo de ambiente sem consumir nenhum tipo de alimento, pois seu corpo naturalmente está produzindo energias autossustentáveis para sua sobrevivência. Ele também não sofre nenhum dano com altas gravidades ou baixas densidades.

Seu corpo consegue se recuperar de qualquer tipo de ferimento, dos mais severos e fatais aos mais simples, e ele consegue regenerar seu corpo também de qualquer tipo de energia. Aliás, seria até tolice da nossa parte tentar listar os tipos de energia que Vulcano pode e já manipulou, justamente porque esse mutante tem o poder e a ilimitação para fazer o que quiser.


Seja controlar a energia (ou poderes) em outros seres, seja solidificar como pessoais reais (semelhante a clones), seja causando danos absurdos de poder tendo a facilidade de partir uma Lua caso queira.

Vulcano já enfrentou diversos inimigos que certamente o colocaram pra testar seus limites, e um deles foi o Raio Negro em GUERRA DOS REIS. Ambos se enfrentaram mortalmente, porém, nenhum deles de fato cedeu ao outro, mostrando o quão poderosos mutantes ômegas podem ser. Quando Ômegas que manipulam energias se enfrentam, normalmente o vencedor é aquele que demonstra maior força de vontade e controle sobre o poder do outro.

Vale mencionar aqui que o Gabriel foi um dos mutantes Ômega responsáveis por ressuscitar o planeta Marte e transformá-lo em Arakko. Sua participação nessa missão foi de reativar o núcleo do planeta, reaquecendo-o, tornando-o vivo novamente.


⊗ ESPECIAL PIROCINÉTICOS | TEMPESTADE: MANIPULAÇÃO TÉRMICA

Após o Vulcano, outro Ômega capaz de manipular o fogo é a Tempestade, por fazer parte de suas habilidades de Manipulação Climática — ou Atmocinese. Isso porque Ororo é capaz de manipular os ventos solares (ondas de calor) e controlar a radiação solar que entra pela atmosfera, que em sua essência, gera combustão, ou seja, o fogo.

Essa é uma característica interessante nas habilidades da Tempestade pois foi assim que ela chegou na forma primaria e básica da manipulação elemental, conquistando domínio não só na pirocinesia, como também na hidrocinese, criocinese, aerocinese, geocinese e em outros tipos de cinesias elementais. Ela definitivamente vale um artigo sobre isso pois é uma parte bem interessante de suas habilidades.


ESPECIAL PIROCINÉTICOS | LEGIÃO: CYNDI

Cyndi foi a terceira personalidade de Legião a se manifestar, mas apesar de ser uma das primeiras, não é fraca. Estando com suas habilidades fora de controle, David estava sendo controlado por Jemail, uma das identidades, que buscava tomar controle sobre o corpo do mutante.

Professor X então leva seus Novos Mutantes para tentar ajudar seu filho, e é lá que Cyndi se manifesta, demonstrando inclusive, muito interesse afetivo para com o Cifra.

CONHEÇA MAIS SOBRE O LEGIÃO AQUI | As 10 personalidades mais poderosas do mutante Legião

Essa identidade possui o poder da pirocinese, permitindo que Legião crie e controle chamas, sendo ele um dos poderes mais usados pelo mutante. Os limites desse poder nunca foram totalmente explorados, embora se saiba que Legião pode controlar o calor em nível molecular.

Cyndi se mostrou capaz de causar enormes explosões e lançar diversas bolas de fogo. Legião usou esse aspecto de seu poder para escapar de ser congelado por Homem de Gelo, durante a saga A BUSCA DE LEGIÃO.

Legião é Ômega em Manifestação de Poderes.


ESPECIAL PIROCINÉTICOS | JEAN GREY

Em sua essência, Jean Grey não é uma mutante pirocinética, justamente por ela ser uma Telecinética e uma Ômega em Telepatia. Porém, Jean consegue também manifestar chamas e controlar qualquer tipo de energia (ou o próprio fogo) por causa da sua conexão íntima e eterna com a Força Fênix.

Mesmo que seja uma escolha da ruiva em não manifestar tais habilidades, em certos momentos ela acaba fazendo isso, seja de forma instintiva de sobrevivência ou por vontade. Normalmente, essas chamas criadas por Jean são nas cores douradas, por serem considerados “chamas cósmicas”. Outro tipo de fogo que Jean Grey consegue manifestar são chamas psiônicas, que conseguem queimar não só o corpo como a mente também, sendo apresentadas na cor pink.

Porém essas chamas psiônicas costumam fazer parte do kit “Telepatia+Telecinese” de Jean Grey.



Mas e então, caros leitores, gostaram dessa leitura calorosa com nossos mutantes pirocinéticos? Comentem abaixo quais dos mutantes listados vocês gostaram mais de conhecer.

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!