QUADRINHOS

As 10 personalidades mais poderosas do mutante Legião

David Charles Haller ou Legião, é um mutante de nível ômega que certamente figura entre os mais poderosos. Filho de Charles Xavier e Gabrielle Haller, David possui uma condição mental grave, que acabou gerando um transtorno dissociativo de identidade. Esse transtorno é popularmente conhecido como transtorno de múltiplas personalidades, e no caso de Legião, faz com que cada uma das personalidades que tome conta da mente do mutante possua um poder único. Hoje, o Universo X-Men traz uma lista com as 10 personalidades mais poderosas do mutante.


Ressaltamos que embora essa seja uma lista com aquelas que acreditamos ser as mais poderosas personalidades, este não é um ranking, além disso, a lista é puramente opinativa. Desse modo, caso discorde da gente, incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Cyndi

Cyndi foi a terceira personalidade de Legião a se manifestar, mas apesar de ser uma das primeiras, não é fraca. Sua primeira aparição aconteceu em Novos Mutantes #27 (1985). Nessa edição, os poderes de David estavam fora de controle, a ponto de até mesmo as habilidades telepáticas do Professor X não serem páreo. Jemail uma das personalidades estava tentando tomar o controle do corpo de David, o Professor X então leva seus Novos Mutantes para tentar ajudar seu filho, e é lá que Cyndi aparece, demonstrando inclusive, muito interesse afetivo para com o Cifra.

Cyndi possui o poder da pirocinese, permitindo que Legião crie e controle chamas, sendo ele um dos poderes mais usados pelo mutante. Os limites desse poder nunca foram totalmente explorados, embora se saiba que Legião pode controlar o calor em nível molecular. Cyndi se mostrou capaz de causar enormes explosões e lançar diversas bolas de fogo. Legião usou esse aspecto de seu poder para escapar de ser congelado por Homem de Gelo, durante a saga “A Busca de Legião”.


⊗ 2. O Homem-Lobo

Se há algo em que mutantes telepatas e telecinéticos costumam ter alguma deficiência, essas coisas são força física e vigor. Grande parte deles não são fisicamente imponentes, Legião também está incluso nesse grupo. Sendo alguém que não é tão forte fisicamente, como é possível sobreviver? Pois o Homem-Lobo é a resposta.

A habilidade do Homem-Lobo se assemelha bastante a licantropia, ou seja, na habilidade de se transformar num “lobisomem”. Esta forma aumenta drasticamente a sua agilidade, velocidade, durabilidade e força. Além disso e mais importante, essa personalidade dá ao mutante a habilidade de regeneração, em outras palavras, Legião tem um fator de cura semelhante ao de Wolverine. Talvez isso explique o porque de ser tão difícil matar este homem.


⊗ 3. Corrente

Os mutantes são seres extremamente poderosos, ainda assim, os quadrinhos muitas vezes mostraram que um poder muito grande pode ser completamente subjugado por números e boas estratégias. Legião consegue facilmente suprir a deficiência dos números criando para si um exército.

Corrente possui o poder de se espalhar ao tocar outras pessoas. Essas pessoas se tornam réplicas exatas dele, cada uma com uma arma diferente. Essas duplicatas são independentes em pensamentos e ações, mas todas lutam em coordenação pelos interesses do corpo original. Levando em conta os vastos poderes de David, imagine somá-los a um exército inteiro, o mutante facilmente poderia dominar nações.

Na saga Era do X no entanto, Corrente acabou ganhando um corpo materializado e fugiu para Londres para não voltar para a mente de David.


⊗ 4. Zero G. Priestly

Nas histórias em quadrinhos, há um poder que não costuma aparecer com frequência, este é o de controlar a gravidade. Isso acontece, porque normalmente pessoas com essa habilidade são tão poderosas, que simplesmente seria quase impossível haver inimigos capazes de combater esse poder. Mesmo a personalidade de Legião não foi muito explorada, mas ela existe.

A primeira aparição de Zero G. Priestly aconteceu em X-Men Legado, um sacerdote, de cabeça para baixo, vestido com um robe. Ele foi uma das três personalidades que David apresentou à sua mãe antes dela morrer. Usando a habilidade de Priestly, David alterou a gravidade levitando o capacete de Magneto, para assim poder atacá-lo usando telepatia. Dada as capacidades de Legião, é fácil supor que ele poderia facilmente usar esse poder para esmagar alguém, ou levitá-lo até o espaço.


⊗ 5. Findle, o Encontrador

Nos quadrinhos, há inúmeras ocasiões onde existem pessoas desaparecidas. Não somente aliados sequestrados, mas também vilões escondidos em suas bases secretas. Caso todos os heróis do mundo fossem como Legião, se esconder no entanto, de nada adiantaria, pois o mutante conta com a habilidade de Findle, o Rastreador.

Essa é mais uma personalidade que apareceu em X-Men: Legado, se trata de um ser pequenino, de cor verde e com a aparência de um goblin, mas muito poderoso. Findle possui a capacidade de localizar qualquer indivíduo (ou grupo), em qualquer lugar, em uma distancia de anos-luz. Ele usou isso para rastrear a raça alienígena os Espectros, que vivem em outra parte do universo.


⊗ 6. Origamista

Não adiantaria muito ter os poderes de uma personalidade como a de Findle, de encontrar qualquer pessoa em qualquer lugar no espaço, se não houvessem recursos para se locomover até tais localizações. Para Legião, esse não é um problema, pois se ele tem a habilidade de encontrar, ele também tem a habilidade de se locomover até o local desejado, com os poderes do Origamista.

O Origamista possui a habilidade de dobrar o espaço e teleportar, visto que suas habilidades parecem não ter limites, é possível dizer que ele poderia ir para qualquer lugar do universo. Além disso, ele sequer precisa conhecer previamente o local para onde precisa ir, basta querer chegar até lá. O Origamista tem a aparência de um lutador de sumô, seu nome se dá, devido ao fato dele dobrar o espaço, assim como quem faz origami dobra o papel.


⊗ 7. Time-Sink

Quando se trata de Legião, lógica não é algo muito aplicável, na verdade, a lógica é completamente inaplicável com ele na maioria das situações. Ainda assim, há uma lógica que permanece com o personagem, pois levando em consideração o fato dele poder dobrar a realidade, basta apenas um passo para que ele também possa alterar o tempo. Esse passo se chama Time-Sink.

Time Sink pode criar portais para atravessar o tempo, embora seja perigoso para aqueles que fazem a jornada, visto que Legião e os X-Men perderam suas memórias quando eles voltaram pela primeira vez. Os poderes do mutante também o permitem adiantar ou atrasar o tempo ou até mesmo vislumbrar o futuro. Foram essas habilidades que permitiram Legião voltar no tempo para tentar matar Magneto, criando a Era do Apocalipse.

Um aspecto dessa personalidade é utilizado na terceira temporada da série Legion.


⊗ 8. Styx

A HQ X-Men: Legado da Marvel Now trouxe para o público grande parte das mais poderosas personalidades de Legião, Styx também é uma delas. Styx assim como corrente é uma das 6 personalidades de Legião que acabaram por ganhar uma forma física e tentaram fugir. No caso dessa personalidade, sua intenção era se tornar um deus e para isso, ele queria roubar para si a habilidade de Legião de alterar a realidade, contudo, seu plano acabou falhando e David o absorveu de volta.

Styx possui muitas habilidades telepáticas, no entanto, sua habilidade mais assustadora é outra. A persona pode absorver as mentes e almas de seus inimigos por meio do contato físico. Sua aparência acinzentada e assustadora traduz visualmente o aspecto dessa habilidade.


⊗ 9. Moira Kinross

Assim como quase todo mutante, Legião tem uma vida sofrida desde criança. Quando ele era pequeno, foi pego em um ataque terrorista, onde seu padrasto foi morto e seus poderes despertaram. Sem querer, o jovem garoto matou os atacantes e absorveu a psique de um dos terroristas, o trauma acabou o deixando catatônico. Foi aí que sua mãe o levou para a Ilha Muir para ficar sob os cuidados de Moira McTaggert. Positiva e negativamente, Moira se tornou a pessoa mais importante na vida de David, pois passou anos tentando ajudá-lo, mas o fez sofrer muito com os exames em seu cérebro. É por esse motivo que uma das personalidades de Legião assumiu sua forma, tornando-se Moira Kinross.

Moira Kinross possui a habilidade de reescrever a própria existência. Ela usou esse poder para criar a realidade alternativa da Era do X. Nessa realidade, os mutantes quase foram extintos, os X-Men não existem, mas Legião está lá para ser o herói. Quando David descobre a verdade desse novo mundo, ele absorve Moira de volta em sua psique, pois assim pode fazer a realidade voltar ao normal.


⊗ 10. David Haller/ Gestalt

Legião é um Deus Ex Machina em potencial, com suas imensidão de poderes, não existe nada que o mutante não possa fazer. É justamente por isso que ele foi criado com essas personalidades, pois assim o mutante não consegue controlar seus poderes completamente por causa de sua condição mental. Há no entanto, alguns breves momentos onde David conseguiu ter o controle de diversas personalidades ao mesmo tempo, e quando isso acontece, ele se torna alguém imparável.

Um momento relevante onde ele estava controlando seus poderes, foi após sair de um coma com o fim da saga da Ilha Muir. Pensando estar completamente são e interpretando mal uma predição de Sina, o mutante resolve voltar no tempo e matar Magneto, para que assim, Charles Xavier não tenha nenhum rival para atrapalhá-lo em seu sonho.

Os X-Men obviamente tentam impedir o mutante, no entanto, com seus poderes sob controle, ele facilmente derrota a equipe de heróis, junto com Magneto e Xavier. Contudo, no momento em que ele dispara o ataque final em Magneto, Charles entra na frente e morre no lugar do amigo. A ausência do Professor X permite Apocalipse iniciar seu plano de dominação mais cedo, assim surge a Era do Apocalipse.

Gestalt na verdade não é exatamente o nome de uma personalidade, mas sim um termo da psicologia. A ideia de que não se pode conhecer o todo através das partes, mas sim as partes por meio do todo. É um conceito que David aprende para combinar suas personalidades em uma só.


Menções Honrosas

Legião possui mais de 50 personalidades, muitas delas são outras formas de se utilizar os mesmos poderes, como Joe Fury que também pode criar fogo, Wodo Buraco de Minhoca que também pode se teletransportar. Ainda assim, há duas personalidades cujos nomes merecem aparecer nessa lista.

⊗ Jemail e Jack Wayne

Quando Legião é apresentado pela primeira vez, há uma guerra civil se formando em sua psique. Três personalidades proeminentes estavam lutando pelo controle de seu corpo e mente. Cyndi é a terceira, pois a primeira e a segunda são respectivamente Jemail e Jack Wayne.

Jemail era era o líder do grupo terrorista que David matou quando criança. A mente de Jemail impressa na de David recebeu o controle de sua telepatia. Nessa época, a telepatia de David já superava a de Charles Xavier em diversos aspectos.

Jack Wayne possuía a habilidade de usar telecinese. Isso concedeu a Legião o poder de levitar, bem como de criar campos de força. Jack Wayne também usou seus poderes para controlar fisicamente o corpo de outras pessoas, de maneira semelhante à psicocinese.


Assim chegamos ao fim dessa lista, afinal, você conhecia essas personalidades? Qual delas achou a mais interessante? Diga nos comentários.