FILMES

25 momentos importantes na cronologia dos X-Men que os filmes não mostraram

Durante a história dos mutantes no cinema, nós vimos esses seres super-poderosos lutarem pela sobrevivência inúmeras vezes em seus filmes. De 1962, em X-Men: Primeira Classe, até o futuro distópico de 2023 em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, os X-Men precisaram ultrapassar diversos obstáculos na luta contra a extinção. Nessa história, há 25 momentos muito relevantes.


“25 Moments” foi um site criado pela Fox em abril de 2014 como parte da campanha de marketing para X-Men: Dias de Futuro Esquecido junto com o “trask-industries.com” e o “TheBentBullet.com”. Na forma de manchetes de jornal, o site revelava os 25 eventos mais significativos na história dos filmes dos mutantes desde 1962 (no final de X-Men: First Class) até o ano de 2018. O site revela informações sobre muitos eventos nunca vistos nos filmes e até explica a morte de vários personagens em filmes anteriores. Atualmente todos os sites estão fora do ar, mas o Universo X-Men separou o conteúdo deles e traduziu para vocês, confira:

Vale lembrar que essas coisas aconteceram na linha do tempo dos filmes que ainda NÃO havia sido alterada por X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

⊗ 1. Crise de mísseis cubanos – 1962
primeiro dos filmes, X-Men:  Primeira Classe

Um conflito de 13 dias que ocorreu entre os Estados Unidos da América e a União Soviética sobre o lançamento de mísseis americanos na Turquia e na Itália, com o consequente lançamento de mísseis soviéticos em Cuba. Foi orquestrado por Sebastian Shaw em uma tentativa de causar uma guerra nuclear que garantiria o domínio mutante na Terra.
“Durante um momento crucial na Guerra Fria, mísseis lançados perto de Cuba supostamente não funcionaram devido a um grupo não identificado com poderes inexplicáveis. “

⊗ 2. Erik Lensherr envolvido na morte do presidente Kenedy – 1963
Magneto de X-Men: Primeira Classe envolvido no assassinato de J F Kennedy

O assassinato de JFK foi causado por um mutante.

O mutante conhecido como Magneto está envolvido no assassinato de John F. Kennedy segundo uma testemunha que o viu na colina gramada. Magneto nega envolvimento direto, dando início ao movimento “Magneto Livre”.

Vale lembrar que durante o filme, é revelado que Kennedy na verdade era um mutante e Magneto tentou salvá-lo, não matá-lo.

⊗ 3. Charles Xavier abre a escola para jovens super dotados – 1965
Instituto Xavier para jovens super dotados antes de fechar

Xavier abre um internato particular com uma agenda oculta: garantir que os jovens mutantes tenham um refúgio seguro para estudar e desenvolver seus poderes com segurança.

“A Escola Xavier é um lugar seguro para a educação de mutantes”.


⊗ 4. As industrias Trask desenvolvem membros artificiais -1967

As próteses revolucionárias das Indústrias Trask mudaram a vida de milhões de pessoas.

O cientista Bolivar Trask revolucionou completamente o mundo criando próteses que se tornam membros artificiais gerados por DNA.

Esse ano é apontado como o ano da morte de Emma Frost, Azazel, Angel e Banshee. Possivelmente as próteses foram de alguma forma feitas utilizando DNA de mutantes.

⊗ 5. Silêncio sobre fitas sobre Nixon na Casa Branca apontam para escândalo – 1972
Bolivar Trask de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido trabalhando com o presidente Nixon contra mutantes

Trask e Nixon tiveram uma reunião secreta, onde as fitas do encontro foram convenientemente excluidas.

Investigadores do Congresso que buscam evidências de um relacionamento impróprio entre as Indústrias Trask e a Casa Branca de Nixon ficaram estarrecidos quando descobriram que 18 minutos e meio de uma reunião entre Bolivar Trask e o presidente Nixon foram completamente apagados.

⊗ 6. Industrias Trask anunciam o Programa Sentinela Mark I – 1973
Presidente Nixon falando sobre o projeto Sentinelas mostrado em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

O presidente Nixon dá as boas-vindas aos Sentinelas de braços abertos.

Por meio de um contrato de defesa com a administração Nixon, as Indústrias Trask começam a produção e implantação do Sentinel Mark I. Embora o projeto altamente financiado tenha elevado o nível das capacidades de segurança nacional, também resultou nos Estados Unidos se afastando do Padrão de Ouro (Sistema monetário que durou até o fim da primeira guerra).


⊗ 7. Xavier vai até Washington – 1975

Professor faz um apelo de forma privada aos políticos dos EUA por direitos básicos.

Charles Xavier comparece perante a Câmara dos Deputados dos EUA em uma sessão privada fechada, pedindo liberdade aos mutantes, incluindo integração e privacidade.

⊗ 8. Escândalo em Record Mundial – 1977
Mercúrio de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido batendo recordes mundiais

Peter Maximoff quebra 8 recordes mundiais gerando uma revisão da participação mutante no atletismo.

Oficiais de atletismo adotaram uma política de testes genéticos em parceria com as Indústrias Trask, na qual nenhum atleta portador do gene X mutante pode competir em eventos esportivos profissionais. Isso ocorreu após Peter Maximoff, o Mercúrio, quebrar 8 recordes mundiais em provas de corrida

⊗ 9. Ministro chama os Mutantes de “Maldição de Deus” – 1984
Ministro Bob Bell com comportamento semelhante ao do Reverendo Stryker em X-Men Deus Ama o Homem Mata

“A maioria humana” vê mutantes como uma maldição de Deus.

O popular ministro televangelista, Bob Bell, e sua organização, “A Maioria Humana”, defendem um forte movimento anti-mutante. Entre seus princípios está a crença de que a doenças são a maldição de Deus para a integração mutante.


⊗ 10. Desastre nuclear de Chernobyl – 1986
Bebê Colossus da primeira trilogia dos X-Men com seus poderes despertos.

A União Soviética vê o surgimento de uma onda de “bebês mutantes” (младенцы-мутанты/mladentsy-mutanty)

A usina nuclear de Chernobil explodiu, causando um aumento de aparições de bebês mutantes prematuros por gerações.

⊗ 11. Protestos no Muro de Berlim – 1988

A Alemanha é a primeira nação a adotar políticas de segregação mutantes.
Alguns mutantes renegados derrubaram um trecho de um quilômetro do muro de Berlim em um ato de protesto, matando 23 pessoas e ferindo mais de 200. O protesto alarmou cidadãos da Alemanha Ocidental, gerando políticas anti-mutantes. O Muro de Berlim está de pé e a Alemanha Oriental foi designada como zona mutante.

⊗ 12. Evidências de DNA – 1989

O FBI reprime criminosos e mutantes.
Em parceria com as Indústrias Trask, o FBI revelou um método de uso de evidências de DNA em cenas de crime para identificar criminosos. Em paralelo, as Indústrias Trask também começou a construir um registro privado de mutantes a partir desse banco de dados de DNA, com planos de vender as informações para governos mundiais.


⊗ 13. Reforma da Africa do Sul – 1991

A África do Sul inaugura uma era de aceitação e igualdade, tornando-se um porto seguro para mutantes.
À medida que a conversa global sobre as relações entre humanos e mutantes cresce, a África do Sul orgulhosamente declara seu país um refúgio unificado para todos.

⊗ 14. Zapatistas se aliam com apoiadores de movimento mutante – 1994

A milícia de resistência Zapatista pede a ajuda de soldados mutantes.
A resistência Zapatista, auxiliada por lutadores pela liberdade mutantes, se envolveu em um conflito armado contra o governo mexicano no sul do México.

⊗ 15. Surto do mal da Vaca Louca – 1996

O teste do X-Gene nas Indústrias Trask levou a uma epidemia global.
Uma tentativa inicial de cura para o gene x falhou quando os testes em animais deram errado, causando uma doença generalizada comumente referida como Doença da Vaca Louca.


⊗ 16. Centro de detenção mutante da Baía de Guantánamo – 2001

As Indústrias Trask são parte integrante da construção e gestão secreta do centro de detenção da Baía de Guantánamo.
O governo dos EUA contratou as Indústrias Trask para construir o “Campo Raio-X” (Camp X-Ray) na Baía de Guantánamo, em Cuba. O campo é um centro de detenção para mutantes perigosos o suficiente para serem considerados ameaças à segurança nacional.

⊗ 17. Facções mutantes em guerra destroem a Ponte Golden Gate – 2006

O presidente trabalha com os X-Men para reconstruir a ponte e as relações com os mutantes.
Os laboratórios Worthington apresentaram uma vacina que afirma erradicar o gene X, levando a violentos levantes de facções mutantes que resultaram na destruição da Ponte Golden Gate. Reconhecendo a necessidade de melhorar as relações entre humanos e mutantes, o presidente nomeia Fera como embaixador na ONU.

⊗ 18. Estados Unidos ergue muro para fortificar a fronteira – 2008

Muro anti mutante impede mutantes de atravessar a fronteira dos EUA.
Os EUA erguem um muro de cerca de 3200 km ao longo da fronteira mexicana. Os políticos afirmam que a estrutura é uma medida necessária para a prevenção da imigração ilegal. Outros afirmam que o muro é um último esforço para conter a crescente população de mutantes rebeldes do México.


⊗ 19. Colar inibidor de poderes mutantes – 2009

Colar revolucionário prova que as habilidades mutantes podem ser suprimidas.
Depois de uma série de fugas de poderosos mutantes do Campo Raio-X, as Indústrias Trask desenvolveram um colar para inibir as habilidades dos mutantes.

⊗ 20. Indústrias Trask adquirem a escola Xavier para Jovens Super Dotados – 2010

O refúgio seguro para mutantes se torna um laboratório de testes para as Indústrias Trask.
A Escola para Jovens Superdotados de Xavier fechou. As Indústrias Trask transformam a mansão em um centro de pesquisa.

⊗ 21. Marcha na Mansão X – 2011

Mutantes protestam, alegando que não precisam de cura.
Para protestar contra a corrida armamentista de “cura mutante” de bilhões de dólares liderada pelas Indústrias Trask, Corporação Yashida e outras empresas farmacêuticas multinacionais, o movimento contra a desigualdade social “Occupy Wall Street” marchou da Mansão X ao Parque Zuccotti em Manhattan. Sentinelas atacaram o protesto pacífico de mutantes. No caos que se seguiu, Warren Worthington III, o mutante conhecido como “Anjo”, foi morto.


⊗ 22. Mutantes escapam de concentração das Indústrias Trask – 2012

30 mutantes foram resgatados dos campos de concentração de Trask que prende mutantes.
Clarice Ferguson, também conhecida como Blink, foi fundamental na fuga de 30 mutantes detidos para fora do campo de prisioneiros de Trask.

⊗ 23. Indústrias Trask anuncia o Mark X – 2013

A próxima geração do programa Sentinela promete uma contenção definitiva da ameaça mutante.
Respondendo à ascensão de rebeldes mutantes, os Laboratórios Trask revelaram a próxima geração em sua linha Sentinela – o Sentinela Mark X. Entre as muitas atualizações do novo modelo está sua capacidade de mudar de forma e se adaptar fisicamente aos ambientes.

⊗ 24. A morte de Hank McCoy – 2015

O mutante mais famoso por se integrar com sucesso à população humana foi assassinado.
Hank McCoy foi arrastado de sua casa e brutalmente assassinado por uma multidão furiosa de manifestantes, de maioria humana, do lado de fora de sua casa no estado de Nova York.


⊗ 25. Bishop cria a resistência mutante “Mutantes Livres” (Free Mutants) – 2018

Bishop forma a primeira organização militante de mutantes.
Bishop, um fugitivo do Campo Raio-X constrói uma rede global de resistência mutante chamada de “Mutantes Livres”.

Confira também os vídeos de divulgação de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido que apresentam os 25 momentos e as Industrias Trask para o público.


Você conhecia todos esses momentos das história dos mutantes? Diga nos comentários o que achou deles serem contados dessa forma.