FILMES

20 Curiosidades sobre X-Men: Dias de um Futuro Esquecido!

A Saga X-Men nos cinemas teve seus altos e baixos, filmes aclamados pela crítica, filmes massacrados e até mesmo odiados por alguns fãs fazem parte da franquia que já ultrapassou os 3 bilhões de dólares. Coube então a Bryan Singer, antes de todas as polêmicas envolvendo assédio, voltar a direção da franquia após 8 anos (quando saiu em 2004 e dirigiu “Superman: O Retorno”), para continuar seu trabalho não apenas honrando a antiga trilogia, como também dando continuidade à nova quadrilogia que se iniciava.



O resultado foi o sucesso de crítica e público, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, que além de sua qualidade cinematográfica inegável, nos brindou com diversas referências dentro e fora do cinema. Agora, 6 anos depois da sua estréia original nos cinemas, veja algumas curiosidades/suposições que encontramos no filme:

1 – O “X” no logo da Fox

Após tocar a sua clássica abertura exibindo o seu logo, a letra X da palavra Fox permanece um breve momento a mais em tela do que as outras letras, não só em Dias de um Futuro Esquecido, como em todos os outros filmes da franquia mutante. Esse no entanto, é um fato que provavelmente não poderá ser visto nos próximos filmes com exceção de Novos Mutantes, afinal, imagina-se que a partir de agora, os únicos logos apresentados nos longas dos filhos do átomo sejam o da Disney e o da Marvel.

2 – Os campos de concentração

Tanto na HQ que dá nome ao filme, quanto na adaptação da série animada, vemos uma clara referência aos centros de confinamento militar usados para prender prisioneiros políticos ou de guerra, esses centros são principalmente conhecidos pelas atrocidades causadas a judeus e outras pessoas durante o período nazista. No filme, os campos são representados com mutantes presos, aglomerados e andando em filas, seus poderes contidos por colares inibidores e em seus rostos a letra M de mutante foi gravada para que pudessem ser identificados.



3 – Um possível Nate Grey?

Também no início do filme, podemos ver um jovem de aproximadamente 13 anos com olhos azuis e uma distinta mecha branca em seu cabelo, a reação dos fãs foi automática: “Este garoto é Nate Grey”, o que ninguém sabia, é que Alexander Felici Arya possui sua própria “mutação”, ele é portador da síndrome de Waardenburg, que no caso do garoto, fez com que ele nascesse com a íris do olho bem azul, além da mecha branca no cabelo. Infelizmente não houveram confirmações se a intenção da produção foi realmente representar o filho de Jean Grey e Scott Summers, ou apenas coincidência.

4 – Kitty e Bishop

O filme começa com urgência e na primeira cena de batalha Kitty foge com Bishop, é possível ver que a mutante prende sua respiração para atravessar os objetos, isso por si só já é uma referência, já que Lince Negra não consegue respirar enquanto utiliza seus poderes. Na HQ Dias de um Futuro Esquecido, quem volta no tempo ao invés de Wolverine é Kitty Pryde (Lince Negra), já na série animada, é Lucas Bishop (Bispo). Segundo a linha do tempo do cinema, seria impossível que um dos dois exercesse este papel, pois nenhum deles havia nascido. Sendo assim, Kitty foi representada ganhando uma mutação secundária e enviando as pessoas para o passado e Bishop foi o primeiro a viajar no tempo durante o filme.

5 – Quarto do Wolverine

Quando Logan volta no tempo, ele acorda desnorteado num quarto desconhecido e está completamente nú, essa é uma referência ao filme “Exterminador do Futuro”, que por sua vez, parece ter sido se inspirado na HQ de ‘Dias de um Futuro Esquecido’. Ainda no quarto do Carcaju, conseguimos perceber a decoração toda em amarelo e marrom, que são cores características do personagem, na parede também é possível ver 3 espadas de samurais e um quadro do monte Fuji, talvez como possíveis referências a HQ “Eu Wolverine” e aquele que na época era o filme solo mais recente do mutante, “Wolverine Imortal”.



6 – Recrutas

Quando Mística invade a base de Saigon, a mutante salva 4 recrutas, um deles obviamente já é alguém conhecido visto que apareceu no filme anterior X-men: Primeira Classe, o irmão de Scott Summers, Alex Summers, também conhecido como Destrutor (Havok). No entanto, há outros três mutantes que chamam bastante atenção, eles são: Os Groxo (Toad), Tatuado (Ink) que também aparece em sua versão mais velha no campo de concentração no início do longa, o último mutante porém, tanto seus poderes quanto sua identidade permaneceram um mistério, pois o mutante desconhecido foi creditado apenas como “Soldado Mutante”.

7 – “Fuck off” 

Se nós voltarmos 10 anos na cronologia do filme, encontraremos Charles Xavier e Erik Lehnsherr montando sua equipe de jovens aprendizes lá em X-Men: Primeira Classe, em certo momento, eles encontram com Wolverine que os dispensa de forma bem rude mandando um “vão se foder” (go fuck yourself). Em Dias de um Futuro Esquecido, a pessoa que necessita de ajuda é Logan, e se recordando do ocorrido, Charles Xavier não perde a oportunidade de repetir o tratamento ríspido, o ator James McAvoy no entanto, improvisa e ao invés de dizer as exatas palavras, ele diz “fuck off”, que é apenas uma outra forma de dizer a mesma coisa no final das contas.

8 – Autópsias

 

Tentando descobrir uma maneira de atingir Bolivar Trask, Mística invade seu escritório e lá, encontra um relatório de autópsias e descobre que tanto Azazel quanto Angel, que se tornaram seus companheiros ao final de X-Men Primeira classe, não apenas foram mortos, como também foram submetidos a diversos testes cruéis. Nas HQs, Mística e Azazel tiveram um relacionamento que gerou o mutante Noturno, o roteirista Simon Kinberg no entanto, revelou que embora não tenha concluído a ideia, pensou em fazer Mística e Azazel como pai e filha.



9 – Família de Mutantes

Quando em dúvida sobre como invadir o pentágono, Wolverine conta a Charles e Hank que ele conheceu alguém que podia fazer o trabalho, os mutantes então visitam a residência Maximoff para encontrar “Peter”. Nos quadrinhos inicialmente, a família Maximoff era composta por Magda a mãe, por Wanda (Feiticeira escarlate) e Pietro (Mercúrio), que no filme teve seu nome trocado por questões de direitos autorais. Ao salvar Erik no pentágono, Mercúrio diz ao vilão Me disseram que você pode controlar metal, minha mãe conheceu um cara que fazia isso.” isso porque Erik Lehnsherr (Magneto) seria pai dos gêmeos Maximoff, no entanto, a Marvel Comics “revelou” que ele não é, e que os gêmeos nem mutantes são (entenda clicando aqui).

10 – Música, TV e videogame

Como em qualquer filme de época (bem feito, é bom ressaltar), a ambientação e a trilha sonora é uma parte bem importante no andamento da história, em DOFP isso não é diferente, a influência da música pode ser vista com “Time in a bottle” música bem famosa dos anos 70, com o estilo de vestimenta de Peter (Mercúrio) com suas roupas extravagantes (incluindo sua camiseta da banda Pink Floyd), ou até mesmo no roteiro, quando Magneto respondendo uma pergunta do adolescente diz: “Eu não conheço caratê, mas conheço malucos”  (i don’t know karatê, but i know crazy) em referência à música The Payback de James Brown.

Na parte dos videogames, vemos Peter jogando “Pong”, que é um dos jogos mais importantes da história dos videogames, o primeiro jogo realmente lucrativo que acarretou na criação da empresa Atari.

Já na parte da TV, enquanto Hank (Fera) trabalha, é possível assistir uma cena de um episódio de Star Trek (Jornada nas estrelas), série essa que Patrick Stewart, nosso eterno professor Xavier atuou, o episódio “The Naked time” envolve não por coincidência, viagem temporal, além disso, quem resolve os problemas encontrados nesse episódio é o “Dr. McCoy” que tem o mesmo sobrenome do mutante Fera .



11 – Todos Mortos

Além dos já citados Azazel e Angel, enquanto discutia com Charles, Erik cita Emma Frost e Banshee como mortos: “Angel, Azazel, Emma, Banshee…Irmãos e irmãs mutantes, todos mortos!”. Contudo, ao contrário dos dois primeiros, os corpos de Emma e Banshee não foram mostrados.

12 – Luta pela liberdade

 

Na sala em que Bolivar Trask está exibindo seu novo dispositivo localizador de mutantes, bem na porta é possível ver a pintura “La Liberté guidant le peuple” que foi um símbolo da revolução francesa em 1830. Mística lutando pela salvação de seus companheiros mutantes é a referência dessa cena, “A liberdade guiando o povo”.

13 – Um militar conhecido

 

Em uma conversa com o Stryker, Bolivar Trask pergunta: “Quantos anos o seu filho tem, Bill?”, Stryker responde: “O Jason? Vai fazer 10”, um pouco antes enquanto confrontava Mística pela primeira vez na base de Saigon, é possível ler o nome do major em sua “dog tag” (corrente militar), William Stryker Jr. Sendo assim, é possível concluir que o major Bill, é filho de William Stryker de X-men: Primeira Classe e pai de Jason (Mestre Mental), mutante que é confrontado em X-men 2, o mesmo homem que inseriu o metal adamantium em Wolverine.



14 – Referência a outros filmes

Mística deslizando pelo chão, o corredor do cérebro, magneto de sobretudo, chapéu e óculos, as esferas que ele controla, Wolverine se sentindo estranho ao passar pelo detector de metais que não apita, além de seu terror em estar voando. Tudo para mostrar ao público que Bryan Singer ainda lembrava de como foram seus filmes feitos 14 anos antes de Dias de um Futuro Esquecido.

15 – Objetos guardados

 

Magneto antes de invadir a casa branca, sai em busca de seu capacete, lá além do objeto buscado pelo mutante, podemos ver a moeda com que ele matou Sebastian Shaw, as asas de Angel Salvadore e o uniforme destruído de Alex Summers (Destrutor).

16 – Metal no corpo

 

Quando Wolverine tenta impedir as ações de Magneto, o mutante insere vigas de ferro no corpo do X-man para poder controla-lo, toda a ação que é feita de forma cruel e dolorosa, é uma referência a marcante HQ Atrações Fatais, em que Magneto remove todo o adamantium do corpo do Carcaju a sangue frio.



17 – Kitty e Colossus

 

Não podemos afirmar com certeza, mas com a alteração no tempo, Vampira e Bobby permaneceram como um casal como mostrado ao fim do filme, vemos também em uma sala de aula, Kitty e Colossus como professores, talvez como uma insinuação de que eles se tornaram um casal assim como nos quadrinhos.

18 – En Sabah Nur

 

Ao fim do filme após longos créditos, em uma colina um mutante azul com poder de telecinesia é exibido criando uma pirâmide possivelmente no Egito, abaixo dele, uma quantidade enorme de pessoas entoam um chamado, eles clamam por En Sabah Nur, o mutante que então viria a se tornar Apocalipse (interpretado por Oscar Isaac), e atrás dele ao horizonte, 4 sombras que representam os Cavaleiros do Apocalipse que são mostrados nos quadrinhos como uma referência bíblica.

19 – Cameos

 

Anna Paquin (Vampira), Kelsey Grammer (Fera), Famke Janssen (Jean Grey) e James Marsden (Ciclope) aparecem vivos no final do filme mostrando algumas alterações no tempo. Anna Paquin no entanto, é uma participação apenas na versão cinematográfica do filme, pois a versão estendida do longa chamada de “Edição Vampira” mostra o arco da personagem que foi cortado na época.

Len Wein, criador do Wolverine e o renomado quadrinista Chris Claremont aparecem na conferencia quando Bolivar Trask propõe o programa sentinela.

Bryan Singer, diretor do filme aparece como um cinegrafista amador filmando o confronto entre fera e magneto.

Mística se transforma em Newton Thomas Sigel que trabalha na produção do filme em um breve momento enquanto persegue Trask para mata-lo.



20 – Uniformes

A princípio, os uniformes parecem bem diferentes da obra inspirada, mas se repararmos bem, alguns dos uniformes de X-men: Dias de um futuro esquecido fazem referência a algumas versões de suas contrapartes nos quadrinhos, como por exemplo, o casaco do homem de gelo e sua calça com uma joelheira com um X, ou como o estilo de cabelo e os óculos de Scott.

Wolverine e Tempestade também não ficaram de fora; No caso do Carcaju, apesar de estar sem a máscara, Hugh Jackman finalmente vestiu as características cores amarelo, azul e preto. Já Halle Berry, apareceu com um cabelo bem curto e um uniforme que remetia a HQ Era do Apocalipse.

Estas foram todas as referências encontradas por nós, não podemos afirmar com toda certeza que todos itens citados foram propositais, nem que estes são todos, são apenas os que nós encontramos. Se você deseja corrigir, ou conhece algo que passou despercebido, diga nos comentários.