FILMES

Os 10 Easter Eggs e referências mais legais dos filmes dos X-Men

A franquia X-Men possui no cinema durou 20 anos, o que significa que certamente tivemos inúmeros filmes para acompanhar. Isso também significa, que os produtores e diretores da Fox tiveram 14 filmes para fazer referências aos quadrinhos. Recentemente, na série Ms Marvel tivemos uma referência aos mutantes, pensando nisso, nós reunimos 10 dos melhores easter eggs ou referências presentes nos filmes dos X-Men.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários. Visto que os filmes também possuem referências a outras franquias como Star Trek e Star Wars, é importante também mencionar que esse tipo de easter egg não é nosso foco, esse não é um post de curiosidades. Escolhemos apenas os easter eggs relacionados aos próprios X-Men que apontam para outros filmes da equipe, desenhos ou quadrinhos.


⊗ 1. “Fera” dando carona para Vampira – X-Men: O Filme

Quando Vampira foge de casa após ferir o namorado com um beijo, ela acaba conseguindo uma carona em um caminhão antes de encontrar com Wolverine. A grande maioria do público pode pensar que o caminhoneiro não passa de um figurante comum, mas ele é na verdade uma participação especial do filme. Isso pois o interprete do caminhoneiro é um ator chamado George Buza.

George Buza é alguém muito familiar a franquia X-Men, pois ele da voz ao mutante Fera em X-Men: A Série Animada e também no jogo de videogame X-Men: Mutant Academy 2. Além disso, ele é a voz de Colossus em Marvel vs. Capcom 2 e em X-Men: Children of The Atom, jogo que ele também dá voz a Fanático, Ômega Vermelho e Magneto.

Esse é um easter egg muito legal justamente porque demonstra o quanto X-Men: A Série Animada se tornou referência quando se fala de mutantes.


⊗ 2. Nomes nos computadores – X-Men 2

Em determinado momento de X-Men 2, Mística invade o computador de Stryker, lá ela descobre que o vilão está replicando a máquina Cérebro de Charles Xavier. Acontece que essa não é a única coisa que ela descobre, visto que podemos perceber que o militar está fazendo experiência com inúmeros mutantes. Mutantes esses muito conhecidos pelo público.

Primeiro é possível ver alguns projetos e experiências que foram apresentadas nos quadrinhos: Ilha Muir, Omega Red, Widewake/Sentinelas. Além disso, também vemos os nomes de inúmeros mutantes, dentre eles: Franklin Richards, Míssil e Escalpo (Guthrie), Samurai de Prata (Harada), Gambit (Remy), Artie (Maddicks), Homem Múltiplo (Madrox), Karma (Mahn), Mercúrio e Feiticeira Escarlate (Maximoff), Proteus (McTaggart) e por fim, Miragem (Moonstar). Garrison Kane é um meio-ciborgue que fez parte de uma equipe do Cable.

Ler esses nomes na época e entender que os produtores conheciam esses personagens e que eles poderiam aparecer no futuro foi algo muito legal. É interessante notar que a maioria deles apareceram nos filmes futuros.


⊗ 3. Referência aos outros membros da Primeira Classe – X-Men 2

Nos quadrinhos, a Primeira Classe se trata dos 5 membros originais dos X-Men, Jean Grey, Ciclope, Homem de Gelo, Fera e Anjo. O primeiro filme em que esses 5 aparecem é em X-Men: O Confronto Final, onde temos a introdução do Fera de Kelsey Grammer e do Anjo de Ben Foster. No entanto, a Primeira Classe esteve “reunida” na forma de easter egg em X-Men 2.

Durante a cena do bar, onde Mística seduz o guarda da prisão de Magneto, na TV, podemos ver alguém dando entrevista, é o Dr. Hank McCoy , aquele que futuramente seria o mutante Fera. Posteriormente, quando Wolverine entra no local onde o projeto Arma X ocorreu, também é possível ver as radiografias de outros mutantes. No canto direito, vemos o Raio-X de uma asa mutante, uma referência ao Anjo. Essa mesma radiografia inclusive, pode ser vista numa cena deletada na exposição onde Jubileu mostra seus poderes.


⊗ 4. A Fênix – X-Men 2

Ao final do filme temos uma das cenas mais marcantes de toda a franquia. Ao perceber que não conseguiria controlar seus poderes ocultos, Jean Grey escolhe morrer ao invés de contemplar a possibilidade dela machucar seus amigos pela falta de controle. Assim, deixando os X-Men completamente desesperados, Jean Grey morre.

Na última cena do filme, vemos no lago uma sombra, que parece ter o formato de uma ave de fogo, assim os fãs perceberam que a Fênix seria o enredo do próximo filme. Acontece, que originalmente, aquela era apenas a sombra do Pássaro Negro, o Jato dos X-Men, que passaria pelo lago. Numa decisão muito acertada, a produção optou por remover o jato da cena, deixando apenas a sombra, fazendo assim a referência a Fênix que os fãs precisavam.

Vale apontar também, que Jean em X-Men 2 utilizava um colar com um pingente de Fênix, além de ter uma Fênix estampada nas costas de sua jacketa


⊗ 5. Familia Mutante – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Quando em dúvida sobre como invadir o pentágono, Wolverine conta a Charles e Hank que ele conheceu alguém que podia fazer o trabalho, os mutantes então visitam a residência Maximoff para encontrar “Peter”. Nos quadrinhos inicialmente, a família Maximoff era composta por Magda a mãe, por Wanda (Feiticeira escarlate) e Pietro (Mercúrio), que no filme teve seu nome trocado por questões de direitos autorais. Nessa cena há um easter egg de algo que seria aproveitado no futuro.

Ao salvar Erik no pentágono, Mercúrio diz ao vilão Me disseram que você pode controlar metal, minha mãe conheceu um cara que fazia isso.” isso porque Erik Lehnsherr (Magneto) seria pai dos gêmeos Maximoff, isso pelo menos antes do retcon que mudou tudo.

Esse é um easter egg bastante interessante, justamente por fazer referência a algo que na época dos quadrinhos era um fato. Nessa cena, o roteiro apresentou a possibilidade de explorar a paternidade de Mercurio e Magneto. Infelizmente, essa oportunidade foi completamente desperdiçada, visto que nos 20 anos seguintes (X-Men: Apocalipse e Fênix Negra) os 2 mal interagem.

Vale também mencionar, que na versão estendida (Edição Vampira) do filme, a mãe de Mercúrio diz a sua filha mais nova: “vá lá para cima incomodar sua irmã” e a menina responde: “mas é ela que me incomoda”. A palavra utilizada em inglês é “bugs” que serve para incomodar, mas também para assustar. Essa irmã que assusta a garotinha é Wanda, a Feiticeira Escarlate.


⊗ 6. En Sabah Nur – X-Men: Apocalipse

Ao fim do filme após longos créditos, em uma colina um mutante azul com poder de telecinesia é exibido criando uma pirâmide possivelmente no Egito, abaixo dele, uma quantidade enorme de pessoas entoam um chamado, eles clamam por En Sabah Nur, o mutante que então viria a se tornar Apocalipse (interpretado por Oscar Isaac), e atrás dele ao horizonte, 4 sombras que representam os Cavaleiros do Apocalipse que são mostrados nos quadrinhos como uma referência bíblica.

Essa cena pós créditos é uma das referências mais legais da franquia. Em 2014, quando X-Men: Dias de um Futuro Esquecido foi lançado, a maioria dos fãs sequer sabiam que na sequência, o vilão seria Apocalipse. Desse modo, os fãs que tinham conhecimento do nome original do mutante, se surpreenderam não apenas com sua presença, mas também com os seus poderes e com o fato dele estar acompanhado pelos 4 Cavaleiros.

Infelizmente, o resultado não foi tão agradável assim, porém, é inegável que a cena pós créditos é incrível.


⊗ 7. Cristal – X-Men: Apocalipse

Uma das maiores decepções que a franquia causou para os fãs é o fato deles terem deletado a tão esperada cena do shopping. Nela, os jovens X-Men interagem e se divertem em um shopping, incluindo uma cena com referência a Jubileu de X-Men: A Série Animada. Embora Bryan Singer e sua equipe tenham optado por deletar essa cena, pelo menos nós tivemos a chance de assisti-la nas extras do DVD, acontece que nem mesmo lá ela estava completa. Aqui temos um easter egg incrível que nós sequer tivemos a oportunidade de conferir nem mesmo em cenas deletadas.

Durante o período de divulgação de X-Men: Apocalipse, diversas imagens foram liberadas. Uma delas mostra Ciclope segurando um disco de vinil da popstar mutante, Cristal. O disco se trata do album “Sounds of Light and Fury”, album da artista cuja capa é mostrada na vigésima nona edição do quadrinho solo da mutante.

No final das contas, Cristal acabou tendo uma aparição em X-Men: Fênix Negra, uma aparição que é tão curta, que poderia ser chamada de participação especial.


⊗ 8. Stan Lee, Chris Claremont e Len Wein – Dias de um Futuro Esquecido e Apocalipse

Para esse item, juntamos cameos de dois filmes diferentes, pois são referências aos maiores dos quadrinhos dos X-Men. A aparição de Stan Lee nos filmes da Marvel era algo extremamente comum quando ele estava vivo. Não só isso não era exclusividade do MCU, como também não foi exclusividade de X-Men. Lee já havia aparecido no filme do Incrível Hulk dos anos 80 e chegou a gravar uma cena que acabou deletada do filme Blade de Wesley Snipes. No entanto, a franquia X-Men não se conteve em colocar apenas Stan.

Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Stan Lee faria sua participação mas devido a complicações acabou não podendo ir gravar sua cena. No entanto, durante a reunião do comitê do Senado, temos dois quadrinistas tão importantes quanto, Chris Claremont e Len Wein. Claremont dispensa apresentações, criador de inúmeros mutantes, o lendário escritor foi o co-roteirista de arcos icônicos como Fênix Negra, Dias de um Futuro Esquecido e Deus Ama o Homem Mata. Len Wein por outro lado, foi aquele que iniciou um trabalho que Claremont aperfeiçoaria. Ao lado de Dave Cockrum, Wein criou a inesquecível Giant-Size X-Men #1, HQ que transformou os X-Men no sucesso que é atualmente. Nela ele co-criou personagens como Noturno, Tempestade e Colossus.

Já aparição de Stan que vale a pena citar, é a do filme seguinte, visto que ele não pôde aparecer em Dias de um Futuro Esquecido, em X-Men: Apocalipse tivemos aquela que ele disse que foi a mais especial. Isso porque a participação de Lee no filme foi junto de sua esposa, Joan Boocock Lee.


⊗ 9. Senhor Sinistro – X-Men: Apocalipse

Embora seja um incrível fanservice, a cena do Wolverine em X-Men: Apocalipse parece um pouco desconexa com o resto do filme. Afinal, o projeto Arma-X era algo que já havíamos visto em outros filmes. A cena pós-créditos do longa no entanto, é amarrada nessa cena e é um prenúncio para o filme Logan e também para Novos Mutantes.

A instalação abandonada da Arma X é infiltrada por uma equipe paramilitar que começa a recuperar todos os dados sobre a pesquisa de mutantes de Wlliam Stryker em nome de uma empresa chamada Essex Corporation. Essex é o sobrenome de Nathaniel Essex, o Sr. Sinistro, antigo vilão dos mutantes. Utilizar uma cena pós créditos para anunciar a presença de um vilão clássico é sempre algo bom. Infelizmente, Sinistro não é o vilão principal de Logan, mas em Novos Mutantes há a confirmação de que foi a empresa dele que causou os problemas de ambos os filmes.


⊗ 10. Cemitério – Novos Mutantes

No filme Novos Mutantes, há um cemitério misterioso no terreno do hospital. Cemitério esse, que inclusive aumenta a sensação sinistra do hospital e complemente o clima de filme de terror que o Diretor Josh Boone buscava atingir com o longa. É justamente nesse cemitério que temos referências aos quadrinhos dos X-Men.

As sepulturas são simples, sem e marcadas apenas com números em vez de nomes, indicando o quão descartáveis o mundo vê os mutantes. Rahne e Dani se deitam em frente a uma dessas sepulturas para observar a chuva e, ao fazê-lo, podemos ver ela esta está marcada com o número “137”. Lançada em 1980, Fabulosos X-Men #137 foi o fim da famosa “Saga da Fênix Negra” que apresentou a “morte” de Jean Grey. No entanto essa não é a única edição referênciada.

133 corresponde a Novos Mutantes, Volume 1, #33. Nesse quadrinho, Karma possui a maior parte da equipe e Magia é forçada a bolar um plano para salvá-los. Por coincidência ou não, no filme, Magia se vê forçada a lutar sozinha contra o Urso Místico antes que a equipe a ajude. Já o número 138 é referente a edição #38 da HQ da equipe, cuja capa mostra a equipe em seus próprios túmulos.


Afinal, você conhecia todos esses easter eggs e referências? Quais deles são os seus favoritos? Diga o que pensa nos comentários.