GAMES

Conheça o jogo cancelado dos X-Men só com personagens femininas

Apesar da representatividade feminina sempre ter marcado presença nos quadrinhos dos X-Men por décadas, ela não tem sido tão proeminente em adaptações para outras mídias, incluindo videogames. Embora as mulheres dos X-Men tenham aparecido em muitos jogos, elas não receberam o destaque que, o por exemplo, o Wolverine continua a desfrutar.


Um jogo de Mega Drive/Sega Genesis estava pronto para mudar isso. Programado para ser lançado durante o começo do auge do console, ele teria dado destaque as personagens femininas mais icônicas dos X-Men dos anos 90. Infelizmente para os fãs, o projeto se juntou à legião de jogos de quadrinhos cancelados.

Conheça o jogo cancelado dos X-Men só com personagens femininas

X-Women: The Sinister Virus era para ser o último de um trio de jogos dos X-Men lançados para o Sega Genesis. O jogo anterior, X-Men, tinha o estilo padrão de 16 bits, e mostrava o clássico dos X-Men contra seus vilões, enquanto na sequência, X-Men: Clone Wars, focava na batalha dos X-Men contra a Falange. A sequência diminuiu a notória dificuldade do primeiro jogo, que incluiu a eliminação de um medidor de resistência para poderes mutantes, e contou com gráficos impressionantes para a época. Também aumentou o número de personagens jogáveis, incluindo Psylocke como uma personagem jogável.

X-Women parecia ir em uma direção diferente de seu antecessor. A história tiraria os X-Men masculinos de ação, graças a um vírus desenvolvido pelo Sr. Sinistro. As mulheres da equipe precisariam encontrar as amostras restantes para desenvolver um antídoto. Em vez de apresentar uma grande variedade de heroínas mutantes, o jogo iria focar em um trio de mutantes icônicas que foram destaque na série animada dos anos 90: Tempestade, Jean Grey e Vampira.


A Sega contratou a Clockwork Tortoise para desenvolver o jogo. O trabalho anterior dessa equipe incluía um jogo da DC Comics,The Adventures of Batman & Robin, tinha uma reputação por sua dificuldade brutal. Seus controles, gráficos e batalhas de chefes receberam elogios, tornando-os uma escolha obvia para cuidar do jogos das mutantes.

X-Women tinha lançamento para o outono de 1996, ao lado de jogos como Vectorman 2 e Sonic 3D Blast. O jogo foi anunciado em revistas de videogame. Um vídeo promocional na E3, a mais importante feira internacional dedicada a jogos eletrônicos, é considerado é a única filmagem conhecida do projeto. 

O jogo foi adiado duas vezes, primeiro para dezembro de 1996 e depois para janeiro de 1997, antes de ser cancelado. John Pedigo, que co-produziu o jogo X-Men: Grandmaster’s Legacy antes de produzir o finado projeto das mutantes, disse que o trabalho sobre a arte e a música tinha sido concluído, mas nenhum nível foi terminado.


Em uma entrevista, Pedigo se culpou pelo cancelamento do jogo, que ele era muito amigável com a equipe da Clockwork Tortoise para manter o desenvolvimento do projeto nos trilhos. Após o cancelamento do jogo, a Clockwork Tortoise acabou fechando devido a problemas internos. Isso incluiu a aposentadoria do programador principal John O’Brien, que foi creditado com as inovações gráficas do já citado jogo do Batman & Robin.

Com a indústria em transição para a era dos 32 bits, X-Women silenciosamente caiu no esquecimento. Até agora, os fãs terão que se contentar com a duologia de X-Men Legends, que é franquia de games dos mutantes com mais destaque feminino. Porém, quem sabe a Marvel Games ressuscite o conceito em um projeto para acompanhar o jogo do Wolverine da Insomniac.

Fonte: CBR