QUADRINHOS

Descubra como foi cada uma das várias mortes do Professor X

Quando relacionamos as palavras “morte” e “X-Men“, a maioria das pessoas pensam em Jean Grey, afinal, a telepata teve várias mortes bastante marcantes. No entanto, se tratando de várias mortes, há alguém que ultrapassa Jean facilmente. Durante os quase 60 anos dos X-Men nos quadrinhos, Charles Xavier morreu e retornou tanto quanto. Hoje você poderá descobrir como foi cada uma das mortes do Professor X.


⊗ Mentirinha

“Não é farsa, não é sonho, nem uma história imaginária. Isso é para valer!”. Essa é a frase escrita na capa de Fabulosos X-Men #42, HQ que prometia “A morte do Professor X”. Nessa edição, os X-Men enfrentaram o vilão Grotesco, o último sobrevivente de uma raça de pessoas do subterrâneo conhecida como Gortoquianos. Os Gortoquianos pretendiam invadir a superfície, mas antes que isso acontecesse, foram exterminados por uma máquina que produziu um teste nuclear. Embora quase todos os Gortoquianos morreram devido a radiação, ela transformou o príncipe Gor-Tok em um ser extremamente forte e praticamente invencível. Assim, o príncipe jurou se vingar da superfície usando a mesma máquina para destruir o planeta Terra.

Durante o confronto com Grotesto, o vilão chega a conseguir ligar a máquina, mas Charles dá um jeito de destruí-la, matando a si mesmo e Grotesco no processo.

No entanto, Fabulosos X-Men #65 revelou que o homem que morreu não era realmente Xavier. Em vez disso, era Morfo, um vilão que já havia enfrentado o time, mas se arrependeu. Morfo estava sofrendo de uma doença terminal e pediu ajuda de Xavier para se redimir em seus últimos momentos de vida. Charles pediu para que o mutante se transformasse nele e liderasse os X-Men enquanto Xavier se preparava para enfrentar a invasão alienígena da raça Z’nox. Durante a batalha contra Grotesco, Morfo se sacrificou para salvar o planeta.


⊗ Hospedeiro alienígena

Durante a saga da Ninhada, os X-Men tiveram grandes problemas para enfrentar essa raça alienígena. Acontece que a reprodução desta espécie é assexuada ocorrendo com a implantação de um ovo no interior de um corpo hospedeiro. Quando o ovo se torna um embrião, o processo altera a personalidade do hospedeiro tornando-o suscetível ao controle da rainha da Ninhada. Ao fim do desenvolvimento do embrião, o hospedeiro é transformado em um membro da Ninhada possuindo as mesmas características da espécie. Infelizmente, um ovo da rainha foi inserido no corpo de Charles Xavier.

Devido a essa circunstância, o corpo original do telepata pereceu em Fabulosos X-Men #167, quando ele foi transformado e a Rainha assumiu o controle de seu cérebro. Felizmente, a tecnologia Shi’ar foi capaz de salvar a vida de Xavier transferindo sua mente para um corpo clone saudável. Isso também permitiu que Xavier recuperasse o uso de suas pernas.


⊗ Assassinado pelo filho

A HQ “A Busca de Legião” traz David Haller, filho de Charles Xavier em uma aventura para tentar realizar o sonho do pai. Legião acreditava que para que a harmonia entre humanos e mutantes fosse finalmente atingida, Magneto não podia existir. Assim, o mutante volta no tempo para matar Erik antes dele se tornar Magneto.

Os X-Men Tempestade, Homem de Gelo, Bishop e Psylocke também retornam no passado, pois são informados por Cable que uma alteração temporal desse nível causaria um desastre. Infelizmente todo o esforço da equipe para impedir David é inútil, Legião consegue derrotá-los e parte para matar Magneto. No entanto, quando David está prestes a dar o golpe final em Magneto, Xavier entra na frente e se sacrifica para salvar Erik, morrendo no processo. A morte de Xavier altera a linha do tempo mudando a história, o que acaba causando a “Era do Apocalipse”.


⊗ Tiro “Mortal

Durante a saga Complexo de Messias, Xavier estava simplesmente no lugar errado na hora errada. Nessa saga, Bishop acredita que Esperança a Messias mutante na verdade traria a destruição ao invés de salvar os mutantes. Assim, ele passa toda essa saga tentando matar a filha adotiva de Cable. Durante um dos confrontos entre Bishop e os X-Men em X-Men V2 #207, Xavier toma um tiro na cabeça disparado por Bishop. Para seus alunos, parecia que Xavier havia morrido, mas seu corpo foi dado como desaparecido.

O destino de Xavier foi revelado nas duas edições seguintes, quando Exodus, os Acólitos e Magneto conseguiram juntos trazer Xavier de volta, visto que ele havia sofrido morte cerebral, mas seu corpo permanecia vivo. O cérebro de Charles foi reparado por Exodus, mas era necessário um estimulo mental, que foi feito por Sentinela Ômega e Magneto. Contudo, mesmo com o processo de restauração, não foi possível preservar as lembranças do mutante, assim Xavier perdeu a maior parte de suas memórias. O Professor passou meses reconstruindo sua identidade e restaurando seu relacionamento com seus alunos.


⊗ Morto novamente por um filho

Enquanto David Haller é o filho biológico de Xavier, Scott Summers, também conhecido como Ciclope, é o filho de consideração. Por anos, Ciclope foi o aluno mais leal de Xavier alimentando o sonho de harmonia com os mutantes tanto quanto próprio Professor. Mas em Vingadores Vs X-Men #11, Ciclope não era mais o mesmo. Possuído por um fragmento da Força Fênix, enquanto Xavier tentava convencer Ciclope a abrir mão de seus poderes, Scott o matou e se tornou a Fênix Negra.

Pouco depois, nos quadrinhos dos Vingadores, o cérebro de Xavier foi coletado pelo Caveira Vermelha, que o usou para ganhar poderes telepáticos. Após os X-Men derrotarem o vilão, eles recuperaram as pates do cérebro de Charles. Ao mesmo tempo, em Surpreendentes X-Men (2017) parte da consciência de Xavier foi atraída para o Plano Astral e posteriormente capturada pelo Rei das Sombras, que passou tempos o torturando. Eventualmente, Xavier conseguiu convencer Fantomex de que ele teria muito mais paz de espírito vivendo no Plano Astral. Assim, eles firmaram um acordo, o Professor saiu do Plano Astral e assumiu o controle de Fantomex adotando o codinome “X”.


⊗ Outra bala na cabeça

Com a chegada da Dinastia X e a explicação dos Protocolos de Ressurreição, morte se tornou algo quase banal dentro das revistas dos X-Men. Afinal, sempre que um mutante morre, há a possibilidade dessa pessoa ser ressuscitada em poucos dias. Desse modo, não houve nenhuma surpresa quando Charles morreu e retornou.

Até a primeira edição da nova revista da X-Force, Charles permanecia no corpo de Fantomex. Nessa edição, um grupo de terroristas conseguiu invadir Krakoa visando exterminar os mutantes. Diversos mutantes foram mortos nessa ocasião, incluindo Xavier, que tomou um tiro na cabeça. No entanto, na terceira edição da HQ, como já era esperado, Jean Grey conseguiu trazer o Professor X de volta. Assim, ele segue com seu plano de soberania mutante, até morrer novamente.


Chegamos ao fim dessa lista. Afinal, você conhecia todas essas histórias relacionadas a morte do Professor X?

Fonte: Marvel.com