FILMES

8 erros que a Fox cometeu com Emma Frost que a Marvel jamais pode repetir

Emma Grace Frost, também conhecida como “Rainha Branca”, é uma mutante telepata que possui um dos melhores desenvolvimentos dos quadrinhos dos X-Men. A personagem se tornou uma vilã e indiretamente responsável por inúmeras mortes, como um reflexo de sua infância triste e passado complexo. Posteriormente, a mutante se redimiu, se tornou uma X-Woman essencial para a equipe e hoje em dia é um dos pilares que mantem a mutandade prosperando em Krakoa. Nos filmes da Fox por outro lado, Emma Frost foi negligenciada, assim, uma das melhores personagens dos X-Men se mostrou apagada. Por isso, apresentando nosso oitavo texto da série, hoje temos 8 erros que a Fox cometeu com Emma Frost, que a Marvel jamais pode deixar se repetir no MCU.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Erro de Cronologia
Emma em X-Men origens Wolverine e Primeira Classe

Embora não seja um extremo sucesso de bilheteria, X-Men: Primeira Classe é o filme que reestabeleceu a confiança do público na franquia X-Men. Após seu lançamento, os fãs ficaram muito mais confiantes esperando o lançamento do sucesso de crítica e público, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. No entanto, o longa dirigido por Matthew Vaughn não possui apenas coisas positivas, isso porque foi justamente X-Men: Primeira Classe o filme que causou a maioria dos erros de cronologia da franquia. A presença de Emma no longa, é um deles.

O filme que traz a versão da telepata interpretada por January Jones se passa nos anos 60. No entanto, Emma Frost apareceu pela primeira vez na franquia como uma adolescente em X-Men Origens: Wolverine, interpretada pela atriz Tahyna Tozzi, filme ambientado nos anos 80. Algumas pessoas argumentam que “ela não é Emma Frost, mas sim Emma Silverfox”, mas a própria personagem diz o contrário na divulgação do filme que você pode conferir clicando aqui.

Esses erros de cronologia mostram uma falta de planejamento e de preparação, os produtores não sabiam para onde levariam o filme. X-Men: Primeira Classe foi planejado como um reboot, mas essa ideia foi descartada, com esse descarte, a produção deveria ter trabalhado para consertar qualquer tipo de erro de cronologia. Esperamos que quando Emma estrear no MCU, a Marvel trate ela com mais carinho.


⊗ 2. Roteiro ruim
Emma Frost na prisão

Se há uma coisa que todo fã de Emma Frost nos quadrinhos ama, é sua lingua afiada e rápida. Emma pode realmente possuir poderes incríveis, uma beleza estonteante e “o melhor corpo que o dinheiro pode comprar”. Mas é através de seus diálogos marcantes que demonstram toda a inteligência, sagacidade, humor ácido e personalidade altiva que a personagem realmente se tornou tão amada.

Infelizmente, nos filmes o roteiro individual da personagem não permite que essas características fiquem evidentes. Em X-Men Origens: Wolverine ela mal tem espaço. Já em Primeira Classe, há várias questões problemáticas com o roteiro da personagem que explicaremos nos itens abaixo, mas mesmo focando apenas nas linhas de diálogo, é um roteiro fraco. Grande parte das falas da personagem são complementos das falas de Sebastian Shaw. É estranho pensar que temos uma versão adulta de Emma Frost em um filme e não há nenhum diálogo onde ela diga algo surpreendentemente inteligente ou saia por cima em uma discussão, deixando alguém constrangido ou irritado.


⊗ 3. Desenvolvimento ruim
Sebastian Shaw e Emma

Nos quadrinhos, a mutante passou por muitos problemas de auto estima na infância. A pressão de viver em uma família abusiva e problemática fez com que ela fugisse, eventualmente se tornando dançarina no Clube do Inferno. Dentro da organização, iniciou um relacionamento com Sebastian Shaw e o ajudou na tomada do Circulo Interno, a qual se tornou Rainha branca. Então há os eventos envolvendo a tentativa de sequestro de Kitty e a lavagem cerebral em Jean Grey possuída pela Fênix. Após diversos outros acontecimentos, Emma passa a lecionar para mutantes em Genosha, estando presente no genocídio que matou mais de 16 milhões de pessoas. É nesse período que ela descobre sua mutação secundária, sua forma de diamante. A partir daí, Emma entrou de vez para os X-Men, ajudou Scott com sua terapia, tornando-o um mutante muito mais forte emocionalmente. Desde então, ela assumiu muitas responsabilidades em prol da mutandade.

A história da personagem é tão complexa, que é praticamente impossível fazer um bom resumo dela utilizando poucas linhas. O que significa que há muito material para se adaptar. Infelizmente os filmes não utilizaram nada dele, o que tornou a personagem muito mal adaptada. Nos filmes da Fox, Emma não é uma boa vilã, nem viveu o suficiente para ganhar sua merecida redenção. Sem falar que o fato dela estar presente nos anos 60, significa que não há interação dela com nenhum dos personagens que os fãs mais queriam ver Emma interagindo. Ciclope, Jean Grey, Kitty Pryde, Tempestade e Homem de Gelo são apenas alguns dos mutantes que tiveram suas vidas impactadas por Emma de alguma forma, mas não nos filmes.

É nessa relevância que a Marvel precisa focar quando finalmente adaptar Emma Frost para os cinemas.


⊗ 4. Comportamento subalterno
Emma pegando gelo para Shaw

Não há outra forma de dizer isso ao começar esse item. Em X-Men: Primeira Classe, Emma Frost, a Rainha Branca do Clube do Inferno é tratada como uma empregada. A cena em que Sebastian Shaw manda a mutante ir buscar gelo é simplesmente deplorável levando em conta tudo o que esperamos da personagem. Além disso, como já mencionado, grande parte das linhas de diálogo da telepata são apenas complementos dos diálogos de Sebastian, o que faz com que Emma não pareça independente. Ao final do filme, temos novamente a mutante se tornando subordinada de alguém, dessa vez de Magneto.

No item anterior, nós citamos que Emma se tornou dançarina do Clube do Inferno, em uma posição também subalterna. Acontece que isso só funciona, quando o público conhece o passado da personagem e o desenvolvimento dela. Levando em conta que a franquia não explora nada do passado da mutante, não é possível compreender o porque de uma mulher tão poderosa e segura de si se prestar a esse papel.

O que se espera de Emma Frost é uma mulher independente, pensando por si mesma, sem ficar servindo aos outros.


⊗ 5. Abordagem machista

Nos quadrinhos, a preocupação da telepata com sua aparência é tão grande, que em dado momento, ao não ter tempo suficiente para se vestir corretamente, ela passa a projetar na mente das pessoas uma imagem de como gostaria que elas a vissem vestida, deslumbrante é claro. Ela tem orgulho de sua beleza, justamente por isso gastou dinheiro para tornar-se tão atraente quanto gostaria de ser, o que significa que também tem orgulho em exibi-la. Esse orgulho é refletido em uniformes bastante provocantes. Acontece que uma coisa que não se pode esquecer, é que quadrinhos são feitos na maioria por homens, com o público majoritariamente sendo homens. Assim, há algumas coisas dos quadrinhos, incluindo a forma como mulheres são mostradas, que não ficam tão legais nas telas.

Em X-Men: Primeira Classe, além de Emma ser tratada sempre em posição subalterna, a mutante é constantemente exibida de forma sexual. Emma é uma telepata, qual a necessidade de se projetar mentalmente fazendo sexo com alguém, quando ela pode simplesmente controlar a mente dessa pessoa? Mas já que ela resolveu agir dessa forma, se ela projeta imagens na cabeça das pessoas, por que é que ela precisou ficar de sutiã nessa cena? Além disso, o filme está cheio de closes focados no decote da mutante, para não mencionar os momentos em que ela aparece apenas de sutiã, o que acontece mais de uma vez.

Colocar mulheres em filmes para realizar fantasias sexuais dos homens é algo bastante ultrapassado, embora seja algo que até mesmo a Marvel fez com Viúva Negra, esperamos que isso não se repita nos filmes dos X-Men sem que haja um bom propósito.


⊗ 6. Poderes mal utilizados

Emma Frost é uma telepata extremamente habilidosa, tanto que em alguns momentos dos quadrinhos rivaliza com Charles Xavier. Com esse poder, Frost pode projetar escudos, ocultar presenças, criar ilusões, absorver e transferir informações, se projetar no plano astral, inibir poderes, criar sensações diversas, curar traumas, paralisar e desmaiar pessoas, alterar e apagar memórias além de lançar rajadas psiônicas. Com sua mutação secundária, Frost possui a capacidade de transformar seu corpo em uma forma flexível de diamante orgânico, forma que aumenta sua força, durabilidade e estamina, além de conceder imunidade psíquica.

Parte dessas habilidades foram mostradas nos filmes em que Emma apareceu, a maioria delas em X-Men: Primeira Classe. Acontece que mesmo as habilidades mostradas, estão a quem das capacidades da mutante. Em um filme com dois telepatas do calibre de Emma Frost e Charles Xavier, espera-se uma batalha psíquica incrível e não Emma utilizando seus poderes para saciar os desejos sexuais de um general. Além disso, a forma de Diamante da telepata aumenta sua durabilidade, a forma com a qual ela é diminuída por Magneto, que consegue trinca-la com a menor facilidade beira ao ridículo.

Muitas pessoas também não gostam do design que os filmes apresentaram para a forma de diamante da mutante em nenhum dos dois filmes.


⊗ 7. Morte sem propósito

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é o filme da franquia favorito de grande parte do público. Não a toa esse é o primeiro filme dos mutantes com indicação a um Oscar, afinal, sua qualidade é imensa. Infelizmente, esse também é o longa onde há um dos diálogos mais decepcionantes em toda a franquia X-Men.

Angel, Azazel, Emma, Banshee. Mutantes, irmãos e irmãs, todos mortos. Incontáveis outros, usados como experimentos, massacrados!

Emma Frost, uma das telepatas mais poderosas do mundo foi morta em um diálogo entre Magneto e o Professor X. Sem informações, sem cenas de flashback, sem diálogos adicionais que indiquem como ela e os outros mutantes foram capturados. Tudo o que sabemos, é que as Sentinelas do futuro utilizam os poderes dela. A morte de Emma faz do final de X-Men: Primeira Classe completamente inútil. Seria muito melhor ter deixado a mutante presa para que pudesse aparecer em outro filme, ao invés de tê-la matado sem sequer mostrar como ela morreu. Uma morte pode fazer um roteiro muito mais interessante, mas somente quando ela possui um propósito, esse não foi o caso.


⊗ 8. Nenhuma relevância na saga da Fênix

Como citado anteriormente, Emma Frost tem papel relevante no Clube do Inferno durante a Saga da Fênix Negra nos quadrinhos. Assim, esperava-se que o erro de matá-la em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido fosse corrigido em X-Men: Fênix Negra, com o roteiro explicando que ela não estava morta. Contudo, a personagem foi mais uma vez negligenciada.

É importante lembrar que em X-Men: O Confronto Final, antes de Bryan Singer abandonar a direção, ele planejava utilizar a atriz Sigourney Weaver (Alien), para interpretar Emma Frost. O que significa que Emma deveria ter um papel importante no longa na época, mas acabou não dando certo. Segundo rumores recentes, Simon Kinberg, roteirista de X-Men: Fênix Negra, planejava utilizar o Clube do Inferno, mas devido a ordens superiores (após a compra da Disney), isso precisou ser alterado. Emma teria participação nessa primeira versão, tanto que há imagens conceituais da personagens feitas por Daniel Orlandi (imagem acima), que acabaram descartadas.

A produção dos filmes teve duas oportunidades de dar a Emma pelo menos um pouco da importância que ela merece na franquia. Ainda assim, essas duas oportunidades foram perdidas. Só nos resta esperar que a Marvel faça melhor uso da personagem.


Chegamos ao fim da nossa lista, afinal, você concorda com ela? Você gostou da forma como a personagem foi adaptada nos filmes? Diga o que pensa nos comentários.