QUADRINHOS

10 vezes em que Professor X manipulou seus alunos

Professor X parece um cara legal, mas ele já manipulou, mentiu e enganou várias vezes os estudantes que ele diz tanto proteger.


O sonho do professor X é o conceito fundamental dos X-Men. Ele acredita que mutantes e humanos podem viver lado a lado em paz, e ter mutantes ajudando ativamente a humanidade é o caminho principal para conseguir isso. Para isso, os X-Men trabalham para salvar vidas humanas e interromper as ações de atores antagônicos – sejam eles humanos ou mutantes.

Os X-Men percorreram um longo caminho desde a sua formação, e a nação mutante em Krakoa parece uma grande partida desse sonho. No entanto, esse sonho levou os X-Men por um longo tempo, e o Professor Xavier frequentemente mentia e enganava muitas vezes seus alunos para direcioná-los no caminho do seu sonho.

Aqui estão os 10 momentos mais críticos ​​em que o Professor X levou seus próprios alunos a o julgarem de mal a pior.


× 10. Rebaixar Kitty Pryde

Um ato bizarro e inútil de crueldade foi o tratamento do Professor X com Kitty Pryde após sua longa carreira nos X-Men. Pouco depois de formar os Novos Mutantes, ele rebaixou Kitty para fazer parte dos Novos Mutantes. Isso enfureceu Kitty e a deixou deprimida.

Kitty precisou provar de maneira dramática para aceitá-la de volta aos X-Men, mas esse castigo aparentemente sem sentido nunca foi verdadeiramente esquecido por Kitty.


× 9. Alterar a biologia do Magneto                       

Chamar Magneto de “Aluno” é quase uma “forçação de barra”, mas o Mestre do Magnetismo trabalhou com os X-Men por um tempo e foi enganado por Charles. Durante o tempo em que Erik esteve com os X-Men, Xavier e Moira Mactaggert aparentemente alteraram a biologia de Magneto, de modo que seu imenso poder não iria mais deteriorar sua mente como no passado.

Charles e Moira não haviam contado a Magneto sobre isso, e ele partiu dos X-Men e começou uma nova cruzada com seus Acólitos.


× 8. Lavagem cerebral em Namor

Foi recentemente revelado que Namor, foi um dos primeiros recrutas de Xavier em sua jornada para formar os X-Men. No entanto, Namor se mostrou mais instável e voluntarioso do que o Professor X era capaz de controlar. Depois de uma brutal batalha que deixou Xavier com medo de Namor, ele se removeu da memória de Namor.

Ele também implantou uma personalidade chamada “Tommy”, baseada em um amigo de Namor da Segunda Guerra Mundial para ajudar a manter Namor sob controle, mas isso mais tarde levou a um completo rompimento psicótico quando Tommy intensificou o conflito de Namor com o mundo da superfície.


× 7.  Formar os Illuminati

Xavier e Namor, juntamente com Homem de Ferro, Senhor Fantástico, Doutor Estranho e Raio Negro formaram os Illuminati para controlar o andamento do Universo Marvel das sombras. Eles mudaram o curso de vários eventos importantes das sombras e, para Xavier, culminou com o Hulk invadindo a Mansão X para sequestrar Charles.

Os Illuminati foram responsáveis ​​por atirar o Hulk no espaço e sua aterrissagem no selvagem planeta Sakaar. Os X-Men desconheciam completamente os Illuminati e suas ações até o ataque do Hulk.


× 6. Ser ausente com o Legião

Um dos maiores fracassos de Xavier é seu relacionamento com seu filho, David Haller, também conhecido como Legião. Além de ser um mutante incrivelmente poderoso e perigoso, Legião era filho de Charles e Gabrielle Haller.

Em defesa de Charles, ele nunca soube da existência de David até que Legião já era adolescente. No entanto, Charles ainda estava muito envolvido com a vida de David, e foi somente após o incidente da Era X que Charles parecia fazer qualquer coisa por seu filho.


× 5. Deixar seus alunos acreditarem que ele estava morto

Embora se possa argumentar que ele não tinha muito controle sobre isso, o professor Xavier deixou seus alunos acreditarem que ele estava morto depois de aparentemente ter sido morto pelos Irmãos Fenris. Na realidade, ele foi levado ao espaço para ser curado com a ajuda da tecnologia Shi’ar.

Ele foi capaz de controlar os X-Men com suas poderosas habilidades telepáticas, e até pensou em voltar uma vez antes de realmente fazê-lo. No entanto, ele sentiu que devia aos Piratas Siderais permanecer no espaço por mais tempo.


× 4. Tomar o corpo do Fantomex e se auto denominar “X”

Falando em voltar dos mortos, Charles Xavier parecia ressurgir da mente de Farouk, o Rei das Sombras, para o corpo do mercenário, Fantomex.

Isso aparentemente removeu o próprio Fantomex da existência. Ele insistiu em ser chamado de “X” e não se revelou completamente até Dinastia X e Potências de X.


× 3. Aprisionar Perigo e deixar sua existência em segredo

Este é outro dos pecados mais antigos de Xavier. Aqui, foi revelado aos X-Men que a Sala de Perigo não era simplesmente um programa de computador. Na verdade, abrigava um ser que se chamava “Perigo”.

Ela começou a se rebelar contra os X-Men durante uma das ausências de Xavier, e matou um dos estudantes que os X-Men haviam recebido. Só então Xavier revelou que a Sala do Perigo era uma entidade viva.


× 2. Formar secretamente um time de X-Men com Vulcano

Além do verdadeiro propósito da Sala de Perigo, Xavier também escondeu a existência de uma segunda equipe de X-Men de seus alunos. Depois que a equipe original ficou presa em Krakoa, Charles recrutou uma segunda equipe, incluindo Vulcano, o irmão mais novo de Ciclope e Destrutor, para salvar a formação original de Krakoa.

A equipe só conseguiu salvar Scott antes de ser despachada por Krakoa. No entanto, Vulcano viveu e voltou para atacar os X-Men antes de ser levado de volta ao espaço e assumir o Império Shi’ar.


× 1. Tudo que envolve Krakoa

O mais novo dos crimes de Xavier pode ser o maior e mais elaborado de todos os tempos. Moira Mactaggert revelou-se uma mutante com a capacidade de reencarnar com pleno conhecimento de suas vidas anteriores a Charles anos atrás. Durante esse tempo, ela e o Professor X coordenaram com Magneto, Apocalipse e Senhor Sinistro um esquema de longo prazo para estabelecer a nação mutante de Krakoa, que apenas recentemente foi totalmente estabelecida para se tornar um refúgio soberano para todos os mutantes da Terra.

Nada disso foi dito aos X-Men, Novos Mutantes, X-Factor, X-Force, Geração X ou qualquer outra pessoa próxima de Charles até recentemente, apesar dele coordenar ativamente alguns de seus inimigos mais mortais. Parece que tudo deu certo…por enquanto.


Fonte: CBR