SÉRIES

Tudo sobre a MAGIA DAS BRUXAS de WandaVision no MCU

WANDAVISION foi a primeira série do MCU a estrear no Disney+. Além de incluir a Feiticeira Escarlate, também apresenta a Magia das Bruxas.

A série solo da Feiticeira Escarlate e do Visão certamente fizeram história para a Marvel Studios. Pois, além de conquistarem o delírio dos fãs, o prestígio dos críticos, os diversos prêmios e de darem início a fase 4 do MCU, a série também expandiu ainda mais os conceitos da magia.


⊗ AS BRUXAS NO MCU

A Magia das Bruxas é algo que nunca havia sido explorado no MCU. A primeira vez que a Marvel tocou no assunto foi em THOR: O MUNDO SOMBRIO, onde o Malekith acusa Frigga de ser uma bruxa por ter enganado ele com um feitiço de ilusão.

Logo depois o termo “bruxa” voltou a ser mencionado em VINGADORES: ULTIMATO, com a própria Frigga esclarecendo que havia crescido e ensinada por bruxas, assim como em HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA, onde um de seus professores era fascinado com as bruxas e suas mitologias.

O conceito e o cerne do que seriam as bruxas e suas magias certamente havia ficado de lado tanto por falta de interesse da Marvel, como também pela forma em que deveria ser abordado e introduzido. E com WandaVision foi um tiro certo.

Ao longo dos últimos episódios da série, Wanda vai descobrindo seu passado como bruxa, desenvolvendo seus poderes e por fim aceitando todo o manto da Feiticeira Escarlate.

Mesmo a série abordando as bruxas, muitas informações haviam ficado de fora. Então reunimos todos os dados oficiais sobre a Magia das Bruxas no MCU comentadas pela própria produção da série em entrevistas e bate-papos. Confira abaixo!


⊗ 1 | AS MUDRAS DAS BRUXAS

Mudras são gestos de poder que nos permitem sintonizar com frequências específicas de energia do Universo. Segundo Yoga e Ayurveda, a saúde plena é o resultado dessa sintonia em que o ser individual, o microcosmo, sincroniza-se com o Universo, o macrocosmo.

Na Wicca e na Bruxaria, o significado não se perde, apesar de haver centenas de mudras: alguns deles para a saúde, alguns deles para o bem-estar, alguns para a criação de alguns outros tipos de processos. Para diferentes aspectos da vida existem diferentes mudras.  

A Wanda do MCU foi apresentada em VINGADORES: ERA DE ULTRON realizando seus estranhos movimentos com os dedos na hora de realizar suas habilidades. Mal sabíamos que, naquela época, aquela era a forma que a Wanda instintivamente tinha para poder conjurar suas habilidades.

Jenny White, coreógrafa responsável pelos gestos da Wanda, também criou os movimentos da Agatha Harkness em WandaVision, comentou que enquanto os gestos da Agatha são intencionais e treinados, mostrando maior firmeza na execução, os da Wanda são puramente instintivos. Apesar disso, eles estão diretamente relacionados. Elizabeth Olsen comentou em entrevista que ela e Kathryn Hahn treinavam e conversavam muito sobre esses tipos de detalhes e tentavam ao máximo se alinharem em quais movimentos realizar.

Desse modo, nos episódios finais, é possível você perceber que a Feiticeira Escarlate aprendia as mesmas mudras usadas pela Agatha.


⊗ 2 | A ENERGIA DAS BRUXAS

Durante o último episódio de WandaVision, enquanto a Agatha usava o Darkhold para revelar o futuro da Feiticeira Escarlate, um easter egg sobre o que de fato era a Magia das Bruxas havia sido adicionado em um outdoor: “Fórmula totalmente natural usando o poder da Mãe Natureza”.

Esse easter egg do último episódio indica que, assim como nos quadrinhos, as bruxas do MCU também canalizam energia mística do planeta Terra. Magia não vem de dentro do corpo, os magos/bruxas puxam energia de outros lugares com a mente pra fazer feitiços.


Os magos do Kamar-Taj — em DOUTOR ESTRANHO — puxam energia de outras dimensões do multiverso. Já as bruxas, aparentemente puxam energia da própria Terra. No entanto, ao que tudo indica as bruxas podem usar essa energia para estocar com elas mesmas e com isso usar para outros fins.

Dentre as bruxas apresentadas em WandaVision vimos que tanto a Agatha quanto a Wanda nasceram com habilidades únicas envolvendo a magia. Enquanto que Wanda possui consigo a habilidade de usar a Magia do Caos, ou seja, uma Magia de Criação Espontânea, a Agatha pode absorver a energia de outras bruxas, inclusive suas forças vitais e habilidades.

Wanda não absorve a energia da Agatha, mas sim a dela mesma. Wanda não tem a habilidade de absorver a magia de outras bruxas como a Agatha faz.

Indicando também que parece haver um motivo mais certo do porque bruxas não usam suas próprias energias para conjurar magias. Pois, aparentemente, elas estariam roubando sua própria energia vital em prol de feitiços.

INFORMATIVO UX: O feitiço que as bruxas de Salem, Massachusetts, conjuravam sobre a Agatha Harkness para executá-la foi recitado pelas palavras “mors monstrum naturae”, que em tradução livre do latim, significa “morte à aberração da natureza”, indicando mais uma vez que no MCU as bruxas nascem com dons naturais.


⊗ 3 | A DIADEMA — OU COROA — DAS BRUXAS

Nos quadrinhos diversas personagens da Marvel usam diademas em seus trajes de heroínas ou de vilãs. As mais expressivas nesse quesito são a Wanda, a Polaris, a Encantor, a Tempestade e até mesmo uma personagem antiga, a Zhered-Na. Coincidentemente, dessa seleção apenas a Polaris não é considerada uma usuária de magia.

Wanda e Evanora Harkness foram as únicas bruxas do MCU — até agora — capazes de manifestar uma diadema de magia, sendo Wanda a única que materializou sua coroa. Essas bruxas seriam as “patronas” dentre elas, o que já foi insinuado pela própria série, visto que a Evanora era a líder de seu coven. Já a Feiticeira Escarlate não tem coven, pois não precisa, sendo então ela é a “líder de si mesma”.

Zhered-Na, Feiticeira Escarlate e Encantor.

Ao que tudo indica a série meio que ressignificou o que seria esse artefato na cabeça das feiticeiras e bruxas da Marvel para algo voltado ao reino místico, o que dá um motivo primordial para as personagens usarem tal artefato, principalmente Wanda, que nos quadrinhos leva o título de “Rainha do Caos”. Ou seja, é uma forma hierárquica das bruxas superiores se reconhecerem perante outras.

Jac Schaeffer, a roteirista da série, em entrevista ao site Decider comentou sobre a diadema da Wanda: “Nós viemos com esse conceito de que a coroa é mágica, mas a da Feiticeira Escarlate é sólida, certo? Porque ela realiza a magia da criação, então a coroa dela torna-se sólida”.


⊗ 4 | A MAGIA DAS BRUXAS E O DÉBITO CÓSMICO

Na HQ solo da FEITICEIRA ESCARLATE: CAMINHO DAS BRUXAS de 2015, é revelado que cada feitiço lançado por uma bruxa envelhece sua alma e posteriormente seu corpo físico. Esse conceito foi adaptado para o MCU em WandaVision. Não necessariamente o fato de envelhecer por lançar feitiços. No caso de WandaVision, é ter a magia roubada.

O supervisor da série Ralph Maiers comentou sobre essa ideia na Agatha Harkness, na época do seu julgamento tendo ela apenas 18 anos: “O coven descobriu que seu poder era incontrolável e precisava ser exterminado. Sua magia absorve o poder dos outros e o faz sucumbir às suas vontades”.

Em entrevistas ao TEF Podcast, Jac Schaeffer comentou mais sobre esse conceito, e, especialmente sobre a Wanda: “Na cultura das bruxas, existe uma espécie de cobrança cósmica de certa forma, mas para ela não há cobrança alguma. Nesse mundo, para Wanda, Visão e as crianças são as únicas entidades que ela não consegue controlar, e isso é porque eles foram criados por ela”.


⊗ 5 | O DARKHOLD PARA AS BRUXAS

“Feiticeira Escarlate não nasce, ela é forjada. Ela não tem coven, não precisa de encantamento. O poder dela é superior ao do Mago Supremo”.

—Escrituras do Darkhold, o Livro dos Condenados, WandaVision.

Uma das surpresas de WandaVision foi a introdução do Darkhold no MCU. Apesar de já ter aparecido em outras produções da Marvel, o Livro dos Condenados apresentado na série parece ter um longo histórico com as bruxas e suas respectivas magias.

Em entrevista ao RottenTomatoes, Mary Livanos — co-produtora executiva da série — revelou que o Darkhold servia como um amplificador de poderes para Agatha Harkness. Além disso, o livro é um poder maligno do mais alto nível e, provavelmente, seu uso foi o motivo do julgamento da Agatha em 1693.

Já o diretor Matt Shakman comentou ao Screen Rant que “o Darkhold tem uma origem nos quadrinhos. Sua mitologia continuará sendo desenvolvida.”.


Vocês repararam que a Feiticeira Escarlate e a Agatha liam Darkhold de trás pra frente? Isso é porque a Magia Proibida — comumente chamado de Magia Negra — normalmente é pronunciada de trás pra frente como forma de blasfêmia. Na DC Comics boa parte dos personagens mágicos realizam feitiços recitando eles ao contrário.

De acordo com o insider DanielRPK, o Darkhold terá um impacto enorme no MCU daqui em diante. O Darkhold corrompe a mente de quem o tem, sendo que nas HQs tem uma ligação direta com o Chthon, o criador da Magia do Caos, sendo ele o ser que abençoou a Wanda com essa magia para que um dia ele pudesse usar o corpo dela como receptáculo para dominar a Terra.

No MCU, as investidas da série e os comentários da produção parecem levar a um destino semelhante.


⊗ 6 | AS DIFERENTES CORES NAS MAGIAS DAS BRUXAS

Ao longo do MCU vimos que os magos de Kamar-Taj apresentam uma magia na cor laranja associados ao Vishanti, em THOR e LOKI, a magia é na cor verde por ser oriunda de Asgard, Wanda possui a magia vermelha por ser a famigerada Feiticeira Escarlate detentora da Magia do Caos, enquanto que Agatha possui uma magia de cor roxa — ainda sem origem —, enquanto que as bruxas do coven de Evanora usam a magia na cor azul — assim como o jovem Wiccano.

Você não precisa ser um fã incondicional do Universo Cinematográfico Marvel para ver os paralelos entre essas cores e as Pedras do Infinito, a força motriz por trás dos dois filmes mais recentes dos Vingadores, mas o diretor de WandaVision, Matt Shakman, diz que as cores são simplesmente decisões criativas para ajudar a contar a história:

“Em termos de diferenciação de cores, acho que é importante, porque quando você está tentando descrever o que está acontecendo, especialmente com Agatha em Salem, você quer ser capaz de ver sua magia roxa corroer aquela magia azul, certo? Porque é isso que ela faz, ela absorve poder, ela está tirando a magia das outras bruxas. “

Ele não negou explicitamente um vínculo com as Pedras do Infinito nas cores da magia, mas parece que a decisão de fazer um filme que aprimora a experiência do espectador pode estar levando a uma coincidência. O diretor comenta:

“Para nós, em termos de código de cores para aquela cena, esse foi um dos maiores motivos do porque é assim. E é claro que a magia de Wanda foi estabelecida, mas estamos evoluindo e mudando à medida que avançamos.”

Em entrevista recente, Matt Shakman revelou o motivo para a mudança visual dos poderes da Wanda: “O que vocês já viram antes tornou-se mais escuro, ganhou um núcleo mais escuro. A magia está amadurecendo da mesma forma que Wanda”.

Ou seja, pode ser que no futuro de fato haja um motivo certo sobre o porque as magias no MCU apresentam colorações diferentes. Talvez seja até mesmo explorado no novo filme do Doutor Estranho. No entanto, até lá, aparentemente foi tudo feito apenas para causar um maior impacto visual nas cenas.


⊗ 7 | MAGIA HEREDITÁRIA

Essa é uma informação que não foi tão bem explorada na série, ainda assim, há pontos a serem levantados. Nas HQs a facilidade dos bruxos com a magia é um dom hereditário e herdado pela família. As cores de cada mestre mágico representam as castas das quais eles pertencem. Por exemplo, Wanda é a Feiticeira Escarlate. Mas antes dela, sua mãe, a Natalya Maximoff, atuava também como Feiticeira Escarlate. Já o pai da Natalya também era o Feiticeiro Escarlate de sua época. Ou seja, assim como na família da Wanda, outros bruxos perpetuavam suas cores e feitiços através dos seus filhos.

E como na série a Evanora e Agatha são mãe e filha, a ideia da magia ser compartilhada de forma hereditária é bem aceita.

Na série, Billy apresenta uma magia de cor azul, assim como as do coven da Evanora. No entanto, em uma arte conceitual oficial recém lançada para comemorar o sucesso de WandaVision, temos o jovem Wiccano usando também a magia escarlate do caos, ao invés da azul apresentada na série.


Porém, na série vemos o filho mais novo da Wanda conjurando também a magia sem a necessidade de recitar feitiços ou conjurando encantamentos, indicando que talvez ele seja um portador da magia do caos. Apesar de que, futuramente a Marvel pode aproveitar essa deixa para introduzir o conceito do Demiurgo no MCU, com o Wiccano sendo a criança prometida por ser tornar o escritor da magia no universo.

A série não explica o do porque Pietro sobreviveu a exposição à joia da mente quando todas as outras cobaias não sobreviveram. Nas HQs o Pietro também é um usuário de magia, não um manipulador apenas um condutor, então talvez seja esse o motivo dele ter sobrevivido também.



Como pudemos ver, a magia das bruxas no MCU ainda pode conter inúmeros fatores a serem explorados, e, até mesmo, colocá-los em check para manter uma divergência entre as magias das bruxas e dos magos. Mas o que você achou do nosso artigo? Comentem abaixo o que vocês esperam ver desse tipo de magia no MCU!

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE que agora todos os dias teremos vídeos para vocês sobre os nossos X-Men e seu universo!