QUADRINHOS

Jean Grey se torna tutora de Quentin Quire em telepatia ômega

Os únicos telepatas ômegas da Marvel, Jean Grey bem como Quentin Quire, passaram a treinar a telepatia na última edição de X-FORCE!


A edição #19 de X-FORCE trouxe a conclusão do mini arco de amadurecimento do Quentin Quire, deixando de lado sua postura infantil e imatura, aceitando o legado dele como mutante ômega e também uma pessoa mais madura.

Antes se nomeando como Kid Ômega – agora assumindo apenas o codinome Ômega -, Quentin e os mutantes de Krakoa estavam sendo atormentados por uma criatura psíquica de poder extremo.

Mais tarde fica estabelecido que a criatura é nada mais que o próprio Quentin Quire, que foi morto na edição #11 de X-FORCE durante o ataque da XENO em Krakoa onde teve seu corpo raptado e utilizado em experimentos. 

Apesar do corpo ter ficado em estado comatoso, a criatura usava o plano psíquico através da telepatia omega de Quentin e acessava o Dreamscape (Plano dos Sonhos, em tradução livre), uma zona mental muito sensível e repleta de energia psiônica, onde é possível acessar a mente das pessoas e feri-las fisicamente. E era o que ele estava fazendo com os mutantes de Krakoa e com pessoas aleatórias pelo mundo.


Temendo não conseguir lidar com a persona destrutiva que o ele era no passado (e Quentin sendo atormentado pelo seu próprio poder), Phoebe ao perceber que a criatura se tornava mais forte a cada dia decidiu pedir ajuda a Jean Grey, uma telepata ômega. 

De início Quentin ofereceu resistência quanto a ajuda da Grey, mas logo depois ele mesmo aceitou que precisava de um suporte maior. Jean então leva Quentin e Phoebe para treinarem suas telepatias, e os apresenta ao Dreamscape. Jean explica que dentro do Plano dos Sonhos o poder de um telepata se torna absoluto, pois ele passa a ter acesso às informações de qualquer um. Ela relata já ter sido vítima de alguém fuçando sua mente — referenciando ao icônico momento onde ela descobre a traição mental do Ciclope com a Emma Frost, em NOVOS X-MEN.

No entanto, Jean reforça que a Dreamscape para um telepata ômega é algo incrivelmente poderoso, pois o usuário pode infligir danos físicos ao seu adversário através de ataques mentais e possui um incrível arsenal mental a sua disposição. Quentin relembra um momento de sua infância onde ele foi capaz de mutilar o rosto de uma criança que fazia bullying contra ele, atacando-o mentalmente enquanto dormia. E Jean complementa que foi ele usufruindo desse poder.


Jean então assume o posto de tutora do Quentin — ao perceber sua mudança de atitude e maturidade —, e o coordena como ele deve usar tal poder e aprender a controlá-lo. Ao final da edição, Ômega consegue vencer o seu nêmeses, marcando então o fim da sua “jornada do herói”.

É difícil afirmar se Jean passará a treinar a Quentin daqui em diante. O mutante tem aperfeiçoado suas habilidades mais em materialização de construtores através da energia psiônica embutida do que na telepatia em si. Essa “fraqueza” pessoal do Quentin perante seu nêmeses apenas indica o quanto ele ainda precisa reforçar sua habilidade natural, e não sua derivada.

Mas vale citar que um dos melhores momentos da edição acontece em off-screen, com o Quentin perguntando como Jean conseguiu seguir em frente e abdicar de um passado tão conflitante como o que ela teve. Jean então fala que ela não tenta consertar o passado, pois ela não tem controle, ela aceita, mas que agora ela controla como o seu futuro será, pois é ela quem determina o fim de sua trajetória.

De qualquer forma, é muito bom ver a Jean como tutora de um semelhante(telepata e ômega) dando a ela a chance de ensinar tudo o que ela aprendeu. Jean inclusive reforça na edição uma das falas mais importantes dela, se referindo ao pensamento como sua maior arma, onde que, só de ela poder pensar na possibilidade, realizar aquele feito já é possível, evidenciando o quão longe um telepata ômega pode ir.



Mas e vocês, caros leitores, gostaram da abordagem de colocar a Jean como professora do Ômega? Comente abaixo quais foram os seus pontos favoritos da edição!

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. Se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!